Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

obrigado, também já consegui ver no site do best. Estava a procurar no Morninstar mas nada ;)

Os dados da Morninstar são para diversos bancos (nacionais), deves sempre ver no site do teu banco.

Por exemplo comissões, o que aparece no site da Morningstar é sempre o pior de entre os bancos que eles servem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje mais um tombo nos fundos, os de obrigações estão mesmo muito maus.

O que é aconselhável fazer? Esperar, regatar, investir mais?

È que no caso do Obrigações Europa e rendimento Plus o resgate ainda sai mais penalizador pois são mais 1,75% de comissão.

Cumprimentos.

fundos é um investimento a longo prazo, se estas a olhar para eles todos os dias vais stressar um pouco :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

fundos é um investimento a longo prazo, se estas a olhar para eles todos os dias vais stressar um pouco :)

Ora ai está uma afirmação acertada ahah, embora seja normal e haja sempre o bichinho para ir ver :) no outro dia estava a falar com um amigo e achei curioso e também a falta por vezes de conhecimento das coisas, ora vejam, estavamos a comparar um DP de 3,50% a 3 meses que ele tinha a vencer-se com o fundo E.S Liquidez, então ele dizia que o DP dava mais que este fundo, e porquê? porque na opinião dele lhe tinham dado um DP com 2,50% liquidos (3,50%-IRS) em 3 meses enquando o liquidez rendia em média 1% liquidos em 3 meses, logo estava a ganhar 1,50%...sabem onde está o erro dele não sabem? é que parece mentira mas olhem que já ouvi muita gente a dizer coisas parecidas, digam lá onde está o erro lolol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lol porque os 3.5% são a TANB (Taxa Anual Nominal Bruta). Em 3 meses são 0.875% (3.5%/4). E isto ainda é a taxa bruta, não descontei os impostos ainda... E os 1%, em relação ao ES Liquidez, são a taxa média liquida a 3 meses.

CERTOOOO!! mas acredita que há gente que fala assim, porque nos bancos ao dizerem que lhe damos 3,50% a 3 meses a coisa fica assim meio ambigua e há quem entenda que é efectivamente essa taxa nos 3 meses e nem se dão ao trabalho de fazer contas, neste caso daria 0,63% liquidos em 3 meses para o DP, com a média de 1% para o fundo...num 1 ano são perto de 1,50% liquidos de diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde caros Foristas:

Estou a pensar iniciar uma carteira de FI, sendo que é a primeira vez, toda a situação me levanta algumas duvidas para as quais solicitava a vossa ajuda. Peço desculpa desde já se algumas destas perguntas já foram respondidas, mas ainda não consegui ler todo o tópico.

Relacionado com o funcionamento dos fundos em geral, deixo algumas questões:

- como é paga a rentabilidade do fundo? no momento do resgate? no final do tempo (prazo se é que existe)? anualmente ou dentro de outros intervalos de tempo?

- de modo geral quais são os custos para o investidor associados a este tipo de aplicações? o valor normal para esses custos estão entre que valores? as comissões de resgate e gestão são aplicadas em relação a que? ao montante investido ou ao rendimento obtido?

- em termos de prazos de permanência como funciona? é variável de fundo para fundo? existem prazos pre-definidos ou posso sair e resgatar quando bem quiser?

Para além destas duvidas gostava ainda que opinassem sobre os seguintes fundos que me foram sugeridos:

- E.S.Liquidez (PTYEVOHM0002)

- ES Plano Crescimento (PTYEVGLM0006)

- E.S. Euro Bond FI Inc(LU0062574610)

- PIMCO Global Investors Series plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg) (IE00B11XZB05)

- Vontobel Fund - Emerging Markets Equity HC (LU0333249109) neste foi-me aconselhado aplicar somente um valor residual devido ao risco associado.

Os meus agradecimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já mas ainda não obtive resposta, estou a aguardar. Entretanto pensei em obter uma segunda opinião aqui do forum uma vez que tenho acompanhado assiduamente como leitor e pareceu-me importante ouvir as varias opinioes.

Claro que sim e vamos a respostas:

as rentabilidades de um fundo não são pagas, não é bem esse o termo, coloca um determinado valor num fundo e se tiver com mais valia e resgatar recebe o dinheiro investido mais essa mais valia, os fundos não têm um tempo determinado, pelo menos na maioria, existe alguns muito poucos que têm um prazo estipulado, alguns da ESAF por exemplo.

Quanto a custos, de subscrição 99% dos fundos já não fazem esse tipo de cobrança, tem a comissão de gestão anual do fundo que é automaticamente diluido no valor da unidade de participação e assim reflectida na rentabilidade, quando olha para uma rentabilidade de um fundo que vai em 1% essa rentabilidade já é liquida dessa comissão, por isso é que nem olhamos para ela, ninguém tem essa preocupação, pelo menos falo por mim, alguns têm comissão de resgate, e isso depende de cada fundo, há uns que vão até aos 1,50% até um determinado tempo de resgate, se tiver uma mais valia de um fundo de 1% e se o mesmo ter uma comissão na ordem dos 1,50% então deixa de ter mais valia e passa a ter menos valia de 0,50%, ou seja, resgata menos do que investiu.

Os prazos já disse mais ou menos, os fundos são uma aplicação muito versátil, pode subscrever, reforçar, resgatar quando quiser.

Quanto aos fundos, estão 3 no nosso TOP, os outros não estão mas também são interessantes, a questão aqui é que é complicado para quem está de fora aferir se os fundos são bons ou maus para si, eu começo por dizer isso mesmo na 1ª página, há fundos que são bons para umas pessoas e outros que não são, na minha humilde prespectiva, estarem a sugerir um fundo com a volatilidade do Votobel para quem não está familiarizado com os fundos parece-me "arriscado", mas concerteza que o Axiom preencheu algum questionário de perfil de investimento e deverá ter dado algo mais que muito conservador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta esclarecedora.

De fato preenchi/cedi dados que indicaram um perfil um pouco mais "atrevido" do quem muito conservador. No entanto tenho duvidas de que investirei algum dinheiro nesse fundo sem primeiro perceber melhor como funciona este tipo de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta esclarecedora.

De fato preenchi/cedi dados que indicaram um perfil um pouco mais "atrevido" do quem muito conservador. No entanto tenho duvidas de que investirei algum dinheiro nesse fundo sem primeiro perceber melhor como funciona este tipo de investimento.

Esse fundo apresenta boas rentabilidades desde 2009 e tem óptimos rácios (por isso está no top :) ) no entanto é um fundo de acções e em USD, dai a minha afirmação, mas para diversificar a carteira é uma boa solução.

O ES Euro Bond é muito na linha do Obrigações Europa, parece esticadinho, mas há 1 ano que andamos a dizer isso e no entanto obtiveram rentabilidades brutais, a diferença é que este paga dividendos anuais, ou seja, todos os anos no inicio do ano colocam um valor de dividendo na conta, isso é feito com uma redução no valor da unidade de participação, neste caso foi de cerca de 2%, essa diferença colocam na sua conta...mas isso depois o seu gestor explica-lhe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje mais um tombo nos fundos, os de obrigações estão mesmo muito maus.

O que é aconselhável fazer? Esperar, regatar, investir mais?

È que no caso do Obrigações Europa e rendimento Plus o resgate ainda sai mais penalizador pois são mais 1,75% de comissão.

Cumprimentos.

Não te sei responder, mas pergunto uma coisa, um fundo que tenha esta rentabilidade é bom ou mau? (são rentabilidades liquidas)

3 anos anualiz.  14.84

5 anos anualiz.  11.71

10 anos anualiz.    6.91

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não te sei responder, mas pergunto uma coisa, um fundo que tenha esta rentabilidade é bom ou mau? (são rentabilidades liquidas)

3 anos anualiz.  14.84

5 anos anualiz.  11.71

10 anos anualiz.    6.91

Mau não é...não quer é dizer que a tendência não inverta  :P  Percebi o que quiseste dizer, a questão é que se pretendem ver diariamente a cotação dos FI então vão apanhar valentes sustos. Na minha opinião, acho que vale a pena acompanhar fundos com grande volatilidade (não quer dizer que não se possa fazer para os outros), para reforçar/resgatar dependendo da estratégia delineada inicialmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons dias,

Hoje propuzeram-me a subscrição do seguinte fundo:

- Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E (link)

Pareceu-me interessante o objectivo do fundo tentar "equilibrar o risco em diversos cenários económicos". Não percebi muito bem se ele vai variando a percentagem investida em acções, obrigações... ou se essas percentagens são, mais ou menos, fixas. É que não me interessa um fundo que possa investir uma grande parte em acções (mais risco, normalmente).

De qualquer forma, que acham do fundo em si?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons dias,

Hoje propuzeram-me a subscrição do seguinte fundo:

- Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E (link)

Pareceu-me interessante o objectivo do fundo tentar "equilibrar o risco em diversos cenários económicos". Não percebi muito bem se ele vai variando a percentagem investida em acções, obrigações... ou se essas percentagens são, mais ou menos, fixas. É que não me interessa um fundo que possa investir uma grande parte em acções (mais risco, normalmente).

De qualquer forma, que acham do fundo em si?

Acho o fundo bastante interessante, está no TOP :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De forma a diversificar um pouco mais a carteira, introduzindo talvez um fundo de acções ou misto, dado a queda que se vem acentuando nos fundos de obrigações, que fundo (ou que tipo de fundo) escolheriam para acrescentar a esta carteira? E a qual retiravam peso?

[table]  [tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]P Global Bond[/td][/tr][/table] 29%[/t][/t]  [table][tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]I European Bond[/td][/tr][/table] 23%[/t]  [table][tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]P Diversif Inc[/td][/tr][/table] 24%[/t]  [table][tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]PF Glb Emrg Dbt HR[/td][/tr][/table] 12%[/t]  [table][tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]AXA WF Gb High Y B[/td][/tr][/table] 12%[/t] 

Obrigado desde já pela vossa ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De forma a diversificar um pouco mais a carteira, introduzindo talvez um fundo de acções ou misto, dado a queda que se vem acentuando nos fundos de obrigações, que fundo (ou que tipo de fundo) escolheriam para acrescentar a esta carteira? E a qual retiravam peso?

[table]  [tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]P Global Bond[/td][/tr][/table] 29%[/t][/t]  [table][tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]I European Bond[/td][/tr][/table] 23%[/t]  [table][tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]P Diversif Inc[/td][/tr][/table] 24%[/t]  [table][tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]PF Glb Emrg Dbt HR[/td][/tr][/table] 12%[/t]  [table][tr] [td][/td] [td][/td] [/tr] [tr] [td]AXA WF Gb High Y B[/td][/tr][/table] 12%[/t] 

Obrigado desde já pela vossa ajuda

Se tiveres capital não retirava peso em nenhum e aplicava no Invesco e no Allianz que temos no TOP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons dias,

Uma duvida que tenho à algum tempo:

- faz sentido fazer analise técnica ás cotações dos fundos (como se faz a acções, por exemplo)?

A mim, à primeira vista, não me faz muito sentido porque o valor do fundo não depende directamente do "jogo" entre oferta e procura. Com as acções, como a sua cotação depende da oferta/procura é possível estabelecer padrões de comportamento dos investidores, que podem puxar a cotação para um lado ou para o outro.

Que vos parece?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante João Fonseca

David, obrigado pela ajuda.

Estive a ver dentro daqueles que me apresentou e se em vez do Allianz, escolhesse o seu homólogo Vontobel European (não está no nosso top - LU0153585210), seria idêntico certo? É mais uma questão de "gosto" já que são do mesmo género. Estou a pensar bem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons dias,

Uma duvida que tenho à algum tempo:

- faz sentido fazer analise técnica ás cotações dos fundos (como se faz a acções, por exemplo)?

A mim, à primeira vista, não me faz muito sentido porque o valor do fundo não depende directamente do "jogo" entre oferta e procura. Com as acções, como a sua cotação depende da oferta/procura é possível estabelecer padrões de comportamento dos investidores, que podem puxar a cotação para um lado ou para o outro.

Que vos parece?

Acho que é uma muito boa questão. Gostaria de saber o que dizem o David e o Virtuagod (entre outros experts claro) a esta questão. Eu acredito que não se deve entrar/sair de um fundo às cegas e que deveremos fazer alguma avaliação perante as condições (muito) recentes de mercado para tentar decidir a melhor altura para entrar/sair.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que é uma muito boa questão. Gostaria de saber o que dizem o David e o Virtuagod (entre outros experts claro) a esta questão. Eu acredito que não se deve entrar/sair de um fundo às cegas e que deveremos fazer alguma avaliação perante as condições (muito) recentes de mercado para tentar decidir a melhor altura para entrar/sair.

Cheguei a fazer analíse técnica em ETFs (que não deixam de ser fundos) com bastante sucesso. Sempre nos mais líquidos.

Análise técnica faz sentido em fundos passivos, logo a minha utilização de ETFs.  Quanto mais líquido um mercado melhor a análise técnica funciona pela minha experiência. Contudo já não faço análise técnica desde 2009, altura em que me comecei a focar mais em Asset Allocation (leia-se o não faço como não tem impacto nos investimentos, pk de vês em quando tb gosto de fazer uns traços).

Mas em ETFs passivos muito líquidos (SPY, QQQ, BND, LQD etc) acho que faz até mais sentido que em acções (e a análise técnica funciona melhor pela minha experiência)

Deixo em baixo um gráfico com linhas já traçadas há algum tempo para verem a perfeição 8)

post-9403-14412396609993_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal dos fundos uma questão:

No meu dossier de fundos tenho uma parte que diz " rend % = -0,57" e "rend = -18,28"

O que significam estes 2 valores?

A pergunta pode ser obvia pk assim a primeira vista depreendo que aquele fundo esta a desvalorizar -0,57% mas o que são os -18,28?

obrigado

david

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )