Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Olá,

Será possivel utilizar um fundo para alocar o excedente mensal? Ou seja, um fundo em que todos os meses pudesse la colocar o que sobra do ordenado.

Em caso afirmativo, alguem o faz? e ja agora que fundo utilizam?

david

A utilizares aconselho o Liquidez sem dúvida, tens entregas minimas de 25€, se for isso que te sobra óptimo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma informação que penso que pode interessar...

No BCP, indicaram-me  que os fundos deles pagam da parte do próprio fundo em si os 28% da taxa liberatória, pelo que as rentabilidades são líquidas.

Até que ponto será correto afirmar isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid

Eu não recebi os dividendos do  F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg, pois  está em processo de liquidez (subscrevi dia 4ªfeira). Penso que não devo receber.. não sabia que pagava os dividendos. Como sei quando um fundo paga dividendos ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma informação que penso que pode interessar...

No BCP, indicaram-me  que os fundos deles pagam da parte do próprio fundo em si os 28% da taxa liberatória, pelo que as rentabilidades são líquidas.

Até que ponto será correto afirmar isto?

Fundos Portugueses (se tiverem dúvidas são todos em que o ISIN começa por PT) a rentabilidade é liquida, o IRS já foi pago, fundos estrangeiros a rentabilidade é bruta, o IRS só é pago na altura do resgate.

Tudo o que seja fora disto ou é pura especulação ou então alguém que me prove o contrário :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid

Eu não recebi os dividendos do  F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg, pois  está em processo de liquidez (subscrevi dia 4ªfeira). Penso que não devo receber.. não sabia que pagava os dividendos. Como sei quando um fundo paga dividendos ?

É só para quem subscreveu o ano passado, os fundos que pagam dividendos na generalidade têm a designação de "Inc" no nome, os que não têm, que é o caso deste, temos de ir ver na altura em que estamos a "estudar" o fundo, geralmente mesmo no site da Mornigstar aparece algo tipo "Frequência de Pagamento de Dividendos Annually" pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, mas para tirar mesmo as dúvidas costumo ver no site do Best, no gráfico tem uma opção de clique para ver se existe dividendos, se tiver os mesmos aparecem reflectidos no gráfico.

A tua carteira vou tentar ver mais logo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos Portugueses (se tiverem dúvidas são todos em que o ISIN começa por PT) a rentabilidade é liquida, o IRS já foi pago, fundos estrangeiros a rentabilidade é bruta, o IRS só é pago na altura do resgate.

Tudo o que seja fora disto ou é pura especulação ou então alguém que me prove o contrário :)

Agradeço-te o esclarecimento. :)

No BCP apresentaram-me isso como se fosse uma vantagem exclusiva deles... bem me parecia que não era verdade... já estava a achar estranho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço-te o esclarecimento. :)

No BCP apresentaram-me isso como se fosse uma vantagem exclusiva deles... bem me parecia que não era verdade... já estava a achar estranho.

Só se for um fundo Português, imagina, vais ao BES e dizem-te isso relativamente aos fundos deles, até é verdade, se forem da ESAF a rentabilidade é liquida, assim como na GGD com a CaixaGest, BPI etc, mas t~em de ser sempre fundos Portugueses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só se for um fundo Português, imagina, vais ao BES e dizem-te isso relativamente aos fundos deles, até é verdade, se forem da ESAF a rentabilidade é liquida, assim como na GGD com a CaixaGest, BPI etc, mas t~em de ser sempre fundos Portugueses.

E para a apresentação das rentabilidades, D@vid, como funciona? As rentabilidades dos fundos portugueses que são apresentadas são brutas ou líquidas? Normalmente, claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E para a apresentação das rentabilidades, D@vid, como funciona? As rentabilidades dos fundos portugueses que são apresentadas são brutas ou líquidas? Normalmente, claro.

Sempre liquidas, nem há outra forma de os apresentar já que a taxa de IRS já está implicita nos mesmos, sempre que olhas para um fundo com ISIN a comecar por PT a rentabilidade que te aparece é liquida de IRS, ou seja, quando resgatas o valor é liquido porque já pagaste o IRS antes do resgate, quando são fundos estrangeiros a taxa é sempre bruta, quando resgatas ao valor é te tributado o IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sempre liquidas, nem há outra forma de os apresentar já que a taxa de IRS já está implicita nos mesmos, sempre que olhas para um fundo com ISIN a comecar por PT a rentabilidade que te aparece é liquida de IRS, ou seja, quando resgatas o valor é liquido porque já pagaste o IRS antes do resgate, quando são fundos estrangeiros a taxa é sempre bruta, quando resgatas ao valor é te tributado o IRS.

Muito obrigado D@vid  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É só para quem subscreveu o ano passado, os fundos que pagam dividendos na generalidade têm a designação de "Inc" no nome, os que não têm, que é o caso deste, temos de ir ver na altura em que estamos a "estudar" o fundo, geralmente mesmo no site da Mornigstar aparece algo tipo "Frequência de Pagamento de Dividendos  Annually" pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, mas para tirar mesmo as dúvidas costumo ver no site do Best, no gráfico tem uma opção de clique para ver se existe dividendos, se tiver os mesmos aparecem reflectidos no gráfico.

A tua carteira vou tentar ver mais logo.

D@vid,

Não me tinha apercebido que dava para ver no gráfico do Best. Obrigado.

Então quando poder dar uma olhadela na minha carteira agradeço.

Cps,

Luis Valério

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Bom dia

Aproveitando as deixas das liquidações, não compreendo o seguinte: subscrevi no último trimestre de 2012 um fundo em USD, na minha página pessoal do Best aparece-me uma rend de 5,84% e 208,71 USD mas qdo convertem na moeda de liquidação passa para 0,48% e 12,69€; alguém me explica como chegam a este valor (o câmbio indicado é de 0,73292).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa conversão está um bocado caótica... Como é que um fator de x0,72 dá mais de 15x a menos? Isso tinha de levar uma redução de 28%...

A não ser que os juros em USD ainda não tenham aplicada a taxa liberatória, sendo que nesse caso levas outra talhada de 28% sobre os juros mas mesmo assim continua a ser muito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ze do pipo

Qual a vossa opiniao acerca deste fundo:

Schroder ISF European Dividend Maximiser B

O Schroder ISF European Dividend Maximiser B Dis não é um fundo de ações comum, pois, para além da apreciação dos títulos que compõem o portfolio, também tem como objectivo distribuir dividendos trimestrais de 2% (8% ao ano), algo que se tem verificado desde o seu início em Outubro de 2007. Esta distribuição de rendimento trimestral é obtida de duas formas, que se complementam 50/50: (4%+4%) (i) análise fundamental e research para selecionar ações com potencial de apreciação; e (ii) prémio da venda de opções.

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoContainerView&SWEService=BEST+Product+Context&CodDoc=FUNDWide016

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual a vossa opiniao acerca deste fundo:

Schroder ISF European Dividend Maximiser B

O Schroder ISF European Dividend Maximiser B Dis não é um fundo de ações comum, pois, para além da apreciação dos títulos que compõem o portfolio, também tem como objectivo distribuir dividendos trimestrais de 2% (8% ao ano), algo que se tem verificado desde o seu início em Outubro de 2007. Esta distribuição de rendimento trimestral é obtida de duas formas, que se complementam 50/50: (4%+4%) (i) análise fundamental e research para selecionar ações com potencial de apreciação; e (ii) prémio da venda de opções.

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoContainerView&SWEService=BEST+Product+Context&CodDoc=FUNDWide016

Gostava de ver o sharpe...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa conversão está um bocado caótica... Como é que um fator de x0,72 dá mais de 15x a menos? Isso tinha de levar uma redução de 28%...

A não ser que os juros em USD ainda não tenham aplicada a taxa liberatória, sendo que nesse caso levas outra talhada de 28% sobre os juros mas mesmo assim continua a ser muito.

Houve uma actualização durante a tarde, agora os nºs já me parecem mais simpáticos....

6,31% de rend (225,23USD) o que na moeda de liquidação ficou 1,58% (43,69€).

Em caso de resgate a este valor ainda retiro os 28% de IRS ou este valor final já é líquido?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Houve uma actualização durante a tarde, agora os nºs já me parecem mais simpáticos....

6,31% de rend (225,23USD) o que na moeda de liquidação ficou 1,58% (43,69€).

Em caso de resgate a este valor ainda retiro os 28% de IRS ou este valor final já é líquido?

Brutos...qualquer das maneiras também não percebo esses valores, á conversão actual deveria constar 165€ ou não??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje mais um tombo nos fundos, os de obrigações estão mesmo muito maus.

O que é aconselhável fazer? Esperar, regatar, investir mais?

È que no caso do Obrigações Europa e rendimento Plus o resgate ainda sai mais penalizador pois são mais 1,75% de comissão.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Brutos...qualquer das maneiras também não percebo esses valores, á conversão actual deveria constar 165€ ou não??

Telefonei para o banco...segundo me disseram é mesmo assim porque este fundo (LN0133359157) 'não assume o risco cambial' e como se tem verificado uma valorização do euro face ao dolar....depois fez umas comparações com um PIMCO que tenho e como tem (Hdg) esta situação não se verificava;

Por mais leituras que faça sobre o assunto, aqui, nos jornais, blogs....está dificil assimilar tantos conceitos...

:((

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, alguem me pode informar onde posso ver o valor mínimo para subscrição dos fundos?

Já procurei e não encontro.

- E.S. Liquidez

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MRIA

- E.S. Monetário FI Acc

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDJ

- Dunas Banco Bic Tesouraria A FITA

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NY2R

- PIMCO Total Refound Bond Found

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T70&tab=11&reportlang=en

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, alguem me pode informar onde posso ver o valor mínimo para subscrição dos fundos?

Já procurei e não encontro.

- E.S. Liquidez

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MRIA

- E.S. Monetário FI Acc

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDJ

- Dunas Banco Bic Tesouraria A FITA

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NY2R

- PIMCO Total Refound Bond Found

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T70&tab=11&reportlang=en

obrigado

Podes consultar no site do best, basta colocares o ISIN deles e ficas a saber, mas desde já posso informar que no E.S. Liquidez o minimo para subscrever são 500 euros, o monetário são 250 Euros, o dunas 1000 euros e o PIMCO como todos pimcos lol minimo 1000 Euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tirando o DUNAS que não sei podes consultar no site do best, basta colocares o ISIN deles e ficas a saber, mas desde já posso informar que no E.S. Liquidez o minimo para subscrever são 500 euros, o monetário são 250 Euros e o PIMCO como todos pimcos lol minimo 1000 Euros.

O Dunas são 1000 euros também.

Como dizes, no site dos BEST está toda essa info procurando pelo ISIN e depois vendo a tab das "Condições".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )