Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Margarida eu tenho quase a certeza que os IDs dos fundos são os mesmos, porque a maior parte tem fundos internacionais. Daí muita gente gerir bem os levantamentos por causa dos impostos.

Portanto procura pelos fundos aqui enunciados, quase de certeza que muitos existem em espanha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

@Bushy quando fazes market timming com os fundos. Levantas e voltas a subscrever? Mas não perdes para aí 4 dias com esta brincadeira? Ou usas outro capital?

Não te preocupes com isso porque tens mercado o ano todo e não são esses dias que vão decidir o ano todo, e normalmente só perco 2 dias, 1 para o dinheiro ficar disponivel e mais um para subsc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Carteiras conservadoras com 7% e 8% a pouco mais de 3 meses YTD. lol

Isto quando cair vai ser bonito  :-X

Quando começar a cair é só sair antes de cair. e não pensar que amanha vai subir e eu vendo, stop loss é muito importante

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E para acabar que já vai no 4 post, hoje fui até aos nossos amigos de olhos em bico e amigos do qré fró, logo vamos lá ver se os ventos são favoraveis na proxima semana. Pelo menos os indicadores economicos não assustam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E para acabar que já vai no 4 post, hoje fui até aos nossos amigos de olhos em bico e amigos do qré fró, logo vamos lá ver se os ventos são favoraveis na proxima semana. Pelo menos os indicadores economicos não assustam.

eu já estou com os olhos em bico(+/- 30% em 3 meses) e vou navegar de novo para essas paragens no fim de semana, pois deixei passar a hora do cutoff de hoje  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante

Boa tarde,

Normalmente os fundos indicam as 10 maiores posições dos seus activos (que por vezes não vai alem dos 30% dos que constituem a sua carteira). No caso das obrigações, A situação de Grecia deixa-me qualquer um preocupado relativamente ás possiveis perdas, caso não haja entendimento e bom senso.

A questão que vos coloco, como poderemos saber/identificar se um dado fundo (que nada indica nas suas 10 maiores posições) não está exposto à Grécia?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Acham boa altura entrar no NB Global Bond (LU0058464123)?

Devido á situação na grécia.

Qual o receio mesmo? da situação da Grécia contaminar todo o mercado? se assim for não podemos entrar em nenhum fundo :)

Se é pela suposta exposição do fundo a activos da Grécia, fui ver, porque é complicado aqui alguém saber isso de cor, portanto recomendo que façam também um pouco o trabalho de casa e pesquisem.

Ora demorei 3 minutos a ver o seguinte:

Segundo o prospecto da carteira a 27 de Fevereiro ( último publicado), este fundo tinha uma exposição de 25% a activos Gregos, olhando actualmente a 31 de Março para o top 5 que se encontra no site da GNB, não aparece Grécia e o activo do top com menos exposição é de 8,80%.

Depreendo então, que a exposição Grega baixou pelo menos abaixo dos 8,80%, ou talvez nem já tenham exposição, mesmo que fosse 8%, em 96M seriam de cerca de 7M, só Itália tem ela 22M...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual o receio mesmo? da situação da Grécia contaminar todo o mercado? se assim for não podemos entrar em nenhum fundo :)

Se é pela suposta exposição do fundo a activos da Grécia, fui ver, porque é complicado aqui alguém saber isso de cor, portanto recomendo que façam também um pouco o trabalho de casa e pesquisem.

Ora demorei 3 minutos a ver o seguinte:

Segundo o prospecto da carteira a 27 de Fevereiro ( último publicado), este fundo tinha uma exposição de 25% a activos Gregos, olhando actualmente a 31 de Março para o top 5 que se encontra no site da GNB, não aparece Grécia e o activo do top com menos exposição é de 8,80%.

Depreendo então, que a exposição Grega baixou pelo menos abaixo dos 8,80%, ou talvez nem já tenham exposição, mesmo que fosse 8%, em 96M seriam de cerca de 7M, só Itália tem ela 22M...

certo, obrigado

Vai ficar então desta forma;

Fidelity FPS Moderate Growth A (LU0251130554)

MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836)

Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266)

Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742)

Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901)

NB Global Bond (LU0058464123)

Eurizon Consumer Staples R Acc (LU0155230690)

UBS Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900)

BlackRock World Healthscience E2 (EUR) (LU0171309270)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora, neste momento, é ir saindo gradualmente. Gostaria de retirar até 50% do que lá tenho nos próximos tempos e os restantes 50% com o índice a atingir os 7000 pontos. Vamos lá ver se consigo... Mas se entretanto o vir a lateralizar muito tempo, até saio antes...

Eu ficaria muito feliz se ganhasse 30% líquidos em 8 meses. Mas se ganhar só 20% também ficarei feliz.

É preciso controlar o desespero quando se está a perder. E a ganância quando se está a ganhar.

Sem dúvida! A questão da ganância nem sempre é tão linear, dou-te um exemplo:

Imagina que estás a ganhar 30% numa acção, isto é excelente, não ponho sequer em causa. Imagina que o potencial da mesma num prazo de 3-5 anos, é de + 300% (ou mais se as coisas correrem mesmo bem, então é para ficar com ela).

Sair pode significar a perda do comboio. Eu sei que fundos são diferentes, mas o que quero demonstrar é que a ganância nem sempre é fácil de identificar se o objectivo for o longo prazo e as oscilações elevadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois Cardoso, mas a teoria vale o que vale, o PIMCO Real Return está barato :) nem todos estão caros, mas imagina agora entrar nesse fundo e amanhã o FED decidir aumentar as taxas de juro? leva pancada  ;D , por isso é que no fim eu disse  "até quando se mantêm caro?" o mesmo se pode dizer para o "barato", e sendo assim, o que faço é exactamente nada :) .

Em 2012 ninguém queria entrar no ES Ob Europa nem no ES Rendimento Plus, estavam carregados de divida de periféricos e já estavam "caros"... vê só as rentabilidades que tiveram ambos desde essa altura até hoje..

Eu diria que uma grande % de fundos, pelo menos dos mercados que estão a subir há alguns anos (outro a despertar) e alguns sectores estão caros pela forma como falaste. Assim sendo ninguém entraria e nem sequer faz sentido dizer que é para mínimo 5 anos, isso não existe. Sabemos lá nós se não entramos em Bear Market em 2017 por exemplo.

Esses dois que pena, nem me fales  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Carteiras conservadoras com 7% e 8% a pouco mais de 3 meses YTD. lol

Isto quando cair vai ser bonito  :-X

Daniel não agoires  :P  isso tem tempo para acontecer, por agora é deixar correr até existirem sinais em contrário. Os índices estão de boa saúde, euro a desvalorizar, taxas de 2 anos de PT negativas? xDD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daniel não agoires  :P  isso tem tempo para acontecer, por agora é deixar correr até existirem sinais em contrário. Os índices estão de boa saúde, euro a desvalorizar, taxas de 2 anos de PT negativas? xDD

eu por mim, mesmo com sinais em contrario, vou ficar dentro, por isso nao me preocupa. Tenho parte da carteira a vermelho ansiosa por brilhar nessa altura. Agora e impossivel carteiras conservadoras acabarem o ano a este ritmo. 30% ano? lol

ou se for possivel, algo de irracional se passa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sem dúvida! A questão da ganância nem sempre é tão linear, dou-te um exemplo:

Imagina que estás a ganhar 30% numa acção, isto é excelente, não ponho sequer em causa. Imagina que o potencial da mesma num prazo de 3-5 anos, é de + 300% (ou mais se as coisas correrem mesmo bem, então é para ficar com ela).

Sair pode significar a perda do comboio. Eu sei que fundos são diferentes, mas o que quero demonstrar é que a ganância nem sempre é fácil de identificar se o objectivo for o longo prazo e as oscilações elevadas.

Cardoso,

Sem demérito para os restantes, és dos membros deste fórum com quem mais gosto de trocar ideias. Contudo, aqui temos posições diferentes, porque partimos de pressupostos diferentes.

Tu admites como possível um investimento a longo prazo no PSI.

Eu não.

Eu acho que é possível aproveitar as loucas oscilações para ir ganhando 20 ou 30% de cada vez. E é possível ir fazendo isto quase todos os anos. Mas investir no psi 20, ficando sempre dentro, numa perspetiva de 10 anos, por exemplo? Só se for para perder dinheiro.

O melhor, na minha opinião, é ter uma carteira conservadora, que nos dê perspetivas (porque certezas ninguém as tem...) de um rendimento certo de 6% a 12% anuais. E complementar essa nossa carteira conservadora com alguns investimentos concentrados e com alguma dimensão que, aqui e ali, nos permitam incrementar e elevar mais ainda as rentabilidades, usando também a nossa carteira conservadora para receber as mais valias daqueles investimentos, por um lado, e para "estacionarmos" o dinheiro (reservado aos outros investimentos) até ao próximo investimento, por outro.

E é nesta perspetiva, e só nesta, que defendo o investimento no Psi, no Brasil, na Turquia ou na Rússia.

Achar possível ficar sempre investido no PSI 20, a longo prazo, para ganhar 200 ou 300%? Nas ações individuais, talvez, eu nem discuto o que não sei. Mas em fundos de investimento ou ETF é perder dinheiro. Quando acharem que, no psi 20, o céu é o limite, preparem-se para o pior e a curto/médio prazo, porque o abismo é já ali... 

Eu dou um exemplo.

Em 07/09/2010, um conhecido analista (reputadissimo à data, agora caiu na desgraça, justa ou injustamente, para o caso não interessa), identificava a fronteira entre o Bull e o Bear market no Psi nos 8900 pts. E dizia o mesmo que "já o vinha dizendo desde 2008...". Podem ver o vídeo (como se fosse um tesourinho) aqui: http://videos.sapo.pt/s476wj8AJv2ziclFlM7k

Nessa altura, o psi estava nos 7420 pontos. Segundo aquele analista, "o guru" dos mercados, estávamos em bear market.

Vamos pensar num investidor que ouvia isto e que resolvia entrar, a longo prazo (haverá ideia mais sedutora do que entrar, a longo prazo, em bear market, esperando aproveitar "todo o sumo", todas as subidas, desde o início do bull market, quando este chegar?).

Vamos pensar que este investidor usava, por exemplo, o fundo Santander Portugal (podia ser este, tal como podia ser outro qualquer, o resultado era o mesmo). Entrou à cotação, em 07/09/2010, de €24,33.

Ao fim destes anos todos, e já depois das fortes valorizações dos últimos tempos, amigo Cardoso, sabes qual é a cotação atual deste fundo?

€26,61 - http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A1E

Em 5 anos, o nosso investidor ganhou 9%.

Ganhou... quer dizer... isto dizer que ganhou... vamos lá ver como é que isto acaba... é que em 02/01/2015, a cotação do fundo estava em... €22,16!!! Estava a perder quase 10%!!!

Ou seja, até janeiro de 2015, o nosso grande investidor, se em vez de perder o tempo a investir, o tivesse dedicado à nobre arte de os coçar, sentadinho no sofá, enquanto vê uma deprimente novela, teria ganho dinheiro...!.

Pronto... aqui tens, com um exemplo, a minha opinião sobre o que vale um investimento a longo prazo no Psi. Vale zero!!!

Um forte abraço,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )