Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boas,

Costumo usar o NB Liquidez (ex-ES Liquidez) como "estacionamento" do dinheiro que aguarda decisão de alocação em fundos. Recebi agora os juros de um DP, que pretendo investir nos próximos meses em ETF's, mas até lá tenho de estudar bem para saber como e em que ETF's investir.

Conhecem alguns fundos de baixo risco (tesouraria) que tenham estado melhor nos últimos tempos que aqueles assinalados na primeira página (Dunas BIC, NB Rendimento, NB Tesouraria Activa), e que possam desempenhar precisamente o papel de "estacionamento"? Queria lá pôr este dinheiro a trabalhar um pouco enquanto me decido. Se puser no NB Liquidez (em que já tenho algum dinheiro), vai ser quase como mantê-lo numa conta à ordem.

Cumps

Porque Não este?

Nordea-1 European Cross Credit E EUR - LU0733674179

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas,

Costumo usar o NB Liquidez (ex-ES Liquidez) como "estacionamento" do dinheiro que aguarda decisão de alocação em fundos. Recebi agora os juros de um DP, que pretendo investir nos próximos meses em ETF's, mas até lá tenho de estudar bem para saber como e em que ETF's investir.

Conhecem alguns fundos de baixo risco (tesouraria) que tenham estado melhor nos últimos tempos que aqueles assinalados na primeira página (Dunas BIC, NB Rendimento, NB Tesouraria Activa), e que possam desempenhar precisamente o papel de "estacionamento"? Queria lá pôr este dinheiro a trabalhar um pouco enquanto me decido. Se puser no NB Liquidez (em que já tenho algum dinheiro), vai ser quase como mantê-lo numa conta à ordem.

Cumps

AXA World Funds Euro 3-5 E Capitalisation EUR (LU0251660782)

Obrigações Diversificado EUR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hmmm, não é mal pensado, realmente. Os dois fundos que referiram, por acaso, já os tenho em carteira, e gosto bastante. Nunca me tinha ocorrido usar obrigações flexíveis ou diversificado para a carteira de "muito curto prazo", pensava que esta função era mesmo recomendável só para fundos de tesouraria. Aprendo todos os dias.

Contudo noto que o AXA tem estado uns furos abaixo dos fundos da categoria desde o início de 2014, mas ainda não vi o detalhe dos parâmetros (carteira, risco).

Muito obrigado, futsal78 e investidorPT  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hmmm, não é mal pensado, realmente. Os dois fundos que referiram, por acaso, já os tenho em carteira, e gosto bastante. Nunca me tinha ocorrido usar obrigações flexíveis ou diversificado para a carteira de "muito curto prazo", pensava que esta função era mesmo recomendável só para fundos de tesouraria. Aprendo todos os dias.

Contudo noto que o AXA tem estado uns furos abaixo dos fundos da categoria desde o início de 2014, mas ainda não vi o detalhe dos parâmetros (carteira, risco).

Muito obrigado, futsal78 e investidorPT  :)

Ou então o Axa WF 5-7 LU0251660279  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas tardes a todos.

Estou a pensar adquirir um fundo do Japão.

Escolhi o seguinte:

Pictet Japanese Equity Sel-HR EUR 

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06PTX

Alguém  me pode dar opinião ou se achar que existe melhor para o Japão Big Cap.

E se  o facto de ser hedged e uma vantagem ou desvantagem neste momento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas tardes a todos.

Estou a pensar adquirir um fundo do Japão.

Escolhi o seguinte:

Pictet Japanese Equity Sel-HR EUR 

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06PTX

Alguém  me pode dar opinião ou se achar que existe melhor para o Japão Big Cap.

E se  o facto de ser hedged e uma vantagem ou desvantagem neste momento.

Atendendo á conjuntura  podias ir para este por exemplo:  EUR JPMorgan Funds - JPMorgan Japan Equity D (acc) - EUR LU0217390813 , sem hedge, e ainda há a  versão em USD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ao aderir a estes PPR por exemplo o do banco invest ele funciona como um fundo ou é como PPR em que se pode ir reforçando e só se pode levantar na reforma  salvo exceções ?

São PPR em forma de fundos em vez de seguro, dependendo das condições de cada um, geralmente não podem ser resgatados antes de 3 ou 5 anos, penalizações só existem se tiverem sido declarados no IRS para ter o beneficio fiscal, reforças quando quiseres.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São PPR em forma de fundos em vez de seguro, dependendo das condições de cada um, geralmente não podem ser resgatados antes de 3 ou 5 anos, penalizações só existem se tiverem sido declarados no IRS para ter o beneficio fiscal, reforças quando quiseres.

David,

O que dizes aplicar-se-ia ao NB PPR? E um fundo misto defensivo que me interessa muito mas como no BEST a subscricao e feita na pagina dos PPR e nao pela via normal dos fundos tenho evitado.

Consegues-me clarificar esta situacao?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então já clarifiquei, é um PPR ( FPR ) e portanto tem condições diferentes de um fundo puro, como por exemplo poder-se colocar no IRS nos beneficios, taxa de IRS mais favoravel a apartir dos 5 anos etc...

Daí não se encontrar em fundos mas sim nas soluções de reforma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então já clarifiquei, é um PPR ( FPR ) e portanto tem condições diferentes de um fundo puro, como por exemplo poder-se colocar no IRS nos beneficios, taxa de IRS mais favoravel a apartir dos 5 anos etc...

Daí não se encontrar em fundos mas sim nas soluções de reforma.

Entao mas a final posso tratar este PPR como um fundo e resgatar de forma mais favoravel passados 5 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

NB Liquidez:

[table][tr][td]Volume sob Gestão

196.352.285,69 €

[/td][/tr][/table]

A 31 de Janeiro:

64M em Bilhetes do Tesouro

9M em papel comercial da Abengoa e Mota Engil

26M DP á ordem no NB, CGD, Montepio e Santander

110M DP a prazo CGD

É fundo optimo para estar o capital a marinar, mas deixa de ser fundo para dar alguma rentabilidade que se veja e nem é alternativa a DP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ar ppr nao tem permanencia minima. Apenas comissao de resgate de 1% se for <1 ano.

btw 12.75 YTD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ar ppr nao tem permanencia minima. Apenas comissao de resgate de 1% se for <1 ano.

btw 12.75 YTD

Muito interessante!

O NB PPR parece-me mais calminho mas este parece muito bom também.

Acho que vou incluir estes fundos na minha carteira apesar da diferente forma de subscrição parecem-me uma boa aposta.

Qual a vossa opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito interessante!

O NB PPR parece-me mais calminho mas este parece muito bom também.

Acho que vou incluir estes fundos na minha carteira apesar da diferente forma de subscrição parecem-me uma boa aposta.

Qual a vossa opinião?

Eu do NB PPR não tenho acompanhado o fundo por isso não vou dar opinião.

Sobre o AR o fundo é focado maioritariamente na zona euro, o ano passado teve uma correção grande, essencialmente pela exposição ao GES e pela falência de uma empresa ucraniana em que eles tinham uma posição grande. Mas como o fundo tem poucas posições, quase todas elas são grandes. Cheguei a ter um drawdown máximo de -9% nesse periodo do GES.

De qualquer forma é o fundo nacional com melhor rendibilidade a 3 anos, a frente de diversos fundos de acções numa altura de bull market.

Outras 3 notas.

-Eles avisaram que adoptaram posições para defender os ganhos de Janeiro e Fevereiro vindos do anuncio do QE.

-Fecharam, ou reduziram em muito, a posição da grécia.

-Tem vindo a entrar muito capital no fundo, dado o tamanho do mesmo. Entrou quase mais um milhão nos ultimos meses. O fundo tem agora 6.31M€.

Aqui fiz um resumo do ano passado, caso tenha interesse ver antes de subscrever, ou não, o fundo.

Síntese de 2014 para o AR PPR (Banco Invest)

cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )