Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Faz-me alguma confusão como é que este senhor diz algo como isto, será que quer que os mercados caiam com as suas declarações para poder comprar activos mais baratos? ahaha, eu oiço falar em bolhas e quedas há pelo menos uns 5 anos, ele como regulador devia-se limitar a regular, não é a especular, se cada vez que eu ouvisse este tipo de coisas desde há 10 anos então ainda andava a marinar em depósitos a prazo...enfim.

Isto faz-me lembrar aqueles videntes que dizem que um dia havemos de ter um grande terramoto e vamos morrer todos, um dia terá razão, mas tanto pode acontecer hoje como daqui a a centenas de anos lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Demonstra a realidade de que as pessoas estão a largar as poupanças seguras devido às taxas ridículas oferecidas, levando-as a investir/arriscar mais para terem maior rentabilidade. Se por cá é assim, pela Europa idem.

Esta tendência pode acelerar um qualquer eventual desequilíbrio nos mercados, que de um momento para o outro, pode prejudicar a grande maioria que vive de ilusões(1).

Não sei se pode ser uma bolha qualquer prestes a rebentar, ou se é apenas a teoria da conspiração, o certo é que as pessoas estão a ser encaminhadas num determinado sentido, persuadidas a terem um determinado comportamento financeiro, mesmo inconsciente ou conscientemente.

Não esquecer que há sempre quem invista em "maus" resultados, que enquanto nós investimos para ganhar, haverá sempre alguém que aposte para que nós percamos.

(1) Quando digo ilusões, é no sentido de ser "vendido constantemente o peixe" de que fundos de investimento só dão lucro. E que depois de verificados os primeiros resultados positivos, a tendência de cada um é querer arriscar mais, e ter mais, e querer mais, e mais, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa tendência de sair de aplicações mais "seguras" não está efectivamente demonstrada macase, basta ver a afluência que os certificados de aforro tiveram em Fevereiro, basta ver que quem tirou milhões de euros do NB foi colocá-lo em DPs na CGD/BPI.

Uma coisa é certa, a industria de fundos de investimento tem vindo a subir bastante, mas não é de hoje, é de há largos anos, porque existe uma consciencialização diferente, o pessoal mais novo e mais informado sobre os mercados tem preferido este tipo de aplicação a depósitos a prazo, mas quando se fala em bolhas, e especulação, ou até mesmo do que o Sr Tavares fala, nem é de fundos de investimento que se fala, os fundos de investimento estão no mercado mesmo numa lógica de diversificação de risco.

Quem "vende" um fundo de investimento dizendo que é algo que só dá lucro, ou não percebe nada disto, ou então não está ele próprio consciente do que diz, dos riscos, etc, é o mesmo que dizer que um DP é capital garantido, só o simples facto de existir o FGD já torna o DP não garantido.

Ninguém pode sequer lhe passar pela cabeça que ganha 10% por ano com risco de um depósito a prazo ou até mesmo de um CA, há sempre riscos de mercado, o ano de 2008 já vai muito longe, quem passou por ele parece que já nem se lembra, quem nunca passou e apenas ouve falar não o sentiu na pele, haverá um outro 2008? dizem que sim, quando? não se sabe, e o que fazer nessa altura? cada um tomará as suas decisões, Warren Buffet tem um lema: "Seja medroso quando os outros são gananciosos, e seja ganancioso quando os outros estão com medo" este lema permitiu-lhe investir em 2008 ( quando tudo estava em queda e os investidores fizeram sell offs agressivos ) e ao fim de 5 anos tinha retorno de 10Bi de Dólares...

Mas voltando ao inicio... estamos em bull há 6 anos, o 3º maior da história, havemos de entrar em bear market claro, até lá aproveita quem quer e quem pode  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tendo em conta a qualidade da nossa supervisão essas palavras só dão incentivo ás pessoas que investem em fundos... E pior é a pergunta que lhe fazem, você já disse isso ano passado, o que mudou? ah, está tudo igual, só que mais grave.. Verdade que os bancos estão a conduzir as pessoas para isto, mas ninguém entra para isto de olhos cegos.. como diz o david, é aproveitar enquanto dá.. quando não der é preciso ter paciência até que dê.. não existe essa paciência? então talvez o melhor seja mesmo os dp´s e por aí..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Demonstra a realidade de que as pessoas estão a largar as poupanças seguras devido às taxas ridículas oferecidas, levando-as a investir/arriscar mais para terem maior rentabilidade. Se por cá é assim, pela Europa idem.

Subscrevo.

Quem hoje vai a um banco tradicional para renovar um deposito a prazo, é-lhe proposto de imediato estas duas alternativas

a) depositos indexados/produtos estruturados

B) fundos de obrigações geridos pelo proprio banco

"Os dados mostram que os montantes das novas aplicações em depósitos dos portugueses baixaram, sinal que a motivação para aplicar em depósitos é baixa. No entanto, há que ter em conta a dificuldade em encontrar alternativas com risco comparável", salienta Filipe Garcia, economista da IMF.

DE

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tendo em conta a qualidade da nossa supervisão essas palavras só dão incentivo ás pessoas que investem em fundos...

E em espanha após a falência de uma entidade gestora/banco o que se diz é isto..

Creo que todos debemos informar de lo que pasa, desmentir las mentiras. Al menos daremos la información correcta a todo aquel que se aventure en este producto llamado Fondos de Inversion. Explicarles lo que es una cuenta omnibus, que no hay legislación que la pueda abarcar, que no existe realmente separación entre gestor/depositario en este pais (te lo buscas tu segun que producto contrates). Vamos lo que debería estar haciendo la CNMV que no hace

Los fondos de inversión y SICAVs (Instituciones de Inversión Colectiva), cuyos patrimonios están depositados en Banco Madrid, se encuentran actualmente bloqueados a raíz de la intervención por la CNMV de la sociedad Gestora de Banco Madrid el 16 de marzo.

Isto é tudo muito bonito em teoria até elas acontecerem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta tendência pode acelerar um qualquer eventual desequilíbrio nos mercados, que de um momento para o outro, pode prejudicar a grande maioria que vive de ilusões(1).

Não sei se pode ser uma bolha qualquer prestes a rebentar, ou se é apenas a teoria da conspiração, o certo é que as pessoas estão a ser encaminhadas num determinado sentido, persuadidas a terem um determinado comportamento financeiro, mesmo inconsciente ou conscientemente.

Não esquecer que há sempre quem invista em "maus" resultados, que enquanto nós investimos para ganhar, haverá sempre alguém que aposte para que nós percamos.

(1) Quando digo ilusões, é no sentido de ser "vendido constantemente o peixe" de que fundos de investimento só dão lucro. E que depois de verificados os primeiros resultados positivos, a tendência de cada um é querer arriscar mais, e ter mais, e querer mais, e mais, etc.

Concordo com parte do que dizes, mas outra parte parece um pouco "teoria da conspiracao"...

Os bancos pagam taxas ridiculas pelos DP nao é por quererem empurrar ninguém para lado nenhum, simplesmente nao estao interessados em ter tanto dinheiro em DP. Um DP é uma "liability" para o banco... se eles nao precisam do nosso dinheiro ou tem como se financiar de forma mais "barata", porque razao haveriam de oferecer taxas atractivas!? Ja disse isto varias vezes aqui, um banco é uma empresa como outra qualquer que apenas procura maximizar os seus lucros, nao é a Santa Casa da Misericórdia para oferecer taxas generosas quando nao tem necessidade!

Os DP funcionam como qualquer produto que se venda, segue a regra da oferta/procura. Ora se de momento a oferta é grande (dinheiro dos investidores) e a procura pequena (necessidade dos bancos) é natural que as taxas nao sejam as mais atractivas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com parte do que dizes, mas outra parte parece um pouco "teoria da conspiracao"...

Os bancos pagam taxas ridiculas pelos DP nao é por quererem empurrar ninguém para lado nenhum, simplesmente nao estao interessados em ter tanto dinheiro em DP. Um DP é uma "liability" para o banco... se eles nao precisam do nosso dinheiro ou tem como se financiar de forma mais "barata", porque razao haveriam de oferecer taxas atractivas!? Ja disse isto varias vezes aqui, um banco é uma empresa como outra qualquer que apenas procura maximizar os seus lucros, nao é a Santa Casa da Misericórdia para oferecer taxas generosas quando nao tem necessidade!

Os DP funcionam como qualquer produto que se venda, segue a regra da oferta/procura. Ora se de momento a oferta é grande (dinheiro dos investidores) e a procura pequena (necessidade dos bancos) é natural que as taxas nao sejam as mais atractivas...

Eu penso que os DP não é só uma questão de se auto-financiarem!

Também, cada vez mais existe famílias a não conseguirem pagar os seus compromissos com os créditos habitação, ficando sem as casas. E sempre que a taxa euribor baixa os DP tem que baixar obrigatoriamente por ordem Banco Central  Europeu. Lembro-me de ter lido uma artigo em era autorizado aos bancos vender os DP a euribor + 3%. Neste momento e pelo que vejo é euribor + 1% e em muitos casos nem isso!

Os bancos mesmo que precisem de + capital não podem oferecer % nos DP muito superiores à concorrência pois ficam limitados a um certo valor é a ideia que fico.

Por outro lado, também existe interesse em "empurrar" clientes para Obrigações e outros títulos em virtude de nelas existirem comissões para os bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E qual foi o motivo de ha 2/3 anos atras termos taxas de DP malucas? Nessa altura ainda nao havia obrigacoes e outros produtos com melhores taxas para os bancos para se "empurrar" os clientes?

Essa regra que referes, existe de facto, mas parece ser mais uma recomendacao do que regra. Qualquer deposito do Invest, Finantia ou PrivatBank violava (em muito) essa regra... e mesmo actualmente (no caso do Invest).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se bem me recordo 2/3anos atrás existiu uma grande polémica de os depositantes estarem a retirar o dinheiro dos bancos para investirem em certificados ctt séria A e mais recentemente B.

Penso que se deveu um pouco a isso alguns bancos se auto-financiarem e cativarem clientes com taxas um pouco superiores aos restantes bancos.

No entanto, falo do Barclays e Privat ambos com taxas de DP 5% tendo eu sido cliente do B ainda consegui aproveitar essas promoções durante 12/24 meses e agora desaparecem fisicamente do nosso País.

E acho um pouco estranho bancos que deram tanto e depois desapareceram enquanto que outros dão menos e mantém 5 ou mais balcões na mesma cidade!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E os seguros de capitalização que chegaram a dar 6% liquidos em 8 anos e 1 dia para quem investiu por esse período. E certamente existe membros aqui que tem esse produto.

Creio que ao verem os clientes a retirar as suas poupanças para aplicarem em outros activos, os Bancos foram forçados a dar alguns "rebuçados" com taxas nos DP mais atractivas para "novos capitais".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que estive a ler a multa aplicada pelo BdP a quem nao cumpre com os limites definidos para as remuneracoes dos DPs é de que estes DP passam a descontar em dobro nos capitais proprios do banco para o cálculo dos rácios.

Assim faz sentido que bancos com pouca expressao/mercado em Portugal, como o Invest, Privat, Best etc. consigam "ignorar" estas multas, pois o impacto de "meia duzia" de DP nos seus capitais próprios é contornável. Agora imagina um grande banco como CGD, BPI etc. oferecerem DP a 4/5% (quando os outros nem metade ofereciam)! A corrida a estes DPs seria enorme e estes bancos nunca conseguiriam cumprir com os rácios...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E os seguros de capitalização que chegaram a dar 6% liquidos em 8 anos e 1 dia para quem investiu por esse período. E certamente existe membros aqui que tem esse produto.

Creio que ao verem os clientes a retirar as suas poupanças para aplicarem em outros activos, os Bancos foram forçados a dar alguns "rebuçados" com taxas nos DP mais atractivas para "novos capitais".

Que seguro de capitalização dá 6% líquidos em 8 anos e 1 dia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E em espanha após a falência de uma entidade gestora/banco o que se diz é isto..

Isto é tudo muito bonito em teoria até elas acontecerem.

A questão não é o "se". É o "quando". Que irão existir quebras e correções, já estamos todos à espera. Mas quando... quando é que é a pergunta que vale milhões...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Era um que iniciava a 5% a meio passava a 5,50% e os ultimos 3 anos 6%.

Os lucros anuais são capitalizados sobre o investimento inicial, mais o desconto na taxa por manteres o capital  8 anos e 1 dia dava uma média final de 6liquidos.

Foi bastante falado este produto à uns anos atrás aqui no forum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Era um que iniciava a 5% a meio passava a 5,50% e os ultimos 3 anos 6%.

Os lucros anuais são capitalizados sobre o investimento inicial, mais o desconto na taxa por manteres o capital  8 anos e 1 dia dava uma média final de 6liquidos.

Foi bastante falado este produto à uns anos atrás aqui no forum.

Pena que não me tenha apercebido dele...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão não é o "se". É o "quando". Que irão existir quebras e correções, já estamos todos à espera. Mas quando... quando é que é a pergunta que vale milhões...

Não percebi o contexto da afirmação. Podia estar a haver um crash ou podia estar a haver momentos de entrada espectacular, o quer que seja. Quem lá tem o dinheiro como entidade depositária está ha mais de um mês sem lhe poder fazer nada, e em fundos proprios acho que estão mesmos parados sem nenhum tipo de gestão/conhecimento de valorizações/desvalorizações. A situação por si só é grave e levanta muitas questões em casos similares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bes vida aforro 2012. Agora Nb aforro. Eu ainda apanhei a primeira série. E tenciono levar até ao fim.

Cumprimentos

Também tive a sorte de subscrever esse. No entanto com os problemas do BES sofri e não foi pouco! Mas pronto, agora está mais calmo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que está a acontecer no Banco de Madrid é o seguinte:

Como se sabe o mesmo abriu insolvência, e foi nomeada uma nova administração pelo Banco de Espanha, entretanto, como costuma ser normal nestes casos, houve uma fuga massiva de capitais do banco, seja em depósitos ou em outras aplicações financeiras, o que fez com que de seguida o mesmo Banco de Espanha tenha pedido á administração do Banco de Madrid que pedissem protecção de credores e congelassem as saídas de capitais do banco.

Relativamente aos fundos de investimento, que para o tópico é o que nos interessa, o Banco de Madrid é detido em 100% pela chamada Banca Privada de Andorra, esta entidade é a gestora de fundos do Banco de Madrid, e ao que se sabe a mesma foi alvo de buscas por suspeitas de branqueamento de capitais, e ao que parece há já vários detidos por esse crime e com ligações ás máfias Russas e Chinesas.

Isto para dizer, em jeito de conclusão para que não haja muitas dúvidas e se coloque os fundos de uma maneira geral todos no mesmo saco, actualmente os investidores não podem movimentar esse dinheiro por a Banca de Andorra ( que é a gestora de fundos ), estar a ser investigada, e, apenas e só essa gestora, vamos agora imaginar que temos na nossa carteira fundos da PIMCO, NB, CAIXA, BPI, SANTANDER, BLACKROCK, NORDEA etc, e uma delas estaria nessa posição, o mais provável era não se poder tocar nos fundos entretanto, por isso também ser importante a diversificação a nivel de gestoras por este e muitos outros motivos e a aposta que o investimento em fundos de investimento seja feita num dos supermercados de fundos ( BiG, Best, Activo, Invest ), onde a diversificação pelas gestoras é maior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

apenas e só essa gestora, vamos agora imaginar que temos na nossa carteira fundos da PIMCO, NB, CAIXA, BPI, SANTANDER, BLACKROCK, NORDEA etc, e uma delas estaria nessa posição, o mais provável era não se poder tocar nos fundos entretanto, por isso também ser importante a diversificação a nivel de gestoras por este e muitos outros motivos e a aposta que o investimento em fundos de investimento seja feita num dos supermercados de fundos ( BiG, Best, Activo, Invest ), onde a diversificação pelas gestoras é maior.

David, As informações que tenho é de que enquanto não for encontrada outra entidade depositária, os fundos internacionais também eles estão limitados a movimentações.

Lo que mas nos puede beneficiar es que " el corralito" que tenemos con los fondos de inversión internacionales se sepa en los medios de comunicación.

No obstante, ayer me comentaron en Bankinter que mandaron una circular interna avisando a los empleados de Bankinter que banco madrid tiene la cuenta de Allfunds bloqueada (lo que ya me avisó mi gestor). Mi gestor de Banco Madrid me dijo ayer que estan buscando otra gestora para que podamos traspasar los fondos internacionales.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não percebi o contexto da afirmação. Podia estar a haver um crash ou podia estar a haver momentos de entrada espectacular, o quer que seja. Quem lá tem o dinheiro como entidade depositária está ha mais de um mês sem lhe poder fazer nada, e em fundos proprios acho que estão mesmos parados sem nenhum tipo de gestão/conhecimento de valorizações/desvalorizações. A situação por si só é grave e levanta muitas questões em casos similares.

Não entendeste e a culpa foi minha. Concentrei-me na afirmação do presidente da CMVM e esqueci o resto. Sorry.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David, As informações que tenho é de que enquanto não for encontrada outra entidade depositária, os fundos internacionais também eles estão limitados a movimentações.

Sim e compreende-se, uma vez que pelo que percebo o Banco de Madrid é banco depositário não só para os fundos da Banca de Andorra como para alguns fundos internacionais, mas parece-me que sejam mais pela via intermediária através do Allfunds Bank... posso estar errado, era curioso saber que gestoras de fundos é que têm o Banco de Madrid como banco depositário, concerteza que não será nenhuma Pimco,Blackrock etc a que estamos habituados, quase todos essas gestoras operam a nivel de Irlanda ou Luxemburgo, não se pode esquecer, e ainda tive oportunidade de colocar nuns post acima, o AllfundBank tem mais de 38 mil fundos de 450 gestoras diferentes...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )