Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A diversificação quer a nível dos activos, sectores, regiões, ou gestoras de fundos de investimento, é um pouco relativo, penso eu de que...

Pois se houver uma crise económica mundial como a última de 2008, ou se alguém espirrar para o pescoço de outrem que fique contagiado e lance a epidemia para o resto da população local/mundial (exemplo metafórico), significa que, não importa que fundos tenha, pois "todos" (na generalidade) levam um tombo. Ou estarei a ver mal a situação?

Ou seja, está tudo mais ou menos correlacionado. Quando tudo corre bem, fica tudo verde, quando corre mal, fica tudo vermelho. Mesmo que se tenha uma carteira de 10/20 fundos todos diferentes, em caso de "terramoto" local, seguido de tsunami mundial, não haverá bóia suficientemente grande para salvar todo o dinheiro investido.

Fico com a ideia que: perdas sim, são possíveis de acontecer pontualmente ao longo do tempo, e que estamos preparados para isso mas, agora perder tudo ou quase tudo, de um momento para outro devido a um efeito dominó qualquer já dá que pensar, ou então não... :angel: 

Nota: Isto é apenas a filosofia a trabalhar para manter a cabeça ocupada, apenas curiosidade, apenas ver as coisas de várias maneiras plausíveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A diversificação quer a nível dos activos, sectores, regiões, ou gestoras de fundos de investimento, é um pouco relativo, penso eu de que...

Pois se houver uma crise económica mundial como a última de 2008, ou se alguém espirrar para o pescoço de outrem que fique contagiado e lance a epidemia para o resto da população local/mundial (exemplo metafórico), significa que, não importa que fundos tenha, pois "todos" (na generalidade) levam um tombo. Ou estarei a ver mal a situação?

Ou seja, está tudo mais ou menos correlacionado. Quando tudo corre bem, fica tudo verde, quando corre mal, fica tudo vermelho. Mesmo que se tenha uma carteira de 10/20 fundos todos diferentes, em caso de "terramoto" local, seguido de tsunami mundial, não haverá bóia suficientemente grande para salvar todo o dinheiro investido.

Fico com a ideia que: perdas sim, são possíveis de acontecer pontualmente ao longo do tempo, e que estamos preparados para isso mas, agora perder tudo ou quase tudo, de um momento para outro devido a um efeito dominó qualquer já dá que pensar, ou então não... :angel: 

Nota: Isto é apenas a filosofia a trabalhar para manter a cabeça ocupada, apenas curiosidade, apenas ver as coisas de várias maneiras plausíveis.

2008 foi o crash mais recente e portanto aquele que estará na nossa memória, dos que o sentiram, e dos que o não sentiram mas ouviram falar, mas deixo aqui só uns exemplos de fundos da 1ª página das rentabilidades que obtiveram em 2008, para ao mesmo tempo desmistificar, eu sei que não é fácil porque quando há quedas não há ninguém que não sinta, aquela ideia que tudo caiu,

Rentabilidades 2008:

NB Obrigações Europa: +9,71%

AXA WF Euro 5-7: +5,08%

NB Tesouraria Activa: +2,56%

NB Plano Prudente: +2,53%

BPI Reforma Acções PPR: +2,31%

NB PPR Vintage: +1,96%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E: -4,55% ( este fundo em 2013 caiu 7,47% )

Outros há que se aguentaram bem em 2008, na generalidade os fundos mistos mais defensivos e alguns fundos de obrigações ou não tiveram quedas acentuadas ou até valorizaram, fazendo contraciclo com a maior parte dos fundos de acções que desvalorizaram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há algum FIGA que invista diretamente em ouro? Não em empresas de mineração... mesmo em ouro...

Para um fundo investir mesmo em ouro ( indexado á cotação do mesmo ), terá de ser um fundo que na sua carteira tenha um ETF que replique o ouro, ora isso não é sustentável, os fundos investem em activos de empresas, sejam em acções, obrigações, etc, o ouro é um metal físico, um fundo que comprasse ouro e o mantivesse em carteira só daria retorno aos investidores quando o vendesse, e teria de ser por preço superior, portanto a única forma de investir em ouro sem ser físico é replicar o índice de referência e isso só é possível com ETfs.

Vai ao Best GURU e coloca na pesquisa Gold ou Ouro e vai-te aparecer tudo relacionado com o mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após mais umas leituras surgem mais dúvidas, nomeadamente se haverá timming certo para comprar ou vender as carteiras de fundos?

No início para a aquisição devemos apostar naquelas que pensamos que irão valorizar mais mas no momento estão com um valor baixo ou poderá ser mais vantajoso apanhar o comboio já em andamento a meio caminho da subida?

Pessoalmente acho que o meio termo possa ser o ideal, ou seja adquirir fundos cujo histórico nos dê algumas garantias, mas que tenha larga margem para subidas (ou descidas).

Num exemplo de investimento de 1000€ atingindo o objectivo de valorização previsto, será esse o timmng certo para venda? Ou por outro lado a “ganância” deverá vir ao de cima e mantermos o fundo tendo em conta que poderá continuar a valorizar?

O mesmo se aplica nas perdas, chegando ao valor pelo qual admitimos ser o nosso máximo de percas, devemos ser “teimosos” e não mexer na expectativa que a longo prazo haja uma recuperação, ou assumir as perdas e partir para outra?

Claro que isto não passa de hipóteses, mas…

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após mais umas leituras surgem mais dúvidas, nomeadamente se haverá timming certo para comprar ou vender as carteiras de fundos?

No início para a aquisição devemos apostar naquelas que pensamos que irão valorizar mais mas no momento estão com um valor baixo ou poderá ser mais vantajoso apanhar o comboio já em andamento a meio caminho da subida?

Pessoalmente acho que o meio termo possa ser o ideal, ou seja adquirir fundos cujo histórico nos dê algumas garantias, mas que tenha larga margem para subidas (ou descidas).

Num exemplo de investimento de 1000€ atingindo o objectivo de valorização previsto, será esse o timmng certo para venda? Ou por outro lado a “ganância” deverá vir ao de cima e mantermos o fundo tendo em conta que poderá continuar a valorizar?

O mesmo se aplica nas perdas, chegando ao valor pelo qual admitimos ser o nosso máximo de percas, devemos ser “teimosos” e não mexer na expectativa que a longo prazo haja uma recuperação, ou assumir as perdas e partir para outra?

Claro que isto não passa de hipóteses, mas…

Pego no teu 1º parágrafo.

2 coisas pelo menos importantes, histórico do fundo ( rentabilidades, rácios ) e carteira actual, se gostares das duas é entrar no fundo e pronto, se estás á espera da melhor oportunidade essa oportunidade nunca existe, tanto tens o custo da oportunidade ( esperar para entrar e a ver o fundo a subir ) ou o custo ao contrário, pensar que agora é a altura ideal e assim que se entra começa a cair.

E isto tanto é aplicável na entrada como na saída, quando sair? ora se vimos o histórico, se estamos a par da sua carteira, se a estratégia inicial é de médio/longo prazo, importante este facto, então vamos sair para quê? precisamos do dinheiro? se não precisamos para uma despesa então vamos meter aonde? depósitos? por vezes pode haver oportunidades em produtos estruturados ou em obrigações directas, mas... se é para longo prazo não é para mexer.

Isto é apenas a minha ideia como é óbvio, sigo-a mas não estou aqui para recomendar nada :) cada um é como é assim como cada um tem o seu perfil de investidor/aforrista.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje subscrevi mais 3 fundos

pela simples facto de no activobank estar muito restrigido fiz uma pesquisa rapida e pfff foram estes:

FIDELITY FUNDS JAPAN E

PIMCO GIS LOW AVERAGE DURATION (DIST) E

TEMPLETON GLOBAL TOT RETURN EUR HEDGED N

sempres gostei do japao :P

pimco é sempre a verde

templeton sinonimo de subida

(comentarios baseados nos fundos que ja tenho actualmente e que ainda estão verdes knoc knoc)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

qual critica pá ;)

Podem criticar o que quiserem, pois sou eu que decido.

E nao tem problema nenhum em opinarem.

Agora, respondendo, e olhando para os fundos

Templeton Global Total Return Fund - Risco 5

Fidelity Funds - Japan Fund -  Risco 6

Pimco Low Average Duration Fund -  Risco 2

Estes dois sao fundos mais agressivos, nos quais ja depositei algum dinheiro... como quem diz, quem nao arrisca.

Os fundos que ja tenho antes destes, sao fundos de classe de risco muito baixa, baixa, portanto está me a fazer falta aprender como funcionam estes novos ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

desde meados do verão passado...

esteve positivo faz pouco tempo, já está outra vez negativo -3% +/-....

Logo que fique positivo, livra-te dele. Deixa-o fazer uma forte correção e volta a entrar. Sempre neste ritmo.

A mim as recentes quedas pouco me afetaram. Mais 5%, menos 5%, com mais valias de dois dígitos, aguardo descansado.

Por falar nisso, hoje o Psi voltou a subir... se subir mais uma ou duas sessões, reduzo mais um bocado a permanência no BPI Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2cigpr4.png

É o descalabro. Chamem a policia  :police:  De há um mês para cá as biotechs é o sobe e desce.

Ora aqui está um mercado relativamente ao qual eu não entendo patavina... que empresas são estas? Porque razão o mercado sobre e desce? Porque razão subiu tanto nos últimos tempos?

Não entendo.

Não entendo, não invisto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Prazo recomendado em fundos de acções: 3-5 anos.

David...

o Psi 20 faz-me lembrar um antigo jogador do Sporting, chamado José Dominguez, que fintava, fintava, fintava, a meio campo, e não saía do mesmo sítio.

O Psi 20 é igual (e, nessa medida, também todos os fundos que nele investem, como é o caso do santander portugal). Ele sobe, desce, sobe, desce, mas pouco ou nada avança. Se é para aproveitar este sobe e desce, tudo bem. Se é para lá meter o dinheiro 5 anos, então arrisco-me a dizer que até um depósito a prazo será mais rentável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )