Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Qual o valor mínimo para se iniciar em fundos de investimento?

No activo qualquer simulação com carteiras definidas por eles só aceita 20000

Isso devem ser as carteiras modelos deles...

Nada tem a ver com os montantes iniciais necessários para se iniciar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Cardoso,

Sem demérito para os restantes, és dos membros deste fórum com quem mais gosto de trocar ideias. Contudo, aqui temos posições diferentes, porque partimos de pressupostos diferentes.

Tu admites como possível um investimento a longo prazo no PSI.

Eu não.

Eu acho que é possível aproveitar as loucas oscilações para ir ganhando 20 ou 30% de cada vez. E é possível ir fazendo isto quase todos os anos. Mas investir no psi 20, ficando sempre dentro, numa perspetiva de 10 anos, por exemplo? Só se for para perder dinheiro.

O melhor, na minha opinião, é ter uma carteira conservadora, que nos dê perspetivas (porque certezas ninguém as tem...) de um rendimento certo de 6% a 12% anuais. E complementar essa nossa carteira conservadora com alguns investimentos concentrados e com alguma dimensão que, aqui e ali, nos permitam incrementar e elevar mais ainda as rentabilidades, usando também a nossa carteira conservadora para receber as mais valias daqueles investimentos, por um lado, e para "estacionarmos" o dinheiro (reservado aos outros investimentos) até ao próximo investimento, por outro.

E é nesta perspetiva, e só nesta, que defendo o investimento no Psi, no Brasil, na Turquia ou na Rússia.

Achar possível ficar sempre investido no PSI 20, a longo prazo, para ganhar 200 ou 300%? Nas ações individuais, talvez, eu nem discuto o que não sei. Mas em fundos de investimento ou ETF é perder dinheiro. Quando acharem que, no psi 20, o céu é o limite, preparem-se para o pior e a curto/médio prazo, porque o abismo é já ali... 

Eu dou um exemplo.

Em 07/09/2010, um conhecido analista (reputadissimo à data, agora caiu na desgraça, justa ou injustamente, para o caso não interessa), identificava a fronteira entre o Bull e o Bear market no Psi nos 8900 pts. E dizia o mesmo que "já o vinha dizendo desde 2008...". Podem ver o vídeo (como se fosse um tesourinho) aqui: http://videos.sapo.pt/s476wj8AJv2ziclFlM7k

Nessa altura, o psi estava nos 7420 pontos. Segundo aquele analista, "o guru" dos mercados, estávamos em bear market.

Vamos pensar num investidor que ouvia isto e que resolvia entrar, a longo prazo (haverá ideia mais sedutora do que entrar, a longo prazo, em bear market, esperando aproveitar "todo o sumo", todas as subidas, desde o início do bull market, quando este chegar?).

Vamos pensar que este investidor usava, por exemplo, o fundo Santander Portugal (podia ser este, tal como podia ser outro qualquer, o resultado era o mesmo). Entrou à cotação, em 07/09/2010, de €24,33.

Ao fim destes anos todos, e já depois das fortes valorizações dos últimos tempos, amigo Cardoso, sabes qual é a cotação atual deste fundo?

€26,61 - http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A1E

Em 5 anos, o nosso investidor ganhou 9%.

Ganhou... quer dizer... isto dizer que ganhou... vamos lá ver como é que isto acaba... é que em 02/01/2015, a cotação do fundo estava em... €22,16!!! Estava a perder quase 10%!!!

Ou seja, até janeiro de 2015, o nosso grande investidor, se em vez de perder o tempo a investir, o tivesse dedicado à nobre arte de os coçar, sentadinho no sofá, enquanto vê uma deprimente novela, teria ganho dinheiro...!.

Pronto... aqui tens, com um exemplo, a minha opinião sobre o que vale um investimento a longo prazo no Psi. Vale zero!!!

Um forte abraço,

Obrigado pelas honrosas palavras  ;)

Eu "admito" um investimento a LP no PSI20, se tiver dentro do range que tu tão bem definiste, e digo isto porque se tivermos em conta que existem índices a quebrar máximos, o nosso que anda a roboque dos outros terá que segui-los, a questão é que qualquer dia não existe 5k ou 4,5k. Eu sei que vais dizer que até lá fizeste boas "mais-valias", concordo!

No entanto tenho em mente (aliás qualquer investidor atento) que o PSI20 no LP está completamente bearish. Se voltarmos aos 10.000 pontos era uma festa, seria sinal que estaríamos a crescer 3% ao ano?  ;D

6 a 12% anuais é sem dúvida um excelente patamar, se fizermos juros compostos melhor ainda.

E é nesta perspetiva, e só nesta, que defendo o investimento no Psi, no Brasil, na Turquia ou na Rússia. Japão também seria uma bela alternativa porque vêm de uma bear market terrível. Não esquecer a Itália que também é muito boa para oscilações.

Grande vídeo esse! Não o conhecia, aliás em 2008 com pena minha não andava nos mercados, apesar de terem sido tempos terríveis quem manteve a calma ganhou muito muito dinheiro.

"Em 5 anos, o nosso investidor ganhou 9%. Ganhou... quer dizer... isto dizer que ganhou... vamos lá ver como é que isto acaba... é que em 02/01/2015, a cotação do fundo estava em... €22,16!!! Estava a perder quase 10%!!!"

Olha que o importante é não perder. Se 9% parecem fáceis de fazer actualmente, não nos podemos esquecer que nada sobe eternamente, mas ainda pode durar, este já é o 3º bull market maior da história (Info site Best).

"Ou seja, até janeiro de 2015, o nosso grande investidor, se em vez de perder o tempo a investir, o tivesse dedicado à nobre arte de os coçar, sentadinho no sofá, enquanto vê uma deprimente novela, teria ganho dinheiro...!."

;D ;D  Às vezes é preferível ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com essa linha de pensamento, acho até que é regra de ouro para quem faz investimentos.

Sou um recente investidor em fundos, fiz exactamente essa pergunta, e acabei por investir 5k distribuido em dois fundos do santander no inicio desde ano. Os fundos tiveram uma pequena quebra, e só porque estava disposto a assumir percas nao fiquei demasiado preocupado.

Acabei por reforcar os fundos enquanto ainda estavam em baixo, na esperança de recuperar mais rapidamente.

Neste momento tenho um total de 10k investidos (o meu tecto máximo), e cerca de 1k em mais valias. Agora só estou a espera da melhor altura para retirar pelo menos metade do meu investimento.

Na minha experiência, apenas arrisquei metade do valor que estava disposto, e usei a outra metade para compensar em caso de quebra.

Gostava de saber também da opinião de investidores mais experientes se a estratégia fez sentido, ou se apenas tenho tido sorte. A minha grande dúvida neste momento é mesmo quando devo abandonar o barco, e se faz sentido manter metade do capital investido.

Sent from my GT-P1000 using Tapatalk 2

Eu pelo menos não te sei dizer se a tua estratégia foi boa, porque não sei qual foi o critério para reforçares, nem sei quais são os fundos em questão.

Se reforçaste à sorte ou porque estavam a desvalorizar foi errado e deves ter cuidado para a próxima. Imagina que continuavam a desvalorizar. A tentação de reforçar quando estão a desvalorizar é enorme mas devemos ter em conta as circunstâncias do mercado em geral, verificar as 10 maiores posições, verificar a tendência e verificar se a desvalorizar é "algo normal".

Com o mercado a subir qualquer decisão má acaba por ser boa.

Quanto a resgatares, define um stop loss ou então resgate já 50% e vê o que acontece com a outra parte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

12,04% E.S. Rendimento Plus FIA - +12,49%

8,9% E.S. Obrigações Europa - +8,28%

8,9% Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - +8,30%

11,1% Nordea-1 STABLE RETURN E EUR - 10,45%

6,7 % Fidelity FPS Moderate Growth A LU0251130554 - +6,08%

4,7% Invesco Pan Eurp Structured Eq E - +4,76%

5,7% Franklin European Growth N Acc - +5,39%

3,5% MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - +3,70%

4,1% Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - +5,31%

3,6% Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - +4,28%

4,4% M&G Global Dividend EUR A - +4,56%

3,6 Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - +3,94%

3,7% Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - +4%

3,5% Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R - +4,09%

6,2% Santander Ações Portugal ; -1,41%

4,1% Ubs Infrasctuture - +4,30%

4,1% DWS Biotech - +3,93%

0,8% Nordea Eur Cr Cred - +0,74%

Realmente Futsal78 é um abuso tantos fundos.

Reestrutura a carteira, não sei qual foi a data em que subscreveste a maior parte deles, mas parece-me que está algo errado.

As valorizações não estão adequadas às brutais valorizações que tivemos durante estes 4 meses.

No entanto se a carteira estiver dentro da tua expectativa de ganhos "anuais", continua com o teu plano. Isto era apenas uma sugestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reestrutura a carteira, não sei qual foi a data em que subscreveste a maior parte deles, mas parece-me que está algo errado.

As valorizações não estão adequadas às brutais valorizações que tivemos durante estes 4 meses.

No entanto se a carteira estiver dentro da tua expectativa de ganhos "anuais", continua com o teu plano. Isto era apenas uma sugestão.

Como assim errado?  A maioria tem perto de 9 meses...

Antes dos fundos tenho as % de cada e há frente a valorização, mas da semana passada, até pq o Santander acções portugal já está positivo.

Estou aberto a opiniões e desde já agradeço todas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Bolsas europeias corrigem de máximos históricos após fracos dados na China

As acções do Velho Continente arrancaram a semana em terreno negativo, a corrigir dos máximos históricos registados na última sexta-feira. Os índices europeus seguem ainda condicionados pelos dados económicos da China que apontam para uma quebra das exportações."

Não vejo nada a subir Bushy  ;D ;D

David, a india, korea, hong kong e china subiram hoje os indice estiveram em grande, por isso digo que ignoraram os dados ec. pq acreditam que o banco chines avance com estimulos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

voces nao levem a mal...

mas começo a ficar cansado de vir ler ao topico pedidos de analises de carteiras...

Mas voces nao sabem o que andam a subscrever? Vao na onda por ir?

Isto ja leva 443 paginas... a falarmos de fundos, e mesmo assim existem duvidas sobre que fundos subscrever?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigos,

Para mim este fórum é dos melhores que conheço sobre este assunto dos fundos de investimento.

Agora quem espera ficar expert só a ler os comentários dos outros utilizadores desengane-se!

Ler é uma coisa agora perceber é outra...

Cada um tem que fazer um esforço e estudar o assunto com alguma profundidade: perceber o que significam os rácios (alpha, beta, r2, P/E) que aparecem na Morningstar; entender os diferentes tipos de ativos que constituem os fundos e a sua qualidade; perceber as possíveis estratégias de investimento do fundo e o seu impacto em termos de risco (volatilidade); estudar formas de diversificação (geográfica, sectorial, moeda) para redução da volatilidade...

E lembrem-se que não há almoços grátis ;-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

voces nao levem a mal...

mas começo a ficar cansado de vir ler ao topico pedidos de analises de carteiras...

Mas voces nao sabem o que andam a subscrever? Vao na onda por ir?

Isto ja leva 443 paginas... a falarmos de fundos, e mesmo assim existem duvidas sobre que fundos subscrever?

Tens de filtrar a coisa e tirar o que interessa, é normal que as pessoas o façam porque não querem aprender, querem chegar aqui e confiar num estranho que lhes diga que é boa aposta e pedem qual a melhor carteira, o problema é que isto é como o futebol qual o melhor jogador ou treinador, qual a melhor tactica,...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem como eu anda à vários meses a ler e a tentar perceber isto.....continuo baralhadinho de todo!  :-\

Se calhar está a começar pelo sitio errado, porque primeiro devias aprender a analisar a coisa e depois deves vir aqui para a parodia,  ;D  ou tiraras duvidas, claro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigos,

Para mim este fórum é dos melhores que conheço sobre este assunto dos fundos de investimento.

Agora quem espera ficar expert só a ler os comentários dos outros utilizadores desengane-se!

Ler é uma coisa agora perceber é outra...

Cada um tem que fazer um esforço e estudar o assunto com alguma profundidade: perceber o que significam os rácios (alpha, beta, r2, P/E) que aparecem na Morningstar; entender os diferentes tipos de ativos que constituem os fundos e a sua qualidade; perceber as possíveis estratégias de investimento do fundo e o seu impacto em termos de risco (volatilidade); estudar formas de diversificação (geográfica, sectorial, moeda) para redução da volatilidade...

E lembrem-se que não há almoços grátis ;-)

André está muito certo, mas não vás muito pelos rácios que encontras em páginas ou em lado nenhum faz os teus, que muitos não servem  para nós ou servem para encher cartucho, cria o teu excel e pede ajuda no forum para o construir como eu o fiz em formulas que nem sabia que existiam, e um muito obrigado a todos que ajudam e iluminam por vezes caminhos que nem eu os vejo, qq seja a razão

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens de filtrar a coisa e tirar o que interessa, é normal que as pessoas o façam porque não querem aprender, querem chegar aqui e confiar num estranho que lhes diga que é boa aposta e pedem qual a melhor carteira, o problema é que isto é como o futebol qual o melhor jogador ou treinador, qual a melhor tactica,...

Lamento os comentários acima, pois, pelo facto de alguém aqui vir tirar dúvidas e pedir opinião, primeiro, não quer dizer que não saiba, não queira aprender ou porque prefere confiar num estranho; segundo, alguns dos foristas, e acredito que existam aqui alguns, até deviam sentir um certo orgulho por alguém valorizar e confiar na opinião  deles. Mas, ao que vejo por alguns comentários, o que aqui não faltam é treinadores de bancada que estão mais preocupados em criticar os posts de outrém em vez de contribuírem com algo de valor e que pode ajudar quem pede ajuda. Mas é como tudo, este mundo divide-se entre aqueles que gostam de ajudar o próximo e os outros... Se não querem ou não sabem ajudar, passem à frente, escusam de criticar. O fórum tem moderadores, se achassem que a minha mensagem/post acima não estava de acordo com o fórum, não a deixassem publicar.

Se a coloquei, foi porque em tempos já me deram uma ajuda quando a coisa ficou um pouco baralhada e também porque vejo ajudas do género ao longo deste fórum. E volto a repetir, se estão cansados de pedidos de ajuda, avisem os foristas para que não os postem, eu serei a primeira a deixar de o fazer.

Se, na minha mensagem não avanço com o que penso fazer é, precisamente, para não influenciar as opiniões que peço, não pensem os incautos que ando aqui a nanar e que não tenho já uma estratégia mais ou menos delineada. Agora, sou daquelas pessoas que valorizam outras visões/opiniões. Bem hajam aqueles que entendem as coisas como elas são e não estão somente preocupados em criticar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É evidente que não é a ler estas mais de 400 páginas que ficamos por dentro do assunto, mas que é uma grande ajuda (na maior parte das vezes) isso ninguém pode negar. Há muito por onde já pesquisei e nomeadamente ver vários fundos existentes e tudo o que os rodeia

Quando digo que estou baralhado talvez seja nas questões mais simplórias do assunto, nomeadamente (e falando apenas do Activobank que é onde tenho conta) a comissão de gestão que eles cobram é sobre que  valor? E apenas é pago no momento da subscrição? Alguns fundos para além dessa comissão ainda têm a comissão de depósito e essas sim não tem muito que saber pois é sobre o valor depositado.

Aproveito para pedir um conselho não sobre o fundo A ou B mas sim relativamente à diversificação, tendo eu um perfil moderado/conservador, mas com vontade de arriscar um pouco, seria prudente investir num fundo Asiático (risco 5-6),noutro Europeu (risco 3) e outro Europeu  (risco 4)?

Isto é apenas uma primeira ideia muito inicial. Penso começar por baixo, com um valor de 500 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É evidente que não é a ler estas mais de 400 páginas que ficamos por dentro do assunto, mas que é uma grande ajuda (na maior parte das vezes) isso ninguém pode negar. Há muito por onde já pesquisei e nomeadamente ver vários fundos existentes e tudo o que os rodeia

Quando digo que estou baralhado talvez seja nas questões mais simplórias do assunto, nomeadamente (e falando apenas do Activobank que é onde tenho conta) a comissão de gestão que eles cobram é sobre que  valor? E apenas é pago no momento da subscrição? Alguns fundos para além dessa comissão ainda têm a comissão de depósito e essas sim não tem muito que saber pois é sobre o valor depositado.

Aproveito para pedir um conselho não sobre o fundo A ou B mas sim relativamente à diversificação, tendo eu um perfil moderado/conservador, mas com vontade de arriscar um pouco, seria prudente investir num fundo Asiático (risco 5-6),noutro Europeu (risco 3) e outro Europeu  (risco 4)?

Isto é apenas uma primeira ideia muito inicial. Penso começar por baixo, com um valor de 500 euros.

Primeiro vou fazer um à parte em relação à questão que se levantou sobre "opiniões". O fórum serve para trocar/partilhar/aprender.

No entanto não se esqueçam que é um pouco "chato" ler centenas de vezes a mesma questão. Na escola os professores diziam, a dúvida de um pode ser a de todos, e fazia-se silêncio (relativo ;D ). A grande questão é que ao fazerem a mesma pergunta, e não é porque não se gosta de ajudar o próximo, fica-se com a sensação que existe alguém que não quer ter "trabalho". O pessoal esquece-se que a quem perguntam teve de procurar, pesquisar, aprender, perder (ou ganhar) tempo, muitas horas para aprender um pouco mais sobre esta área. Muitos dos intervenientes nem são da área financeira. Existem questões que são mais complicadas agora outras aparecem 1000 xs. Eu tive fora deste tópico algum tempo e li mais de 40(?) páginas.

Relativamente à questão:

"Quando digo que estou baralhado talvez seja nas questões mais simplórias do assunto, nomeadamente (e falando apenas do Activobank que é onde tenho conta) a comissão de gestão que eles cobram é sobre que  valor? E apenas é pago no momento da subscrição? Alguns fundos para além dessa comissão ainda têm a comissão de depósito e essas sim não tem muito que saber pois é sobre o valor depositado."

Só te interessa saber a comissão de gestão anual. As outras comissões são do próprio fundo, as condições que tens de ver é com o teu banco/corretora/intermediário financeiro.

"Aproveito para pedir um conselho não sobre o fundo A ou B mas sim relativamente à diversificação, tendo eu um perfil moderado/conservador, mas com vontade de arriscar um pouco, seria prudente investir num fundo Asiático (risco 5-6),noutro Europeu (risco 3) e outro Europeu  (risco 4)?Isto é apenas uma primeira ideia muito inicial. Penso começar por baixo, com um valor de 500 euros."

Em primeiro lugar define o horizonte temporal, depois quanto estás disposto a perder (stop loss). Porque razão escolheste esses fundos?

Não te esqueças que os fundos não são para ver diariamente, apesar de existir essa tentação.

Não te esqueças ainda de teres possibilidade de reforçar, nunca é demais lembrar que estamos a subir de forma quase consistente há alguns meses, e isso não é concebível eternamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente tinhas razão, a carteira está assim actualmente (% de cada fundo e há frente a valorização)..

13,03% E.S. Rendimento Plus FIA - +13,52%

8,55% E.S. Obrigações Europa - +3,59%

8,71% Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - +5,54%

10,98% Nordea-1 STABLE RETURN E EUR - +6,52%

5,08% Invesco Pan Eurp Structured Eq E - +16,05%

5,76% Franklin European Growth N Acc - +8,12%

3,96% MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - +22,35%

5,73% Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - +50,10%

4,62% Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - +39,86%

4,95% M&G Global Dividend EUR A - +20,11%

4,24 Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - +28,48%

4,33% Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - +26,04%

4,49% Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R - +38,62%

5,78% Santander Ações Portugal +0,,97%

4,6% Ubs Infrasctuture - +20,70%

4,42% DWS Biotech - +15,82%

0,77% Nordea Eur Cr Cred - +1,58%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sinceramente ficava era triste se o fórum só tivesse comentários de 2013. O mundo está sempre a mudar, as questões apesar de serem as mesmas, na realidade não são. Porque o panorama mundial está sempre a mudar.

Acho que é uma questão de prioridades, eu não me importo de tirar 30min por dia em vir ao fórum, ler umas noticias e uns artigos sobre finanças para aprender mais. Mas são opiniões  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode de facto tornar-se chato, mas acredito que ao criar-se outro tópico só para carteiras, esse tópico vai ser mais frequentado por novatos do que por ... não novato.

Eu como leio mts vezes na diagonal foco-me mais no que me desperta interessa, o resto é fazer scroll.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podem voltar às vossas vidinhas calmas e pacíficas. Já retirei o post que tantas alminhas perturbou.

Curioso é que, para post chato e inconveniente e mimimi, ter havido tantos downloads da carteira mas adiante...

Não posso, no entanto, deixar de lamentar, mas enfim, os cães ladram a caravana passa, e a minha, já vai longe.

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já escrevi muitas vezes e mais uma escrevo, antes de confiar em páginas, estranhos, pfa´s, gestores,.... que para mim tenho muitas duvidas, aprendam a fazer pelo menos no excel um desvio padrão a vários tempos, rendibilidades, max, mim, ver os factores economicos do país ou mercado e assim já tem uma ideia diferente da coisa e não comprar uma coisa porque foi o gestor do bes que disse ou o gestor do big que disse ou o forista que disse. Sempre ouvi dizer mete-te naquilo que conheçes e deixa o que não sabes. Logo aprendam o minimo e depois ganhem o gosto pela coisa e fiquem malucos como eu que gosto disto a grande.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo em parte com o post anterior nomeadamente com o não confiar à cega em estranhos, pfa's, etc. Também é verdade que nem toda a gente tem cabeça ou conhecimentos de excel, matemáticos, de mercados, etc para compor uma carteira. É o meu caso e é apenas a minha opinião.

Eu acompanho este fórum diariamente e ainda outro fórum sobre o mesmo tema. Ainda assim neste mundo dos fundos tenho imensas dúvidas.

Aproveito novamente, para endereçar uma enorme obrigado ao David e outros participantes pela magnífico trabalho/ajuda, que tem proporcionado a mim e à comunidade que acompanha este tópico.

Cheers!  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )