Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Ora aqui está um mercado relativamente ao qual eu não entendo patavina... que empresas são estas? Porque razão o mercado sobre e desce? Porque razão subiu tanto nos últimos tempos?

Não entendo.

Não entendo, não invisto.

Como não estou a gostar da big picture prefiro sair. Não me posso queixar porque entrei a meio de Novembro. Quem aguentar +10%, não tem razões para se preocupar.

Atlas aconselho-te a perder algum tempo com as Bios porque vais ver que é um nicho do mercado completamente à parte do resto do mercado. Não existem crises.

O que existe são descobertas científicas de forma a "curar" doenças para as quais não existe ainda cura. Se um dia existir uma empresa que descubra a cura para a Sida, por exeemplo, nesse dia dispara mais de 1000% e não devo estar a sonhar. Imaginem a quantidade de medicamentos que seriam vendidos.

Alguns exemplos de empresas famosas do sector biotecnológico:

Pfizer

Novartis

Merck & Co

Estas são aquelas que todos conhecemos com medicamentos muito famosos e que podem ver na vossa casa (caso os vossos pais os usem). Estão a aparecer outras empresas como a GILD com o medicamento para a Hepatite C.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Logo que fique positivo, livra-te dele. Deixa-o fazer uma forte correção e volta a entrar. Sempre neste ritmo.

A mim as recentes quedas pouco me afetaram. Mais 5%, menos 5%, com mais valias de dois dígitos, aguardo descansado.

Por falar nisso, hoje o Psi voltou a subir... se subir mais uma ou duas sessões, reduzo mais um bocado a permanência no BPI Portugal.

Hoje foi uma boa subida, o PSI20 inverteu, vamos ver o que faz amanhã.

Gostei particularmente de algumas acções com um volume muito aceitável, UP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David...

o Psi 20 faz-me lembrar um antigo jogador do Sporting, chamado José Dominguez, que fintava, fintava, fintava, a meio campo, e não saía do mesmo sítio.

O Psi 20 é igual (e, nessa medida, também todos os fundos que nele investem, como é o caso do santander portugal). Ele sobe, desce, sobe, desce, mas pouco ou nada avança. Se é para aproveitar este sobe e desce, tudo bem. Se é para lá meter o dinheiro 5 anos, então arrisco-me a dizer que até um depósito a prazo será mais rentável.

Mas a diferença é que eu olho para os fundos de uma forma geral e abrangente dentro de uma carteira, e não de forma isolada, faz-me lembrar alguém que eu conheço que tinha 100k em depósito, mas como não estava a dar dinheiro ( como é normal num DP ), resolveu colocar o dinheiro num fundo, sim, num fundo, não meteu numa carteira, foi num  fundo, porque ouviu falar que os fundos davam dinheiro, ao fim de 2 meses resgatou com menos valias...

Concordo contigo em parte, por exemplo eu não invisto no mercado bolsista em Portugal, só se algum fundo tiver por aí alguma acção perdida na carteira, no entanto se há quem invista então terá de ser para um prazo mais alargado, para menos de 1 ano tudo pode acontecer, esse em especifico está com 17% anualizado a 3 anos, muito acima de um depósito a prazo, está dentro daquilo que considero um prazo mínimo de investimento para fundos de acções, se formos a olhar para 10 anos então aí sim está com 1,50%, não esquecendo que em 2008 caiu "só" 52%!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje foi uma boa subida, o PSI20 inverteu, vamos ver o que faz amanhã.

Gostei particularmente de algumas acções com um volume muito aceitável, UP.

Inverteu a partir do momento em que veio ao de cima a noticia que o Tsipras vai alterar o pessoal nas negociações e que terá retirado algum apoio ao Farófias lol, foi o suficiente, engraçado foi na 6ª feira eles não terem chegado a acordo e mesmo assim Atenas subiu quase 4%... irracionalidade dos mercados por vezes...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como não estou a gostar da big picture prefiro sair. Não me posso queixar porque entrei a meio de Novembro. Quem aguentar +10%, não tem razões para se preocupar.

Atlas aconselho-te a perder algum tempo com as Bios porque vais ver que é um nicho do mercado completamente à parte do resto do mercado. Não existem crises.

O que existe são descobertas científicas de forma a "curar" doenças para as quais não existe ainda cura. Se um dia existir uma empresa que descubra a cura para a Sida, por exeemplo, nesse dia dispara mais de 1000% e não devo estar a sonhar. Imaginem a quantidade de medicamentos que seriam vendidos.

Alguns exemplos de empresas famosas do sector biotecnológico:

Pfizer

Novartis

Merck & Co

Estas são aquelas que todos conhecemos com medicamentos muito famosos e que podem ver na vossa casa (caso os vossos pais os usem). Estão a aparecer outras empresas como a GILD com o medicamento para a Hepatite C.

Eu não tenho fundos de Biotecnologia, mas tenho fundos de Saúde (o Blackrock e o Eurizon em carteiras diferentes) que também tem biotechs na suas carteiras.

Prefiro assim, menos retorno mas com menos risco.

P.S.: É GILEAD e não GILD.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Malta, e o que dizem da India? Que se passa para aqueles lados.. tem sido sempre a cair, 2 ou 3 por cento.. será altura de entrar? Sei bem que aqui não é uma casa de premonições, mas qual a vossa opinião sobre o cenário para esses lados..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou out das Bios, mais tarde ponderarei entrar. Agora é deixar arrebentar  :P

Essa é outra area que andam a dizer á meses que esta para "rebentar"... no entanto entrei á ano e meio quando estes fundos estavam a dar 80% ao ano e já na altura se dizia que estava para "rebentar"... hoje estou com mais valias de 42%, que sao na verdade de cerca de 64% devido ao fundo ser em USD e á desvalorizacao do EUR... se é para rebentar assim, deixa rebentar...  :o 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não tenho fundos de Biotecnologia, mas tenho fundos de Saúde (o Blackrock e o Eurizon em carteiras diferentes) que também tem biotechs na suas carteiras.

Prefiro assim, menos retorno mas com menos risco.

P.S.: É GILEAD e não GILD.  ;)

Atenção que os de saúde também tem muitas empresas biotecnológicas. O fundo que eu tenho é do sector saúde mas basta ver as acções que tem em carteira para se ter uma ideia.

Aliás as 10 primeiras são todas bios

PS- Para mim é GILD porque é o ticker da empresa na bolsa  ;D

As outras foi só para o pessoal ter ideia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa é outra area que andam a dizer á meses que esta para "rebentar"... no entanto entrei á ano e meio quando estes fundos estavam a dar 80% ao ano e já na altura se dizia que estava para "rebentar"... hoje estou com mais valias de 42%, que sao na verdade de cerca de 64% devido ao fundo ser em USD e á desvalorizacao do EUR... se é para rebentar assim, deixa rebentar...  :o

Quem entrou à mais de 1 ano, não tem com que se preocupar. Eu entrei em meados de Novembro, não quero arriscar mais porque basta ver o volume que o IBB tem nas quedas.

Eu quando digo rebentar não estou a dizer que isto vai desvalorizar 50%. Mas que vai ser interessante nos próximos tempos vai.

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entrei em janeiro, vai com +16%, acham que é altura de saltar fora?

Eu não te vou aconselhar porque acho que ninguém o deve fazer.

Não acho que devas saltar fora apenas porque se fala disse num fórum. Se tinhas uma estratégia mantém.

Fica atento ao nível 337 - 340 do IBB.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segue uma dúvida:

Fala-se muito da futura desvalorização do Euro face ao USD e ainda outras moedas. Nesta ótica faz sentido adquirir fundos em USD? Ou até em "UK pounds"? Que vos parece?

Eu na minha humilde opiniao, nao o faria! O EUR desvalorizou tanto nos ultimos tempos, que ainda que nos proximos tempos possa tender a desvalorizar um pouco mais (penso que nao haja margem para desvalorizar muito mais), no medio/longo prazo acabará por recuperar... mas isto é apenas a minha opiniao!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu na minha humilde opiniao, nao o faria! O EUR desvalorizou tanto nos ultimos tempos, que ainda que nos proximos tempos possa tender a desvalorizar um pouco mais (penso que nao haja margem para desvalorizar muito mais), no medio/longo prazo acabará por recuperar... mas isto é apenas a minha opiniao!

Muito Obrigado Pedro Pinto, pela tua opinião.

Mais alguém quer opinar?

Desde já muito obrigado.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entrei em janeiro, vai com +16%, acham que é altura de saltar fora?

Não quero contudo induzir-te em nada, mas hoje prepara te para uma queda na ordem dos 3% a 4%. E amanhã por este andar então é que vai doer. Eu estou dentro, neste momento estou com uma valorização de 28%

2sabaky.png

Valor da cotação às 15:04h

2m7t5yr.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais alguém quer opinar?

Desde já muito obrigado.

Cumprimentos.

Apesar de achar que ainda há alguma margem para o USD valorizar, também me parece um pouco tarde para adoptares essa estratégia.

Eu vou aguardar que o EUR desvalorize até aos 1,05 USD (porque acho que pode chegar até aí) e depois começo a vender alguns fundos que subscrevi na perspectiva da valorização do Dolar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dificil me pronunciar sobre as biotechs, nunca investi nem pretendo investir, nem para fazer trading nem para longo prazo.

Não sei se repararam na resposta que dei a um forista que me perguntou quanto me rendeu a minha carteira em 2014, rendeu-me 5,93%, provavelmente as vossas renderam bem mais  ;D , mas é assim que me sinto confortável, com mais valias na ordem dos 6%/7% ao ano, embora 2012 me tenha rendido o dobro, mas foi ano atípico.

Isto para dizer que há mercados onde não me meto, e as biotechs são um deles, actualmente olhando para esse sector não consigo perceber se ainda vai subir mais 100% ou se já está no topo e portanto a tendência será de descida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Consegui sair dos BRICs recentemente e com isso acumulei uma liquidez que pretendo aplicar. No entanto estou com bastante reservas face a pensar que por exemplo a china esta na "bolha" e num futuro proximo possamos estar num mini crash global.

Estou a tentar escolher fundos mistos defensivos e obrigações mas não é de todo uma area que esteja a vontade.

tenho os seguintes como referencias:

LU0106235707 Schroder ISF Euro Bond B Acc

LU0321994963 Goldman Sachs Euro Fixed Income Portfolio E Acc,

LU0605515377  Fidelity Funds - Global Dividend Fund

agradeço eventuais comentários e sugestões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dificil me pronunciar sobre as biotechs, nunca investi nem pretendo investir, nem para fazer trading nem para longo prazo.

Não sei se repararam na resposta que dei a um forista que me perguntou quanto me rendeu a minha carteira em 2014, rendeu-me 5,93%, provavelmente as vossas renderam bem mais  ;D , mas é assim que me sinto confortável, com mais valias na ordem dos 6%/7% ao ano, embora 2012 me tenha rendido o dobro, mas foi ano atípico.

Isto para dizer que há mercados onde não me meto, e as biotechs são um deles, actualmente olhando para esse sector não consigo perceber se ainda vai subir mais 100% ou se já está no topo e portanto a tendência será de descida.

gosto da tua maneira pá!

Tambem acho o mesmo... mais vale irmos com calma e tentar perceber antes de nos enfiarmos num fundo assim com tanta variaçao!

Mas eu acho que até me arriscaria a subscrever um só para tentar perceber :P ihihihi

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo contigo em parte, por exemplo eu não invisto no mercado bolsista em Portugal, só se algum fundo tiver por aí alguma acção perdida na carteira, no entanto se há quem invista então terá de ser para um prazo mais alargado, para menos de 1 ano tudo pode acontecer, esse em especifico está com 17% anualizado a 3 anos, muito acima de um depósito a prazo, está dentro daquilo que considero um prazo mínimo de investimento para fundos de acções, se formos a olhar para 10 anos então aí sim está com 1,50%, não esquecendo que em 2008 caiu "só" 52%!!

Pois David, eu não penso como tu. Respeito a tua opinião, mas eu sigo um caminho diferente.

Uma carteira pode ser mais ou menos conservadora. O que não pode ter é pesos mortos. Ter fundos que só servem para fazer número e que não adiantam nem atrasam, não vale a tê-los numa carteira de investimento passivo.

Avançando mais, eu pergunto: os fundos que investem no Psi 20, dentro de uma carteira de investimento passivo a longo prazo, servem exatamente para quê? Numa estratégia de buy and hold, o Santander Portugal ou o BPI Portugal servem exatamente para quê? Certamente que não servem para descorrelacionar com outros ativos, porque para isso existem soluções muito, mas muito melhores...

Avancemos então para falar acerca dos resultados.

Tu contas uma história. Foste à morningtar e realmente, comparado com os últimos 3 anos, essa foi a rentabilidade.

Mas só contaste metade da história. Falta o resto...

Falta o resto porque estás a comparar com um momento em que o fundo estava com as cotações a um nível miserável. Em 2012 o fundo tinha cotações inferiores a... 1998!

Ou seja, quem metesse o dinheiro no fundo em 1998 e o fosse ver em 2012, verificava que estava a perder dinheiro naquele momento!!!

Entretanto subiu, mal seria que assim não fosse! Subiu sim. Mas no início de Janeiro deste ano de 2015, o fundo tinha uma cotação inferior à que tinha no ano de 2000. Se formos comparar com 2007, então aí... nem dá para começar... ainda agora está a metade...

Olhar para o Santander Portugal é olhar para um fundo que neste momento tem o valor de cotação das UPs num patamar inferior ao valor em 31/01/2006 (atualmente: €25,72; em 31/01/2006: €25,98).

Eu não quero estar a manipular os números. Mas ficas a saber que logo que se aproxime do ano de 2017, a 10 anos vais ter uma rentabilidade fortemente negativa, porque em 2007 o valor das Ups atingiu valores históricos (acima de €46,00 por up).

E agora pergunto: é nesta aberração que mandas meter o dinheiro anos a fio, sem fazer market timming???  ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas com o tempo desde a ordem de liquidação até à verdadeira liquidação passam-se dias. Como aproveitar o sobe e desce?

Meu caro... evidentemente que não me estou a referir a oscilações diárias ou mesmo semanais. Isto são fundos de investimento, não são ações, nem ETF. Estou a falar em grandes oscilações, que demoram meses a ocorrer (às vezes, nas quedas, só demoram semanas, também é verdade..).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais alguém quer opinar?

Desde já muito obrigado.

Cumprimentos.

A minha opinião é que mesmo com ressaltos pelo caminho, o sentido do euro nos próximos tempos será só um (para baixo). Quem quiser dê uma vista de olhos ao para EUR/USD.

Existem pontos que vão determinar as possíveis reversões, "saída" da Grécia ou Baillout, subida das taxas de juro dos EUA, entre outros factores.

O Euro já esteve a mais de 1,5X€ portanto, pode muito bem ir aos 0,90€ (Não estou a dizer este valor ao calhar, acredito que possa testá-lo :).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )