Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Será que me podem explicar a correlação entre as alterações às taxas de Juro das obrigações dos países e o desempenho dos fundos de obrigações de países?

Do género, se as taxas de juro das obrigações de um país sobem, o desempenho do fundo sobe ou desce?

Eu pensava que quanto mais altas forem as taxas de juro das obrigações subscritas por um fundo de obrigações de longo prazo, maior o rendimento do fundo, mas nestes últimos dias tem-se verificado o contrário.

Porque é que nos últimos dias os fundos de obrigações têm levado porrada à doida?

Desde já obrigado pela info.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Será que me podem explicar a correlação entre as alterações às taxas de Juro das obrigações dos países e o desempenho dos fundos de obrigações de países?

Do género, se as taxas de juro das obrigações de um país sobem, o desempenho do fundo sobe ou desce?

Eu pensava que quanto mais altas forem as taxas de juro das obrigações subscritas por um fundo de obrigações de longo prazo, maior o rendimento do fundo, mas nestes últimos dias tem-se verificado o contrário.

Porque é que nos últimos dias os fundos de obrigações têm levado porrada à doida?

Desde já obrigado pela info.

Estás de facto a ver a coisa ao contrário :)

Quando uma taxa ( yield ) sobe, quer dizer que a cotação da obrigação caiu, e é isto que interessa para um fundo já que tem obrigações em carteira, quando acontece o contrário, a obrigação sobe, a taxa ( yield ) cai.

Há por exemplo sites que colocam as coisas de forma diferente, há uns que colocam com a cotação da obrigação ( e aqui o ideal é ver as coisas a verde ), e há outros que colocam com a cotação da taxa ( e aqui o ideal é ver as coisas a vermelho ).

Dois exemplo, site da Unience  e do Investing.

É importante quando olhas para um site veres se colocam a informação com as taxas ou as obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ganho dos fundos de obrigações vem pela via da diminuição da percepção de risco face a determinado periodo. O que se está a assistir no mercado de obrigações é um aumento grande do risco / selloff.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será correto afirmar que na próxima semana os mercados vão voltar á normalidade e os fundos a começarem a ter ganhos?

Para a semana logo se vê se é correcto. Entretanto com tanta gente a passar dinheiro de depositos para fundos, o banco de espanha até já se viu obrigado a fazer um comunicado:

La menguante remuneración de los depósitos a plazo, que se sitúa de media en un 0,54% anual, está provocando que los ahorradores traspasan su dinero a los fondos de inversión.

Ahora bien, el riesgo asumido en uno y otro producto no es similar, y así lo recalca el Banco de España en su último Informe de Estabilidad Financiera, que también indica que dependerá de la composición de los activos del fondo y de su evolución.

El supervisor alerta de que "una caída de las cotizaciones bursátiles, un aumento generalizado de los tipos de interés en todos los plazos, o incluso, una apreciación del euro pueden provocar pérdidas de valor a los partícipes de los fondos de inversión".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para a semana logo se vê se é correcto. Entretanto com tanta gente a passar dinheiro de depositos para fundos, o banco de espanha até já se viu obrigado a fazer um comunicado:

E quem investe em fundos não sabe isso???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

qual o melhor fundo para investir em small caps do japão? Ou do sudeste asiático/pacífico?

[table] [tr] [td] GS Japan Portfolio

[/td] [/tr] [tr] [td] Deutsche Invest I - Asian Small/Mid Cap

[/td] [/tr] [tr] [td] Schroder ISF Emerging Asia EUR

[/td] [/tr] [tr] [td] Pictet Japanese Equity Opport R EUR

[/td] [/tr] [tr] [td] Fidelity Funds - Emerging Asia Fund- E -ACC-EUR

[/td] [/tr] [tr] [td] Invesco Asia Opportunities Equity Fund E-Acc Shares

[/td] [/tr] [tr] [td] Fidelity Funds - South East Asia E EUR Acc

[/td] [/tr] [tr] [td] BGF-ASIAN DRAGON FUND-€E2

[/td] [/tr] [tr] [td] Fidelity Funds - Asian Aggressive E EUR Acc

[/td] [/tr] [tr] [td] Fidelity Funds - Japan E EUR Acc

[/td] [/tr] [tr] [td] GS Asia Portfolio

[/td] [/tr] [tr] [td] BGF-JAPAN S/M CAP OPPOR-€E2

[/td] [/tr] [/table]

Destes quais achariam uma boa opção? Obrigado se puderem ajudar, e não puderem também:)

desculpem a falha... poderiam tentar ajudar agora?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Chegou o momento do rebalanceamento anual das minhas carteiras. Estou à procura de dois tipos de fundos de acções globais: um de tipo "Valor" e outro de tipo "Misto", entre Valor e Crescimento. Deparei-me com estes. O que acham?

Valor

Nordea-1 Global Stable Equity Fund Unhedged E EUR (link), ISIN LU0229519805

Não encontro grandes alternativas a este, que estejam disponíveis no Best e não tenham mínimos demasiado elevados para investimento inicial.

Misto

Candriam Eqs L Sustainable Wld N (link), ISIN LU0133360320

Deutsche Invest I Global Thematic NC (link), ISIN LU0298697664

NN (L) Global Equity X Cap EUR (link), ISIN LU0121207616

NN (L) Global Sustainable Eq X Cap EUR (link), ISIN LU0121204431

Cumps

jmnp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Chegou o momento do rebalanceamento anual das minhas carteiras. Estou à procura de dois tipos de fundos de acções globais: um de tipo "Valor" e outro de tipo "Misto", entre Valor e Crescimento. Deparei-me com estes. O que acham?

Valor

Nordea-1 Global Stable Equity Fund Unhedged E EUR (link), ISIN LU0229519805

Não encontro grandes alternativas a este, que estejam disponíveis no Best e não tenham mínimos demasiado elevados para investimento inicial.

Misto

Candriam Eqs L Sustainable Wld N (link), ISIN LU0133360320

Deutsche Invest I Global Thematic NC (link), ISIN LU0298697664

NN (L) Global Equity X Cap EUR (link), ISIN LU0121207616

NN (L) Global Sustainable Eq X Cap EUR (link), ISIN LU0121204431

Cumps

jmnp

Vai simulando aqui: https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/default.aspx?tab=1&SecurityToken=F0GBR06GST%5d2%5d1%5dFOPRT%24%24ALL_593&Id=F0GBR06GST&ClientFund=1&CurrencyId=EUR

Para o 1º fundo parece que a tua escolha, pelo menos no Best, será o que tem melhores performances globais... o outros não vi.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David, qual é o link exacto para fazer essa pesquisa? A partir do link que dás não consigo voltar atrás e fazer a mesma pesquisa. Gostei especialmente do gráfico retornos vs desvio-padrão, queria experimentar o mesmo para os restantes fundos. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ganho dos fundos de obrigações vem pela via da diminuição da percepção de risco face a determinado periodo. O que se está a assistir no mercado de obrigações é um aumento grande do risco / selloff.

Então quer dizer, a malta que detinha obrigações Alemãs a 10 anos, de repente lembrou-se de as começar a vender após elas atingiram um valor bastante alto, e com isso retiram o seu lucro. Provavelmente isto é devido à percepção de aumento de risco, motivado por sinais de falta de acordo no lado grego, logo o valor da obrigação desce (com o sell-off), para atrair mais investimento, e então sobe a Yield, que é o indicador do retorno que poderá ser possível de obter ao comprar actualmente.

Quem opta por se manter com as obrigações, vê o seu valor reduzido, daí os Fundos de Obrigações estarem a desvalorizar.

Se for assim, acaba por ser semelhante às acções. Se muita gente vende, o preço desce e quem opta por não vender sofre com isso.

Digam-me se estou a raciocinar bem. :)

Estas coisas são muito importantes para quem quer investir em consciência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então quer dizer, a malta que detinha obrigações Alemãs a 10 anos, de repente lembrou-se de as começar a vender após elas atingiram um valor bastante alto, e com isso retiram o seu lucro. Provavelmente isto é devido à percepção de aumento de risco, motivado por sinais de falta de acordo no lado grego, logo o valor da obrigação desce (com o sell-off), para atrair mais investimento, e então sobe a Yield, que é o indicador do retorno que poderá ser possível de obter ao comprar actualmente.

Quem opta por se manter com as obrigações, vê o seu valor reduzido, daí os Fundos de Obrigações estarem a desvalorizar.

Se for assim, acaba por ser semelhante às acções. Se muita gente vende, o preço desce e quem opta por não vender sofre com isso.

Se o que o Pataniscas diz está correto o melhor para quem tem obrigações subscritas aguentar estas descidas visto que é susceptível que voltem a valorizar ou deve de sair do barco visto já ter levado alguma porrada, embora não muita?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora e tirando do exemplo que foi partilhado aqui da Morningstar

kQzHSlw.png

O Data de cotação para resgates, ou seja, o valor do resgate é o do próprio dia se for antes do cut-off. Os 3 dias que tem no Data-Valor é o número de dias que demora até o resgate estar concluído? Nunca percebi bem isto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David, qual é o link exacto para fazer essa pesquisa? A partir do link que dás não consigo voltar atrás e fazer a mesma pesquisa. Gostei especialmente do gráfico retornos vs desvio-padrão, queria experimentar o mesmo para os restantes fundos. :)

Entras no site, colocas por exemplo o isin na pesquisa, e vai-te parar ao fundo, depois se clicares no separador onde diz rentabilidades, um pouco mais abaixo tem essa ferramenta que acho extraordinária acessivel a todos, vai-te comparar o fundo que escolheste com todos da mesma categoria que existem no banco, depois vais vendo aqueles que melhor te interessa, se veres as variáveis Rentabilidade vs Desvio Padrão por exemplo, o "melhor" fundo será aquele que se encontrar mas á esquerda e acima dos outros :P

Depois podes escolher outras variáveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Basicamente é isso. Falava-se na bolha das obrigações, e isto é uma pequena amostra. Os investidores não iam estar dispostos a pagar para emprestar eternamente, e a um custo cada vez mais alto. As yields deixaram de ficar interessantes para novas entradas. Um espirro, e assustou-se tudo.

As pessoas assustadas preferem fazer as mais valias, enquanto as têm, e saem. E quem está para entrar, espera que elas caiam mais um bocado. lei da procura e oferta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso pensei que esta correção ocorresse apenas em junho.

É verdade que, com os resgates em inícios de Abril e inícios de Maio, já tinha reduzido para metade a posição no BPI Portugal.

Mas teria feito melhor se tivesse já resgatado tudo.

Enganei-me.

Ao menos que o psi 20 desça aos 5500 pts para reiniciar os reforços... se fica naquela posição dos 5700, 5800 pts, em que não é carne nem é peixe e depois começa a lateralizar, é uma chatice...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito bom, David, obrigado pela dica. Nunca tinha visto esse gráfico no site do Best e realmente dá muito jeito para avaliar rapidamente o desempenho rendibilidade/desvio-padrão.

Dos fundos de acções globais large cap / blend que referi mais acima, gosto especialmente deste, fica a dica para quem estiver à procura de algo nesta categoria:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04IWI

LU0133360320

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+MyBank+FundDetail+NS+View&MSCode=F0GBR04IWI

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

desculpem a falha... poderiam tentar ajudar agora?

Boas Miguel!

Embora haja muitos foristas que não gostem do Japão, eu não sou um deles. Continuo a pensar que, como 3ª economia mundial, tem muito para dar. Tenho as minhas preferências como qualquer um.  Dos fundos que referes conheço alguns e tenho um deles.

Os que estão a ter melhores resultados são os da Schroder. No entanto, o "timing" talvez não seja o mais adequado...eles são muito voláteis e apresentam, por norma, desvio-padrão em torno dos 10%. O da Blackrock Japan também é interessante. O que eu possuo em carteira é o da Pictet que referes no teu post. Mas cuidado...ainda à poucos dias estava em máximos, cerca de 69 euros, e só hoje caiu 3,41%  :o ...

Considera  ;) .

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Miguel!

Embora haja muitos foristas que não gostem do Japão, eu não sou um deles. Continuo a pensar que, como 3ª economia mundial, tem muito para dar. Tenho as minhas preferências como qualquer um.  Dos fundos que referes conheço alguns e tenho um deles.

Os que estão a ter melhores resultados são os da Schroder. No entanto, o "timing" talvez não seja o mais adequado...eles são muito voláteis e apresentam, por norma, desvio-padrão em torno dos 10%. O da Blackrock Japan também é interessante. O que eu possuo em carteira é o da Pictet que referes no teu post. Mas cuidado...ainda à poucos dias estava em máximos, cerca de 69 euros, e só hoje caiu 3,41%  :o ...

Considera  ;) .

Um abraço!

Eu sou um dos que não gostam particularmente do Japão mas face ao QE japones e numa perspectiva de diversificação resolvi entrar num fundo de acções Asia (inclui o Japão):

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001WLJ

De todos os que vi na altura pareceu-me ser o melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )