Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

gabrielpintopt

As datas a colocar em cada fundo da watchlist da Blomberg, são as datas de liquidação ou as de aquisição?

Acabei de criar a dita carteira no Best daí esta dúvida.

Suspeito que sejam as datas de liquidação, altura em que os fundos entram efectivamente na carteira e que terão um preço de UP diferente em relação ao preço da data de aquisição.

Estou certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Começo a denotar um padrão, culpa dos cortes nas taxas dos CAs e dos CTPMs.

A malta não consegue obter rendimentos fixes em aplicações com garantia de capital, então viram-se para os fundos, porque olham para os números das rendibilidades do último ano e ficam impressionados/seduzidos.

Depois entra o factor internet, a malta procura, encontra este fórum e pronto, toca de pedir recomendações: "Qual é o melhor fundo pra eu meter o meu dinheirito?". Como o Bushy apontou e muito bem, isto sem dar mais nenhum feedback acerca das variáveis todas que entram na escolha do "melhor fundo" para o indivíduo.

O melhor fundo para mim, pode não ser o melhor fundo para o gajo ao meu lado.

Os fundos conseguem dar bons resultados, se houver dedicação e trabalho.

Entrar neste mundo assim a pés juntos sem perceber a ponta dum chavelho da coisa e querer logo tirar altos rendimentos é engraçado, mas não passa disso, de uma graçola.

O mais interessante é que a malta com menos literacia financeira, mete-se em carteiras com 50%+ em Acções sem sequer perceberem que é que isso representa. Depois admiram-se de perder dinheiro.

"ah mas fulano tal num fórum disse-me que este fundo é que era bom e tal..."

Pois, mas se calhar esse fulano tem capacidade para aguentar perdas e gosta de arriscar mais, não se importa de estar 1, 2 anos no vermelho, já que o horizonte é de longo prazo e tem capital para fazer face a imprevistos.

Basicamente, recomenda-se ponderação e calma, na hora de entrar nesta coisa dos fundos. Não é muito complicado, mas convém saber no que se estão a meter.

Não façam como a malta que comprou Acções do BES sem ler as letras pequeninas, depois queixam-se que ficam a arder. ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca nunca é demais referir que cada um toma as suas próprias decisões (e nunca deve ser influenciado por ninguém).

Se quem aparece por aqui a pedir ajuda, não sabe o básico dos fundos então não vale a pena investir neste tipo de investimento.

Mais vale ficar-se pelos DP´s, CA´s, Seguros de Capitalização que também oferecem taxas simpáticas sem qualquer tipo de preocupação.

PS- Não compares isto ao BES. Aliás neste fórum durante aquele período foi falado. Entrar longo só para aproveitar os spikes. Aquela tendência não enganava, tal como não engana a da PT. Short tá bem  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Começo a denotar um padrão, culpa dos cortes nas taxas dos CAs e dos CTPMs.

A malta não consegue obter rendimentos fixes em aplicações com garantia de capital, então viram-se para os fundos, porque olham para os números das rendibilidades do último ano e ficam impressionados/seduzidos.

Depois entra o factor internet, a malta procura, encontra este fórum e pronto, toca de pedir recomendações: "Qual é o melhor fundo pra eu meter o meu dinheirito?". Como o Bushy apontou e muito bem, isto sem dar mais nenhum feedback acerca das variáveis todas que entram na escolha do "melhor fundo" para o indivíduo.

O melhor fundo para mim, pode não ser o melhor fundo para o gajo ao meu lado.

Os fundos conseguem dar bons resultados, se houver dedicação e trabalho.

Entrar neste mundo assim a pés juntos sem perceber a ponta dum chavelho da coisa e querer logo tirar altos rendimentos é engraçado, mas não passa disso, de uma graçola.

O mais interessante é que a malta com menos literacia financeira, mete-se em carteiras com 50%+ em Acções sem sequer perceberem que é que isso representa. Depois admiram-se de perder dinheiro.

"ah mas fulano tal num fórum disse-me que este fundo é que era bom e tal..."

Pois, mas se calhar esse fulano tem capacidade para aguentar perdas e gosta de arriscar mais, não se importa de estar 1, 2 anos no vermelho, já que o horizonte é de longo prazo e tem capital para fazer face a imprevistos.

Basicamente, recomenda-se ponderação e calma, na hora de entrar nesta coisa dos fundos. Não é muito complicado, mas convém saber no que se estão a meter.

Não façam como a malta que comprou Acções do BES sem ler as letras pequeninas, depois queixam-se que ficam a arder. ;D

Depois tem aqueles que copiam as carteiras  :o :o :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião a melhor forma de entrar nos fundos é devagar. Comecei com o NBliquidez em 2012 e depois o NB Rendimento Plus em 2013. Agora já tenho mistos com % de acções relativamente baixas.

E Porquê? Dois motivos:

a) Perceber pouco do assunto

B) Não suportar bem as perdas e não gostar de correr riscos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois tem aqueles que copiam as carteiras  :o :o :o

Então mas copiar as carteiras é mau? Existem carteiras-modelo ou portefólios consoante o perfil de risco de cada investidor.

É bem melhor que copiem as carteiras que estão com boas valorizações do que entrarem em sugestões de alguns PFA´s :P

Na minha opinião a melhor forma de entrar nos fundos é devagar. Comecei com o NBliquidez em 2012 e depois o NB Rendimento Plus em 2013. Agora já tenho mistos com % de acções relativamente baixas.

E Porquê? Dois motivos:

a) Perceber pouco do assunto

B) Não suportar bem as perdas e não gostar de correr riscos

Essa é sem dúvida a melhor forma de adoptar perante um assunto que se desconhece.

No entanto quem pretende saber mais, tem muito material à disposição na internet. Hoje em dia não há desculpas para uma pessoa saber sobre tudo (saber bem leva o seu tempo).

B) Mesmo para quem não suporte as perdas, existem fundos defensivos, aliás uma carteira bem defensiva pode ter acções sem comprometer a mesma.

O Liquidez foi dos melhores fundos de sempre para o risco que tinha, pena terem acabado com aquilo  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então mas copiar as carteiras é mau? Existem carteiras-modelo ou portefólios consoante o perfil de risco de cada investidor.

É bem melhor que copiem as carteiras que estão com boas valorizações do que entrarem em sugestões de alguns PFA´s :P

Essa é sem dúvida a melhor forma de adoptar perante um assunto que se desconhece.

No entanto quem pretende saber mais, tem muito material à disposição na internet. Hoje em dia não há desculpas para uma pessoa saber sobre tudo (saber bem leva o seu tempo).

B) Mesmo para quem não suporte as perdas, existem fundos defensivos, aliás uma carteira bem defensiva pode ter acções sem comprometer a mesma.

O Liquidez foi dos melhores fundos de sempre para o risco que tinha, pena terem acabado com aquilo  ;D

Já disse anteriormente que para mim não tem qualquer problema, aliás vou continuar a partilhar a minha carteira, sempre que ache necessário  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que o Rei David partilhou a sua carteira?

Acompanho este tópico desde o início, mas confesso que não me lembro se está colocado em alguma página anterior.

P.S.Confio mais, em algumas opiniões deste tópico, do que alguns gestores/pfa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema não está em copiar a carteira.

O problema está em copiar a carteira de um indivíduo sobre o qual não se sabe o perfil nem a que percentagem do seu capital pessoal essa carteira corresponde.

Eu posso optar por fazer uma carteira de gambling e meter tudo Biotech, ter resultados brutais num pequeno espaço de tempo. É uma boa carteira? Se para mim, ela representar 5% do total do meu capital, em que caso perca 50% da carteira no espaço de 6 meses, isso apenas se reflecte num impacto de 2.5% do meu capital e se isso não me faz comichão e me deixa dormir descansado, é uma boa carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então mas copiar as carteiras é mau?

Copiar é mau, se não se perceber o que se está a copiar, e muito menos se não se souber o que copiar.  :)

Aliás, quem perceber o que está a copiar, acaba por não o fazer, porque vai querer ter as coisas ao seu jeito e não ao jeito dos outros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Copiar é mau, se não se perceber o que se está a copiar, e muito menos se não se souber o que copiar.  :)

Aliás, quem perceber o que está a copiar, acaba por não o fazer, porque vai querer ter as coisas ao seu jeito e não ao jeito dos outros.

5 estrelas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já disse anteriormente que para mim não tem qualquer problema, aliás vou continuar a partilhar a minha carteira, sempre que ache necessário  ;)

Quem quiser partilhar, partilha, quem não quiser não o faz.

Eu não partilho porque acho que isso não tem interesse (mas é apenas a minha opinião).  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A interpretação que fazemos das coisas, depende sempre da nossa perspectiva.

Passo a explicar, existe hoje em dia social trading, ninguém é obrigado a copiar alguém só porque sim mas se o quiser fazer irá seguir os que obtém melhores resultados.. Eu nem costumo ver os textos que colocam tantos fundos porque nem tenho paciência para ver 30 fundos, acho desperdício. Se existirem carteiras a valorizar X%, então vou investigar quais os fundos e se servem os meus propósitos.

Se alguém quer simplesmente seguir porque a carteira está a valorizar? Não vejo mal nisso, aliás é quase o mesmo que seguir as recomendações dos bancos. Quem compra porque o banco X diz que a Galp vale Y. Está a ir ao mesmo ou ainda pior.

Eu gosto de fazer as coisas à minha maneira, de ser eu a decidir, agora que existem pessoas que pensam de outra forma e não sendo de todo errado, eu não vejo mal nisso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será Rei David partilhou a sua carteira?

Acompanho este tópico desde o início, mas confesso que não me lembro se está colocado em alguma página anterior.

P.S.Confio mais, em algumas opiniões deste tópico, do que alguns gestores/pfa.

O D@vid acho que nunca partilhou a sua carteira, quer dizer tenho ideia de ter visto algo no início mas posso estar a fazer confusão com outro David.

Ele não coloca a carteira aqui porque tem interesses escondidos  ;D :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O M&G Optimal Income Fund Euro anda pelas ruas da amargura.

Aquilo já nem é misto, tem menos de 1% de acções.

Parece que esteve à espera que eu o subscrevesse para estagnar...  :-\

Criei uma carteira "lazy" com esse e mais dois mistos.

Em dois meses esse está com 0.43% e os outros dois com 13% cada um...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que esteve à espera que eu o subscrevesse para estagnar...  :-\

Criei uma carteira "lazy" com esse e mais dois mistos.

Em dois meses esse está com 0.43% e os outros dois com 13% cada um...  :o

Isso é que são carteiras de valor, se colocares aqui eu vou copiar  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A interpretação que fazemos das coisas, depende sempre da nossa perspectiva.

A minha prespectiva é que não ha ninguem aqui a copiar as carteiras nas ultimas paginas.

Porque os 3 users são a mesma pessoa. O virtualgod acabou de responder ao tulipa negra o mesmo que o futsal perguntou ao david no topico dos 700ME. Isto é de loucos lol  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha prespectiva é que não ha ninguem aqui a copiar as carteiras nas ultimas paginas.

Porque os 3 users são a mesma pessoa. O virtualgod acabou de responder ao tulipa negra o mesmo que o futsal perguntou ao david no topico dos 700ME. Isto é de loucos lol  ;D

Ehehe Isto deve ser mesmo para baralhar o pessoal  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este fundo (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR057YJ) ISIN: PTYAFJLM0007, para alguém que queira investir 1000€ tipo a 2/3 anos e que seja a primeira vez que se vai iniciar nisto, é algo relativamente "seguro" ou seja tem quase 50/50 de acções e obrigações tem +/-30% USA e +/-60% UE/UK/exUE e +/-5% Japão? Pelo que percebo cobram 0.05% ao ano pelo depósito! Ou quem anda nesta vida à mais tempo não recomenda? Já ando à dias a pesquisar fundos, mas depois na hora de escolher um e apenas um para começar a minha carteira, nunca sei se é um bom fundo misto para começar a investir.

Basicamente a minha ideia é investir dinheiro com o qual não conto para o meu orçamento mensal, como por exemplo o que irei receber do IRS, num fundo e depois ver se consigo ter mais alguns rendimentos para além dos esperados dos DP+CA+CTPM. No futuro a ideia será juntar €suficiente para poder investir nos ETFs também mistos que repliquem fisicamente um indice.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mau, agora começo a não achar piada nenhuma, começo a desconfiar que ando a ser seguido ou então alguém tem um fetiche por mim, peço aos administradores para tomarem uma medida...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JoseInvesdor

Já viram o novo fundo recomendado pelo BEST?

Pictet-Security-R EUR

LU0270905242

https://www.bancobest.pt/ptg/best_pictet-security-r-eur

Qual o objetivo deste fundo?

O fundo tem por objetivo o crescimento do capital, investindo no mínimo dois terços dos seus ativos totais numa carteira diversificada de ações de empresas que contribuem para a garantia da integridade, do bem-estar e da liberdade das pessoas, das empresas e dos governos.

Porquê agora?

A inovação, regulamentação e a urbanização são pilares do crescimento de longo prazo do setor da segurança. Apenas a pirataria informática se estima que valha mais de $100 mil milhões por ano, servindo de forte incentivo aos hackers e conduzindo a um aumento significativo dos gastos com segurança para proteção destas ameaças. Ao mesmo tempo, na saúde e a legislação de segurança está cada vez mais complexa e abrangente, cobrindo tudo deste comida a carros e segurança no trabalho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas afinal nao partilham carteiras porque alguem vai copiar?

Ja puz aqui a minha varias vezes... zero comentarios... copiaram? Fizeram bem... a mim da me igual copiarem ou nao!

Com atitudes dessas este topico nao é para voces

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bushy

em tempo já efectuei algo parecido, que depois deixei pra 2ª plano por falta de tempo.

Como obtens o Máximos de Perdas e Ganhos e a que se refere?

Obrigado

achas as rendibilidades de 1 ano e depois separas os negativos dos positivos e depois é só fazeres max dos ganhos e o max das perdas. Repara numa coisa se sabes que em um ano o fundo tem um maximo de perdas de 2% dá-te uma ideia o que acontece em casos extremos e se fizeres o numero de obs. em intervalos de perdas dá-te uma ideia da distribuição do risco ao longo de 1 ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )