Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

David tive agr a ver a carteira do Nb obrigações Europa e parece que os gestores do fundo andaram a  trabalhar bem.... Tinham uma grande percentagem de dívida grega e agora vejo isto:

As 10 maiores posições

31-01-2015

Carteira

Número total de acções diferentes na carteira

0

Número total de obrigações diferentes na carteira

17

% de activos nas 10 maiores posições

123.79

Nome do activo

Sector

País

% de activos

plus.gifEuro BUND Future Mar15

-

38.30

plus.gifGermany (Federal Republic Of) 2%

Alemanha

17.38

plus.gifGermany (Federal Republic Of) 0.5%

Alemanha

16.11

plus.gifItaly(Rep Of) 5%

Itália

12.72

plus.gifPortugal(Rep Of) 5.65%

Portugal

11.36

plus.gifPortugal(Rep Of) 2.875%

Portugal

8.97

plus.gifPortugal(Rep Of) 4.1%

Portugal

6.78

plus.gifPortugal(Rep Of) 3.875%

Portugal

5.43

clear.gifGreece(Rep Of) 2%

Grécia

3.96

plus.gifSpain(Kingdom Of) 1.805%

Espanha

2.77

O que me agrada Mt mais.... O que achas?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas GC!

Sobre essa como as demais temáticas, cada um pode opinar como quiser...

o que quero dizer com isto é; que quando se pensa que a India está muito "esticada", ela volta a surpreender-nos...e sobe, sobe... ???  agora quando pára, não se sabe bem ao certo. Pessoalmente, acredito. Estou dentro. Comecei timidamente e fui reforçando. Tenho um fundo da Nordea por esses motivos. Não é o melhor dentro da categoria, mas, era o que permitia uma entrada com valores mais reduzidos e reforços mínimos. O que eu ambicionava quando entrei na India era o da Goldman Sachs, mas eram precisas 1000 balas... :o  então virei a agulha para a Nordea, com bons resultados é certo, mas o da GS reconheço que é superior... ;) 

um abraço!

Obrigado pela resposta Zezito!

Pois essa é exactamente a minha estrategia.

Inicialmente entrar devagarinho mas estava a pensar no franklin.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David tive agr a ver a carteira do Nb obrigações Europa e parece que os gestores do fundo andaram a  trabalhar bem.... Tinham uma grande percentagem de dívida grega e agora vejo isto:

As 10 maiores posições

31-01-2015

Carteira

Número total de acções diferentes na carteira

0

Número total de obrigações diferentes na carteira

17

% de activos nas 10 maiores posições

123.79

Nome do activo

Sector

País

% de activos

plus.gifEuro BUND Future Mar15

-

38.30

plus.gifGermany (Federal Republic Of) 2%

Alemanha

17.38

plus.gifGermany (Federal Republic Of) 0.5%

Alemanha

16.11

plus.gifItaly(Rep Of) 5%

Itália

12.72

plus.gifPortugal(Rep Of) 5.65%

Portugal

11.36

plus.gifPortugal(Rep Of) 2.875%

Portugal

8.97

plus.gifPortugal(Rep Of) 4.1%

Portugal

6.78

plus.gifPortugal(Rep Of) 3.875%

Portugal

5.43

clear.gifGreece(Rep Of) 2%

Grécia

3.96

plus.gifSpain(Kingdom Of) 1.805%

Espanha

2.77

O que me agrada Mt mais.... O que achas?

Abraço

Sim é verdade, acautelaram-se bastante em relação á Grécia.

Quando entrei neste fundo a meio de 2012 uma das razões que me levou a isso foi mesmo a exposição á Grécia, Irlanda e Portugal :) :) agora o fundo até já tem Alemanha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

?? as comissões de gestão já se encontram descontadas na cotação...

Entao quer dizer que os gestores do fundo têm sempre o seu rendimento garantido. Não importa se o fundo afunda ou se sobe.

Foi dito algures que os gestores tinham interesse em fazer com que o fundo desse bons resultados. Qual é afinal o interesse se eles têm o ordenado garantido façam um excelente trabalho ou façam uma grande porcaria?

Se os gestores só tivessem direito á comissão de gestão caso os resultados fossem positivos aí sim a história era outra e havia mais empenho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entao quer dizer que os gestores do fundo têm sempre o seu rendimento garantido. Não importa se o fundo afunda ou se sobe.

Foi dito algures que os gestores tinham interesse em fazer com que o fundo desse bons resultados. Qual é afinal o interesse se eles têm o ordenado garantido façam um excelente trabalho ou façam uma grande porcaria?

Se os gestores só tivessem direito á comissão de gestão caso os resultados fossem positivos aí sim a história era outra e havia mais empenho.

A lógica é igual para tudo, nós como trabalhadores temos o nosso ordenado ao fim do mês sempre, quando não produzimos o que seria expectável o mais provável é irmos para o meio da rua :) os gestores trabalham para uma gestora, se um gestor consecutivamente não trás bons resultados deixa lá que não fica lá a fazer de mobilia, estamos a falar num mercado muito competitivo, para alêm que os gestores são escolhidos a dedo, não vai para lá qualquer zequinha :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta Zezito!

Pois essa é exactamente a minha estrategia.

Inicialmente entrar devagarinho mas estava a pensar no franklin.

Esse da Franklin permite exatamente isso. No Best, podes subscrever a partir de uma UP, o que é excelente. O da GS apresenta melhores rácios, mas, o senão é o capital inicial que, retifico, é de 1500 heróis... algumas ações fazem parte de vários fundos. Vê com calma no fds qual será o + indicado para ti em função da tua estratégia, mas, o que referes tb apresenta bons resultados.

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse fundo da Goldman Sachs que falam se for este, LU0333810850, é certo que a subscrição inicial é de 1500€ mas se tiverem esse dinheiro disponível podem subscrever e resgatar pois o mínimo de manutenção é de 1UP, o que muitas vezes engana mas neste caso é de apenas ~25€.

O risco apenas fica nos dias entre a subscrição e o resgate que tanto pode a cotação evoluir positivamente ou não, mas se o fundo é muito melhor como dizem às vezes compensa correr estes riscos quando os múltiplos de manutenção são baixos.

Fica apenas a nota pois foi uma maneira que utilizei para contornar fundos com mínimos de subscrição altos (não tenho este fundo nem exposição à Índia mas a lógica é a mesma).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É mais fiável ver as condições no pdf (gerar pdf, um pouco acima do dito separador).

E cuidado com o GS e outros. Tem um grande retorno mas o que sobe depressa, também desce depressa. Nesse aspecto, o Nordea é um pouco a excepção deste mercado bastante volátil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR (LU0189847253)

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669)

Com estes 2 fundos negativos, acham que os devo manter?

Estou exactamente na mesma situação que tu. O meu plano é manter o Pimco e reduzir o Axa a 1/3 do que tenho atualmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, apesar de seguir este tópico ainda à relativamente pouco tempo, este, levou-me a ver este tipo de investimentos com outros olhos. Apesar de ter já dissipado algumas dúvidas muitas ainda se mantêm.

Posto isto, gostaria de saber se alguém utiliza este tipo de investimento como uma estratégia de curto prazo ou apenas vêem isto a longo prazo? Já agora, como definem o espaço temporal de curto, médio ou longo prazo?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Confirmo sim senhor (acho que nas mais-valias de ETFs também).

A partir de 2015, vais ter de andar a juntar essa informação na mod 3 de IRS (entregue no ano seguinte).

Boas, já agora uma pergunta: a mais valia é pela moeda de origem ou só depois de da conversão para euros? Um exemplo. Um fundo de tesouraria em USD teve uma valorização nula na moeda de origem (0.5%)mas devido à valorização do USD em relação ao EURO depois de convertido em euros passa a ter um ganho enorme (15%).

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia! Em relação à questão da tributação de fundos em sede de IRS, será que me podem indicar como ficou esta questão? Sei que houve pelo menos uma discussão para alterar as regras fiscais mas não seu como isto ficou. Obrigado e bons investimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, apesar de seguir este tópico ainda à relativamente pouco tempo, este, levou-me a ver este tipo de investimentos com outros olhos. Apesar de ter já dissipado algumas dúvidas muitas ainda se mantêm.

Posto isto, gostaria de saber se alguém utiliza este tipo de investimento como uma estratégia de curto prazo ou apenas vêem isto a longo prazo? Já agora, como definem o espaço temporal de curto, médio ou longo prazo?

Obrigado

A definição de curto, médio e longo prazo faz parte dos livros :) e consiste em até 1 ano ser de curto prazo, médio prazo entre 1 e 5 anos, longo prazo acima dos 5 anos.

Depois cada um pode ter a sua própria estratégia e alterar a sua maneira de ver estas definições.

Quem tem algum capital e já percebe bem a temática dos fundos, geralmente adopta as duas estratégias, fazendo uma carteira base, que os gurus chamam de Core, e esta é para longo prazo ( acima dos 5 anos ), e outra ou outras chamadas de satélite, e estas para um espaço mais curto, abaixo dos 5 ou 3 ou mesmo de 1 ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia! Em relação à questão da tributação de fundos em sede de IRS, será que me podem indicar como ficou esta questão? Sei que houve pelo menos uma discussão para alterar as regras fiscais mas não seu como isto ficou. Obrigado e bons investimentos!

Boas superman!

A questão da tributação dos fundos foi, efectivamente, revogada recentemente. Assim, enquanto até aqui compravas UP's de um fundo e quando vendias vias logo descontado o valor de IRS correspondente à mais-valia, agora o que se vai passar é o seguinte: vendes o fundo e vês creditado o valor total da operação, ou seja o valor ilíquido, depois no preenchimento do IRS do ano seguinte vais colocar os valores e ser tributado como tal, sendo que caso tenhas vendido algum a perder essas menos valias podem serão descontadas nos teus ganhos noutros  ;) .

A excepção são os fundos nacionais em que a mesma mecânica só entra em vigor, creio que em julho de 2015.

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

zezito e a taxa do governo sobre os fundos?

Isto é, posso estar enganado, mas os fundos no irs vao ter taxa? ou isto é tudo junto no bolo do IRS que ganhavamos em exemplo 2015 e tributados num todo?

Pois é...tal como referi no post anterior: os fundos de investimento estrangeiros deixam de ter retenção dos 28% no acto do resgate, sendo que o banco, depois de efectuada a venda, no ano seguinte te envia uma carta com os valores apurados de compra e de venda ( alguns já o vinham fazendo caso a pessoa quisesse optar pelo englobamento ) e que iremos colocar no Anexo G – Mais Valias, da Declaração do IRS a entregar no próximo ano. Essas mais-valias podem ser deduzidas pelas menos-valias realizadas por resgates de outros fundos. Vai dar um pouco mais de trabalho, vamos ver se compensa...

Para os mais estudiosos deixo o Decreto-lei:

-  Dec. Lei nº 7/2015 de 13 de janeiro relativo à reforma do Regime de Tributação dos OIC, a Reforma do IRS dada pela Lei nº 82-E/2014 de 31 de Dezembro de 2014, o OE 2015

Ainda não tive pachorra para esmiuçar aquilo tudo, mas, no fundo, o sumo está minimamente espremido... ;)

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo nono mês consecutivo, o valor dos resgates superou as subscrições nos fundos de investimento da gestora de activos do Novo Banco. Desde Abril, a GNB Gestão de Activos perdeu quase dois terços do valor sob gestão.

JN

Mais de metade desse valor deve de ser no NB Liquidez :) :) porque se falarmos em NB Obrigações Europa ou NB Rendimento Plus é só ganhar dinheiro, outra causa, e até deve de ser a principal, falta de literacia financeira, quando não se sabe o que é um fundo de investimento é o que acontece.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )