Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

alguém me explica o que significa de DIVULGAÇÃO COTAÇÃO RESGATE e DATA VALOR RESGATE?

Se eu resgato um fundo, e a divulgação cotação resgate e +1 isso significa que é a cotação do dia a seguir ao resgate. e data valor resgate, tendo um +4 o que significa? que ainda contam as cotações de mais 3 dias para o valor total do resgate.. é isso? ou são os dias que demoro a receber o dinheiro? Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Concordo em parte com o post anterior nomeadamente com o não confiar à cega em estranhos, pfa's, etc. Também é verdade que nem toda a gente tem cabeça ou conhecimentos de excel, matemáticos, de mercados, etc para compor uma carteira. É o meu caso e é apenas a minha opinião.

Eu acompanho este fórum diariamente e ainda outro fórum sobre o mesmo tema. Ainda assim neste mundo dos fundos tenho imensas dúvidas.

Aproveito novamente, para endereçar uma enorme obrigado ao David e outros participantes pela magnífico trabalho/ajuda, que tem proporcionado a mim e à comunidade que acompanha este tópico.

Cheers!  :)

USD se tens duvidas expõe e alguem te irá ajudar os forums servem para isso para ajudar nas nossas duvidas, caso eu saiba tenho todo o gosto em ajudar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

alguém me explica o que significa de DIVULGAÇÃO COTAÇÃO RESGATE e DATA VALOR RESGATE?

Se eu resgato um fundo, e a divulgação cotação resgate e +1 isso significa que é a cotação do dia a seguir ao resgate. e data valor resgate, tendo um +4 o que significa? que ainda contam as cotações de mais 3 dias para o valor total do resgate.. é isso? ou são os dias que demoro a receber o dinheiro? Obrigado

Cut off - hora limite para que podes subsc. ou resgatar o fundo para que as regras se aplicam, senão passam para o dia seguinte

Depois tens a data da cot. que pode ser D no mesmo dia ou D+1 ou D+2,.. o que significa que é o dia em que realizaste a op. +...

Na informação por email é a mesma coisa e o dinheiro cair ou sair da tua conta é a mm coisa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu resgatei um fundo na sexta, ás 17.00, tendo como divulgação cotação resgate d+1.. isso quer dizer que contará a cotação de segunda certo? e a data valor de resgate diz d+4.. o que quer isso dizer? descp a ignorância :angel:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu resgatei um fundo na sexta, ás 17.00, tendo como divulgação cotação resgate d+1.. isso quer dizer que contará a cotação de segunda certo? e a data valor de resgate diz d+4.. o que quer isso dizer? descp a ignorância :angel:

Não é ignorancia quer saber é ignorancia não quer saber, logo esta a vontade para abusar do forum acho eu,  ;D

1º tens de ver no banco a que horas é o cut off

d+1 o dia do resgate mais 1 logo a cotação será do dia seguinte se fizeres antes do cut off, logo se resgataste na sexta e foi antes do cut off vais ter a cotação de segunda e assim sucessivamente

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sim deve ser, dia + 4 dias eu só compro fundo onde a cotação é só D para controlar melhor a coisa

Isto é a parte chata dos fundos. Estou a fazer um pequeno rebalanceamento das minhas carteiras e já vou em 3 semanas, entre os dias de ordem de resgate e o dinheiro cair na conta à ordem para poder dar novas ordens de subscrição  :'(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto é a parte chata dos fundos. Estou a fazer um pequeno rebalanceamento das minhas carteiras e já vou em 3 semanas, entre os dias de ordem de resgate e o dinheiro cair na conta à ordem para poder dar novas ordens de subscrição  :'(

Sabes o porquê dos fundos serem assim? e os ETfs ou as Acções serem praticamente imediatos? porque é mesmo para obrigar o pessoal a não fazer um trading agressivo nos fundos, resgatar uma acção ou um ETF é diferente de um produto que pode ter em carteira centenas de acções e de obrigações, um fundo de acções globais tem acções do continente Americano, Europeu, Asiático, Africano... todos com fusos horários diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas eu resgato e passado 1 dia já tenho saldo contabilistico para fazer uma compra

Sim permite mesmo contabilistico utilizar o capital para outro investimento, mas sempre demora pelo menos 1 dia e se fizer antes do cut off.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Também é verdade que nem toda a gente tem cabeça ou conhecimentos de excel, matemáticos, de mercados, etc para compor uma carteira.

Para isso é que existem os fundos mistos!  ;)

Quem não se quer chatear, mete num misto e faz gestão passiva.

Quem quer optimizar as coisas à sua maneira, faz gestão activa e mete os mistos de lado.

Pelo menos eu vejo a coisa assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

-> Alguém usa a o Alpha Risk Ratio para escolher os fundos que estão underperform? Se sim como usam? (escolhem fundos específicos tipo só europa e usam o STOXX 600 p.e.?)

Não compliques a tua vida porque esse são caminhos obscuros o alpha é aparte não explicada numa variação entre o activo e o benchmark por exemplo. manten-te simples e esqueçe o que vês nas páginas, cria o teu proprio excel, lembra-te que o DP que se calcula por ai tem as amostras tudo à mistura e o excel que fizeste não, o detalhe é muito importante nestas andanças.  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aproveito para fazer mais uma questão.

Num determinado fundo sendo o mínimo de investimento por exemplo 200 € e num outro 300 €.

Tendo o investidor 1000€ para usar, e partindo de um princípio de lógica (se isso pode ser usado aqui), o que será mais aconselhável?

1 – Investir 200 num e 300 noutro e os restantes 500 num(s) outro(s) fundo(s)?

2 – Investir 500 num e 500 no outro? (ou valores diferentes, mas usar os 1000 € disponíveis apenas nesses 2 fundos)?

Resumindo: É vantajoso investir mais do que o valor mínimo num só fundo ou é preferível distribuir o capital entre vários fundos?

Obrigado desde já às possíveis respostas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Num determinado fundo sendo o mínimo de investimento por exemplo 200 € e num outro 300 €.

Tendo o investidor 1000€ para usar, e partindo de um princípio de lógica (se isso pode ser usado aqui), o que será mais aconselhável?

2 – Investir 500 num e 500 no outro? (ou valores diferentes, mas usar os 1000 € disponíveis apenas nesses 2 fundos)?

Resumindo: É vantajoso investir mais do que o valor mínimo num só fundo ou é preferível distribuir o capital entre vários fundos?

Depende da estratégia que desejas utilizar.

Existem por aqui vários utilizadores com estratégias diferentes, ou seja, 1 ou poucos fundos e outros com bastantes fundos.

Aconselho-te a efectuares uma simulação e verificares qual a estratégia que mais se adequa ao teu perfil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas eu resgato e passado 1 dia já tenho saldo contabilistico para fazer uma compra

Atencao que a utilizacao de saldo quando este apenas se encontra como contabilistico, implica o pagamento de juros ao banco... normalmente como sera por um ou dois dias costumam ser valores muito baixos, mas sao cobrados! Depois tambem depende dos valores envolvidos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JoseInvesdor

Não esquecer que pelo menos no BEST, há um custo por levantamento de fundos (15euros + IVA). Assim sendo, quanto mais fundos tiver, mais despesas também terá...

15euros + IVA num fundo em que se invista 200 euros, são quase 10%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atencao que a utilizacao de saldo quando este apenas se encontra como contabilistico, implica o pagamento de juros ao banco... normalmente como sera por um ou dois dias costumam ser valores muito baixos, mas sao cobrados! Depois tambem depende dos valores envolvidos...

é escolher bem os fundos porque normalmente a liquidez do fundo é d+3 ou d+4 logo em principio não tem problema porque quando a operação é feita a liquidez do resgate já foi feita porque tem 1 dia de vantagem, mas como eu disse ésó ter atenção às regras

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JoseInvesdor

Que custo é esse de levantamento de fundos? Desconheço tal coisa.

Ha fundos com minimo de 50€.

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/PRE_PRF_titulos.pdf

Transferência de Fundos

depósito                                                              isento

levantamento 2                                                    € 15,00 + IVA

entre contas Best (com os mesmo titularidade)      isento

2

Para Fundos: Por cada Fundo de Investimento/código ISIN em carteira em cada dossier distinto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não existe nenhum custo de levantamento, já alguém aqui falou nisso e tive oportunidade de dizer que esse custo que aparece no preçário é para transferencias de fundos para outro banco, no Best não existe custos nenhuns com fundos, salvo aqueles poucos que têm comissão de resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não existe nenhum custo de levantamento, já alguém aqui falou nisso e tive oportunidade de dizer que esse custo que aparece no preçário é para transferencias de fundos para outro banco, no Best não existe custos nenhuns com fundos, salvo aqueles poucos que têm comissão de resgate.

Exato, reitero o que disse o D@vid. Nunca me foi cobrado 15 ou outro valor por resgatar fundos no próprio Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )