Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Recomendava o BEST pela grande variedade de fundos em relação ao Invest.

3.000€ não é um capital que possas/devas diversificar muito(na minha opinião), quanto mais em 2 carteiras.

Algumas questões em linguagem universal:

- Precisas destes € para o dia a dia ou prevês que os vais necessitar a curto prazo?

- Qual o prazo previsto de investimento nesta(s) carteira(s)?

- Tens a noção que hoje podes ter 3.000€ e "amanhã" podes ter menos, mas a médio/longo prazo os dados indicam que a rentabilidade da carteira será positiva?

Hoje tudo parece ser "um mar de rosas" :P  mas as UP's de cada fundo podem desvalorizar e a curto prazo ter uma desvalorização da carteira de xx%.

As comissões/taxas já estão descontadas no valor da UP's de cada fundo.

Com estas respostas já te poderei dar algumas dicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Eu estou neste momento no processo de abertura de conta no banco Invest para começar a investir em fundos. Na tua opinião qual o melhor banco, invest vs Best ? É que acho que ainda tenho conta no best.

Não querendo responder em vez de ninguém, na minha opinião (que tenho conta e carteiras de fundos nos dois bancos) o melhor é o Best: tem muito mais fundos, embora o Invest tenha vindo a melhorar a oferta online, e na maioria dos fundos os mínimos de subscrição são baixos / acessíveis.

No Invest, e tirando os fundos deles, os mínimos de subscrição / reforço de fundos são 1000€, o que não está ao alcance de todos e complica a composição das carteiras.

No teu caso que queres investir "só" 3000€, no Invest só podes subscrever 3 fundos...

Outra dúvida, na taxa global de custos (tgc) já está incluído a taxa de gestão.? é o único custo? como é aplicada a taxa? exemplo: se investir 1000€ com tgc de 2,67% o custo total é de 27,6€?

Essas taxas não se aplicam ao investidor directamente, ou seja, se investires 1000€ vais ficar com unidades de participação no valor de 1000€. O valor da unidade de participação já é líquido das taxas de gestão. Só tens de ter em atenção as taxas de subscrição e / ou resgate, que são de 0% na maioria dos fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recomendava o BEST pela grande variedade de fundos em relação ao Invest.

3.000€ não é um capital que possas/devas diversificar muito(na minha opinião), quanto mais em 2 carteiras.

Respostas:

- Precisas destes € para o dia a dia ou prevês que os vais necessitar a curto prazo?

Não preciso a curto prazo

Depende do rendimento, mas posso ter o capital investido mais de 5 anos.

- Tens a noção que hoje podes ter 3.000€ e "amanhã" podes ter menos, mas a médio/longo prazo os dados indicam que a rentabilidade da carteira será positiva?

Tenho essa noção e não irei ficar desesperado se amanha os 3000€ valerem apenas 2000€.

Espero ter respondido :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado InvetidorPT

Chamou-me à atenção a diversificação pelos vários países e penso que subiu bruscamente, porque no gráfico apresenta uma curva acentuada. Gostava de ver mais anos para saber como se comportou  em 2008 está cotado em dólares e este tem valorizado imenso, não será por isso a sua valorização?

Qual é a vossa opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Respostas:

Tenho essa noção e não irei ficar desesperado se amanha os 3000€ valerem apenas 2000€.

numa análise rápida de todos os meus (muitos) fundos eu sugeria por exemplo:

Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 1.000€

Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR  LU0251130554 - Mistos Moderados EUR - Global - 1.000€

MFS Meridian Funds Global Equity A1 EUR Acc LU0094560744 - Acções Global Cap. Grande Crescimento - 1.000€

segundo o X-RAY do Best:

4y4aavtmsz7j4vbi26g2.jpg

758oifihh22kv2xu3i7y.jpg

26a6rf9r386m9zojw8d6.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Respostas:

Estás mesmo convicto do que dizes? :) a minha experiência, e basta recuar umas páginas para vermos isso, diz-me que ninguém está preparado para ver os fundos a cairem, basta 2/3 dias seguidos de queda para ser suficiente para muitos investidores comecarem a tremer e a colocarem em causa tudo, até a estratégia, que muitas vezes nem as há.

Para "perderes" 1000€ a tua carteira teria de cair 33,5%, não me parece nos dias de hoje algo muito possivel de acontecer, no entanto, a acontecer, para chegares ao ponto de retorno dos 3000€ iniciais a carteira terá de subir 50%.

Para o valor em questão, recomendava um ou dois fundos mistos, ficarias diversificado e sem muito stress.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olhando para as recomedações do investidorPT, eu ia mais longe, eram os 3000€ no Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR  LU0251130554 e pronto  :laugh:

Não sei é se o Invest o tem, atenção, pareceu-me ter visto que seria no Invest....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gosto do fundo de uma forma geral, só não gosto muito da exposição ao Japão, é um País que não me agrada, para a Ásia prefiro Países em desenvolvimento como os ASEAN, mas o fundo vê-se que gosta de apostar em Investment Grade, ou seja, Países com alta qualidade de crédito, sejam em acções ou obrigações.

Não sei o resto da tua carteira  :D , tenho andado ausente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gosto do fundo de uma forma geral, só não gosto muito da exposição ao Japão, é um País que não me agrada, para a Ásia prefiro Países em desenvolvimento como os ASEAN, mas o fundo vê-se que gosta de apostar em Investment Grade, ou seja, Países com alta qualidade de crédito, sejam em acções ou obrigações.

mas 8,5% de Japão não acho nada do outro mundo.

AntonioBento não sabendo a tua carteira, só indicando 5% no MFS não saberei dar uma opinião, tal como comenta o David.

Por exemplo na carteira que mencionei acima o MFS representa 4,4% da mesma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em ralacao ao invest, eles tem outros tantos fundos via impresso, mais alguns 400 ou 500. E so pedir a lista.

Ainda assim o best tem bem mais, mas fica a nota.

da carteira que sugeri, aparentemente só o

Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR

consta no INVEST.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção, porque, gostesse ou não, o Japão é "só" a terceira economia a nível mundial  ;) , para mim, é sempre um país a ter em linha de conta, e não invalidando uma piscadela de olho a fundos com Asean... ou seja, para quem tem uma carteira mais abrangente creio que faz todo o sentido até por uma questão de diversificação ter Japão. Eu tenho os 2 e com bons resultados até à data.

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde

Na vossa opinião qual é, de momento, o "melhor" fundo de acções mundiais com boa diversificação na sua carteira?

Cumprimentos

Este por exemplo Invesco Global Structured Eq E LU0267985314 é para mim de longe um dos melhores fundos de acções globais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parabéns pelo artigo, espero que ajude a desmistificar alguns receios dos mercados

Impressionante como tenho colegas com -30 anos que têm uma aversão tão grande ao risco, andam com DP miseráveis e até têm um bom pé de meia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parabéns pelo artigo, espero que ajude a desmistificar alguns receios dos mercados

Impressionante como tenho colegas com -30 anos que têm uma aversão tão grande ao risco, andam com DP miseráveis e até têm um bom pé de meia

Não acho assim tão impressionante. O nosso povo (português) é educado um pouco com base em medo e diga-se que em termos de investimentos o povo não é educado para tal.

São poucas as pessoas que conheço que sabem o que são certificados de aforro (ou CTPM's), muito menos fundos de investimento ou obrigações. Acções todos "conhecem" (ou pensam que conhecem).

Conciliando o medo com o desconhecimento das coisas as pessoas não investem e preferem manter os seus DPs por miseráveis que sejam. São opções, antes um DP miserável que perder algum ;)

Eu descobri o mundo dos fundos quando tentei sair do meu banco para aderir a outro DP. Na altura sugeriram-me um fundo (mau, mas seguro) que andava com rentabilidades na ordem do DP a que eu estava a tentar aderir. Na altura aderi apesar de mal compreender o que são fundos e isso foi o meu erro. No entanto comecei a informar-me em vários lados sobre finanças incluindo este fórum (os parabéns e obrigado desde já ao fórum e a toda a comunidade) e também a ler jornais sobre economia e politica sendo que agora estou a criar finalmente a minha primeira carteira (a sério) de fundos de obrigações e ações. Tudo isto porque o sr. do banco me sugeriu um fundo da treta para me tentar prender, mal ele imaginava que isso seria o que despoletaria a minha descoberta de todo um mundo de investimentos que não conhecia e me faria retirar todo o dinheiro que tinha no banco passado uns meses!

No entanto ainda tenho receio, mas com esta história toda tenho vindo a informar-me e a mudar a minha forma de investir gradualmente, de forma a não ter surpresas demasiado inesperadas. Mas ao longo deste tempo todo tenho-me consciencializado para possíveis perdas e saber que percentagem do montante que tenho devo investir em fundos de forma a dormir descansado ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De facto o povo portugues 'e muito "ignorante" no que toca a investimentos, j'a nem falo da maioria dos amigos que mal ouvem falar em accoes numa frase ja acham que isso 'e para quem 'e expert e 'e s'o para perder dinheiro (quando falo em FUNDOS de accoes). Mas pior que isto 'e amigos e familiares que trabalham 'a muito anos em bancos e nao conseguem entender a ideia de que uma carteira de fundos diversificada no longo termo "nunca" tera prejuizo e tendera sempre a bater (normalmente por grande margem) os DP, isto 'e que j'a nao me entra...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De facto o povo portugues 'e muito "ignorante" no que toca a investimentos, j'a nem falo da maioria dos amigos que mal ouvem falar em accoes numa frase ja acham que isso 'e para quem 'e expert e 'e s'o para perder dinheiro (quando falo em FUNDOS de accoes). Mas pior que isto 'e amigos e familiares que trabalham 'a muito anos em bancos e nao conseguem entender a ideia de que uma carteira de fundos diversificada no longo termo "nunca" tera prejuizo e tendera sempre a bater (normalmente por grande margem) os DP, isto 'e que j'a nao me entra...

Enganas-te.

Eles bem que entendem. Fazem é de conta que não te entendem e tentam espalhar o medo e a confusão...

Preferem indicar os DP's, porque, por um lado, entram nos ratios dos bancos para efeitos do cálculo dos capitais próprios e, por outro, proporcionam muito maior rentabilidade ao banco do que as comissões que cobram pela guarda das ações ou qualquer outra comissão cobrada aos fundos (títulos que pertencem ao cliente e não ao banco).

Mas entendem-te... e tu também os entendes... "tu que sabes, e eu que sei, cala-te que eu me calarei..."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )