Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

financeira, claro... não me parece que seja apenas sorte.. mas isso seria outra conversa que eu não posso ter:)

Também não concordo que seja apenas sorte. Alguém com mais conhecimento do assunto consegue minimizar os riscos das suas acções. É claro que existe sempre o fator sorte, mas conhecimentos da área ajudam muito na minha opinião!

Os fundos de investimento  e a nata dos fundos de investimento (hedge fund) recruta pessoas com formação em ciências exactas (Matemática, Física, Estatística,..., Computação) a àrea de finanças pouco ou nada interessa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Existem aplicações onde se guarda o dinheiro ( Depósitos a Prazo, CA, Seguros de Capitalização ),  há aplicações onde se ganha/perde dinheiro ( Acções, Obrigações, Certificados, Warrants, CFDs, Forex ) , depois há a aplicação "mestre" que pode albergar de tudo um pouco do que disse atrás, e dessa forma minimiza riscos ( de crédito, capital, volatilidade...) são os fundos de investimento.

Temos de agradecer a Adrian van Ketwick, que em 1774  criou o 1º fundo de investimento  ;D , por podermos ter aceso de uma forma simples, gratuita em 99% dos casos, à melhor aplicação financeira na minha opinião.

Perguntem a vocês próprios ( aqueles que têm ), se têm um seguro de capitalização para 8 anos, depósitos a prazo acima dos 3 anos, titulos de dívida ( CA ) de uma entidade que não é supervisionada e que o reembolso depende das contas públicas, Acções/Obrigações com risco de crédito dos emitentes em que para os minimizar se tem de comprar uma larga carteira dos mesmos com custos enormes, "brincar" aos Derivados, Câmbios etc...porque não apostar tudo numa carteira ou várias carteiras em fundos de investimento para prazos de 3, 5, 8 anos ou mais?

Olhos que não vêm coração que não sente, costuma-se dizer, um DP não fazemos a mínima ideia do que os bancos fazem com ele, CA igual, Seguros nem nos dão as carteiras, Fundos são transparentes, temos acesso á carteira e á cotação real ao dia, e esse é o "problema"  ;D ;D

Pensem nisso  ;) , passem a ver as carteiras com espaços temporais mais alargados, não deixem que o vizinho do lado e as noticias vos influenciem na estratégia delineada, se o vizinho tem uma carrinha de 9 lugares porque tem 6 filhos porque raio eu que sou solteiro e sem filhos também terei que ter uma? pensem pela vossa cabeça.  ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existem aplicações onde se guarda o dinheiro ( Depósitos a Prazo, CA, Seguros de Capitalização ),  há aplicações onde se ganha/perde dinheiro ( Acções, Obrigações, Certificados, Warrants, CFDs, Forex ) , depois há a aplicação "mestre" que pode albergar de tudo um pouco do que disse atrás, e dessa forma minimiza riscos ( de crédito, capital, volatilidade...) são os fundos de investimento.

Temos de agradecer a Adrian van Ketwick, que em 1774  criou o 1º fundo de investimento  ;D , por podermos ter aceso de uma forma simples, gratuita em 99% dos casos, à melhor aplicação financeira na minha opinião.

Perguntem a vocês próprios ( aqueles que têm ), se têm um seguro de capitalização para 8 anos, depósitos a prazo acima dos 3 anos, titulos de dívida ( CA ) de uma entidade que não é supervisionada e que o reembolso depende das contas públicas, Acções/Obrigações com risco de crédito dos emitentes em que para os minimizar se tem de comprar uma larga carteira dos mesmos com custos enormes, "brincar" aos Derivados, Câmbios etc...porque não apostar tudo numa carteira ou várias carteiras em fundos de investimento para prazos de 3, 5, 8 anos ou mais?

Olhos que não vêm coração que não sente, costuma-se dizer, um DP não fazemos a mínima ideia do que os bancos fazem com ele, CA igual, Seguros nem nos dão as carteiras, Fundos são transparentes, temos acesso á carteira e á cotação real ao dia, e esse é o "problema"  ;D ;D

Pensem nisso  ;) , passem a ver as carteiras com espaços temporais mais alargados, não deixem que o vizinho do lado e as noticias vos influenciem na estratégia delineada, se o vizinho tem uma carrinha de 9 lugares porque tem 6 filhos porque raio eu que sou solteiro e sem filhos também terei que ter uma? pensem pela vossa cabeça.  ::)

Este homem é um sinhoriii  8) :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a ponderar criar mais uma carteira satélite "sectorial" 100% acções para um prazo nunca inferior a 3 anos e com a seguinte composição (20% para cada fundo):

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) -> Acções Bens Consumo

Pictet Water-R EUR (LU0104885248) -> Acções Sector Água

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P (LU0366711900) -> Acções Sector Infraestruturas

Parvest Equity World Health Care N-Capitalisation (LU0823417141) -> Acções Sector Saúde

Parvest Equity World Technology N-Capitalisation (LU0823422141) -> Acções Sector Tecnologia

Alguém quer dar uma opinião / sugestão?

Desde já agradeço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para os que, como eu, investem no Psi 18, e que estão embriagados pela euforia, aqui fica um primeiro sinal de alerta:

http://economico.sapo.pt/noticias/estara-o-psi-20-a-esgotar-o-potencial-de-subida_215282.html

Eu já comecei a sair e a proteger as fortes mais valias. Todos os meses, até junho, vou retirar-me gradualmente do Psi 20.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David e exposição á divida grega qual é a tua opiniao?... Se nao ouver acordo achas k que nao cumprem com as obrigacoes

Sent from my iPhone using Tapatalk

Tudo o que se possa dizer é especulação, ninguém sabe o que vai acontecer e as noticias serve para muitaaaa coisa, não sei se me entendes, a saída de um País do Euro tem consequências que nem sabemos bem quais, mas uma coisa é certa, quem sair terá de emitir moeda e jogar com isso, por isso penso que a nivel de obrigações Gregas haverá dinheiro de alguma forma para pagar, mas compraste obrigações Gregas? :) actualmente não vejo fundos com grande exposição á Grécia, nem mesmo o NB OB Europa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É sempre uma aventura entrar nos fundos quando estão "todos" a subir ou em alta, pois quando houver correcção, os valores podem voltar ao "normal". Esse "normal" poderá ser bem inferior ao valor da data do investimento.

É um pouco como tentar entrar num comboio quando está em movimento, sabendo que este irá parar em algum momento, mas que também depois disso irá retomar a marcha.

Seria bem mais fácil saber e não adivinhar, quais os fundos que agora estão em "maré-baixa", mas que historicamente estiveram em "maré-cheia", para então poder investir com mais certezas.

O problema é que os bons fundos, ou por exemplo os fundos 4 e 5 estrelas Morningstar, são bons precisamente porque são constantes na sua evolução positiva. Aqui é investir e esquecer (médio, longo-prazo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É sempre importante olhar para o histórico de um fundo, apesar das carteiras alterarem os gestores costumam ter as mesmas decisões em várias fases no tempo.

Uma forma que sempre utilizei para ver se um fundo estaria "barato" ou "caro", é olhar para a sua rentabilidade a 1 ano comparando com a de 3/5 anos, se tiveres um fundo com uma rentabilidade a 1 ano do dobro da rentabilidade a 3 é óbvio que a ideia que se tem é que estará caro, o problema que se coloca é até quando se vai manter caro  ;D e aqui teremos duas decisões pela frente, ou não se entra e espera-se que fique mais barato, pode durar 3 meses, 6 meses ou anos!!! ou entra-se na prespectiva sempre de o incluir numa carteira já diversificada e de objectivo de médio longo prazo, porque se o objectivo é de entrar num fundo para aproveitar timmings a coisa pode não correr nada bem.

Penso que os "velhinhos" fundos da 1ª página já têm algum histórico aqui no nosso cantinho, estão cá quase todos desde fins de 2012, o que já lhes dá um histórico de mais de 2 anos, e quem tem acompanhado estes fundos vê que as rentabilidades são fantásticas em 99% deles, e em 2 anos e tal já tivemos alguns momentos de stress, o maior foi em Maio/Junho de 2013, 2 meses praticamente com tudo a cair, e mesmo assim olhem só para as rentabilidades que se verificam.

Para dizer que, quem tem em mente prespectivas de entrada, de saída, de aposta em mercados bastante voláteis, seguir certas recomendações, vai sair defraudado, stresses irão haver sempre, muitos deles têm de ser fabricados para que os mercados fiquem mais baratos, e os fundos têm de seguir os mercados...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo o que se possa dizer é especulação, ninguém sabe o que vai acontecer e as noticias serve para muitaaaa coisa, não sei se me entendes, a saída de um País do Euro tem consequências que nem sabemos bem quais, mas uma coisa é certa, quem sair terá de emitir moeda e jogar com isso, por isso penso que a nivel de obrigações Gregas haverá dinheiro de alguma forma para pagar, mas compraste obrigações Gregas? :) actualmente não vejo fundos com grande exposição á Grécia, nem mesmo o NB OB Europa...

Pois se bem k 4 ou 5 % de exposição em dinheiro equivale logo milhares de euros....

Tu k andas a Mt nisto dos fundos, nunca ouve nenhum k tenha tido alguma obrigação ao qual não ouve pagamento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois se bem k 4 ou 5 % de exposição em dinheiro equivale logo milhares de euros....

Tu k andas a Mt nisto dos fundos, nunca ouve nenhum k tenha tido alguma obrigação ao qual não ouve pagamento?

Que me recorde não...mas por exemplo, deve haver fundos de investimento que ficaram a arder com obrigações e acções do BES...mas é aqui que os fundos se destacam, é pela sua diversificação que faz minimizar os riscos, ok que 4% ou 5% podem significar alguns milhares de euros, mas o efeito no fundo acaba por não ser assim tão relevante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ar ppr teve o ano passado obrigações de uma empresa ucraniana (Mriya Agro Holding) que entrou em default.  Além disso tinha exposição ao grupo BES, nomeadamente acções da ESFG. Após um ano está com 13%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ar ppr teve o ano passado obrigações de uma empresa ucraniana (Mriya Agro Holding) que entrou em default.  Além disso tinha exposição ao grupo BES, nomeadamente acções da ESFG. Após um ano está com 13%.

Pois, é um pouco isso, só uma exposição acima de 15% ou 20% é que poderá ter um impacto significativo, e mesmo assim o fundo não para, há sempre mais 80% de activos e portanto seguem o caminho normal, é coisa que não me preocupa, preocupava-me sim se tivesse actualmente obrigações directas da Grécia :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a ponderar criar mais uma carteira satélite "sectorial" 100% acções para um prazo nunca inferior a 3 anos e com a seguinte composição (20% para cada fundo):

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) -> Acções Bens Consumo

Pictet Water-R EUR (LU0104885248) -> Acções Sector Água

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P (LU0366711900) -> Acções Sector Infraestruturas

Parvest Equity World Health Care N-Capitalisation (LU0823417141) -> Acções Sector Saúde

Parvest Equity World Technology N-Capitalisation (LU0823422141) -> Acções Sector Tecnologia

Alguém quer dar uma opinião / sugestão?

Desde já agradeço!

Gosto bastante desta carteira, mas eu esperava em relação ao de Saúde. Dizem que não existe timming de entrada em FI´s, o que em parte é verdade para quem quiser sair daqui a 5 ou 8 anos, mas eu acho que podemos sempre tentar a melhor entrada possível, estando atento ao mercado que pretendemos.

Para os que, como eu, investem no Psi 18, e que estão embriagados pela euforia, aqui fica um primeiro sinal de alerta:

http://economico.sapo.pt/noticias/estara-o-psi-20-a-esgotar-o-potencial-de-subida_215282.html

Eu já comecei a sair e a proteger as fortes mais valias. Todos os meses, até junho, vou retirar-me gradualmente do Psi 20.

Atlas guias-te por notícias? É que este tipo de notícias são excelentes é sinal que a subida está longe de estar esgotada.

Se me falares do CP aí concordo contigo, aliás a subida do PSI20 foi extremamente elevada para o curto espaço de tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas guias-te por notícias? É que este tipo de notícias são excelentes é sinal que a subida está longe de estar esgotada.

Se me falares do CP aí concordo contigo, aliás a subida do PSI20 foi extremamente elevada para o curto espaço de tempo.

Cardoso,

Eu não me guio por notícias. Quando em Novembro e Dezembro tudo fugia, e chamavam "chafarica" ao Psi, eu investia ainda mais e reforçava...

Mas sei ver que o índice está nos 6000 pontos sensivelmente. Andou por volta dos 4600 em inícios do ano. Eu tenho sérias dúvidas que ultrapasse os 7000 pontos. Então prefiro ir saindo aos poucos - de Abril a Junho - momento em que espero que o índice já tenha atingido os 7000 pts (ir saindo... não sair tudo de uma vez...). Entretanto, com esse dinheiro que vou resgatando, vou reforçando um index fund europeu, que é menos volátil (LU0130731713), vou tendo alguns ganhos e ficarei a aguardar a próxima forte correção do psi, para voltar a entrar. Quando essa correção surgir, é evidente que vou perder algumas das mais valias entretanto geradas no index fund (repito: apenas algumas mais valias), mas a queda do valor das Up's será muito menor do que se estivesse no Psi. O Psi é louco a subir, mas quando cai... fujam... vai mais valias, vai capital, vai tudo à frente...

Se vou deixar de ganhar algum dinheiro com esta estratégia? Se calhar, sim... Mas se tudo correr bem, em 8 meses terei esfolado cerca de 25% a 30% de mais valias (já líquidas de impostos). Para mim, está ótimo.

O psi sofre de doença bipolar. É de extremos. E eu quero sair enquanto ele está eufórico...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JoseInvesdor

6 FUNDOS PARA GANHAR NAS BOLSAS.

Os fundos de investimento e os ETF de acções garantem retornos acima de 20% no último ano. O bom momento nas bolsas mundiais deverá continuar a ter reflexo em ambos os produtos. Conheça os melhores fundos de gestão activa e passiva.

APOSTA NA EUROPA RENDE ATÉ 26%

O Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail lidera os retornos dos fundos que investem na Europa no último ano. Com a classificação máxima da Morningstar, o fundo rende mais de 26% em 12 meses. A política de investimento prevê a aposta em empresas que apresentam um elevado potencial para o pagamento de dividendos. A Novartis, a Roche e a Bayer são actualmente as maiores posições na carteira do fundo.

BERNSTEIN MIRA GRANDES COTADAS NO JAPÃO

O fundo que investe em acções japonesas com o melhor rendimento é o ACMBernstein Japan Strategic Value. Com uma valorização superior a 43% no último ano, o sector de consumo recolhe a maior parcela de capital (23,8%), seguido pelo sector tecnológico, que capta perto de 20% do património. O banco Mitsubishi UFJ Financial Group é a maior participação na carteira, seguido pela tecnológica Sumco.

FINANCEIRAS NA ÍNDIA GARANTEM GANHOS ELEVADOS

Com um desempenho muito expressivo no último ano, ao disparar perto de 70%, o funda da Parvest para a Índia mantém ganhos acentuados em 2015 (24%). Apesar do sector dos serviços financeiros representar a maior parcela da carteira, com 28,91% do património, é uma operadora de telecomunicações que ocupa a maior posição do fundo Parvest Equity India Classic. A Bharti Airtel capta 6% do capital.

ETF DA AMUNDI RENDE MAIS DE 20%

O Amundi ETF Euro Stoxx 50 UCITS è um dos ETF comercializados no mercado português, que permite aos investidores seguir o desempenho do Índice europeu Stoxx 50. O produto oferece um retorno de 20,5% no ultimo ano, com as acções europeias a serem sustentadas pelo optimismo em torno da região. A expectativa de recuperação da economia da região e os estímulos do BCE têm canalizado mais investimento para a Europa.

JAPÃO OFERECE RENDIBILIDADES ELEVADAS

O fundo da iShares que réplica o MSCI Japão apresenta uma valorização de 28% nos últimos 12 meses. O iShares MSCI Japan EUR Hedged está protegido da oscilação cambial, uma vez que já está cotado em euros, protegendo o investidor da volatilidade das moedas. A bolsa japonesa tem sido impulsionada pelas medidas de estímulo do Banco do Japão, que continua a injectar grandes montantes de capital na economia da região.

BOLSA DA ÍNDIA FAZ ETF BRILHAR

A bolsa da Índia foi uma das praças que brilharam em 2014, mantendo o bom desempenho este ano, ainda que numa proporção significativamente menor. O Lyxor UCITS ETF MSCI India C-EUR é um dos ETF que replicam o comportamento do índice MSCI Índia. Com uma valorização superior a 54% no último ano, o fundo rende 21,66% em 2015. Ainda que a aposta na Índia garanta retornos elevados, o risco do investimento é grande.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso,

Eu não me guio por notícias. Quando em Novembro e Dezembro tudo fugia, e chamavam "chafarica" ao Psi, eu investia ainda mais e reforçava...

Mas sei ver que o índice está nos 6000 pontos sensivelmente. Andou por volta dos 4600 em inícios do ano. Eu tenho sérias dúvidas que ultrapasse os 7000 pontos. Então prefiro ir saindo aos poucos - de Abril a Junho - momento em que espero que o índice já tenha atingido os 7000 pts (ir saindo... não sair tudo de uma vez...). Entretanto, com esse dinheiro que vou resgatando, vou reforçando um index fund europeu, que é menos volátil (LU0130731713), vou tendo alguns ganhos e ficarei a aguardar a próxima forte correção do psi, para voltar a entrar. Quando essa correção surgir, é evidente que vou perder algumas das mais valias entretanto geradas no index fund (repito: apenas algumas mais valias), mas a queda do valor das Up's será muito menor do que se estivesse no Psi. O Psi é louco a subir, mas quando cai... fujam... vai mais valias, vai capital, vai tudo à frente...

Se vou deixar de ganhar algum dinheiro com esta estratégia? Se calhar, sim... Mas se tudo correr bem, em 8 meses terei esfolado cerca de 25% a 30% de mais valias (já líquidas de impostos). Para mim, está ótimo.

O psi sofre de doença bipolar. É de extremos. E eu quero sair enquanto ele está eufórico...

Eu investi no PSI mas não foi através de fundos, passou-me ao lado e podia ter colocado algum mas estou satisfeito.

Se tiveres a fazer market timming a tua análise é excelente e faz todo o sentido, caso contrário, não. Porque razão digo isto? Sem saber em que níveis do PSI reforçaste no teu FI (não havendo uma ligação directa - atenção) mas imagina que numa próxima correcção o PSI vêm apenas aos 5500 pontos (por exemplo). Não vou entrar em pormenores técnicos.

Já agora podes dizer qual foi o fundo que escolheste para entrar no PSI? Como te disse preferi outros instrumentos financeiros, ainda que pesados devido ao spread mas ainda assim compensaram  ;)  (Não foi o do BPI - Lembro-me que tinhas falado nesse).

Em relação a esse fundo europeu acho que consegues encontrar melhor para colocar as mais-valias e aguardar por um definição (ou correcção). O desvio padrão é elevado.

O PSI é de extremos porque não nos podemos esquecer que isto é uma zona regional, logo sofre desses males  ;D . Agora a sério se o QE trouxer o que se espera, o PSI irá beneficiar e muito.

Aliás tens outro índice que tenho uma confiança, o Italiano, fica atento ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu investi no PSI mas não foi através de fundos, passou-me ao lado e podia ter colocado algum mas estou satisfeito.

Se tiveres a fazer market timming a tua análise é excelente e faz todo o sentido, caso contrário, não. Porque razão digo isto? Sem saber em que níveis do PSI reforçaste no teu FI (não havendo uma ligação directa - atenção) mas imagina que numa próxima correcção o PSI vêm apenas aos 5500 pontos (por exemplo). Não vou entrar em pormenores técnicos.

Cardoso,

Ninguém ganha consistentemente no psi 20 se não fizer market timming. A ideia é teres outra carteira, de investimento passivo, que siga o S&P 500 e o MSCI Europa e obrigações (tipo ETF AGG), ou então construíres uma carteira bem diversificada, onde colocas as mais valias (venham elas de onde vierem) e fazes os rebalanceamentos anuais. É no investimento passivo que, na minha opinião, nos devemos concentrar na maior parte, até para dormirmos descansados à noite...

E depois destinar uma parte dos teus recursos para o market timming (não mais de 30%). Enquanto aguardas as pechinchas, colocas esse dinheiro na carteira de investimento passivo e ficas à espera (em momentos em que os emergentes e o psi não estão maduros para se entrar). Quando chega a altura, entras. E quando chegar o momento, sais, metes o dinheiro ganho na tua carteira de investimento passivo, e voltas a aguardar. Assim que um dos meus seguros de capitalização se vencer, vou construir essa carteira de investimento passivo.

Mas fazer buy and hold com o PSI 20 é perder dinheiro. É a minha opinião. E estudei o índice desde 2003.

5500 pts é uma otima altura para fazer uma primeira entrada, com uma pequena parte de capital. O fundo BPI Portugal estará, nesse momento, por volta da cotação €12,50. Se ele depois voltar a subir, paciência, ganha-se o que se pode. Não esquecer que o importante é o nosso investimento passivo. Se baixar dos 5100 pts (mais ou menos, no BPI Portugal, estará abaixo da cotação €12,00) é o momento de investir em força.

Já agora podes dizer qual foi o fundo que escolheste para entrar no PSI? Como te disse preferi outros instrumentos financeiros, ainda que pesados devido ao spread mas ainda assim compensaram  ;)  (Não foi o do BPI - Lembro-me que tinhas falado nesse).

BPI Portugal. Eu não tenho conhecimentos para me dedicar a esses outros instrumentos financeiros. E só invisto de acordo com os meus conhecimentos. Cada um deve investir de acordo com as suas limitações, assumindo-as com humildade.

Em relação a esse fundo europeu acho que consegues encontrar melhor para colocar as mais-valias e aguardar por um definição (ou correcção). O desvio padrão é elevado.

O PSI é de extremos porque não nos podemos esquecer que isto é uma zona regional, logo sofre desses males  ;D . Agora a sério se o QE trouxer o que se espera, o PSI irá beneficiar e muito.

Aliás tens outro índice que tenho uma confiança, o Italiano, fica atento ;)

Que fundo sugeres (para seguir o índice Italiano)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )