Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

À falta de melhor local para colocar o artigo, e ao mesmo tempo penitenciando-me se já alguém o fez, cá vai:

http://observador.pt/especiais/evite-3-269-fundos-apenas-96-merecem-o-seu-aforro/

«O Observador esteve quatro semanas a examinar os fundos de investimento disponíveis aos aforradores portugueses. Embora a oferta totalize 3.365, os bons produtos reduzem-se aos que estão neste artigo.»

Boas leituras...para bons investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

@ Lúcia_Né: a carteira não me parece má de todo. Eu apenas tiraria um dos fundos de acções sectoriais por um fundo de acções globais grande cap. (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GP3) ou EUA grande cap. (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06OA3). No caso de um perfil mais moderado, a tirar um dos 3 em causa tiraria o de HealthScience, no caso de mais agressivo tiraria o Eurizon, a meio tiraria o Infrastructure.

Eu tenho vários desses fundos em carteira e têm dado excelentes resultados.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ Lúcia_Né: a carteira não me parece má de todo. Eu apenas tiraria um dos fundos de acções sectoriais por um fundo de acções globais grande cap. (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GP3) ou EUA grande cap. (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06OA3). No caso de um perfil mais moderado, a tirar um dos 3 em causa tiraria o de HealthScience, no caso de mais agressivo tiraria o Eurizon, a meio tiraria o Infrastructure.

Eu tenho vários desses fundos em carteira e têm dado excelentes resultados.

Cumps

Obrigado pela sua opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros investidores,

Pretendo trocar o meu BGF Euro Short Duration Bond E2 EUR por outro fundo. Estou indeciso entre o ING(L) Renta Fund Euro Long Duration X EUR Acc (LU0546917427) e o AXA Euro 10+LT E Cap EUR (LU0251661590).

Qual vos parece o melhor para médio prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros investidores,

Pretendo trocar o meu BGF Euro Short Duration Bond E2 EUR por outro fundo. Estou indeciso entre o ING(L) Renta Fund Euro Long Duration X EUR Acc (LU0546917427) e o AXA Euro 10+LT E Cap EUR (LU0251661590).

Qual vos parece o melhor para médio prazo?

Brans,

Atenção, o BGF é de curto prazo e com muito menos risco.

Eu escolhia e estou a apostar no AXA 10+LT actualmente.

4rh6snqngklh4k0mr5hg.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vejo que este tópico tem muitas atualizações o que me leva a pensar que os fundos podem ser aplicações atrativas. Mas como percebo pouco de fundos, será que alguém me pode dar umas ideias de forma rápida?

Fundos são o que exatamente?

Funciona de forma parecida com as ações?

O que faz variar o valor dos fundos?

Qual o risco do capital investido?

Qual a rentabilidade mínima (média) que se pode esperar?

A duração recomendada para ter capital investido nos fundos?

Qual o montante recomendado?

Que tipo de impostos existem sobre as mais valias.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vejo que este tópico tem muitas atualizações o que me leva a pensar que os fundos podem ser aplicações atrativas. Mas como percebo pouco de fundos, será que alguém me pode dar umas ideias de forma rápida?

Fundos são o que exatamente?

Funciona de forma parecida com as ações?

O que faz variar o valor dos fundos?

Qual o risco do capital investido?

Qual a rentabilidade mínima (média) que se pode esperar?

A duração recomendada para ter capital investido nos fundos?

Qual o montante recomendado?

Que tipo de impostos existem sobre as mais valias.

Obrigado

Vou-te deixar um link que vi por aqui à alguns tempos:

http://www.cmvm.pt/CMVM/Publicacoes/Brochuras/Documents/Fundos%20de%20Investimento.pdf

Isso servirá para te tirar muitas dúvidas. Em relação ao risco e rentabilidade varia de fundo para fundo, sendo que normalmente um fundo mais rentável "arrisca" mais sendo por isso o risco maior, sendo que neste tipo de fundos se aconselha a uma maior duração recomendada na tentativa de diluir possíveis perdas que possam ocorrer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

investidorPT

Agradeço a atenção. A nível de histórico, eu já tinha comparado os fundos. A minha questão (que não explicitei) tem mais a ver com o que os diferentes pesos das maturidades de cada fundo significam nesta fase de QE na Europa.

Vemos que o ING tem mais peso em maturidades mais longas que o AXA. Como pelos vistos o QE favorece o longo prazo, o ING não será melhor nesta fase?

fundos.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

«A economia da Índia, que, com mais de 1.200 milhões de residentes, é o segundo país mais populoso do mundo, precisa “desesperadamente” de uma taxa de crescimento económico de 6% por ano. Quem o diz é Sidharth Mahapatra, o gestor de ativos que mais dinheiro deu a ganhar aos investidores portugueses nos últimos 12 meses.

O fundo Amundi Equity India Infrastructure, liderado por Sidharth Mahapatra, rendeu 118,7% nos 12 meses que terminaram no fim de janeiro passado. “O investimento em infraestruturas é um reflexo do crescimento do produto interno bruto. Se o crescimento do PIB está acelerar, teremos o setor das infraestruturas a correr bem”, explica o gestor ao Observador.»

http://observador.pt/especiais/duplicar-o-dinheiro-descubra-os-investidores-que-o-conseguiram-no-ultimo-ano/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim.

Penso que ao venderes, o banco/corretora retém o IRS das mais-valias.

No caso de fundos nacionais, nos resgates até junho ou julho não se paga IRS

Este ano já não retêm, pelo menos nos fundos estrangeiros, o valor do resgate é liquido, mas com obrigatoriedade de declarar no próximo ano no IRS, nos fundos portugueses penso que só entra em vigor em Julho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acham que a India vai continuar a dar?

Qual e o fundo que aconselham?

Boas GC!

Sobre essa como as demais temáticas, cada um pode opinar como quiser...

o que quero dizer com isto é; que quando se pensa que a India está muito "esticada", ela volta a surpreender-nos...e sobe, sobe... ???  agora quando pára, não se sabe bem ao certo. Pessoalmente, acredito. Estou dentro. Comecei timidamente e fui reforçando. Tenho um fundo da Nordea por esses motivos. Não é o melhor dentro da categoria, mas, era o que permitia uma entrada com valores mais reduzidos e reforços mínimos. O que eu ambicionava quando entrei na India era o da Goldman Sachs, mas eram precisas 1000 balas... :o  então virei a agulha para a Nordea, com bons resultados é certo, mas o da GS reconheço que é superior... ;) 

um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )