Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Isto!

Também eu fiquei vacinado. Risco por Risco, prefiro meter nos EUA.

Idem.

Também aguardo, e procuro adivinhar qual vai ser o momento alto do PSI, para poder despachá-lo. Por enquanto está recuperar de um grande tombo. E para dizer também, que investir no mercado nacional, nunca mais! :angel:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Atlas só por curiosidade, já referiste que usas 30% da tua carteira para investimento (market timming). Podias partilhar o que fazes com os outros 70%

Já agora usas a DeGiro?

Rmesq,

Talvez eu não me tenha explicado bem.

Mas atualmente tenho 90% dos recursos em seguros de capitalização e 10% em fundos de investimento.

Assim que se vencerem os seguros de capitalização (ou pelo menos, um deles) irei construir a carteira de investimento passivo, reservando 30% para o market timming. Mas isso só acontecerá no futuro (futuro próximo, daqui a um ano ou dois).

Assim, nessa carteira de investimento passivo, estava a pensar em optar por ETF, parecendo-me sedutora a ideia indicada pelo "Mouro emprestado" no tópico de ETF's do salvador: 25% obrigações, 25% ações, 25% cash, 25% ouro. A outra hipotese seria optar por index funds passivos da pictet, um de MSCI Europe e outro para o S&P 500 (e talvez um index fund do japão). Outra hipótese será optar por dois ETF, tipo SPY e AGG (numa relação 70% 30%). Quando se vencer o seguro de capitalização, logo decidirei. Até lá, preparo os 30% referentes ao market timming.

Não uso a Degiro. Tu usas? Tens boas referências?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Idem.

Também aguardo, e procuro adivinhar qual vai ser o momento alto do PSI, para poder despachá-lo. Por enquanto está recuperar de um grande tombo. E para dizer também, que investir no mercado nacional, nunca mais! :angel:

Se queres estar totalmente seguro, investe com ele a menos de 5000 pontos. É dinheiro garantido. Até te posso fazer a correspondência entre valor individual de cada ação que compõe o índice e o índice e verás como estão a preço de saldo, quando atinge este nível.

Se queres arriscar um bocadinho mais, espera pelos 5500 pontos. Agora entrar a partir dos 6500 pontos... Ele já esteve a 13.000 pontos em 2007, mas... é sempre um risco...

Eu no psi só arrisco se tiver a total convicção de que vou ganhar. Caso contrário...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho ouvido falar aqui no fórum, estava a pedir a tua opinião sobre a DeGiro para perceber mesmo se era porreira.

Quando à explicação já percebi, e acho que é sinceramente uma boa aposta :)

O teu objetivo é entrar abaixo dos 5k de pontos e abandonar o barco quando atingir que pontos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite!

Tenho 5000€ distribuidos da seguinte forma, quase a fazer 2 meses que me iniciei, tenho disponíveis 7500€ e venho pedir opinião sobre como distribuir, ou subscrever novos!?

obrigados

bjs

1.000 - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) -0,03%

1.000 - MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) +4,88%

1.000 - Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) +1,28%

500 - Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901) +2,26%

500 - Eurizon Consumer Staples R Acc (LU0155230690) + 4,32%

500 - UBS Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900) + 5,15%

500 - BlackRock World Healthscience E2 (EUR) (LU0171309270) + 9,88%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite!

Tenho 5000€ distribuidos da seguinte forma, quase a fazer 2 meses que me iniciei, tenho disponíveis 7500€ e venho pedir opinião sobre como distribuir, ou subscrever novos!?

obrigados

bjs

1.000 - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) -0,03%

1.000 - MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) +4,88%

1.000 - Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) +1,28%

500 - Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901) +2,26%

500 - Eurizon Consumer Staples R Acc (LU0155230690) + 4,32%

500 - UBS Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900) + 5,15%

500 - BlackRock World Healthscience E2 (EUR) (LU0171309270) + 9,88%

Resgata o M&G e substitui pelo Fidelity FPS Moderate Growth A LU0251130554  e reforça o resto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso,

Ninguém ganha consistentemente no psi 20 se não fizer market timming. A ideia é teres outra carteira, de investimento passivo, que siga o S&P 500 e o MSCI Europa e obrigações (tipo ETF AGG), ou então construíres uma carteira bem diversificada, onde colocas as mais valias (venham elas de onde vierem) e fazes os rebalanceamentos anuais. É no investimento passivo que, na minha opinião, nos devemos concentrar na maior parte, até para dormirmos descansados à noite...

E depois destinar uma parte dos teus recursos para o market timming (não mais de 30%). Enquanto aguardas as pechinchas, colocas esse dinheiro na carteira de investimento passivo e ficas à espera (em momentos em que os emergentes e o psi não estão maduros para se entrar). Quando chega a altura, entras. E quando chegar o momento, sais, metes o dinheiro ganho na tua carteira de investimento passivo, e voltas a aguardar. Assim que um dos meus seguros de capitalização se vencer, vou construir essa carteira de investimento passivo.

Mas fazer buy and hold com o PSI 20 é perder dinheiro. É a minha opinião. E estudei o índice desde 2003.

5500 pts é uma otima altura para fazer uma primeira entrada, com uma pequena parte de capital. O fundo BPI Portugal estará, nesse momento, por volta da cotação €12,50. Se ele depois voltar a subir, paciência, ganha-se o que se pode. Não esquecer que o importante é o nosso investimento passivo. Se baixar dos 5100 pts (mais ou menos, no BPI Portugal, estará abaixo da cotação €12,00) é o momento de investir em força.

BPI Portugal. Eu não tenho conhecimentos para me dedicar a esses outros instrumentos financeiros. E só invisto de acordo com os meus conhecimentos. Cada um deve investir de acordo com as suas limitações, assumindo-as com humildade.

Que fundo sugeres (para seguir o índice Italiano)?

Atlas,

Ainda bem que existe esta troca de ideias porque é assim que vamos evoluindo. (Por mim falo).

Vamos por partes:

Investir no PSI20 através de fundos de investimento que é o mesmo que dizer que só entras longo, concordo inteiramente contigo, não é possível ganhar consistentemente. Mas também sabes que é possível estar no mercado do lado short (curto) correcto? Mesmo que isso signifique o pagamento de juros pela posição aberta, ainda assim é excelente.

Portanto o ganhar consistentemente é muito vago.

"É no investimento passivo que, na minha opinião, nos devemos concentrar na maior parte, até para dormirmos descansados à noite..."

Sem dúvida ;)  Posteriormente vou-me debruçar sobre esta questão, aliás quanto mais cedo se começar maior será a vantagem. No entanto a carteira não estica e o que não existem são mil e uma formas de investir.

"Mas fazer buy and hold com o PSI 20 é perder dinheiro. É a minha opinião. E estudei o índice desde 2003."

Se ainda tivesses estudado o índice antes de 1990 ;D :P

Cuidado com esses estudos porque vê bem quem é que fazia parte do PSI20 nessa altura (BES, por exemplo). Chegaste a ter Brisa e Cimpor que eram duas excelentes empresas. Muitas outras fizeram parte, e algumas delas com um peso bem diferente do actual, por exemplo a PT do Zeinal Bava  :P

"5500 pts é uma otima altura para fazer uma primeira entrada, com uma pequena parte de capital. O fundo BPI Portugal estará, nesse momento, por volta da cotação €12,50. Se ele depois voltar a subir, paciência, ganha-se o que se pode. Não esquecer que o importante é o nosso investimento passivo. Se baixar dos 5100 pts (mais ou menos, no BPI Portugal, estará abaixo da cotação €12,00) é o momento de investir em força."

Como já falámos há algum tempo atrás. O que interessa é que uma estratégia dê frutos. Independentemente do que eu possa dizer agora, e eu percebo o teu raciocínio. Acho que não existem valores assim em relação a fundos vs índice. Muitas variáveis podem influenciar.

Não sei se usaste a mesma estratégia para o Brasil e Rússia, mas podes ver que não existe uma total linearidade.

"BPI Portugal. Eu não tenho conhecimentos para me dedicar a esses outros instrumentos financeiros. E só invisto de acordo com os meus conhecimentos. Cada um deve investir de acordo com as suas limitações, assumindo-as com humildade."

Tinha ideia que era esse o fundo escolhido por ti. Afinal tenho boa memória eheh

Uma das melhores lições que se pode dar a alguém neste mundo financeiro é "Investir de acordo com os conhecimentos que têm". ;)

Quanto ao fundo italiano vê o Fidelity, desculpa não colocar aqui o link (estou sem tempo). Mas é mesmo só para aproveitar a boleia que aquilo é uma volatilidade, aliás característica dos países do sul da europa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho ouvido falar aqui no fórum, estava a pedir a tua opinião sobre a DeGiro para perceber mesmo se era porreira.

O teu objetivo é entrar abaixo dos 5k de pontos e abandonar o barco quando atingir que pontos?

A DeGiro é uma corretora low cost...

Atenção às estratégias, o que funciona para um pode não funcionar para o vizinho do lado.

Entrar abaixo dos 5.000 é para heróis, ninguém nos garante que não pode ir mais abaixo. Vejam N exemplos: BCP/PT and so on.

Não existem certezas nos mercados financeiros apenas estratégias e capacidade de gerir o risco.

Ninguém acreditava que o S&P 500 ia estar acima dos 1800 pontos, ninguém acreditava que ia alcançar os 2.000 pontos e a verdade é que já foi aos 21XX.

Atlas eu sei que a pergunta foi dirigida a ti, não me leves a mal, mas achei por bem fazer esta referência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É sempre importante olhar para o histórico de um fundo, apesar das carteiras alterarem os gestores costumam ter as mesmas decisões em várias fases no tempo.

Uma forma que sempre utilizei para ver se um fundo estaria "barato" ou "caro", é olhar para a sua rentabilidade a 1 ano comparando com a de 3/5 anos, se tiveres um fundo com uma rentabilidade a 1 ano do dobro da rentabilidade a 3 é óbvio que a ideia que se tem é que estará caro, o problema que se coloca é até quando se vai manter caro  ;D e aqui teremos duas decisões pela frente, ou não se entra e espera-se que fique mais barato, pode durar 3 meses, 6 meses ou anos!!! ou entra-se na prespectiva sempre de o incluir numa carteira já diversificada e de objectivo de médio longo prazo, porque se o objectivo é de entrar num fundo para aproveitar timmings a coisa pode não correr nada bem.

Penso que os "velhinhos" fundos da 1ª página já têm algum histórico aqui no nosso cantinho, estão cá quase todos desde fins de 2012, o que já lhes dá um histórico de mais de 2 anos, e quem tem acompanhado estes fundos vê que as rentabilidades são fantásticas em 99% deles, e em 2 anos e tal já tivemos alguns momentos de stress, o maior foi em Maio/Junho de 2013, 2 meses praticamente com tudo a cair, e mesmo assim olhem só para as rentabilidades que se verificam.

Para dizer que, quem tem em mente prespectivas de entrada, de saída, de aposta em mercados bastante voláteis, seguir certas recomendações, vai sair defraudado, stresses irão haver sempre, muitos deles têm de ser fabricados para que os mercados fiquem mais baratos, e os fundos têm de seguir os mercados...

Então está tudo extremamente caro. O que fazes nesta altura em que estamos num momento bullish? Quer dizer que já vêm desde 2012. Não reforças, esperas ou reforças com base no que dizes nesta parte do teu texto "Uma forma que sempre utilizei para ver se um fundo estaria "barato" ou "caro", é olhar para a sua rentabilidade a 1 ano comparando com a de 3/5 anos, se tiveres um fundo com uma rentabilidade a 1 ano do dobro da rentabilidade a 3 é óbvio que a ideia que se tem é que estará caro, o problema que se coloca é até quando se vai manter caro".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois Cardoso, mas a teoria vale o que vale, o PIMCO Real Return está barato :) nem todos estão caros, mas imagina agora entrar nesse fundo e amanhã o FED decidir aumentar as taxas de juro? leva pancada  ;D , por isso é que no fim eu disse  "até quando se mantêm caro?" o mesmo se pode dizer para o "barato", e sendo assim, o que faço é exactamente nada :) .

Em 2012 ninguém queria entrar no ES Ob Europa nem no ES Rendimento Plus, estavam carregados de divida de periféricos e já estavam "caros"... vê só as rentabilidades que tiveram ambos desde essa altura até hoje..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Mas fazer buy and hold com o PSI 20 é perder dinheiro. É a minha opinião. E estudei o índice desde 2003."

Se ainda tivesses estudado o índice antes de 1990 ;D :P

Cuidado com esses estudos porque vê bem quem é que fazia parte do PSI20 nessa altura (BES, por exemplo). Chegaste a ter Brisa e Cimpor que eram duas excelentes empresas. Muitas outras fizeram parte, e algumas delas com um peso bem diferente do actual, por exemplo a PT do Zeinal Bava  :P

há pelo menos um fundo de acções portuguesas a 10 anos com 2.54 liquidos (o que significa uma taxa acima de 3.5% bruta), e vários perto de 2% liquidos. Não é assim tãooo mau para quem investiu ha dez anos e olhou agora para o dinheiro. Aliás, vendo as taxas de inflação desde 2005, não é perder dinheiro, se bem que também não é ganhar grande coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tiveres em conta a volatilidade para obter esses 3,5% de facto não é mau. É péssimo, talvez dos piores a nível planetário.

Mas isso não tem a haver com o fundo. Alias vendo o alfa e beta dá para ver que o fundo em questão até se tem portando muito bem face ao indice.

O problema tem a haver com o facto de alguem decidir investir num indice completamente ineficiente, sem qualquer expressão no contexto mundial e esperar milagres quando sabe à partida que ha indices muito mais atractivos para estar. O psi 20 é como é. Só lá se mete quem quer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Desculpem-me o offtopic, mas não podia deixar passar isto:

ETF DA AMUNDI RENDE MAIS DE 20%

O Amundi ETF Euro Stoxx 50 UCITS è um dos ETF comercializados no mercado português, que permite aos investidores seguir o desempenho do Índice europeu Stoxx 50. O produto oferece um retorno de 20,5% no ultimo ano, com as acções europeias a serem sustentadas pelo optimismo em torno da região. A expectativa de recuperação da economia da região e os estímulos do BCE têm canalizado mais investimento para a Europa.

Para além de sugerirem um ETF de replicação sintética (nem devem saber o que é) quando podiam sugerir um ETF de replicação física do mesmo índice (por ex: iShares Core EURO STOXX 50 UCITS ETF, que ainda para mais tem melhor retorno a 12 meses que o ETF sugerido), nem percebem que o Stoxx 600 (mais diversificado) tem também ganhos ligeiramente superiores a 12 meses (sugiro o ETF "físico" da iShares: iShares STOXX Europe 600 UCITS ETF (DE) ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem que ser feito o pedido do resgate ao pfa?

Digo para resgatar por não achar grande piada a esse fundo :) há mistos mais interessantes nomeadamente o que falei, pode ser feito o resgate no site acho eu, pelo menos no Best dá, não sei qual o teu banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Digo para resgatar por não achar grande piada a esse fundo :) há mistos mais interessantes nomeadamente o que falei, pode ser feito o resgate no site acho eu, pelo menos no Best dá, não sei qual o teu banco.

Olá D@vid

Tenho no best e fui confirmar novamente e não dá, diz operação indisponivel para resgate.

Vou trocar como sugeres e reforçar em % iguais os restantes.

bjs

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Olá D@vid

Tenho no best e fui confirmar novamente e não dá, diz operação indisponivel para resgate.

Vou trocar como sugeres e reforçar em % iguais os restantes.

bjs

NÃO DÁ? :o

Ainda esta semana resgatei o M&G sem qualquer problema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora, neste momento, é ir saindo gradualmente. Gostaria de retirar até 50% do que lá tenho nos próximos tempos e os restantes 50% com o índice a atingir os 7000 pontos. Vamos lá ver se consigo... Mas se entretanto o vir a lateralizar muito tempo, até saio antes...

Eu ficaria muito feliz se ganhasse 30% líquidos em 8 meses. Mas se ganhar só 20% também ficarei feliz.

É preciso controlar o desespero quando se está a perder. E a ganância quando se está a ganhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Que percentagem do vosso capital, colocam em fundos de investimento?

Depende de cada um, eu só não tenho 100% porque sempre foi havendo outras aplicações interessantes, mas como as coisas vão evoluindo parece-me que vai estar 100% em fundos nos tempos próximos :) óbvio que dessa percentagem pelo menos 10% tem de estar num fundo ou fundos de tesouraria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depende de cada um, eu só não tenho 100% porque sempre foi havendo outras aplicações interessantes, mas como as coisas vão evoluindo parece-me que vai estar 100% em fundos nos tempos próximos :) óbvio que dessa percentagem pelo menos 10% tem de estar num fundo ou fundos de tesouraria.

Que fundo aconselhas para esses 10%?

obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )