Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Realmente é uma boa ideia para acumular poupanças, mexer só mesmo em necessidade..... :)

Essa de dar os fundos como garantia, ehehehehehehehe

Então esse nordea é bom para colocar capital para "estacionar", como tenho lido por aqui?

Dei alguns fundos como pderia ter dado os CLNs ou outro tipo de palicação, só não tens que usar o que deste como garantia, como eu já por norma não uso, não me importa dar como garantia aplicações, ou era assim ou ia fazer um crédito auto com taxas de 10% ou me descapitalizava, nem uma nem outra são boas opções na minha prespectiva.

Gosto do fundo, mas há outros mais calminhos para essa opção, se fores ao Best Selector na categoria de tesouraria tens lá 3 fundos, se não fores cliente Best é saber se no teu banco os fazem ou se existe outras alternativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Obrigado D@vid,

Agora tenho que ver isso dos CLNs, mas deve ser bem mais "perigoso".

CLNs propriamente ditos parece que não têm havido, CLNs são estruturados de obrigações e o mercado de obrigações não têm actualmente spreads altos de boas empresas, o que têm feito são estruturados indexados ao mercado bolsista.

Nos estruturados tens dois riscos, do emitente e do activo subjacente, tenho 1 CLN da EDP emitido pelo BESI em 2012 que me paga uma taxa anual de 8% todos meses, tem risco? tem, do BESI e da EDP... :) o último estruturado que vi do Best tinha como emitente a Societe Generale e subjacente o iSTOXX e pagava uma parte com taxa 4% para uma percentagem do capital, tem risco? tem... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já somos dois. Já há imenso tempo que não via a carteira toda vermelha com as cotações de ontem para hoje.

Simplesmente incrível. É que está mesmo a ser corrida toda, Europa, USA, Asiática, Açcões, já nem sei que mais. Até os tesourarias levaram no pêlo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já somos dois. Já há imenso tempo que não via a carteira toda vermelha com as cotações de ontem para hoje.

Simplesmente incrível. É que está mesmo a ser corrida toda, Europa, USA, Asiática, Açcões, já nem sei que mais. Até os tesourarias levaram no pêlo.

Bem, no acumulado não me posso queixar muito, mas que foi um valente rombo foi. Menos 4% no total da carteira. As quedas mais significativas foi na saúde, biotecnologia e emergentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que ha problemas nos reembolsos de fundos geridos, e depositados no banco madrid. Que faliu.

CNMV anunció que busca una gestora y una depositaría para que, de modo provisional, se haga cargo de los fondos de Banco Madrid Gestión de Activos

Hasta el momento, se ha suspendido la operativa de los fondos que estaban depositados en el mismo banco.

¿Cuánto tiempo podría pasar hasta que los partícipes puedan reembolsar su dinero?

Entre 3 y 6 meses, según fuentes del mercado, conocedoras de los plazos que exigen los trámites pertinentes.

Aquilo está um grande molho de broculos, eu nem percebi bem o estado da situação, pelo que até os proprios espanhoís andam todos sem saber o que fazer. Entretanto em relação aos depositos, como o banco era virado para grandes montantes, parece que só 25% está coberto pelo fundo de garantia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Saíram-me cá uns investidores...

Vem uma brisa e desatam aos pulos, em pânico, como se o mundo fosse cair...

Calma!

(o PSI 18 começou a subir outra vez... tem sido uma festa...  ;D )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Calma!

Oh Atlas, eu estou calmo. Só estava a constatar um facto nada mais. Se eu estivesse preocupado, como estou com as acções que tenho da PT que não há forma de irem para terreno positivo para eu poder vender aquilo sem olhar para trás, estava a vender tudo. Nada disso, tenho tempo (felizmente).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que ha problemas nos reembolsos de fundos geridos, e depositados no banco madrid. Que faliu.

Aquilo está um grande molho de broculos, eu nem percebi bem o estado da situação, pelo que até os proprios espanhoís andam todos sem saber o que fazer. Entretanto em relação aos depositos, como o banco era virado para grandes montantes, parece que só 25% está coberto pelo fundo de garantia.

Então não é problema do FGD, é problem dos aforradores que aplicaram tudo em DP, olha se tivessem aplicado em fundos de investimento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Calma!

Atlas atenção que não é uma brisa. Se o fosse não teria vindo aqui...basta ver tecnicamente como está o IBB (Bios).

E parece me que o S&P está em distribuição. Vão aproveitar cada correcção da europa para colocar o capital aqui.

Continuas com o fundo brasileiro?

Olha que por esses lados as coisas não estão famosas há meses, e pior com a valorização do USD. Vê a valorização do USD/BRL vs Ibovespa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas atenção que não é uma brisa. Se o fosse não teria vindo aqui...basta ver tecnicamente como está o IBB (Bios).

E parece me que o S&P está em distribuição. Vão aproveitar cada correcção da europa para colocar o capital aqui.

Continuas com o fundo brasileiro?

Olha que por esses lados as coisas não estão famosas há meses, e pior com a valorização do USD. Vê a valorização do USD/BRL vs Ibovespa.

Cardoso,

Saí há uns tempos do brasileiro, com uma pequena valorização de 0,5%, fruto dos reforços que, entretanto, fui fazendo (mesmo assim, considero-me cheio de sorte, porque depois aquilo voltou a cair a pique...).

Onde continuo a anhar é na Rússia. É certo que já estive a perder mais de 30% e que agora vai estabilizando em perdas de entre 5 e 10% (depende dos dias, aquilo anda a lateralizar)...

Eu não tenho tanta certeza que vá haver uma corrida à Europa. Não enquanto o problema "Grécia" não estiver resolvido.

De qualquer forma, eu já me meti na europa: resgatei o Templeton emerging markets com uma bela valorização e dividi o dinheiro do resgate entre o Nordea stable return e o pictet europe index LU0130731713.

Um abraço,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu uso a folha excel que anda por aqui para seguir os meus fundos pessoais e o portal da Bloomberg para os gráficos. Mas gostava de ter uma folha de excel completa. O que eu gostava de fazer era manter a folha geral como está e acrescentar uma folha por cada fundo na carteira que contém uma base de dados das cotações até às datas e gráficos (Volatibilidade, Indice de Sharpe, DP +/- 1, etc)

Alguém já fez uma ferramenta parecida?  :)

Cumprimentos e obrigado por todo o conhecimento que partilham diariamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora viva, nestes últimos dias tenho estado a ler sobre ETF's, que a longo prazo >15anos parecem ser um produto muito apetecível para um pé de meia, tal como explicado na página cá do sitio relativa ao Super PPR, no entanto pelo que li e tirei notas, só compensa verdadeiramente para investimentos na pior das hipóteses de 5000€ e com rebalanceamentos de 1k€/ano isto por causa das muitas comissões e afins sendo que o ideal seria começar um investimento com 10k€!

Como no meu caso, cheguei à conclusão que as ETF's terão de ficar para mais tarde, continuei a pesquisar algo que pudesse complementar as poupanças cá da família (alguns trocos em DP+CA+CTPM) e pelo que tenho lido nestes últimos dias como os juros estão em queda nos DP e nos certificados, parece que a melhore coisa que está ao meu alcance são os fundos, como não queria ter muito risco, julgo que o meu perfil inicial seja conservador, como tal procuro um fundo misto com um perfil 60/40-obrigações/acções-segurança/risco- se bem percebi nestes últimos dias as obrigações e as acções por norma tendem a comportar-se inversamente. Como mudei recentemente da CGD para o Activo, de modo a deixar de pagar anuidades e taxas, gostava de saber o que me aconselham. Vou ser honesto, esta thread tem tantas páginas que não sei por onde começar a ler, pelo que tenho andado a ler na cmvm, no todos contam, apfip, deco-proteste, trocos por miúdos, e outros blogues virados para fundos os seus riscos o perfil de investidor etc.! Agora o meu dilema é aprender a analisar os fundos na óptica de escolher um relativamente seguro/confiável para, começar por investir o retorno do IRS :). Já estou +/- familiarizado com alguma da terminologia utilizada, com as comissões de subscrição de manutenção e de resgate, que por norma já estão incluídas no valor das UP, mas por exemplo nos CTPM sei que 1UP=1€, mas por exemplo neste Fidelity Funds - European High Yield A-EUR Último valor da UP (data) 10,17 EUR (27/03/2015), que está no Activo, significa que 1UP=10.17€? No caso de fundos abertos, posso comprar/vender sempre que tiver interesse certo? Tanto quanto percebo este fundo por exemplo é um produto para quem tem um perfil conservador, que tem um Beta bastante aceitável pois está muito perto do 1 não está muito afastado para cima dos da sua categoria mas está com um desempanho abaixo do Benchmark e apenas tem custo de gestão. É um fundo maioritariamente constituído por Obrigações e por Liquidez. O "grosso" dos activos são da Irlanda e Inglaterra. Será que estou a ler bem a informação do site?

Seria por exemplo algo recomendado para alguém muito conservador? Se quisesse mais um pouco de risco, logo rendimentos, teria de optar por um fundo mais peso em acções correcto?

Será que me podem dar algumas dicas ou recomendar mais alguns sítios para me informar e poder agir em consciência, sabendo de antemão que ganhos passados não significam ganhos futuros, mas é que queria aproveitar enquanto estou de baixa para me informar o mais possível pois voltando ao trabalho o tempo para disponível para estas pesquisas ficará muito mais reduzido.

Desculpem lá o testamento, mas é como digo, não quero entrar às cegas nesta nova fase de planeamento do futuro da minha família.

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A única comissão incluida na cotação é a comissão de gestão, fundos que tenham comissões de subscrição e de resgate as mesas são cobradas á parte.

1UP = a 10,17€ sim, o valor da cotação determina o valor de cada unidade de participação.

Fundos abertos pode sempre comprar/vender quando houver interesse, a não ser que haja alguma restrição por parte da gestora, pode acontecer por vezes fecharem os fundos a novos clientes.

Não sei se estás interessado nesse fundo, chamo só a atenção que é um fundo de HY, ou seja, dentro da categoria de obrigações é o mais "arriscado", e esse paga dividendos, naõ sei se é o objectivo.

Vê este se o Activo o tem, é um fundo misto que me parece possa encaixar no teu perfil para já: Nordea-1 Stable Return Fund E EUR LU0227385266

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já pesquisei mas o Nordea-1 Stable Return Fund E EUR, não aparece no Activo.

Falei naquele fundo da Fidelity, porque foi um dos que me apareceu na página do banco e para exemplificar servia perfeitamente.

Vou ler mais algumas coisas no Observador, já que eles fazem lá recomendações e vou ver o que encontro.

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )