Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Preciso duma ajuda para quem souber, no excel se eu quiser fazer, por exemplo uma formula qq mas só contando metade das amostras da tabela. POr exemplo tenho 200 amostras e quero achar o desvio padrao só da primeira metade das amostras como faço. Isto porque por vezes o numero de amostras varia e eu não quero estar a emendar o valor da formula à mão quero que seja automático.

A formula acharia por exemplo o DP das 1ªs 100 amostras - 200 obs

A formula acharia por exemplo o DP das 1ªs 200 amostras - 400 obs

Mas automatico, porque metia que só quero metade das obs.

Bem espero ter explicado bem

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se após analisar um fundo verifico que existem outras opções para a mesma categoria que se têm portado melhor nos últimos meses, efectuo a substituição e na maioria dos casos até o o fundo está com mais valias.

A possibilidade de actualmente ser possível deduzir a menos valias nas mais valias é uma grande vantagem.

Como deduzo caso decida resgatar um fundo negativo, nas mais valias?

E qual o fundo que aconselham para aproveitar a atualidade do mercado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como deduzo caso decida resgatar um fundo negativo, nas mais valias?

E qual o fundo que aconselham para aproveitar a atualidade do mercado?

ao declarar no ano seguinte no IRS, irá deduzir as menos valias nas mais valias.

Existem 1001 fundos, fazendo a pergunta dessa maneira será dificil aconselhar algum eme especifico.

Diariamente se falam de n fundos nas paginas deste tópico é uma questão de ver se algum se adapta às que tem planeado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ao declarar no ano seguinte no IRS, irá deduzir as menos valias nas mais valias.

Existem 1001 fundos, fazendo a pergunta dessa maneira será dificil aconselhar algum eme especifico.

Diariamente se falam de n fundos nas paginas deste tópico é uma questão de ver se algum se adapta às que tem planeado.

Mas não pretendo resgatar nenhum fundo positivo, pro ano aparece logo declarado essas menos valias na declaração?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se vai aparecer automaticamente as mais e menos valias, mas elas têm que ser declaradas.

Eu estou a criar um Excel com todos os movimentos do ano, que deve coincidir com a que a entidade bancária vai enviar às finanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No fim de ler o artigo, a minha questão é onde é que se pode subscrever isto, e se o minimo é tambem 20.000€  ;D

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000PGHJ&tab=1

Invest e best acho que não têm.

No Best online não se encontra, mas como têm protocolo com a gestora talvez dê para fazer em papel, é uma questão de perguntares ao PFA para ele questionar a Direcção de Investimentos deles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Preciso duma ajuda para quem souber, no excel se eu quiser fazer, por exemplo uma formula qq mas só contando metade das amostras da tabela. POr exemplo tenho 200 amostras e quero achar o desvio padrao só da primeira metade das amostras como faço. Isto porque por vezes o numero de amostras varia e eu não quero estar a emendar o valor da formula à mão quero que seja automático.

A formula acharia por exemplo o DP das 1ªs 100 amostras - 200 obs

A formula acharia por exemplo o DP das 1ªs 200 amostras - 400 obs

Mas automatico, porque metia que só quero metade das obs.

Bem espero ter explicado bem

Partindo do principio que as amostras estão todas na mesma coluna e seguidas, tenta algo do tipo:

=DESVPAD(INDIRECTO(ENDEREÇO(Linha;Col;4;1)&":"&ENDEREÇO(Linha+CONTAR(Amost)/2-1;Col;4;1)))

"Linha" é o número da linha da primeira amostra

"Col" é o número da coluna das amostras

"Amost" é a seleção de todas as amostras

Assim, se tiveres as amostras da célula F7 a F346, deverá ficar

=DESVPAD(INDIRECTO(ENDEREÇO(7;6;4;1)&":"&ENDEREÇO(7+CONTAR(F7:F346)/2-1;6;4;1)))

Isto deverá dar o desvio padrão de F7:F176

Desta fora apenas tens de ter fixo a posição da primeira amostra.

Na função CONTAR podes selecionar mais do que tens atualmente porque não conta as celulas em branco (mas conta o texto).

EDIT: No caso de o número total de amostras ser impar, o calculo é efetuado sobre a metade menor. Por exemplo, em 145 amostras, o cálculo é efetuado sobre as primeiras 72 amostras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No fim de ler o artigo, a minha questão é onde é que se pode subscrever isto, e se o minimo é tambem 20.000€  ;D

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000PGHJ&tab=1

Invest e best acho que não têm.

No Bpi.. E valerá a pena num prazo de 2/3 anos? :) Andei a pensar nisto hoje de tarde...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não te entendi, o que pretendo é se soube explicar a coisa, por vezes tiras amostras de 1 ano que tem 260 cot. e outras só tem 250 por exemplo e para não estar sempre a corrigir as formulas, queria fazer o seguinte criar uma tabela que conta as amostra anuais, semestrais,trimestrais,... isso é facil. Agora imagina ao achar o Dp semestral por exemplo a formula iria buscar o numero de amostras totais e dividia por 2 e fazia a coisa.

A minha formula =STDEV(Cotações!F5:F133)*SQRT(A7), neste caso è o f133, e em algumas amostras por ser o f138, e queria que ele fizesse automaticamente a coisa, via que a amostra total tinha 276 por exemplo e então era o f(276/2)=f138, existe alguma forma para eu dizer f(total/2) para semestral por exemplo.

Se não me expliquei bem mando-te o excel que fiz

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu bem queria entrar no tal invesco acöes globais mas se virem o gráfico dele pos 2008, observa-se que demorou vários anos a recuperar

se estamos a falar do Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity Fund E (LU0267985314) entrei hoje nele.

Já estava debaixo de olho à uns tempos e queria diversificar as Acções Globais numa das carteiras Satellite.

"Quem não arrisca não petisca"

Se me preocupasse sempre com 2008, 2011, ... na maioria dos fundos que tenho, não tinha metade deles  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

se estamos a falar do Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity Fund E (LU0267985314) entrei hoje nele.

Já estava debaixo de olho à uns tempos e queria diversificar as Acções Globais numa das carteiras Satellite.

"Quem não arrisca não petisca"

Se me preocupasse sempre com 2008, 2011, ... na maioria dos fundos que tenho, não tinha metade deles  ;)

Concordo com o zzzp, o problema não foi o que ele desceu em 2008 mas o tempo que demorou a recuperar. Não é fundo que me agrade.

Já agora eu tenho o MFS tambem mencionado nesse artigo, mais certinho, mais ao meu gosto. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É isso que a fórmula faz.

Quando vais buscar as novas amostras colas por cima das que tens? Se sim, tens de definir a posição da primeira amostra.

Ok finalmente a coisa ficou feita, só não entendi é como buscar dados a outras folhas, mas resolvi pondo tudo na mesma. Muito obrigado, mais uma coisa sabida do excel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok finalmente a coisa ficou feita, só não entendi é como buscar dados a outras folhas, mas resolvi pondo tudo na mesma. Muito obrigado, mais uma coisa sabida do excel.

Para usares outras folhas deverá dar para colocar:

Indirecto("nomedafolha!"&contar... E o resto que lá está

Nota: tem de ter o ponto de exclamação depois do nome da folha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para usares outras folhas deverá dar para colocar:

Indirecto("nomedafolha!"&contar... E o resto que lá está

Nota: tem de ter o ponto de exclamação depois do nome da folha.

Vou tentar, mais uma coisa é possivel no excel as cot. de 1 ano por exemplo e arranjar uma forma de a lista descer 1 linha e entrar a ultima cotação para a linha que ficou em branco e eliminar a última cotação para que as obs. fiquem sempre as mesmas. Isto tornava a folha dinamica e perfeita sem ter que a actualizar. Claro que a tinha que abrir todos os dias para ela se actualizar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )