Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Que acham deste fundo? colocar uns 3k nele?

JPMorgan Japan Equity D (acc) EUR - ISIN LU0217390813

Sinceramente tenho esse fundo atualmente na carteira em construção com muito baixa % mas cada vez que olho para o gráfico dele cada vez me apetece mais tirá-lo! Mas isto é apenas a minha opinião!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quais os fundos em concreto?

Franklin India N ACC Eur

JPMorgan Japan Equity D (acc) EUR

FT MENA

JPM China

Pl Em Mkt Bond

Nord Nordic SCap Eq

ING R Eur Long Dur

Como foram apenas 2000 euros fiquei um pouco limitado pelo valor minimo de subscricao, mas ainda assim penso que deu para escolher alguns dos melhores fundos de cada categoria...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuando na perspectiva de uma carteira moderada e diversificada para muito longo prazo, tentei refazer a minha 1ª carteira com 6k.

[table]  [tr] [td]

Nome[/td] [td]

ISIN[/td] [td]

D.P.[/td] [td]

Rent.[/td] [td]

R.S.[/td] [td]

Inv. Mínimo[/td] [td]

Tipo[/td] [td]

EUROPA/GOV[/td] [td]

EUA/EMP[/td] [td]

Risco[/td] [td]

Montante[/td] [td]

%[/td] [/tr] [tr] [td]

MFS® Meridian Funds Global Equity A1 EUR Acc

[/td] [td]

LU0094560744

[/td] [td]

8,39

[/td] [td]

21,24

[/td] [td]

2,29

[/td] [td]

25,00 €

[/td] [td]

Ações Global Cap. Grande Crescimento

[/td] [td]

40

[/td] [td]

56

[/td] [td]

5

[/td] [td]

300

[/td] [td]

5,00%

[/td] [/tr] [tr] [td]

Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity Fund E

[/td] [td]

LU0267985314

[/td] [td]

8,71

[/td] [td]

23,57

[/td] [td]

2,43

[/td] [td]

500,00 €

[/td] [td]

Ações Global - Moeda Hedged

[/td] [td]

35

[/td] [td]

45

[/td] [td]

5

[/td] [td]

1000

[/td] [td]

16,67%

[/td] [/tr] [tr] [td]

UBS (Lux) Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc

[/td] [td]

LU0723564463

[/td] [td]

11,48

[/td] [td]

25,44

[/td] [td]

1,98

[/td] [td]

200,00 €

[/td] [td]

Ações Europa Cap. Grande Misto

[/td] [td]

98

[/td] [td]

1,5

[/td] [td]

6

[/td] [td]

200

[/td] [td]

3,33%

[/td] [/tr] [tr] [td]

MFS® Meridian Funds - European Smaller Companies Fund Class A1 EUR Acc

[/td] [td]

LU0125944966

[/td] [td]

7,83

[/td] [td]

22,72

[/td] [td]

2,61

[/td] [td]

50,00 €

[/td] [td]

Ações Europa Cap. Flexível

[/td] [td]

100

[/td] [td]

0

[/td] [td]

5

[/td] [td]

1000

[/td] [td]

16,67%

[/td] [/tr] [tr] [td]

BGF World Healthscience E2 (EUR)

[/td] [td]

LU0171309270

[/td] [td]

11,05

[/td] [td]

34,74

[/td] [td]

2,71

[/td] [td]

100,00 €

[/td] [td]

Ações Sector Saúde

[/td] [td]

21

[/td] [td]

78

[/td] [td]

5

[/td] [td]

500

[/td] [td]

8,33%

[/td] [/tr] [tr] [td]

Espírito Santo Rendimento Plus

[/td] [td]

PTYEVHHM0001

[/td] [td]

4,39

[/td] [td]

12,44

[/td] [td]

2,65

[/td] [td]

2.500,00 €

[/td] [td]

Obrigações Flexível EUR

[/td] [td]

55

[/td] [td]

25

[/td] [td]

3

[/td] [td]

2500

[/td] [td]

41,67%

[/td] [/tr] [tr] [td]

BGF Euro Short Duration Bond E2 EUR

[/td] [td]

LU0093504115

[/td] [td]

1,11

[/td] [td]

2,4

[/td] [td]

1,97

[/td] [td]

100,00 €

[/td] [td]

Obrigações Curto Prazo Diversificado EUR

[/td] [td]

0

[/td] [td]

17

[/td] [td]

2

[/td] [td]

500

[/td] [td]

8,33%

[/td] [/tr]  [/table]

O x-ray apresenta-me praticamente 50/50 entre acções e obrigações, 60% europa, 35% EUA e 7% Ásia.

8% está dirigida ao sector Saúde.

Ver também ficheiro em anexo.

Penso que vou iniciar-me com esta composição e ao longo do tempo, com a vossa ajuda, vou analisando e ajustando-a.

O que acham?

post-5150-14412396774908_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JoseInvesdor

Franklin India N ACC Eur

JPMorgan Japan Equity D (acc) EUR

FT MENA

JPM China

Pl Em Mkt Bond

Nord Nordic SCap Eq

ING R Eur Long Dur

Como foram apenas 2000 euros fiquei um pouco limitado pelo valor minimo de subscricao, mas ainda assim penso que deu para escolher alguns dos melhores fundos de cada categoria...

ING R Eur Long Dur? Não seria o ING L?

Como fazem quando os montantes iniciais são muito elevados? Colocam lá, e passados uns dias retiram e deixam o valor desejado (mais baixo)?

Mas para cada levantamento de fundo paga-se 15euros no BEST não é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qualquer operacao de "compra" e "venda" é gratuita no Best, mas esse truque nem sempre funciona... na maioria das vezes tens que manter o valor minimo de subscricao... De qualquer forma quando encontro um fundo com um valor muito elevado, passo ao proximo, maioria dos fundos do Best apresentam minimos bastante reduzidos! É (quase) sempre possivel encontrar um fundo semelhante (em qualidade e alocacao) com valores minimos reduzidos...

Uma coisa que comecei a notar é que esse minimo esta muitas vezes relacionado com a gestora do fundo, como se algumas gestoras quisessem filtrar os "clientes", i.e., certas gestoras apresentam minimos de 1UP ou valores irrisórios como 50 ou 100 euros outras é sempre acima dos 1000.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eurozone sees fastest growth in four years: Report

• 24 March 2015 12:40 (Last updated 24 March 2015 12:45)The Eurozone PMI reaches 46-month high in March with upturn in business activity fueled by rise in orders, report says

ANKARAThe Eurozone is seeing broad-based growth in its business activity -- the fastest in four years -- the MarkitEurozone Composite Purchasing Managers' Index has reported. Eurozone PMI was at a 46-month high at 54.1 in March from 53.3 in February as an upturn in business activity was fueled by rise in orders, according to the report released Tuesday.The improvement was broad-based across sectors, the report said, adding: "Growth of services business activity and new business both hit the highest since May 2011, accompanied by stronger rates of increase in both manufacturing output and new orders to the highest since May of last year."Employment growth meanwhile picked up to its fastest pace since August 2011.Job creation in the service sector held steady at the near four-year high seen in February, while factory headcounts showed the largest monthly improvement since April last year, according to the report.Gaining momentumFor the first time in seven months, prices rose for manufacturers while, in the services sector, prices dropped only slightly, the report noted.A sharper rise in prices is expected by the European Central Bank by the end of the year, as its economic stimulus program progresses.Chris Williamson, chief economist at Markit, said: "The eurozone’s economic recovery gained further momentum in March, with the PMI hitting its highest for almost four years."The improvement provides welcome news to a region awaiting signs that the ECB’s quantitative easing is stimulating the real economy."Williamson said that the ECB's quantitative easing program was helping to drive greater business investment and hiring, and helping to show that the recovery is sustainable.Eurozone GDP growth stagnated at 0.1 percent in 2014, but the ECB forecast 1.5 percent growth for this year.Isto é positivo para quem tem acções da europa não é? ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuando na perspectiva de uma carteira moderada e diversificada para muito longo prazo, tentei refazer a minha 1ª carteira com 6k.

[table]  [tr] [td]

Nome[/td] [td]

ISIN[/td] [td]

D.P.[/td] [td]

Rent.[/td] [td]

R.S.[/td] [td]

Inv. Mínimo[/td] [td]

Tipo[/td] [td]

EUROPA/GOV[/td] [td]

EUA/EMP[/td] [td]

Risco[/td] [td]

Montante[/td] [td]

%[/td] [/tr] [tr] [td]

MFS® Meridian Funds Global Equity A1 EUR Acc

[/td] [td]

LU0094560744

[/td] [td]

8,39

[/td] [td]

21,24

[/td] [td]

2,29

[/td] [td]

25,00 €

[/td] [td]

Ações Global Cap. Grande Crescimento

[/td] [td]

40

[/td] [td]

56

[/td] [td]

5

[/td] [td]

300

[/td] [td]

5,00%

[/td] [/tr] [tr] [td]

Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity Fund E

[/td] [td]

LU0267985314

[/td] [td]

8,71

[/td] [td]

23,57

[/td] [td]

2,43

[/td] [td]

500,00 €

[/td] [td]

Ações Global - Moeda Hedged

[/td] [td]

35

[/td] [td]

45

[/td] [td]

5

[/td] [td]

1000

[/td] [td]

16,67%

[/td] [/tr] [tr] [td]

UBS (Lux) Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc

[/td] [td]

LU0723564463

[/td] [td]

11,48

[/td] [td]

25,44

[/td] [td]

1,98

[/td] [td]

200,00 €

[/td] [td]

Ações Europa Cap. Grande Misto

[/td] [td]

98

[/td] [td]

1,5

[/td] [td]

6

[/td] [td]

200

[/td] [td]

3,33%

[/td] [/tr] [tr] [td]

MFS® Meridian Funds - European Smaller Companies Fund Class A1 EUR Acc

[/td] [td]

LU0125944966

[/td] [td]

7,83

[/td] [td]

22,72

[/td] [td]

2,61

[/td] [td]

50,00 €

[/td] [td]

Ações Europa Cap. Flexível

[/td] [td]

100

[/td] [td]

0

[/td] [td]

5

[/td] [td]

1000

[/td] [td]

16,67%

[/td] [/tr] [tr] [td]

BGF World Healthscience E2 (EUR)

[/td] [td]

LU0171309270

[/td] [td]

11,05

[/td] [td]

34,74

[/td] [td]

2,71

[/td] [td]

100,00 €

[/td] [td]

Ações Sector Saúde

[/td] [td]

21

[/td] [td]

78

[/td] [td]

5

[/td] [td]

500

[/td] [td]

8,33%

[/td] [/tr] [tr] [td]

Espírito Santo Rendimento Plus

[/td] [td]

PTYEVHHM0001

[/td] [td]

4,39

[/td] [td]

12,44

[/td] [td]

2,65

[/td] [td]

2.500,00 €

[/td] [td]

Obrigações Flexível EUR

[/td] [td]

55

[/td] [td]

25

[/td] [td]

3

[/td] [td]

2500

[/td] [td]

41,67%

[/td] [/tr] [tr] [td]

BGF Euro Short Duration Bond E2 EUR

[/td] [td]

LU0093504115

[/td] [td]

1,11

[/td] [td]

2,4

[/td] [td]

1,97

[/td] [td]

100,00 €

[/td] [td]

Obrigações Curto Prazo Diversificado EUR

[/td] [td]

0

[/td] [td]

17

[/td] [td]

2

[/td] [td]

500

[/td] [td]

8,33%

[/td] [/tr]  [/table]

O x-ray apresenta-me praticamente 50/50 entre acções e obrigações, 60% europa, 35% EUA e 7% Ásia.

8% está dirigida ao sector Saúde.

Ver também ficheiro em anexo.

Penso que vou iniciar-me com esta composição e ao longo do tempo, com a vossa ajuda, vou analisando e ajustando-a.

O que acham?

Só um reparo rápido,da observação do quadrado da morningstar de obrigações não tens demasiadas obrigações com baixa qualidade crediticia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Convém reforçar os que estão em queda. E vender os que estão a ganhar.

Isto chama-se o rebalanceamento. Colocar cada fundo com o peso inicial .(Mas deve ser feito de x em x tempo . Tens de definir. Um ano , 6 meses, 9 meses. O que te sentires que tens tempo para andar a alterar )

Pode parecer estranho e contra natura, mas os estudos provam que desta forma consegues uns pontos percentuais extra ao longo dos anos.

Outra questão ..

É só a minha carteira, ou nestes últimos dias é tudo a vermelho ... (O facto do euro ter recuperado em relação ao dollar justifica isso. Ou existe alguma outra razão ) de um dia para o outro perdi 15/20% dos ganhos dos últimos 4 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É boa ideia reforçar fundos que estão valorizados?

Ou deve ser reforçado os fundos que estão em queda?

Eu estou no mesmo dilema que tu. Ainda não tenho fundos, mas ando a fazer uma simulação em excel de uma possível carteira de fundos. Comecei por comprar fundos valorizados, mas em 4 ou 5 dias ficou tudo a negativo. Agora a minha estratégia é comprar fundos que em 3 a 6 meses tiveram perdas e que nas ultimas semanas estão a subir.

Ando a criar as minhas estratégias através da simulação para depois partir para a ação, ao mesmo tempo vou aprendendo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto chama-se o rebalanceamento. Colocar cada fundo com o peso inicial .(Mas deve ser feito de x em x tempo . Tens de definir. Um ano , 6 meses, 9 meses. O que te sentires que tens tempo para andar a alterar )

Pode parecer estranho e contra natura, mas os estudos provam que desta forma consegues uns pontos percentuais extra ao longo dos anos.

Outra questão ..

É só a minha carteira, ou nestes últimos dias é tudo a vermelho ... (O facto do euro ter recuperado em relação ao dollar justifica isso. Ou existe alguma outra razão ) de um dia para o outro perdi 15/20% dos ganhos dos últimos 4 meses.

Depende da carteira claro :) no entanto nos últimos dias as obrigações têm invertido a tendencia de subida e as acções também andam meio indefinidas, e se tens fundos sem hedge ou em USD poderão estar a ter o efeito do câmbio com a descida do EUR, nada de anormal, para fundos que estão com ytd de 20% se não houver correcções então é que seria de estranhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só um reparo rápido,da observação do quadrado da morningstar de obrigações não tens demasiadas obrigações com baixa qualidade crediticia?

Deriva da limitação do preço mínimo do NB Rendimento Plus que são 2500€, e num pequeno universo de 6000€ a investir faz mossa. Apesar da sua rentabilidade, possui +50% de obrigações de creditibilidade BBB até B e mais 25% inferiores à classe B.

Vou arriscar, ter paciência e ver no que dá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deriva da limitação do preço mínimo do NB Rendimento Plus que são 2500€, e num pequeno universo de 6000€ a investir faz mossa. Apesar da sua rentabilidade, possui +50% de obrigações de creditibilidade BBB até B e mais 25% inferiores à classe B.

Vou arriscar, ter paciência e ver no que dá.

Mas se quiseres baixar o peso no fundo depois de subscreveres podes resgatar uma parte, o minimo a manter é de 1UP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outra questão ..

Vender? Tenho muitos a valorizar bem, como o Pioneer...

Que acham do Fidelity Iberia E - ACC - EUR - LU0115765678?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A ideia nao é vender tudo. Obviamente se um fundo esta a valorizar nao fazia sentido vender tudo.

A ideia é vender parte do fundo que esta a valorizar (tipo 10%, ou o necessário para rebalancear a carteira) e com esse valor reforcar os que estao a perder.

Claro que ao fazer isso tambem se perde algo, pois estas a levar com a taxa de 28% sobre as mais valias que resgatas, para subscrever novamente. Penso que o ideal seria rebalancear com capital novo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A ideia nao é vender tudo. Obviamente se um fundo esta a valorizar nao fazia sentido vender tudo.

A ideia é vender parte do fundo que esta a valorizar (tipo 10%, ou o necessário para rebalancear a carteira) e com esse valor reforcar os que estao a perder.

Claro que ao fazer isso tambem se perde algo, pois estas a levar com a taxa de 28% sobre as mais valias que resgatas, para subscrever novamente. Penso que o ideal seria rebalancear com capital novo!

O ideal é sempre capital novo claro, á falta deste podes fazer como disseste, os 28% de IRS só te tens de preocupar com eles daqui a 1 ano e 2 meses lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )