Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Começo a denotar um padrão, culpa dos cortes nas taxas dos CAs e dos CTPMs.

A malta não consegue obter rendimentos fixes em aplicações com garantia de capital, então viram-se para os fundos, porque olham para os números das rendibilidades do último ano e ficam impressionados/seduzidos.

Depois entra o factor internet, a malta procura, encontra este fórum e pronto, toca de pedir recomendações: "Qual é o melhor fundo pra eu meter o meu dinheirito?". Como o Bushy apontou e muito bem, isto sem dar mais nenhum feedback acerca das variáveis todas que entram na escolha do "melhor fundo" para o indivíduo.

O melhor fundo para mim, pode não ser o melhor fundo para o gajo ao meu lado.

Os fundos conseguem dar bons resultados, se houver dedicação e trabalho.

Entrar neste mundo assim a pés juntos sem perceber a ponta dum chavelho da coisa e querer logo tirar altos rendimentos é engraçado, mas não passa disso, de uma graçola.

O mais interessante é que a malta com menos literacia financeira, mete-se em carteiras com 50%+ em Acções sem sequer perceberem que é que isso representa. Depois admiram-se de perder dinheiro.

"ah mas fulano tal num fórum disse-me que este fundo é que era bom e tal..."

Pois, mas se calhar esse fulano tem capacidade para aguentar perdas e gosta de arriscar mais, não se importa de estar 1, 2 anos no vermelho, já que o horizonte é de longo prazo e tem capital para fazer face a imprevistos.

Basicamente, recomenda-se ponderação e calma, na hora de entrar nesta coisa dos fundos. Não é muito complicado, mas convém saber no que se estão a meter.

Não façam como a malta que comprou Acções do BES sem ler as letras pequeninas, depois queixam-se que ficam a arder. ;D

Concordo a 100% :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Nunca partilhei a carteira, porque achei que não o deveria fazer, quando criei o tópico, como já tive em tempos a oportunidade de dizer, nem era para fazer nenhuma lista, era mesmo apenas e só para discutirmos sobre esta temática, mas para o tópico ficar mais apelativo resolvi colocar na altura alguns fundos que achava/acho interessantes, e fui colocando ao longo dos tempos mais alguns...

Há uns tempos tive aqui uma discussão com um forista que se revelou bastante mal educado, não quero mentir mas não sei bem se foi aqui no tópico, em que quase dizia que eu era  obrigado a colocar a minha carteira, ora eu respondi na altura que não o faria, mas que uma pessoa minimamente inteligente percebe que a maior parte dos fundos da 1ª página não cairam do céu, ora se os coloquei é porque alguns pelo menos farão parte da minha carteira  :o :o

daniel__ não percebi bem o que disseste, o virtuagod nem tem vindo aqui...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

achas as rendibilidades de 1 ano e depois separas os negativos dos positivos e depois é só fazeres max dos ganhos e o max das perdas. Repara numa coisa se sabes que em um ano o fundo tem um maximo de perdas de 2% dá-te uma ideia o que acontece em casos extremos e se fizeres o numero de obs. em intervalos de perdas dá-te uma ideia da distribuição do risco ao longo de 1 ano.

Obrigado Bushy.

era essa a noção que tinha.

Com a aparição deste teu screenshot, voltei novamente a abrir o baú.

Alguma dúvida volto a perguntar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tiveres alguma ideia mais para informação fala. Agora uma coisa que eu faço é depois de separares as perdas dos ganhos ai achas os desvios padroes dos 2 e tens uma informação mais detalhada sobre o risco de perda. Pq o DP que se fala por ai é falso para mim pq mete tudo ao barulho

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Bushy só uma questão relativamente ao DP.

Tu calculas então o DESVAP.S(LASTYEAR) mas sim DESVAP.S(LASTYEARintercepção c/<0) e dá-te o negativo e simetricamente para o positivo?

Quanto ao partilhar a carteira ou não acho que é uma opção pessoal de cada um, desde que contribua com respostas ou questões que possam ser úteis a toda a gente. Acho que informação é informação deve ser tratada como tal e filtrada de acordo com os nossos intuitos pessoais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Se tiveres alguma ideia mais para informação fala. Agora uma coisa que eu faço é depois de separares as perdas dos ganhos ai achas os desvios padroes dos 2 e tens uma informação mais detalhada sobre o risco de perda. Pq o DP que se fala por ai é falso para mim pq mete tudo ao barulho

Combinado.

Gostei muito dos gráficos que dá uma grande noção da rentabilidade do fundo e dos risco associado ao mesmo.

Basta copia/colar as cotações do último ano et voilá.

Quando falas dos max perdas e ganhos, refereste-te à maior caida e maior subida no ano?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Bushy só uma questão relativamente ao DP.

Tu calculas então o DESVAP.S(LASTYEAR) mas sim DESVAP.S(LASTYEARintercepção c/<0) e dá-te o negativo e simetricamente para o positivo?

Quanto ao partilhar a carteira ou não acho que é uma opção pessoal de cada um, desde que contribua com respostas ou questões que possam ser úteis a toda a gente. Acho que informação é informação deve ser tratada como tal e filtrada de acordo com os nossos intuitos pessoais.

Achas a rendibilidade das cotações, normal ou logaritimas, depois separas para uma coluna só os negativos e para outra só os positivos e depois achas os DP só dos negativos e tens o risco de perda e o DP só dos ganhos e tens o risco de ganho, agora faz isso a varios espacos temporais para teres uma noção mais real  repara o que fiz na imagem que publiquei, qq duvida fala

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

SIm a maxima perda e maximo ganho do ano para teres uma ideia do que acontece em extremos, mas depois faz tb o numero de obvs por intrevalo para teres uma noção onde cai a maior parte das cotações e se tem muitas obs no intervalo de perda max.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

SIm a maxima perda e maximo ganho do ano para teres uma ideia do que acontece em extremos, mas depois faz tb o numero de obvs por intrevalo para teres uma noção onde cai a maior parte das cotações e se tem muitas obs no intervalo de perda max.

já tenho tudo a funcionar

thanks

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora supõe que tens muitas obs. no ultimo intervalo de perdas então fazes um estudo só desse intervalo, um estilo de VaR mas rude pq para fundos não precisamos de VaR e Cvar, no fundo detalhas a informação ao maximo e ficas com uma noção do risco real da coisa, o que dirias se te informasse que no ING o maximo de perda é de 1.47% e só tens uma obs no intervalo de 1 a 1.5%. e tudo o resto é abaixo de 1%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Agora supõe que tens muitas obs. no ultimo intervalo de perdas então fazes um estudo só desse intervalo, um estilo de VaR mas rude pq para fundos não precisamos de VaR e Cvar, no fundo detalhas a informação ao maximo e ficas com uma noção do risco real da coisa, o que dirias se te informasse que no ING o maximo de perda é de 1.47% e só tens uma obs no intervalo de 1 a 1.5%. e tudo o resto é abaixo de 1%

ora vamos lá ver então em 5 min.  ;)

ING(L) Renta Fund Euro Long Duration X EUR Acc (LU0546917427) - Obrigações Longo Prazo EUR

u7yrqk0yq6hitn4w6hyb.jpg

qr3m0cq160tgf4vgjbke.jpg

okcb8gruq4tqpzwp7rmw.jpg

Obrigado Bushi  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Allianz China Equity CT EUR

por exemplo este já merece um estudo mais detalhado das perdas, porque o risco é maior, e claro terias que ter um aconpanhamento fundamental muito superior, como indice, carteira, indicadores economicos para que não tenhas supresas más, mas o retorno é muito maior. Foi o que fiz quando entrei na India por 3 ou 4 dias só, havia o anuncio do BC da India com estimulos e então aproveitei segundo os numeros que a analise me dava. Apanhaste a ideia. E claro ainda podes por a analise tecnica nisto como candlesticks, maravilhoso não é :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

5 estrelas agora cuidado para não andares a pores graficos e mais graficos senão perdes-te na informação. Agora analise o fundo chines que pus ai para veres uma coisa

Bushy não analisei, mas verifiquei a tua imagem e apresenta excelentes dados.

Não tenho esse fundo da China e ainda não os analisei que tenho utilizando este método.

Certamente vou utilizar para estudar alguns dos meus fundos e compras futuras, complementando com outras análises.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que esteve à espera que eu o subscrevesse para estagnar...  :-\

Criei uma carteira "lazy" com esse e mais dois mistos.

Em dois meses esse está com 0.43% e os outros dois com 13% cada um...  :o

A top fund manager at M&G Investments has scooped a £15m-plus pay deal for the second consecutive year, cementing his status as one of the highest-paid executives at a London-listed company.

The £15m-plus award comes on top of a £17.5m payout to Mr Woolnough in 2013, and places the bond manager firmly among the City's top-paid money managers.

However, sources confirmed that Mr Woolnough was the unidentified employee, following the achievement of performance metrics last year which included the M&G Optimal Income Fund being Europe's best-selling mutual fund.

Entretanto...

O Mr Woolnough está de barriga cheia..mesmo que a um ano esteja com a rendibilidade de um depósito a prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Entretanto...

O Mr Woolnough está de barriga cheia..mesmo que a um ano esteja com a rendibilidade de um depósito a prazo.

ainda dá um pouco mais que um DP, 3,41% último ano. ;D

Tive este fundo bastante tempo mas com o reduzir das rentabilidades, fui reduzindo a sua exposição até efectuar o resgate total.

Está muito passivo para o meu gosto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ainda dá um pouco mais que um DP, 3,41% último ano. ;D

Tive este fundo bastante tempo mas com o reduzir das rentabilidades, fui reduzindo a sua exposição até efectuar o resgate total.

Está muito passivo para o meu gosto.

Eu tenho depositos feitos há um ano a 3.25% lol

Li um comentário na sky muito bom sobre essa noticia. O que devia ser o titulo é que ele ganha mais que o Rooney.  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Eu tenho depositos feitos há um ano a 3.25% lol

Li um comentário na sky muito bom sobre essa noticia. O que devia ser o titulo é que ele ganha mais que o Rooney.  :D

eu também Daniel e por 2 anos.

Por isso só no verão de 2016 é que me terei que preocupar onde investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

RENTABILIDADES BRUTAS EFECTIVAS YTD ( 3 meses )

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

E.S. Obrigações Europa FI Acc +13,76%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc +2,66%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc +3,60%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  +2,71%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg +2,39%

E.S. Rendimento Plus FIA +6,89%

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd  +2,55%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR  +2,11%

Nordea-1 European Cross Credit E  +1,68%

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg  +2,50%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  +2,07%

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc +1,33%

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc  +2,08%

Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR  +3,70%

Versão Acc: Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc +3,65%

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

E.S. LIQUIDEZ FIA +0,10%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  +0,56%

E.S. Tesouraria Ativa+0,56%

E.S. Rendimento FEIA +0,01%

FUNDOS MISTOS:

E.S. Plano Prudente FIF A  +6,32%

Invesco Balanced-Risk Alloc E +3,36%

Schroder ISF Glbl Multi-Asset Inc B Hg € +1,77%

MS INVF Global Balanced Risk Control B +8,50%

FUNDOS DE ACÇÕES:

EEF Equity Consumer Staples R Acc  +14,44%

Vontobel Fund Global Value Equity C +14,60%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C +15,49%

Pictet Water-R EUR  +12,65%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR  +18,80%

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc +18,64%

Franklin European Growth N Acc +14,45%

F&C European Small Cap A  +17,63%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  +13,91%

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR  +15,12%

Alken Absolute Return Europe A +5,90%

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P  +13,04%

;D ;D ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

RENTABILIDADES BRUTAS EFECTIVAS YTD ( 3 meses )

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

E.S. Obrigações Europa FI Acc +13,76%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc +2,66%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc +3,60%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  +2,71%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg +2,39%

E.S. Rendimento Plus FIA +6,89%

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd  +2,55%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR  +2,11%

Nordea-1 European Cross Credit E  +1,68%

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg  +2,50%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  +2,07%

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc +1,33%

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc  +2,08%

Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR  +3,70%

Versão Acc: Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc +3,65%

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

E.S. LIQUIDEZ FIA +0,10%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  +0,56%

E.S. Tesouraria Ativa+0,56%

E.S. Rendimento FEIA +0,01%

FUNDOS MISTOS:

E.S. Plano Prudente FIF A  +6,32%

Invesco Balanced-Risk Alloc E +3,36%

Schroder ISF Glbl Multi-Asset Inc B Hg € +1,77%

MS INVF Global Balanced Risk Control B +8,50%

FUNDOS DE ACÇÕES:

EEF Equity Consumer Staples R Acc  +14,44%

Vontobel Fund Global Value Equity C +14,60%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C +15,49%

Pictet Water-R EUR  +12,65%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR  +18,80%

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc +18,64%

Franklin European Growth N Acc +14,45%

F&C European Small Cap A  +17,63%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  +13,91%

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR  +15,12%

Alken Absolute Return Europe A +5,90%

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P  +13,04%

;D ;D ;D ;D

Copiem esta carteira!!!

Os foristas a que me refiro, sabem quem são  :-X :-X :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho o pictet security r, e a apresentação dos resultados tem sempre um delay.. alguma forma de eu saber como está a evoluir o fundo em questão.. eu já vi o benchmark mas julgo que não será por aí.. tenho visto a actualização das empresas na bloomberg mas não sei se essa evolução será o factor para a valorização ou não. alguém me pode ajudar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

InvestidorPT

Boa Noite,

- Como obtens as percentagens anuais do fundo que indicas (LU0546917427)?

- Quais os passos que tenho que percorrer no Excel, para obter o quadro que apresentas de Intervalos / Máximos e Rentabilidade?

Não sei como cozinhar aquelas fórmulas. 

O meu objectivo era olhar para estes fundos nessa perspectiva.

MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc LU0094560744

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND LU0347184318

MFS® Meridian Europ Value A1 EUR LU0125951151

DWS Aktien Strategie Deutschland DE0009769869

DWS Health Care Typ O DE0009769851

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc LU0853555380

NB Obrigações Europa OICVM AO PTYESRLM0008

NB Global Bond LU0058464123

Não sei se podes partilhar a folha de Excel como exemplo, só com o fundo da ING que apresentas ou outra forma de modelo que possas sugerir, e que possa servir como uma ferramenta de observação aqui para o fórum.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )