Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

tenho algum valor neste fundo, que parece estar em queda acentuada:

LU0432616497 - Invesco Funds - Invesco Global Investment Grade Corporate Bond Fund E

o que acham que devo fazer?

a estratégia não era para curto prazo, mas tb não devemos ficar parados, à espera do que possa acontecer

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho algum valor neste fundo, que parece estar em queda acentuada:

LU0432616497 - Invesco Funds - Invesco Global Investment Grade Corporate Bond Fund E

o que acham que devo fazer?

a estratégia não era para curto prazo, mas tb não devemos ficar parados, à espera do que possa acontecer

Em queda? Se a Morningstar estiver correcta, este fundo está nos 10,5% até ao momento.

Sempre que começam as quedas existe um pânico generalizado neste tópico. Até tenho ideia que isto começou no ano passado por esta altura...

Se a estratégia não era para CP é deixar seguir...

Pegando no que o D@vid disse "Enquanto estiver a ir à mais-valia, tudo bem" :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Preparem-se para levar uma batelada nas valorizações insustentadas YTD. Hoje as bolsas vão rolar pelo monte abaixo mais uma vez! Nos EUA ontem houve stock sell-off, e hoje deve ir pelo mesmo caminho.

Quem tiver dinheiro para reforçar, aguente os cavalos que pode ser que em breve apanhem uma boa onda. Basta adivinhar quando é que vai bater no fundo para começar a haver buy outra vez.  :)

Alguém tem o número da Maya?  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sell in May já se diz há muito tempo xD

Neste momento tenho os meus cavalos no

Ing L Renta Fund - Euro Long Duration ---1000€

Invesco Global Structure Equity Fund --- 500€

Vou deixar estar uns tempos enquanto aprendo mais sobre isto dos fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Preparem-se para levar uma batelada nas valorizações insustentadas YTD. Hoje as bolsas vão rolar pelo monte abaixo mais uma vez! Nos EUA ontem houve stock sell-off, e hoje deve ir pelo mesmo caminho.

Quem tiver dinheiro para reforçar, aguente os cavalos que pode ser que em breve apanhem uma boa onda. Basta adivinhar quando é que vai bater no fundo para começar a haver buy outra vez.  :)

Alguém tem o número da Maya?  ;D

Mas se os fundos estão a valorizar, não os devemos reforçar, em vez de quando estão em queda?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A ideia nao é reforcar quando estao em queda, mas sim após a queda. Como é obvio este "timming" é dificil (ou mesmo impossivel) de prever...

Quando um fundo esta em queda, acredita-se que mais cedo ou mais tarde acabara por recuperar (voltar a subir), dai a importancia de reforcar quando um fundo cai.

Quando esta a subir, tambem se acredita que, mais cedo ou mais tarde, irá corrigir (ou cair) e ninguem gosta de reforcar um fundo que estava a subir e nos dias seguintes esta sempre a cair.

Como é obvio, tudo isto é muito relativo e, na minha opiniao, numa estrategia de longo prazo o melhor é mesmo reforcar quando se tem capital! Muita gente se esquece que o tempo que se perde a decidir e o dinheiro esta parado, é tambem uma potencial perda...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nisto dos fundos, investimentos, etc, eu nem sei o que é pior. Se as pessoas estarem a perder dinheiro em depositos a 0%, ou se estarem a meter-se em fundos e produtos estruturados, sem sequer saberem o que é um fundo, produtos complexos, etc, por via da pressão dos gestores de conta.

Enquanto não for começada a ser dada formação financeira, nem que seja básica, nas escolas, o panorama dos 80% dos portugueses que nem sabem o que é spread ou euribor, não vai mudar.

Isto é mais um desabafo generico, que outra coisa.  :)

É que é chato ter de ouvir amigos, familiares, colegas, etc, "eia fundos, vai perder tudo" e depois eles próprios têm fundos disfarçados com outros nomes pomposos pela banca de retalho, obrigações subordinadas/convertiveis,  de sei lá o quê a pensarem que são depósitos, produtos estruturados a pensarem que são pés de meia, etc. É ridiculo, que se não fosse tão preocupante, até dava vontade de rir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como é obvio, tudo isto é muito relativo e, na minha opiniao, numa estrategia de longo prazo o melhor é mesmo reforcar quando se tem capital! Muita gente se esquece que o tempo que se perde a decidir e o dinheiro esta parado, é tambem uma potencial perda...

Se for para um investimento de LP, sem grandes preocupações sim. Mas se andarmos atentos às noticias, se lermos a bloomberg e vermos uns artigos de opinião, não é muito difícil minimizar o estrago de uma entrada em timming errado. Por exemplo, quem subscreveu EUA ontem, vai ter perdas imediatas, sem necessidade, bastava abrir o site da Bloomberg e via logo que não era boa altura. ;)

Nestes sobe e desce é óbvio que é difícil adivinhar quando é que a descida já terminou, para decidir entrar e apanhar a subida.

Quando foi o caso BES, muita gente, quando as acções já tinham perdido imenso, pensaram "isto não pode cair mais! Vou entrar". E depois ainda caiu mais, tanto que até se deitou.  :-\

Mas no caso de fundos indexados a acções globais ou EUA, dificilmente esta correcção será muito agressiva. O mercado ainda está bullish. Isto é apenas recolha de mais-valias dos accionistas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nisto dos fundos, investimentos, etc, eu nem sei o que é pior. Se as pessoas estarem a perder dinheiro em depositos a 0%, ou se estarem a meter-se em fundos e produtos estruturados, sem sequer saberem o que é um fundo, produtos complexos, etc, por via da pressão dos gestores de conta.

Enquanto não for começada a ser dada formação financeira, nem que seja básica, nas escolas, o panorama dos 80% dos portugueses que nem sabem o que é spread ou euribor, não vai mudar.

Isto é mais um desabafo generico, que outra coisa.  :)

É que é chato ter de ouvir amigos, familiares, colegas, etc, "eia fundos, vai perder tudo" e depois eles próprios têm fundos disfarçados com outros nomes pomposos pela banca de retalho, obrigações subordinadas/convertiveis,  de sei lá o quê a pensarem que são depósitos, produtos estruturados a pensarem que são pés de meia, etc. É ridiculo, que se não fosse tão preocupante, até dava vontade de rir.

A Selecção Natural trata disso tudo.

Quem for inteligente, perde uns tempos a instruir-se, como por exemplo, ler este fórum e não se sujeita a essa manipulação.

Quem antes quiser ver o site d'A Bola ou a Casa dos Segredos, temos pena.

Ninguém dá nada a ninguém, e para ganhar dinheiro de forma honesta é preciso trabalhar para isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sabem bem que as biotechs são sectores muito voláteis não sabem? e sabem também, e olhando só para esse fundo. que estava com rentabilidade a 1 ano de 100% não sabem?  ;D

Portanto, neste sector especifico, assim como saúde, das duas uma, ou é para meter e esquecer, deixar lá estar por 3/5/10 anos, ou  é para aproveitar a onda, seja lá o que isso for, e se a conseguem apanhar,  em 3 meses está com 28%, acredito que há muita boa gente a ganhra muito, agora ou saltam fora ou aguentem e mantenham  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sabem bem que as biotechs são sectores muito voláteis não sabem? e sabem também, e olhando só para esse fundo. que estava com rentabilidade a 1 ano de 100% não sabem?  ;D

Portanto, neste sector especifico, assim como saúde, das duas uma, ou é para meter e esquecer, deixar lá estar por 3/5/10 anos, ou  é para aproveitar a onda, seja lá o que isso for, e se a conseguem apanhar,  em 3 meses está com 28%, acredito que há muita boa gente a ganhra muito, agora ou saltam fora ou aguentem e mantenham  ;)

Tinha uma pequena posição a um fundo biotech (LU0171309270) numa carteira satélite só para ver até onde esticava.

Cheguei a estar com 18% de ganhos em pouco mais de um mês, sai ontem graças aos conselhos aqui do fórum com +- 13%, com 76% anualizados.

Cumpriu o seu objectivo, agora estou fora a escolher outro "alvo".

Foi um bom case-study sobre a volatilidade, e agradeço aqui a dica sobre a queda das biotech.

Não querem dar também a dica quando houver o rebound?  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A partir de amanhã ou 2ª  :laugh: :laugh: :laugh:

Rebound? A partir de amanhã ou 2ª?

É normal que tenhamos um aliviar da pressão, aliás quem esteve atento ao dia de hoje, aproveitou intraday a inversão.

Contudo cuidado, não é porque isto agora vai subir uns % que vão subscrever de novo. Vejam o que aconteceu no ano passado desde Fevereiro, salvo erro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E eu que tinha ideia que os Biotechs eram diferentes dos de saúde ;D

Tenho de concordar com o D@vid num ponto. Se é para subscrever e esquecer por 2-3-5 anos então só tem de deixar correr e reforçar em determinados patamares de exaustão.

Agora se for só para apanhar uma onda é de sair, porque 2-4% em 25-30 não fazem assim tanta diferença num horizonte tão curto (em que houve esta mais-valia).

O que eu vou fazer no meu fundo de saúde é seguir as 10 maiores posições só para ter uma ideia com o que contar.

Agora tenham em atenção que quem sai para depois voltar a entrar, deve ter cuidado. Market timming em fundos é muito complicado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sell in May já se diz há muito tempo xD

Neste momento tenho os meus cavalos no

Ing L Renta Fund - Euro Long Duration ---1000€

Invesco Global Structure Equity Fund --- 500€

Vou deixar estar uns tempos enquanto aprendo mais sobre isto dos fundos.

Mas estamos em Março ;D  e isso que se diz é um grande mito. Se fosse sempre assim isto era vira o disco... ;D

Mas se os fundos estão a valorizar, não os devemos reforçar, em vez de quando estão em queda?!

Patanisca podes explicar a que batelada nas YTD te referes?

Ninguém adivinha fundos ou topos. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos para alêm do delay que costumam ter que podem ir até aos 2 dias na cotação, demoram entre resgates e subscrição quase ou mais que uma semana, é dificil desta forma entrar na altura certa, ou sair na altura certa, por isso é que eu, pessoalmente como sempre digo porque cada um faz o que quer, o que faço é não fazer nada  ;D ;D  , e olhando para o meu histórico a coisa até tem corrido bem, e aposto que aqui deve de haver secalhar uma ou duas pessoas no máximo que em 2008 levou porrada como eu, mas eu em 2008 já ia com cerca de 4 anos de fundos...

Fala-se quase sempre em algo catastrófico que estará para acontecer, mas olhando para trás, só mesmo no ano de 2008 é que houve crash superior a 20% nos últimos 30 anos num portofolio diversificado.

Se os fundos tivessem capital garantido o medo dissipava-se rapidamente, a incógnita do capital faz com que o medo perdure sempre na mente do investidor, quem investiu em papel comercial dizia lá que o capital era garantido e a taxa também, mas como em tudo, as duas são garantidas pelo seu emitente, se o emitente vai á vida o capital também vai, e nos fundos perder 100% é muito dificil, mas ver o capital a reduzir é um factor de stress, o ideal é olhar para as carteiras de num espaço de horizonte temporal alargardo, mas quem o consegue fazer?

Uma curiosidade, alguém me disse outro dia que os mercados têm sempre tendencia positiva nos anos acabados em 5  ;D , este ano de facto está a ser um ano extraordinário, mas em 31 de Dezembro é que se fazem as contas  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estudioso sou muito "careta"  ;D  só mexo se realmente precisar, vê lá tu que até para comprar um carro há cerca de 4 anos dei de garantia alguns fundos e fiz uma conta corrente  ;D ;D  pago actualmente 1,75% de juros do crédito... só o Nordea-1 European Cross Credit, que é um fundo bastante calminho vai ele com 1,50% já...  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente é uma boa ideia para acumular poupanças, mexer só mesmo em necessidade..... :)

Essa de dar os fundos como garantia, ehehehehehehehe

Então esse nordea é bom para colocar capital para "estacionar", como tenho lido por aqui?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )