Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Repara na tua exposição directo ao QE...claro que indirectamente tudo está a ser afectado...

Avança sem medos  ;D ;D

Obrigado David!

Sim, visto por aí estou pouco exposto ao QE, mas como dizes está tudo interligado! ;)

A ideia é essa, avançar ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola pessoal, estou prestes a formar a minha carteira de fundos a sério (sem ser tesouraria e liquidez e esses "fundos"). Esta carteira será formada com cerca de 30% do meu capital total sendo que o meu perfil de risco será moderado para esta carteira, visto que como é apenas uma pequena quantia do que disponho estou disposto a aceitar algum risco. No entanto se fosse possível darem uma breve opinião da carteira só no caso de estar a fazer alguma má decisão óbvia mas que eu não me tenha apercebido ;)

A carteira em questão é:

LU0227385266 - Nordea-1 Stable Return E EUR (mistos globais) ---------------------------  22%

LU0267985314 - Invesco Global Structured Eq E (Acções global) ---------------------------  15%

IE00B543WZ88 - Neuberger Berman China Equity USD Adv (Acções China - fundo USD) ---  3%

LU0171285157 - BGF Global High Yield Bond E2 (Obrigações Mundiais - fundo USD) -------  9%

LU0723564463 - UBS (Lux) ES Eurp Opp Uncons € P (Acções Europa) ---------------------- 15%

LU0115144304 - Invesco European Bond E (Obrigações Europa)----------------------------- 21%

LU0093504115 - BGF Euro Short Duration Bond E2 E (Obrigações Curto Prazo) -------------15% (para reduzir volatilidade ;) )

Tentei diversificar, sendo que dei alguma preferência à Europa, pareceu-me bem tendo em conta o QE, mas por outro lado a situação da Grécia pode dar instabilidade aos mercados, além do facto de algumas acções poderem já estar sobre valorizadas com o QE. Contudo penso que não me expus por aí além do que devia ter ido!

Neste link http://postimg.org/image/8ljr1u30r/ está a imagem do x-ray que fiz no site do banco best que não coloquei aqui para não ocupar muito espaço. Consideram que é uma carteira consistente para um perfil moderado? ;)

Obrigado a todos! :)

Apenas vou deixar a minha opinião. Depois se quiser segue o que lhe bem entender. Não sei se esta carteira é para deixar andar ou para market timming.

Para o seu perfil que é considerado moderado podia aumentar a exposição a acções pois apenas tem 33%. Não vou meter percentagens pois cabe lhe decidir vou apenas escolher os fundos e dar uma opinião.

LU0227385266 - Nordea-1 Stable Return E EUR (mistos globais) --> OK

LU0267985314 - Invesco Global Structured Eq E (Acções global) --> Substituia por este LU0094560744 MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc Repare na recuperação após 2008 de um e de outro e depois tire as conclusões.

IE00B543WZ88 - Neuberger Berman China Equity USD Adv (Acções China - fundo USD) Mesmo sendo uma pequena percentagem até ver pode ser bom mas assim que a FED decidir aumentar as taxas de juro, acho que é fugir dos emergentes. Neste momento tenho emergentes mas estou atento. Porque não antes um fundo do Japão?

LU0171285157 - BGF Global High Yield Bond E2 (Obrigações Mundiais - fundo USD) Apesar de ser pouca percentagem acho que os ganhos não justificam os riscos.

LU0723564463 - UBS (Lux) ES Eurp Opp Uncons € P (Acções Europa) -->OK

LU0115144304 - Invesco European Bond E (Obrigações Europa) --> OK

LU0093504115 - BGF Euro Short Duration Bond E2 E (Obrigações Curto Prazo) substituia por este LU0546917427 ING(L) Renta Fd Euro Long Dur X EUR Acc ou por LU0251661590 AXA World Funds Euro 10+LT ECapitalisation EUR para baixar a volatidade acho que o Invesco European Bond E basta.

Possivelmente acrescentava mais uns fundos como por exemplo:

Sectorial saúde

LU0114064081

Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R

Pequenas Médias Empresas Europeu

LU0125944966 MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR Acc

EUA

LU0347184318

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND

Mas como disse cabe-lhe a si decidir.

Cumprimentos e bons investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado foskamon pela crítica individual a cada fundo ;) 

Em relação à carteira ser para deixar andar ou ir adaptando ao longo do tempo, a ideia é fazer poucas alterações, mas de vez em quando fazer algumas. Esta área têm-me vindo a interessar desde à 1 ou 2 ano e gostaria de ir tomando algumas decisões ao longo do tempo consoante vou aprendendo mais!

Não estou com tempo neste momento para analisar as tuas sugestões, mas de qualquer das formas agradeço desde já! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sectorial saúde

LU0114064081

Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R

Pequenas Médias Empresas Europeu

LU0125944966 MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR Acc

EUA

LU0347184318

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND

Mas como disse cabe-lhe a si decidir.

Cumprimentos e bons investimentos

Boa Noite!

Eu tenho este 2 fundos, o Eurizon a valorizar +45% e o Pioneer +50%, tenho algum capital, será de reforçar?

E o NB Obrigações Europa, é boa ideia subscrever?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Da maneira que isto só tem tendência de subida, eu diria que cairão todos quando rebentar esta bolha. Os EUA estão com dados pouco animadores de consumo interno e o dólar valorizou em excesso, no entanto vemos o SP500 a bater records.

Na Europa, ainda se vive a euforia do efeito BCE, mas daqui a uns dias quando se acabar a "mama" na Grécia é que vamos ver o que sai dali. Eu não aposto na Europa para já, pelo menos em acções, já que o risco de a Grécia gerar mais um impasse no Eurogrupo é grande.

Para já continuo atento, a ver vamos, já dizia o cego.

Qual bolha? Aonde?

Bolha é quando algo sobe desenfreadamente sem parar.

Só agora é que começamos a ter alguns índices Europeus a fazer máximos de sempre, enquanto que os EUA vem de um BULL de 2009.

Se eles começaram com o QE americano porque razão é que os europeus com o euro a desvalorizar e injecção de liquidez não poderão fazer o mesmo?

Vejam os volumes e vejam a quebra de máximos, isto não há que enganar :)

Os EUA esperam uma correcção na Europa para começarem a deslocar o capital de lá para cá. Nessa altura isto ainda vai ser melhor  ;D

Quando isto desce é o fim, quando sobe é uma bolha, decidam-se LOL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olha, sabes o que te digo? se cair que caia, porque é melhor cair 20% de um ganho de 30% do que cair 20% de nenhum ganho ou de ganho inferior ahahah.

Prefiro ter rentabilidades de 1% ao mês durante 12 meses do que subir 12% em apenas 1 mês, é um facto, mas como disse acima, que suba!

D@vid que medo é esse? :P  Se isto subir 12% em apenas 1 mês só temos de aproveitar ehehe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alexis Tsipras, the Greek prime minister, has warned Angela Merkel that it will be “impossible” for Athens to service debt obligations due in the coming weeks if the EU fails to distribute any short-term financial assistance to the country.

The warning, contained in a letter sent by Mr Tsipras to the German chancellor and obtained by the Financial Times, comes as concerns mount that Athens will struggle to make pension and wage payments at the end of this month and could run out of cash before the end of April.

:-X

FTimes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:o :o :o 

Era ter a certeza disto no fim de 2013 ;)

Subida do dia: 4.12%  :P

Boa Noite!

Eu tenho este 2 fundos, o Eurizon a valorizar +45% e o Pioneer +50%, tenho algum capital, será de reforçar?

Acho que vou trocar :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite!

Acho que vou trocar :P

Eu estou a formar a minha primeira carteira a sério agora. Considero que a minha opinião não é das melhores que possas ouvir. No entanto vou dizê-la. Na minha primeira carteira estou a ponderar incluir o Eurizon, gostei do fundo e será cerca de 10% do meu capital para fundos. Porque motivo te estou a dizer a percentagem que lhe estou a destinar. Para que tu face ao capital que tens investido decidas se deves ou não reforçar, pois eu não conheço a tua carteira, que peso tem esse fundo na tua carteira para te poder dar uma opinião, se deves ou não reforçar. Ao outro fundo aplica-se a mesma lógica com a excepção que não o conheço, mas até agora tem sido um fundo certinho pelo que vi ;)

De qualquer das formas independentemente dos pesos na carteira, tudo depende da estratégia. Sou fã da diversificação por forma a minorar o risco e também a minha falta de conhecimento total do assunto. Mas acredito que haja aí boa malta com 1 ou 2 fundos a fazer bom dinheiro.

Resumidamente, aconselho-te a diversificar. Reforça só caso esses fundos tenham pouca representação na tua carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estou a formar a minha primeira carteira a sério agora. Considero que a minha opinião não é das melhores que possas ouvir. No entanto vou dizê-la. Na minha primeira carteira estou a ponderar incluir o Eurizon, gostei do fundo e será cerca de 10% do meu capital para fundos. Porque motivo te estou a dizer a percentagem que lhe estou a destinar. Para que tu face ao capital que tens investido decidas se deves ou não reforçar, pois eu não conheço a tua carteira, que peso tem esse fundo na tua carteira para te poder dar uma opinião, se deves ou não reforçar. Ao outro fundo aplica-se a mesma lógica com a excepção que não o conheço, mas até agora tem sido um fundo certinho pelo que vi ;)

De qualquer das formas independentemente dos pesos na carteira, tudo depende da estratégia. Sou fã da diversificação por forma a minorar o risco e também a minha falta de conhecimento total do assunto. Mas acredito que haja aí boa malta com 1 ou 2 fundos a fazer bom dinheiro.

Resumidamente, aconselho-te a diversificar. Reforça só caso esses fundos tenham pouca representação na tua carteira.

Obg Tiago

O Eurizon representa 3,64% e o Pioneer 5,79%...

Nas obrigações já tenho o NB Rendimento Plus com 13%, por isso não sei se deve subscrever o NB OB. Europa e igualar em % o NB R Plus?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho lido que muitos tem 2 carteiras de FI no best, como faço para criar uma 2? Por exemplo esta de perfil Moderado no Best, julgo que com 3800€? Em vez de reforçar a minha, criar uma 2 é boa ideia?

BlackRock - Euro Short Duration Bond E2 EUR  Obrigações curto prazo  10%  LU0093504115 

Jupiter JGF Dynamic Bond Fund L Class Euro  Obrigações flexível  15%  LU0459992896 

UBS - European Opp. Unconstrained (EUR) P-acc  Ações Europa  17,5%  LU0723564463     

Legg Mason CB US Aggr Grw Fund CA EUR Acc  Ações EUA  12,5%  IE00B19ZB094     

Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity E  Ações global  12,5%  LU0267985314 

Pictet - Absolute Return Fixed Income HR EUR  Alt - Long/Short Dívida  10%  LU0988402904 

Invesco Funds - Invesco Global Targeted Returns Fund class E EUR Acc  Alt - Multiestratégia  7,5%  LU1004133291 

Pioneer Funds - Emerging Markets Bond C EUR ND  Obrigações emergentes  15%  LU0119438611

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tiago Cardoso, nao tive tempo de olhar para os fundos da tua carteira, mas na minha opiniao neste momento face á forte desvalorizacao do euro, eu evitava fundos em USD. Claro que o euro pode continuar a ir por ai a baixo e eu estarei errado, mas sinceramente nao acredito que haja "margem" para cair muito mais... e no longo prazo eu diria que o euro tendera a recuperar (pelo menos um pouco) o seu valor face ao USD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid que medo é esse? :P  Se isto subir 12% em apenas 1 mês só temos de aproveitar ehehe

Não é medo nenhum :) já tive a oportunidade de dizer que não me importo nada que esteja tudo a subir, prefiro que as quedas saiam das mais valias do que do capital :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JoseInvesdor

Boas,

Tenho vindo a acompanhar o tópico já há algum tempo, sem nunca ter postado nada.

Surgiu-me uma dúvida para poder criar o meu portfolio. No sector de Mistos Moderados, qual o fundo que sugerem/preferem?

LU0219418836 - MFS® Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc

LU0251130554 - Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR

As diferenças que pude ver, ao olhar superficialmente, foi que o MFS é em USD enquanto o Fidelity em EUR, e também que a exposição do MFS está mais nos EUA (metade), enquanto o Fidelity está mais na Europa (60%).

Vejo também que as obrigacões do MFS estão mais centradas em Governo, enquanto as Fidelity estão mais divididas entre Governo e Empresas (com maior % para Empresas).

O que opinam? Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Tenho vindo a acompanhar o tópico já há algum tempo, sem nunca ter postado nada.

Surgiu-me uma dúvida para poder criar o meu portfolio. No sector de Mistos Moderados, qual o fundo que sugerem/preferem?

LU0219418836 - MFS® Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc

LU0251130554 - Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR

As diferenças que pude ver, ao olhar superficialmente, foi que o MFS é em USD enquanto o Fidelity em EUR, e também que a exposição do MFS está mais nos EUA (metade), enquanto o Fidelity está mais na Europa (60%).

Vejo também que as obrigacões do MFS estão mais centradas em Governo, enquanto as Fidelity estão mais divididas entre Governo e Empresas (com maior % para Empresas).

O que opinam? Obrigado

Atencao que ambos os fundos sao em EUR, como esta sub-entendido pelo nome... Uma vez que sao fundos diferentes, como tu proprio referes, é dificil dizer que um é melhor que o outro, porque nao subscrever os dois?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segundo um estudo publicado, para cada 4 em cada 5 gestores:

A growing number of professional investors are warning that bonds are overvalued as fears grow that a fixed income bubble will collapse in a disorderly sell-off.

Corporate bonds are more overvalued than ever before, while government bonds are the most overvalued asset class, the group said.

Finantial Times

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho lido que muitos tem 2 carteiras de FI no best, como faço para criar uma 2? Por exemplo esta de perfil Moderado no Best, julgo que com 3800€? Em vez de reforçar a minha, criar uma 2 é boa ideia?

BlackRock - Euro Short Duration Bond E2 EUR  Obrigações curto prazo  10%  LU0093504115 

Jupiter JGF Dynamic Bond Fund L Class Euro  Obrigações flexível  15%  LU0459992896 

UBS - European Opp. Unconstrained (EUR) P-acc  Ações Europa  17,5%  LU0723564463     

Legg Mason CB US Aggr Grw Fund CA EUR Acc  Ações EUA  12,5%  IE00B19ZB094     

Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity E  Ações global  12,5%  LU0267985314 

Pictet - Absolute Return Fixed Income HR EUR  Alt - Long/Short Dívida  10%  LU0988402904 

Invesco Funds - Invesco Global Targeted Returns Fund class E EUR Acc  Alt - Multiestratégia  7,5%  LU1004133291 

Pioneer Funds - Emerging Markets Bond C EUR ND  Obrigações emergentes  15%  LU0119438611

E porque razão usam 2 carteiras? Esta do Best é aconselhável?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se estra resposta se aplica à tua questão Andalm, eu pretendo criar 2 carteiras de fundos, uma destinada a colher frutos a muito longo prazo para o meu filhote, e outra para o resto do pilim para que este não fique parado.

Penso ser assim mais fácil de gerir visto que as estratégias são diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )