Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

E pronto.

Resgatei o pictet index rússia com ganhos (brutos) de 9%. Para quem esteve a perder mais de 30%, em menos de um ano recuperar tudo e ainda sair a ganhar 9% é uma vitória! 

A minha "carteira" atual é super extensa, super difícil de acompanhar... :laugh:

- BPI Portugal (em princípio, só até junho);

- Nordea Stable Return

- Pictet Index europa

- Templeton global income.

Agora é só ir ganhando calmamente e aguardar pela próxima forte correção nos mercados...

Só tens 4 fundos?

Resgatas o BPI por causa do que se fala de vir a pagar a partir de junho?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Só tens 4 fundos?

Resgatas o BPI por causa do que se fala de vir a pagar a partir de junho?

Para que preciso de mais?

Resgato o BPI porque a minha perspetiva de market timming para esse fundo me diz que o devo resgatar, no máximo, nessa altura. Não tem nada a ver com impostos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para que preciso de mais?

Resgato o BPI porque a minha perspetiva de market timming para esse fundo me diz que o devo resgatar, no máximo, nessa altura. Não tem nada a ver com impostos.

Ok

como vejo por aqui carteiras com muitos fundos.... realmente com 4 torna-se mais fácil controlar....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok

como vejo por aqui carteiras com muitos fundos.... realmente com 4 torna-se mais fácil controlar....

E há outros que têm poucos fundos. Inclusive, anda aí um membro que só investe num único fundo.

Pensa pela tua cabeça e decide por ti.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem mais...

eu tenho penso que uns 10 fundos

NAO acompanho diariamente os ganhos/perdas

acompanho o forum diariamente para manter-me a par das noticias, e lamentavelmente hoje o Best melhora a oferta e o Activobank parece ficar-se encostado à espera do comboio!!! dasss

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E há outros que têm poucos fundos. Inclusive, anda aí um membro que só investe num único fundo.

Pensa pela tua cabeça e decide por ti.

Sou rookie nisto dos fundos, mas realmente tenho estranhado ver pessoas com 15 ou 20 fundos, apesar das quantias modestas investidas.

Investir num fundo já é, por definição, diversificar o investimento. Julgo eu...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente tinhas razão, a carteira está assim actualmente (% de cada fundo e há frente a valorização)..

13,03% E.S. Rendimento Plus FIA - +13,52%

8,55% E.S. Obrigações Europa - +3,59%

8,71% Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - +5,54%

10,98% Nordea-1 STABLE RETURN E EUR - +6,52%

5,08% Invesco Pan Eurp Structured Eq E - +16,05%

5,76% Franklin European Growth N Acc - +8,12%

3,96% MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - +22,35%

5,73% Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - +50,10%

4,62% Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - +39,86%

4,95% M&G Global Dividend EUR A - +20,11%

4,24 Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - +28,48%

4,33% Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - +26,04%

4,49% Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R - +38,62%

5,78% Santander Ações Portugal +0,,97%

4,6% Ubs Infrasctuture - +20,70%

4,42% DWS Biotech - +15,82%

0,77% Nordea Eur Cr Cred - +1,58%

Bem me parecia que a carteira não podia estar com aqueles valores. Assim sim!

Qual é a tua estratégia em relação ao resgate? Esses fundos com 38/26% são para manter mesmo que tenham quebras de 7-10%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aproveito para fazer mais uma questão.

Num determinado fundo sendo o mínimo de investimento por exemplo 200 € e num outro 300 €.

Tendo o investidor 1000€ para usar, e partindo de um princípio de lógica (se isso pode ser usado aqui), o que será mais aconselhável?

1 – Investir 200 num e 300 noutro e os restantes 500 num(s) outro(s) fundo(s)?

2 – Investir 500 num e 500 no outro? (ou valores diferentes, mas usar os 1000 € disponíveis apenas nesses 2 fundos)?

Resumindo: É vantajoso investir mais do que o valor mínimo num só fundo ou é preferível distribuir o capital entre vários fundos?

Obrigado desde já às possíveis respostas!

O ideal é perceber que % do património total correspondem esses 1000€, se for pequena, eu arriscaria com 500/500 ou então 1000€ dependendo da % e da escolha no fundo.

Quando o montante é elevado convém distribuir-se para não se ficar totalmente exposto, no entanto há gostos para tudo  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E pronto.

Resgatei o pictet index rússia com ganhos (brutos) de 9%. Para quem esteve a perder mais de 30%, em menos de um ano recuperar tudo e ainda sair a ganhar 9% é uma vitória! 

A minha "carteira" atual é super extensa, super difícil de acompanhar... :laugh:

- BPI Portugal (em princípio, só até junho);

- Nordea Stable Return

- Pictet Index europa

- Templeton global income.

Agora é só ir ganhando calmamente e aguardar pela próxima forte correção nos mercados...

Bela carteira Altas  ;)

Simples mas efectiva, no entanto, acho que podias ter aí alguns sectores que não te iriam trazer dissabores.

Água, Bens de Consumo e Biotecnologia.

Ainda não percebi porque é que o sector da água vem constantemente a subir..."esperemos" que não estejam a adivinhar nada.

Bens de Consumo/Industria são excelentes face ao risco que apresentam.

Biotecnologia não é preciso dizer nada.

Quanto ao BPI é para vigiar (no teu sistema) para já estamos num retracement saudável, não pode é quebrar a zona que defini de suporte no 1º embate de CP.

PS- Rússia e o Brasil? Parece-me que está a inverter, eu fiz os cálculos com base numa entrada há 2/3 dias mas daria apenas "3%".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem mais...

eu tenho penso que uns 10 fundos

NAO acompanho diariamente os ganhos/perdas

acompanho o forum diariamente para manter-me a par das noticias, e lamentavelmente hoje o Best melhora a oferta e o Activobank parece ficar-se encostado à espera do comboio!!! dasss

Eu tenho 8 mas devo reajustar daqui a uns tempos.

Não vale mesmo a pena acompanhar diariamente os ganhos/perdas nos fundos de investimento, para isso mais vale ir para acções, cfd´s etc...

No entanto se não se tiver uma estratégia de pouco vale qualquer entrada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou rookie nisto dos fundos, mas realmente tenho estranhado ver pessoas com 15 ou 20 fundos, apesar das quantias modestas investidas.

Investir num fundo já é, por definição, diversificar o investimento. Julgo eu...

Depende de:

- Capacidade para "aguentar a pressão";

- Definição de uma estratégia

- % do teu património investido no(s) fundo(s);

Ter 15 ou 20 fundos não é errado, depende da estratégia e dos teus objectivos. Alguém com 15 ou 20 fundos pode ter 15% anuais, enquanto que alguém com apenas um fundo ter -5%, 5% ou outro valor.

O caso do Bushy é diferente, ele sabe o que faz daí o uso de apenas um fundo. De qualquer forma ele é um especulador (não me vai levar a mal dizer isto), portanto investir em menos de 3 fundos é errado e o risco é enorme.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha primeira carteira a solo, é recente (2 sem) tem 7 fundos. Vejo a sua evolução quase diariamente apenas por curiosidade. Já esteve negativo com -2%, agora esta positivo.

Na minha intuição de principiante reparo numa correlação entre os 4 fundos globais. Vou pacientemente vendo por muito mais tempo e tentando encontrar "explicações".

A perspectiva de análise mais aprofundada do Bushy tb me atrai, é encontrar um pouco de tempo e começo a chatea-lo ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem me parecia que a carteira não podia estar com aqueles valores. Assim sim!

Qual é a tua estratégia em relação ao resgate? Esses fundos com 38/26% são para manter mesmo que tenham quebras de 7-10%?

Sim, tinha sido erro meu :)

Em principio sim, tenho estipulado para M/P e a carteira tem uns 10 meses...

Achas que vão descer essas %?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depende de:

- Capacidade para "aguentar a pressão";

- Definição de uma estratégia

- % do teu património investido no(s) fundo(s);

Ter 15 ou 20 fundos não é errado, depende da estratégia e dos teus objectivos. Alguém com 15 ou 20 fundos pode ter 15% anuais, enquanto que alguém com apenas um fundo ter -5%, 5% ou outro valor.

O caso do Bushy é diferente, ele sabe o que faz daí o uso de apenas um fundo. De qualquer forma ele é um especulador (não me vai levar a mal dizer isto), portanto investir em menos de 3 fundos é errado e o risco é enorme.

Eu não disse que era errado, até porque sou novato nisto.

Já agora, qual é na tua opinião a percentagem do património que se deve investir em fundos?

Eu tenho cerca de 6% do meu património num único fundo (Nordea Stable Return). O resto está em DP's e CA's. Que farias no meu lugar?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, qual é na tua opinião a percentagem do património que se deve investir em fundos?

Eu tenho cerca de 6% do meu património num único fundo (Nordea Stable Return). O resto está em DP's e CA's. Que farias no meu lugar?

Obrigado.

Obrigado.

Não sou o Cardoso...mas à de tudo, vê aqui:

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=11607.0

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não há nada a fazer é deixar cair para depois voltar a reforçar....

Custa ver a cair mas tb tem k ser...

Sent from my iPhone using Tapatalk

....eu gostava sempre de ter cash para cada vez que cai em força, mas (quase) sempre não é assim e por isso é deixar reduzir as mais valias ou entrar em menos valias  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )