Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

espero que o errado seja eu pq gostava assim mas eu vejo as ob italianas a entrar no vermelho

Hoje subiu 1.40.... Não vejo onde é k vai deixar de dar!

Nb obrigações Europa .50, euro bond vai pelo mesmo caminho....

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A gestora de activos do Novo Banco registou o 10º mês consecutivo de resgates, com os investidores a continuarem a retirar dinheiro dos fundos aplicados na antiga ESAF. Apenas em 2015, a GNB Gestão de Activos já perdeu 176 milhões de euros, com o montante sobe gestão a cair para menos de 900 milhões.

Começa a ser estranho, porque hà muito que acalmou a saida de depositos. Não me parece que a justificação "ah desconhecem como funcionam os fundos" continue a justificar tudo.

Nem a mudança de nome surtiu qualquer efeito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O povo não sabe onde mete o dinheiro..... Pensam que podem perder o dinheiro por os ativos estarem no nb

E podem. Quem diz que uma fraude como a do BES em que andaram a vender papel comercial por DPs, não se pode estender à gestora de ativos? Quando há intenção de violar a lei, não vejo que os fundos sejam mais seguros que os famosos DPs.

Pegam no teu dinheiro e em vez de comprarem obrigações/ações, ou o que for, simplesmente não está lá. O que fazes? (não estou a dizer mal dos fundos como instrumento financeiro, apenas que à semelhança de muitos outros, não estão a salvo de possíveis más intenções).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E podem. Quem diz que uma fraude como a do BES em que andaram a vender papel comercial por DPs, não se pode estender à gestora de ativos? Quando há intenção de violar a lei, não vejo que os fundos sejam mais seguros que os famosos DPs.

Pegam no teu dinheiro e em vez de comprarem obrigações/ações, ou o que for, simplesmente não está lá. O que fazes? (não estou a dizer mal dos fundos como instrumento financeiro, apenas que à semelhança de muitos outros, não estão a salvo de possíveis más intenções).

Parece.me catastrofista. Apenas a minha opinião.  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O fundo que vejo que tem caido muito a nivel de activos sob gestão tem sido o NB Liquidez, que recordo chegou a  ter 2 mil milhões de euros, neste momento tem cerca de 200k, os resgates podem ter vários motivos, para alêm da questão de muita gente não saber que um fundo é autónomo dos bancos, mas também por cada vez mais haver novos e melhores fundos no mercado, é normal alguém resgatar um ES Acções Europa e trocar por um Pictet European Equity Select-R EUR por exemplo.

No outro dia vi uma noticia sobre os certificados de aforro, e falou-se com as direcções de investimentos dos bancos online e nenhum deles dizia ter perdido dinheiro nos fundos, o Best aliás até atingiu em Fevereiro um valor record de subscrições de fundos estrangeiros, ora não quer dizer que tenha vindo capital de fora, pode ter sido apenas e só capital vindo de fundos Portugueses e nomeadamente dos NB.

É coisa que a mim

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando entras num fundo o banco manda-te o comprovativo de aquisição....

O NB sofre hoje em dia de um elevado risco reputacional, um risco que a maior parte das pessoas despreza.

Existem muitas práticas imorais que podem ser levadas a cabo por fundos de investimento, que podem vir a lesar os investidores: manipulação de mercado, referral fees, transações pessoais com prioridade sobre transações de clientes, favorecimento de clientes institucionais, conflito de interesses na compra de títulos de acionistas, etc..

E tendo em conta os acontecimentos recentes, entende-se a fuga de capitais da gestora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O NB sofre hoje em dia de um elevado risco reputacional, um risco que a maior parte das pessoas despreza.

Existem muitas práticas imorais que podem ser levadas a cabo por fundos de investimento, que podem vir a lesar os investidores: manipulação de mercado, referral fees, transações pessoais com prioridade sobre transações de clientes, favorecimento de clientes institucionais, conflito de interesses na compra de títulos de acionistas, etc..

E tendo em conta os acontecimentos recentes, entende-se a fuga de capitais da gestora.

Conflito de interesses há sempre, os fundos da Caixa têm quase todos depositos a prazo na própria Caixa, e não é por isso que se vai resgatar os fundos, hoje em dia os fundos ainda estão mais transparentes, basta ir á CMVM para se ter acesso á totalidade das carteiras, depois cada um decide por si.

Eu continuo a pensar ser despropositado se resgatar um fundo pela má reputação da dona da gestora de fundos, mas isso não acontece só cá, quando o Bill Gross saiu da PIMCO os fundos perderam biliões, até parece que era o homem que fazia tudo ou algo parecido, existe muita confusão.

Era bom ter acesso a este artigo, talvez explique muito da corrida aos CA e a Depósitos a Prazo a taxas de 1%.

"Falta de literacia faz do mealheiro o destino eleito para a poupança"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/falta_de_literacia_faz_do_mealheiro_o_destino_eleito_para_a_poupanca.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois da "bomba" BES implodir, é natural assistir à fuga aos fundos da ESAF. Com razão ou sem ela, "o gato escaldado, de água fria tem medo". As principais razões da fuga foram: o desfalque do BES + as taxas dos certificados do estado (CTPM). Mesmo agora, as pessoas preferem fugir de tudo o que seja ligado ao ex-BES, até mesmo fugir os DP para a CGD a taxas irrisórias.

Também não é menos verdade que, muitas pessoas investem em fundos estrangeiros, só porque estas operações estão à distância de um click + a perspectiva de rentabilidades altas, sem nunca questionarem ou conhecerem as gestoras que comercializam. Ou seja, a maioria das vezes o desconhecido ou estrangeirismo desperta no subconsciente mais interesse do que alegadamente manter por exemplo os fundos na ESAF. Fará sentido isto? Não é esta situação psicologicamente mais arriscada? grin.gif

Mas o ser humano é assim, é extremamente vulnerável e facilmente influenciado, quer seja pelo efeito manada, vizinho, amigo, familiar, ou pelo sr. gestor de cliente muito bem vestido e bom orador. Agora saber onde está a verdade no meio de isto tudo é que está a questão.

http://economico.sapo.pt/noticias/fundos-voltam-a-captar-investimento-apos-sete-meses-de-resgates_213855.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois da "bomba" BES implodir, é natural assistir à fuga aos fundos da ESAF. Com razão ou sem ela, "o gato escaldado, de água fria tem medo". As principais razões da fuga foram: o desfalque do BES + as taxas dos certificados do estado (CTPM). Mesmo agora, as pessoas preferem fugir de tudo o que seja ligado ao ex-BES, até mesmo fugir os DP para a CGD a taxas irrisórias.

Também não é menos verdade que, muitas pessoas investem em fundos estrangeiros, só porque estas operações estão à distância de um click + a perspectiva de rentabilidades altas, sem nunca questionarem ou conhecerem as gestoras que comercializam. Ou seja, a maioria das vezes o desconhecido ou estrangeirismo desperta no subconsciente mais interesse do que alegadamente manter por exemplo os fundos na ESAF. Fará sentido isto? Não é esta situação psicologicamente mais arriscada? [img height=15 width=15]http://www.forumfinancas.com/Smileys/default/grin.gif

Mas o ser humano é assim, é extremamente vulnerável e facilmente influenciado, quer seja pelo efeito manada, vizinho, amigo, familiar, ou pelo sr. gestor de cliente muito bem vestido e bom orador. Agora saber onde está a verdade no meio de isto tudo é que está a questão.

http://economico.sapo.pt/noticias/fundos-voltam-a-captar-investimento-apos-sete-meses-de-resgates_213855.html

Tambem foi natural a fuga de depositos, e ha muito que ela ja estancou, voltando a haver aumento de depositos recentemente no Novo banco. O que se passa com a ESAF já vai além da ileteracia financeira, na minha opinião. Além disso, as outras grandes gestoras nacionais continuam praticamente todas a captar mais recursos, estes dados referem-se precisamente ao mês da corrida aos certificados de aforro.

Para as quatro maiores gestoras de fundos mobiliários nacionais, janeiro foi um mês de bons ventos. A Caixagest, que continua líder isolada em termos de património gerido, cresceu de um mês para o outro 1,6%, terminando assim janeiro com 3.721,3 milhões de euros de património gerido. A BPI Gestão de Activos, no segundo lugar do ranking, cresceu 0,8% para os 1.924,1 milhões de euros, enquanto a Santander Asset Management, na terceira posição, viu o seu valor gerido “saltar” ligeiramente a barreira dos 1.700 milhões de euros. Igualmente a crescer, e no quarto lugar, destaque também para a Millennium Gestão de Activos, cuja variação mensal foi de 2,4% para os 1.503,3 milhões de euros.

Portanto, essa do "é iliteracia dos portugueses porque não sabem com funcionam os fundos" parece-me que quem tinha que sair por esse motivo, ha muito que o fez, tal como fizeram nos depositos.

O que eu acho é que além da queda da bandeira do ES liquidez, houve outros fundos que descambaram completamente, como o ES logistica. So este perdeu mais de metade do valor sob gestão em 1 ano. O Gespatrimónio outro que tem vindo a descambar e a perder milhoes atras de milhoes, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje subiu 1.40.... Não vejo onde é k vai deixar de dar!

Nb obrigações Europa .50, euro bond vai pelo mesmo caminho....

Ontem subiu 1.4 mas hoje caiu 0.22, afinal tinha razão  ;D , hoje vou ver o que fazer ao meu fundo do ing, porque o BCE disse que queria gastar 60MM este mês, se já gastou 10MM em 3 dias faltam 15 logo as contas batem certo se a média de compras se mantiver. A questão é ver o que o bce vai fazer e o que influencia nas ob. do ing. Hoje ainda é cedo para falar mas agora o mercado está a descer pelo menos as italianas o que se mantiver até ao 12:30 assim estou fora e faço as minhas mais valias, claro que volto a entrar qd vir o BCE a voltar a carga de Italia, França, Espanha, Alemanha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim mas dessa forma tinhas tu o controlo de quando querias cambiar a moeda!

E quando quisesses sair do pais ou comprar algo online em euros o teu dinheiro (na conta estrangeira, em euros) continuava a ter o mesmo valor em euros!

Diz-me entao uma coisa David, amanha anunciavam que na proxima segunda-feira voltavamos aos euros... nao fazias nada? Continuavas descansado se parte dos teus investimentos fossem convertidos em escudos?

p.s. - ok anunciavam que dai a duas semanas, senao a resposta mais obvia, seria que nao tinhas tempo de fazer grande coisa, de qq forma...

Vejo que existe alguma preocupação relativamente ao que aconteceria num cenário de regresso ao estudo.

Em 2013 abri uma conta online no ING Luxembourg e mantenho lá algum capital depositado. No caso deste cenário hipotético se concretizar irei transferir para lá mais algum dinheiro. A movimentação é feita totalmente online e não tem qualquer custo. Além disso a conta está domiciliada no Luxemburgo que é um país que dificilmente terá problemas, pois os decisores políticos e os grandes investidores têm lá muito dinheiro...

Atualmente não sei se os residentes em Portugal ainda podem abrir conta lá, de qualquer forma fica o link para o tópico onde se pode discutir melhor este assunto:

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=4477.msg70883.msg#70883

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daniel_ mas o ES logistica e o GES Patrimonio percebo perfeitamente a saída, não só pelas baixas rentabilidades que há muito os fundos de imobiliário têm como os clientes saberem ( pelo menos dá-me entender que sim ) que estes fundos estavam expostos ao património do GES, e como se sabe vai ser tudo vendido ao desbarato, agora nos fundos mobiliários só consigo entender no ES Liquidez, numa 1ª fase pela rentabilidade ter caido e numa 2ª fase na reputação que ao pouco vinha tendo com as noticias ( embora não tenha nada de BES/GES desde há muito tempo ).

O ES Ob Europa tinha em Setembro 49M e em Dezembro 38M, actualmente está nos 38M, o ES Rendimento Plus tinha em Setembro 51M e em Dezembro 37M, actualmente 41M.

Um subiu e o outro tem o mesmo volume, isto demonstra nestes 2 fundos, que são dos melhores no nosso mercado, que as pessoas sairam deles pelo nome, mas que ao pouco estão a regressar, porque se o nome fosse Zé dos Plásticos Europa ou Rendimento não tinham saido deles  ;D , eu só acho que se dá muito destaque a estas coisas, é como falei acima sobre a PIMCO, portanto não é só cá, tem a ver com a confiança e muito da comunicação social que dá enfase a coisas que por vezes não têm sentido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daniel_ mas o ES logistica e o GES Patrimonio percebo perfeitamente a saída, não só pelas baixas rentabilidades que há muito os fundos de imobiliário têm como os clientes saberem ( pelo menos dá-me entender que sim ) que estes fundos estavam expostos ao património do GES, e como se sabe vai ser tudo vendido ao desbarato, agora nos fundos mobiliários só consigo entender no ES Liquidez, numa 1ª fase pela rentabilidade ter caido e numa 2ª fase na reputação que ao pouco vinha tendo com as noticias ( embora não tenha nada de BES/GES desde há muito tempo ).

O ES Ob Europa tinha em Setembro 49M e em Dezembro 38M, actualmente está nos 38M, o ES Rendimento Plus tinha em Setembro 51M e em Dezembro 37M, actualmente 41M.

Um subiu e o outro tem o mesmo volume, isto demonstra nestes 2 fundos, que são dos melhores no nosso mercado, que as pessoas sairam deles pelo nome, mas que ao pouco estão a regressar, porque se o nome fosse Zé dos Plásticos Europa ou Rendimento não tinham saido deles  ;D , eu só acho que se dá muito destaque a estas coisas, é como falei acima sobre a PIMCO, portanto não é só cá, tem a ver com a confiança e muito da comunicação social que dá enfase a coisas que por vezes não têm sentido.

Mas esses fundos ja estavam por arames bem antes do escandalo GES, e sinceramente não estou certo da exposição ao grupo ser muito relevante.

O ES Logística detém apenas 8 imóveis todos arrendados (armazéns e supermercados).
    JN

E do NB patrimonio, não vejo la indicação nas maiores posições serem do BES

Por outro lado, várias outras gestoras do mesmo tipo cresceram, e algumas com rendibildiades bem interessantes como o VIP ou O patrimonio crescente (acima dos 2.5% liquidos).

Quanto ao destaque, vamos ver se este declinio continua se a gestora não tem de ser restruturada, ou algo do genero, porque não se justifica manter a mesma estrutura se o patrimonio a gerir cai sistematicamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ES logistica agora então só têm 2 imóveis  ;D

Porque falas em reestruturação? seria feita em que termos? com que objectivo?

Quem comprar o NB ficará á partida com a GNB, se não a venderem depois, o que eu não acredito, depois disso é manter o que está, e concerteza que se mantiverem o que está vai dar frutos como já deu, é apenas uma questão de nome GES/BES/NB, quando for BPI ou Fosun  :laugh:  deixa de haver esse tal risco reputacional, é que ninguém perdeu dinheiro na ESAF/GNB, reparem nisso, quem perdeu dinheiro foi quem aplicou o seu dinheiro em dívida e acções do GES/BES, Papel Comercial, Acções, Obrigações Subordinadas.

O que se prova que os fundos mais uma vez, são património autónomo e não respondem por dívidas dos bancos ou da gestora, por isso penso se estar a fazer uma tempestade num copo de água, atenção que para mim isto é tanto válido para o NB como para qualquer outra gestora de fundos, não estou a defender o GES, defendo sim é a "marca"  fundos de investimento, que até agora nunca vi problemas nos mesmos, o único problema é só os ter descoberto há 10 anos  :laugh: :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aconselham a retirar o dinheiro do ING e aproveitar as mais valias para depois entrar noutro? Ou no mesmo após baixa? Ou aconselham a manter?

Cumprimentos

Qual era a tua estratégia inicial? aproveitar o boom e retirar ou manter? é que este fundo que estamos a falar tem rentabilidade anualizada a 5 anos de 11%, não é de agora só por causa do BCE que se tornou bom, tem rentabilidade a 1 ano de 34%!! há um ano falava-se no QE do BCE? não.

O que eu quero dizer com isto é que nem 8 nem 80, não se deve entrar em euforias nem em desânimo, a estratégia do Bushy é uma, mas nem todos a têm de seguir, aliás, recomendo mesmo ao menos atentos aos mercados e que não estejam há algum tempo nos fundos, a tê-la, porque o Bushy fáz análises técnicas etc para levar a cabo aquela estratégia.

Imagina o que é teres entrado neste fundo ontem e hoje estás com -0,22%, resgatas, hoje se subir 1.00% com que sentimento ficas para alêm de teres perdido dinheiro? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O objetivo inicial que eu tinha traçado era ter o dinheiro num fundo tipo on hold mas que fosse dando lucro, quando soubesse de bons ventos, retirava e investia no fundo com bons ventos aproveitava a maré e depois retirava voltando a colocar-me no fundo "seguro".

Mas eu sei que isto é muito bonito na teoria e na prática o mar tem muito vento mas muitas vezes correntes contrárias xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ES logistica agora então só têm 2 imóveis  ;D

Porque falas em reestruturação? seria feita em que termos? com que objectivo?

Quem comprar o NB ficará á partida com a GNB, se não a venderem depois, o que eu não acredito, depois disso é manter o que está, e concerteza que se mantiverem o que está vai dar frutos como já deu, é apenas uma questão de nome GES/BES/NB, quando for BPI ou Fosun  :laugh:  deixa de haver esse tal risco reputacional, é que ninguém perdeu dinheiro na ESAF/GNB, reparem nisso, quem perdeu dinheiro foi quem aplicou o seu dinheiro em dívida e acções do GES/BES, Papel Comercial, Acções, Obrigações Subordinadas.

O que se prova que os fundos mais uma vez, são património autónomo e não respondem por dívidas dos bancos ou da gestora, por isso penso se estar a fazer uma tempestade num copo de água, atenção que para mim isto é tanto válido para o NB como para qualquer outra gestora de fundos, não estou a defender o GES, defendo sim é a "marca"  fundos de investimento, que até agora nunca vi problemas nos mesmos, o único problema é só os ter descoberto há 10 anos  :laugh: :laugh:

Digo eu que quem ficar com a gestora, se ja tiver uma, é possível que passe por agregar, ou liquidar fundos que eram concorrentes, ou simplesmente focar-se nos melhores da ESAF. Toda esta incognita, tem mas é de ser resolvida. É impensável manter a mesma estrutura e lógica de negóćio, e até de politicas de investimento de alguns fundos, se o montante sob gestão é menos de 1/3 do que era ha um ano. São realidades distintas, que a gestora tem de se adaptar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O objetivo inicial que eu tinha traçado era ter o dinheiro num fundo tipo on hold mas que fosse dando lucro, quando soubesse de bons ventos, retirava e investia no fundo com bons ventos aproveitava a maré e depois retirava voltando a colocar-me no fundo "seguro".

Mas eu sei que isto é muito bonito na teoria e na prática o mar tem muito vento mas muitas vezes correntes contrárias xD

Pois... parece até uma estratégia um pouco stressante :) :) pelo menos para mim que não faço isso, talvez seja preguicoso mas eu só invisto a longo prazo com uma carteira minimamente diversificada, e mantenho-me assim, até passo dias sem ver a carteira :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu trabalho no computador, não me custa nada atualizar o excel ou a ferramenta e perceber o que se está a passar. Paralelamente a isso costumo ler as noticias para me tentar manter informado.

Não sei é se tal metodologia é rentável, ou se alguém segue um método parecido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual era a tua estratégia inicial? aproveitar o boom e retirar ou manter? é que este fundo que estamos a falar tem rentabilidade anualizada a 5 anos de 11%, não é de agora só por causa do BCE que se tornou bom, tem rentabilidade a 1 ano de 34%!! há um ano falava-se no QE do BCE? não.

O que eu quero dizer com isto é que nem 8 nem 80, não se deve entrar em euforias nem em desânimo, a estratégia do Bushy é uma, mas nem todos a têm de seguir, aliás, recomendo mesmo ao menos atentos aos mercados e que não estejam há algum tempo nos fundos, a tê-la, porque o Bushy fáz análises técnicas etc para levar a cabo aquela estratégia.

Imagina o que é teres entrado neste fundo ontem e hoje estás com -0,22%, resgatas, hoje se subir 1.00% com que sentimento ficas para alêm de teres perdido dinheiro? :)

Faço as minhas palavras as do David, porque eu não penso na rendibilidade, penso em dinheiro feito e quando faço o meu plafond saio, porque a quantidade que invisto assim me permite, logo 3% para mim é muito. Por exemplo o mês de Março está feito para mim, porque sai bem da India e este ING já me deu mais do que queria para o mês. Claro que prefiro ganhar 10 do que 1, isso é comum a todos, mas gosto de jogar pelo seguro. Mas para quem o tem, o fundo é para manter porque a coisa é de subir e não descer, vejam um grafico de 1 ano e façam a vossa futurologia e com o QE em funcionamento. Logo não fiquem em panico se o fundo desceu 0.22 e hj vai descer um pouco tb em principio, é normal.  ;D  Isto é como ir às compras com mulheres é preciso ter muita paciencia e sabedoria para levar a coisa a bom porto.  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )