Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Este ano estamos a generalidade dos fundos estão com rentabilidades desalinhadas com o que se tem verificado historicamente...

No longo prazo e para uma carteira bem diversificada eu consideraria 10% (bruto), ou seja, seria necessário investires 50k. Mas se calhar este ano, se tudo se mantivesse assim, com 20k conseguirias ter essas mais valias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Que capital acham necessário investir, para ter em média 5k/ano de mais valias?

Eu percebo perfeitamente a tua pergunta :) no entanto acho que esse tipo de pergunta é errada, eu sei que a expectativa é de ganhos e 99% dos fundos a longo prazo acabam por render, mas imagina que mesmo com 1M de euros podes não ganhar nada ou até perder, portanto a questão não está no valor.

Quem entra nos fundos pela 1ª vez tem de fazer a pergunta ao contrário, quanto é que estou disposto a perder, para baixar expectativas, recordo bem de há uns anos de um amigo meu me ter dito que queria entrar nos fundos para ganhar dinheiro ( acabou por entrar mais tarde e acho que se tem safado :) ) e eu perguntei: " quanto estás disposto a perder no curto prazo?" respondeu-me: "nada!!" então disse-lhe para continuar nos depósitos a prazo lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso,

Sem demérito para os restantes, és dos membros deste fórum com quem mais gosto de trocar ideias. Contudo, aqui temos posições diferentes, porque partimos de pressupostos diferentes.

Tu admites como possível um investimento a longo prazo no PSI.

Eu não.

Eu acho que é possível aproveitar as loucas oscilações para ir ganhando 20 ou 30% de cada vez. E é possível ir fazendo isto quase todos os anos. Mas investir no psi 20, ficando sempre dentro, numa perspetiva de 10 anos, por exemplo? Só se for para perder dinheiro.

O melhor, na minha opinião, é ter uma carteira conservadora, que nos dê perspetivas (porque certezas ninguém as tem...) de um rendimento certo de 6% a 12% anuais. E complementar essa nossa carteira conservadora com alguns investimentos concentrados e com alguma dimensão que, aqui e ali, nos permitam incrementar e elevar mais ainda as rentabilidades, usando também a nossa carteira conservadora para receber as mais valias daqueles investimentos, por um lado, e para "estacionarmos" o dinheiro (reservado aos outros investimentos) até ao próximo investimento, por outro.

E é nesta perspetiva, e só nesta, que defendo o investimento no Psi, no Brasil, na Turquia ou na Rússia.

Achar possível ficar sempre investido no PSI 20, a longo prazo, para ganhar 200 ou 300%? Nas ações individuais, talvez, eu nem discuto o que não sei. Mas em fundos de investimento ou ETF é perder dinheiro. Quando acharem que, no psi 20, o céu é o limite, preparem-se para o pior e a curto/médio prazo, porque o abismo é já ali... 

Eu dou um exemplo.

Em 07/09/2010, um conhecido analista (reputadissimo à data, agora caiu na desgraça, justa ou injustamente, para o caso não interessa), identificava a fronteira entre o Bull e o Bear market no Psi nos 8900 pts. E dizia o mesmo que "já o vinha dizendo desde 2008...". Podem ver o vídeo (como se fosse um tesourinho) aqui: http://videos.sapo.pt/s476wj8AJv2ziclFlM7k

Nessa altura, o psi estava nos 7420 pontos. Segundo aquele analista, "o guru" dos mercados, estávamos em bear market.

Vamos pensar num investidor que ouvia isto e que resolvia entrar, a longo prazo (haverá ideia mais sedutora do que entrar, a longo prazo, em bear market, esperando aproveitar "todo o sumo", todas as subidas, desde o início do bull market, quando este chegar?).

Vamos pensar que este investidor usava, por exemplo, o fundo Santander Portugal (podia ser este, tal como podia ser outro qualquer, o resultado era o mesmo). Entrou à cotação, em 07/09/2010, de €24,33.

Ao fim destes anos todos, e já depois das fortes valorizações dos últimos tempos, amigo Cardoso, sabes qual é a cotação atual deste fundo?

€26,61 - http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A1E

Em 5 anos, o nosso investidor ganhou 9%.

Ganhou... quer dizer... isto dizer que ganhou... vamos lá ver como é que isto acaba... é que em 02/01/2015, a cotação do fundo estava em... €22,16!!! Estava a perder quase 10%!!!

Ou seja, até janeiro de 2015, o nosso grande investidor, se em vez de perder o tempo a investir, o tivesse dedicado à nobre arte de os coçar, sentadinho no sofá, enquanto vê uma deprimente novela, teria ganho dinheiro...!.

Pronto... aqui tens, com um exemplo, a minha opinião sobre o que vale um investimento a longo prazo no Psi. Vale zero!!!

Um forte abraço,

Concordo contigo. Basta ver as rentabilidades dos fundos de acções portuguesas a 10 anos para perceber que não é um investimento que se deva fazer a longo prazo.

Com fundos de acções europeias com rentabilidades acima dos 10% a 1 anos para quê correr esse risco?

Eu entrei há 1 ano e 3 meses no NB Poupança Acções PPA e já o tenho positivo. Vou sair em breve porque prefiro investir num fundo de acções alemãs, por exemplo : http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000OQ2K.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu percebo perfeitamente a tua pergunta :) no entanto acho que esse tipo de pergunta é errada, eu sei que a expectativa é de ganhos e 99% dos fundos a longo prazo acabam por render, mas imagina que mesmo com 1M de euros podes não ganhar nada ou até perder, portanto a questão não está no valor.

Quem entra nos fundos pela 1ª vez tem de fazer a pergunta ao contrário, quanto é que estou disposto a perder, para baixar expectativas, recordo bem de há uns anos de um amigo meu me ter dito que queria entrar nos fundos para ganhar dinheiro ( acabou por entrar mais tarde e acho que se tem safado :) ) e eu perguntei: " quanto estás disposto a perder no curto prazo?" respondeu-me: "nada!!" então disse-lhe para continuar nos depósitos a prazo lol.

Concordo com essa linha de pensamento, acho até que é regra de ouro para quem faz investimentos.

Sou um recente investidor em fundos, fiz exactamente essa pergunta, e acabei por investir 5k distribuido em dois fundos do santander no inicio desde ano. Os fundos tiveram uma pequena quebra, e só porque estava disposto a assumir percas nao fiquei demasiado preocupado.

Acabei por reforcar os fundos enquanto ainda estavam em baixo, na esperança de recuperar mais rapidamente.

Neste momento tenho um total de 10k investidos (o meu tecto máximo), e cerca de 1k em mais valias. Agora só estou a espera da melhor altura para retirar pelo menos metade do meu investimento.

Na minha experiência, apenas arrisquei metade do valor que estava disposto, e usei a outra metade para compensar em caso de quebra.

Gostava de saber também da opinião de investidores mais experientes se a estratégia fez sentido, ou se apenas tenho tido sorte. A minha grande dúvida neste momento é mesmo quando devo abandonar o barco, e se faz sentido manter metade do capital investido.

Sent from my GT-P1000 using Tapatalk 2

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando não se tem nada para fazer... ;D

O pior fundo a nivel de rentabilidade dos 2329 fundos no Best é o... Deutsche Invest I Commodity Plus NC LU0210304068

Rentabilidades:

1Ano: -8.23

3Anos: -7.35

5Anos: -5.08

10Anos: -3.23

Curioso que, claro que perder 3% ao ano durante 10 anos é algo de significativo, mas mesmo assim prova-se que os fundos a longo prazo só têm uma tendência, minimizar risco de perda de capital, só para verem que o 2º pior fundo, que é um da Caixagest, tem 2,6% negativos ao ano para 10 anos, e a partir do 9º fundo já se entra em terreno positivo, portanto 2321 fundos têm rentabilidades positivas anuais durante 10 anos...

É a maior prova de que uma carteira diversificada só pode dar rentabilidades positivas a longo prazo.

Poderão fazer este e outros exercícios sacando o excel dos fundos no banco Best.

Só mais uma... a partir do fundo nº 63 as rentabilidades são acima de 2%/ano para 10 anos... nem eu tinha a noção disto  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora que percebo minimamente os fundos e sei um pouco sobre mercados cada vez percebo mais que os DP são uma fantoxada  ::)

Mas estou a fazer uma transição suave de modo a ir aprendendo com a experiência e possíveis erros ;)

Mas isso que disseste realmente é uma prova que é preciso saber-se passar por períodos de perdas para ter ganhos :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora que percebo minimamente os fundos e sei um pouco sobre mercados cada vez percebo mais que os DP são uma fantoxada  ::)

Mas estou a fazer uma transição suave de modo a ir aprendendo com a experiência e possíveis erros ;)

Mas isso que disseste realmente é uma prova que é preciso saber-se passar por períodos de perdas para ter ganhos :D

Claro amigo :) 10 anos é desde 2005, vê só pelo que os mercados passaram, nem vou falar do último semestre de 2007 e do ano todo de 2008, e apesar disso...

Sabes quantos fundos estão com 3%/ano para 10 anos? 2204 fundos... também é verdade que durante 10 anos apanhou-se depósitos com boas taxas, eu ainda fiz a 10% no BiG para novos clientes ahaha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas atenção,  nem todos os 2000 fundos têm rentabilidades a 10 anos, é óbvio, são cerca de 870 que existem há 10 ou mais anos, no entanto o exercício é igual.

Façam lá o mesmo para as rentabilidades YTD  ;D ;D 4 Pictets Russia com 50%  :o :o :laugh: :laugh: anualizados davam 200% lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas atenção,  nem todos os 2000 fundos têm rentabilidades a 10 anos, é óbvio, são cerca de 870 que existem há 10 ou mais anos, no entanto o exercício é igual.

Façam lá o mesmo para as rentabilidades YTD  ;D ;D 4 Pictets Russia com 50%  :o :o :laugh: :laugh: anualizados davam 200% lol

Isso para mim são fundos para fugir para já ou então ter em proporções baixas ;) Mas adorava ter o meu dinheiro todo num fundo que ao fim do ano me desse 200% :D :D :D :D Mas não sou nenhum tolo ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, tenho uma duvida, suponham que o fundo x123 tem o cutoff as 15H00, os activos do mesmo estão cotados na bolsa xpto, fechando a mesma as 17h00, se eu fizer o resgate do fundo x123 antes do cutoff o valor das ups é o valor actual ou será o valor das ups depois de fechar a cotação desse dia? não sei se me expliquei bem, tenho sempre algumas duvidas acerca disso, e o pessoal as vezes fala aqui que não resgatou pq ja não foi a tempo do cutoff

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos fundos só se sabe a cotação de um determinado dia, no dia seguinte.

A cotação dos fundos não é em tempo real.

Podes é estimar a variação que vai ter a partir da variação dos activos, mas dificilmente saberás o valor da UP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Para rebalancear a carteira com os 5k, vou reforçar as obrigações com 4500 e mistos 500, ficando a carteira com as seguintes %:

Obrigações 41,04%, Mistos 16,48%, Acções 42,74%. Qual a vossa opinião? Cptos

E.S. Rendimento Plus FIA - +12,49%

E.S. Obrigações Europa - +8,28%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - +8,30%

Nordea-1 STABLE RETURN E EUR - 10,45%

Fidelity FPS Moderate Growth A LU0251130554 - +6,08%

Invesco Pan Eurp Structured Eq E - +4,76%

Franklin European Growth N Acc - +5,39%

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - +3,70%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - +5,31%

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - +4,28%

M&G Global Dividend EUR A - +4,56%

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - +3,94%

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - +4%

Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R - +4,09%

Santander Ações Portugal ; -1,41%

Ubs Infrasctuture - +4,30%

DWS Biotech - +3,93%

Nordea Eur Cr Cred - +0,74%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Para rebalancear a carteira com os 5k, vou reforçar as obrigações com 4500 e mistos 500, ficando a carteira com as seguintes %:

Obrigações 41,04%, Mistos 16,48%, Acções 42,74%. Qual a vossa opinião? Cptos

E.S. Rendimento Plus FIA - +12,49%

E.S. Obrigações Europa - +8,28%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - +8,30%

Nordea-1 STABLE RETURN E EUR - 10,45%

Fidelity FPS Moderate Growth A LU0251130554 - +6,08%

Invesco Pan Eurp Structured Eq E - +4,76%

Franklin European Growth N Acc - +5,39%

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - +3,70%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - +5,31%

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - +4,28%

M&G Global Dividend EUR A - +4,56%

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - +3,94%

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - +4%

Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R - +4,09%

Santander Ações Portugal ; -5,41%

Ubs Infrasctuture - +4,30%

DWS Biotech - +3,93%

Nordea Eur Cr Cred - +0,74%

Tanto fundo... não haverá uma forma de simplificar, com menos fundos, fazendo uma carteira mais simples, com um investimento simples e intuitivo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tanto fundo... não haverá uma forma de simplificar, com menos fundos, fazendo uma carteira mais simples, com um investimento simples e intuitivo?

Não sabemos o valor total da carteira actual, por isso reforçar 5k, pode ser uma % significativa ou menor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiscalmente não queria estar a resgatar...

A carteira tem 24000, agora pretendo colocar mais 5000...

ainda não entendi o problema fiscal de estar a resgatar, que tanto se fala por aqui??

Se tivesse um DP e vencesse agora não tinha que pagar fiscalmente os 28% de impostos nas mais valias?

Só vejo vantagem actualmente, pois posso aplicar as mais valias sem imposto em outros fundos(e eventualmente nos mesmos, o que neste caso não tem lógica) e só pagar o imposto em 2016, podendo entretanto ir deduzindo as possiveis menos valias durante 2015.

Resgatar só por resgatar não, agora se for por necessidade de capital ou uma grande reestruturação da carteira sim.

Só mencionas fundos e rentabilidades e não percentagem alocada a cada, mas se te sentes confortável com os mesmos, reforça-os ou adciona algum mais.

5k sempre são sensivelmente 21% da carteira actual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que há dias percebi o ''problema fiscal'' é uma não questão. Ao efetuar um resgate FI estrangeiro, o mesmo entrará no sistema automaticamente no IRS 2015, a declarar no próximo ano.

e mesmo na hipótese de não entrar é uma questão de registar.

Eu pelo sim pelo não tenho um Excel com a Data/Cotação compra + Data/Cotação venda de todos os fundos liquidados durante 2015.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

12,04% E.S. Rendimento Plus FIA - +12,49%

8,9% E.S. Obrigações Europa - +8,28%

8,9% Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - +8,30%

11,1% Nordea-1 STABLE RETURN E EUR - 10,45%

6,7 % Fidelity FPS Moderate Growth A LU0251130554 - +6,08%

4,7% Invesco Pan Eurp Structured Eq E - +4,76%

5,7% Franklin European Growth N Acc - +5,39%

3,5% MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - +3,70%

4,1% Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - +5,31%

3,6% Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - +4,28%

4,4% M&G Global Dividend EUR A - +4,56%

3,6 Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - +3,94%

3,7% Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - +4%

3,5% Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R - +4,09%

6,2% Santander Ações Portugal ; -1,41%

4,1% Ubs Infrasctuture - +4,30%

4,1% DWS Biotech - +3,93%

0,8% Nordea Eur Cr Cred - +0,74%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

12,04% E.S. Rendimento Plus FIA - +12,49%

8,9% E.S. Obrigações Europa - +8,28%

8,9% Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - +8,30%

11,1% Nordea-1 STABLE RETURN E EUR - 10,45%

6,7 % Fidelity FPS Moderate Growth A LU0251130554 - +6,08%

4,7% Invesco Pan Eurp Structured Eq E - +4,76%

5,7% Franklin European Growth N Acc - +5,39%

3,5% MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - +3,70%

4,1% Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - +5,31%

3,6% Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - +4,28%

4,4% M&G Global Dividend EUR A - +4,56%

3,6 Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - +3,94%

3,7% Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - +4%

3,5% Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R - +4,09%

6,2% Santander Ações Portugal ; -1,41%

4,1% Ubs Infrasctuture - +4,30%

4,1% DWS Biotech - +3,93%

0,8% Nordea Eur Cr Cred - +0,74%

Já coloquei as % de cada 1....

Neste momento está a valorizar 13,39%, imaginemos que resgato td, para o ano vão estar td as mais valias declaradas no IRS, que problemas me traria?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já coloquei as % de cada 1....

Neste momento está a valorizar 13,39%, imaginemos que resgato td, para o ano vão estar td as mais valias declaradas no IRS, que problemas me traria?

Problemas?

Não vou fazer contas à tua carteira, mas imagina que tens 1.000€ de mais valias.

Ao resgatares desde 1.1.2015 recebes na tua conta à ordem os 1.000€ e podes reinvestir ou ir almoçar com a familia ou ...  8)

Imaginando que não fazes mais nenhuma liquidação de fundos em 2015, em 2016 terás que pagar 28% da totalidade das mais valias(1.000€), ou seja 280€.

Mas porque pensas em resgatar e não reestruturar a carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Problemas?

Não vou fazer contas à tua carteira, mas imagina que tens 1.000€ de mais valias.

Ao resgatares desde 1.1.2015 recebes na tua conta à ordem os 1.000€ e podes reinvestir ou ir almoçar com a familia ou ...  8)

Imaginando que não fazes mais nenhuma liquidação de fundos em 2015, em 2016 terás que pagar 28% da totalidade das mais valias(1.000€), ou seja 280€.

Mas porque pensas em resgatar e não reestruturar a carteira?

A ideia inicial é a de rebalancear, para ficar, Obrigações 41,04%, Mistos 16,48%, Acções 42,74%. Para a deixar assim teria que colocar 4500 em obrigações e 500 em mistos.

Foi só uma ideia a de resgatar e neste momento vai com 3.2k de mais valias..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )