Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Tinha colocado isto em resposta num outro tópico, mas fica aqui também  ;)

https://www.deco.proteste.pt/investe/questao-do-investidor-risco-da-carteira-de-fundos-proteste-investe-s5087684.htm

Destaco:

"Um cenário de perda total do capital é quase impossível de ocorrer na prática e só aconteceria em caso de colapso completo e simultâneo de todos os mercados financeiros globais"

" Sistema de Indemnização aos Investidores. Este sistema, gerido pela CMVM, garante até 25 mil euros por investidor. Por exemplo, numa conta com dois titulares, o montante da indemnização pode ir até 50 mil euros."

A pergunta teve a ver com a Optimize mas aplica-se a qualquer outra gestora ou fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuação de bons investimentos.

Dia Mundial dos Fundos de Investimento

A 19 de abril celebra-se o Dia Mundial dos Fundos de Investimento. Data de aniversário de Adrian van Ketwick, o comerciante holandês pai do primeiro fundo de investimento, lançado sob a designação de “a união faz a força” e que tinha por motivação a diversificação e a Divisão de Riscos. Séculos depois, estes continuam a ser os princípios orientadores dos Fundos de Investimento da era moderna.

Em 1774, o comerciante holandês Adrian van Ketwick criou aquele que é considerado o primeiro Fundo de Investimento, lançado sob a designação de “Eendragt Maak Magt”, que em português significa “A União Faz a Força”.

A principal motivação de Adrian van Ketwick foi proporcionar a investidores, com recursos mais limitados, a oportunidade de diversificar os seus investimentos, beneficiando de custos mais reduzidos. A dispersão de risco foi alcançada através do investimento em títulos de dívida de diversos países, de entidades bancárias e de uma variedade de plantações coloniais na América Central e na América do Sul.

O primeiro Fundo “Eendragt Maak Magt” apresentou, assim, muitas das características que, ainda hoje, constituem o fundamento base dos Fundos de Investimento, enquanto instrumentos de aplicação de poupança coletiva sujeitos a princípios de diversificação e divisão de riscos, geridos no exclusivo interesse dos seus investidores/participantes.

A ideia de celebrar o Dia Mundial dos Fundos de Investimento, associada à data de nascimento daquele que se pensa ser o pai do primeiro Fundo, foi iniciada pela congénere alemã da APFIPP, a BVI, em 2012, constituindo um contributo para dar a conhecer melhor os Fundos de Investimento e as suas características.

Atualmente, os Fundos de Investimento desempenham um importante papel no contexto do sistema financeiro e no financiamento da economia, constituindo uma alternativa ao investimento direto nos ativos que compõem o seu património e permitindo, nomeadamente, uma maior diversificação do património e uma redução dos custos de transação.

Em contrapartida, a subscrição de fundos de investimento através da aquisição de unidades de participação implica colocar decisões, como a responsabilidade da escolha dos ativos que devem integrar o património do fundo e a gestão desses ativos, na mão de gestores profissionais.

Em Portugal, a história dos Fundos de Investimento é relativamente recente, contando já com mais de 25 anos de atividade, representando, no final de 2012, um total de 527 Fundos em atividade, geridos por 53 entidades gestoras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ando há uns tempos a ser assolado por uma dúvida.

A longo prazo conseguiremos nós, pequenos investidores, vencer os grandes gestores?

Isto não me sai da cabeça. E agora mesmo, enquanto me dirigia de carro para o trabalho, tive uma ideia luminosa!

Não há como experimentar. Vou lançar um desafio a mim mesmo.

Vou pegar em 10k e dividi-los em 2: 5k + 5k.

5k vou colocar no fundo Fidelity Target 2040 (Isin: LU0251120084). 5 k vou geri-los como eu bem quiser, adquirindo os fundos de investimento ou reservando-me em liquidez. Sempre que reforçar, terei de colocar 50% no Fidelity e 50% na carteira que eu estarei a gerir. Ou seja, de um lado eu; do outro os experts da Fidelity.

O meu objetivo é bater o Fidelity no ano de 2040.

Vou criar um tópico para que possamos todos monitorizar a evolução ao longo do tempo. Todas as semanas, aos sábados, irei atualizando. A minha carteira estará sempre disponível, os reforços também. Tudo, com valores em euros concretos, percentagens e evolução. Tudo transparente. Vai iniciar-se no dia 01/06/2015.

Desculpem-me por vir chatear-vos com projetos que são meus. Mas estou tão entusiasmado com isto, que me apeteceu vir aqui partilhar. E não há dúvida: eu divirto-me mesmo com isto! ;D ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5k vou colocar no fundo Fidelity Target 2040 (Isin: LU0251120084). 5 k vou geri-los como eu bem quiser,

Parece-me uma boa ideia, vou acompanhar de certeza (e eventualmente copiar :P)

Não conhecia este fundo, é interessante.

Conhecem mais fundos como este? Na pesquisa da Morningstar só me apareceu a outra versão deste, a que paga dividendos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não conhecia este fundo, é interessante.

Conhecem mais fundos como este? Na pesquisa da Morningstar só me apareceu a outra versão deste, a que paga dividendos.

Esses fundos são chamados de Life-Cycle Fund.

Sao de alocação dinâmica, e vão sendo mais conservadores consoante o aproximar do prazo a que se destinam. Para o longo prazo, pessoalmente, só pela brutalidade de comissões, não tenho qualquer interesse.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom, a avaliar pelas reações, fiquei com a impressão que confiam em mim.  :laugh:

Espero não vos desapontar na minha intenção de dar uma tareia aos gestores profissionais da Fidelity.

Dia 01/06/2015 começa a festa  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas vais investir só em fundos na carteira de teste?

Vai ser um misto de FIGA´S e ETF.

Numa primeira fase, como os valores iniciais são baixos, apenas fundos. Quando a minha parte do investimento  ultrapassar os 10k, começarei a canalizar uma parte para ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas vais investir só em fundos na carteira de teste?

Outra coisa: não é só uma carteira de teste. Jogar a feijões não dá pica...

Eu vou mesmo colocar 5k no fidelity e vou mesmo investir os outros 5 k. Vai mesmo haver dinheiro metido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim eu percebi isso vais passar a usar ETF's quanto tiveres + de 10k? Qual o teu objetivo anual para 2014 em %?

Fogo... o que é que ainda não percebeste? O meu objetivo é ganhar ao Fidelity. Se o Fidelity fizer 0,5%, eu conseguir fazer nem que seja 0,6%. Se fizer 100% de valorização anual, é fazer no mínimo 100,01%. Se é uma competição, o objetivo é ganhar ao oponente!

O raciocínio é simples: se eu não conseguir ganhar ao Fidelity então isso significa que eu, para ganhar dinheiro, poderia simplesmente ter colocado o dinheiro todo no fidelity e borrifar-me para isto tudo, que teria ganho mais...

ETF: sim, aqui, nesta competição, é o que pretendo fazer (eu irei investir em ETF e FIGA's noutra carteira que nada tem a ver com esta competição). Só a partir dos 10k porque há comissões associadas, que terei de deduzir. O que eu gastar nas comissões fará com que eu, nos reforços seguintes que fizer, deduza esse valor das comissões.

Em princípio haverá 2 reforços por ano: um em junho, outro em dezembro. 2k de cada vez, em cada reforço (1k para o fidelity; 1 k para a minha carteira). Assim, se eu gastar 20 euros a adquirir os ETF, então no reforço seguinte já só terei 980 euros para a minha carteira e 1k para o fidelity. O mesmo esquema para as mais valias resultantes do resgate de fundos. O mesmo esquema para as comissões de guarda de títulos. Para isto ser justo, essas comissões têm de ser contabilizadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom, a avaliar pelas reações, fiquei com a impressão que confiam em mim.  :laugh:

Espero não vos desapontar na minha intenção de dar uma tareia aos gestores profissionais da Fidelity.

Dia 01/06/2015 começa a festa  :laugh:

Não é dificil ganhares o desafio. Correndo o mesmo risco, basta isto, por exemplo : http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04E6R

Se a este juntares um fundo de acções Europa e outro dos EUA ainda deves ganhar com mais vantagem.

Boa sorte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )