Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Bom dia! o que acham de iniciar assim?

M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) 17,5%

Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) 17,5%

MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) 17,5%

Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR (LU0251130554) 17,5%

Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901) 17,5%

MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) 6,25%

Fidelity Consumer Industries LU0114721508) 6,25%

Inicias com uma carteira algo agressiva :)  com 5 mistos ( um deles se for no Banco Best terá de ser em papel porque não se encontra ou encontrava-se online ) e 2 de acções.

Eu retirava o Nordea e ficava só com o Fidelity FPS, por exemplo.

Acho que entendo ( apesar de dizeres que és leigo na matéria :) ) o que pretendes, como o valor é relativamente baixo pretendes uma carteira curta e o mais global possivel é isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Inicias com uma carteira algo agressiva :)  com 5 mistos ( um deles se for no Banco Best terá de ser em papel porque não se encontra ou encontrava-se online ) e 2 de acções.

Eu retirava o Nordea e ficava só com o Fidelity FPS, por exemplo.

Acho que entendo ( apesar de dizeres que és leigo na matéria :) ) o que pretendes, como o valor é relativamente baixo pretendes uma carteira curta e o mais global possivel é isso?

Bom dia!

Sim, sou leiga na matéria e pretendo abrir conta no best.

A carteira foi-me aconselhada em outro fórum, pretendo diversificar e a curto prazo pretendo reforçar a carteira, os 5k é para me iniciar nos FI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, sou leiga na matéria e pretendo abrir conta no best.

A carteira foi-me aconselhada em outro fórum, pretendo diversificar e a curto prazo pretendo reforçar a carteira, os 5k é para me iniciar nos FI.

Se é leiga na matéria, devia deixar de o ser antes de iniciar. Quem diz para fundos diz para qualquer área, que é para pensar pela sua cabeça.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reparei entretanto no site do Best que eles estão a fazer uma campanha na conta margem sem juros durante uns meses.

Confesso que numa me debrucei sobre o assunto de alavancar os investimentos, mas ando há uns tempos para cá a pensar seriamente nisso.

Não era pela conta margem mas sim pela conta corrente que eles têm, spreads baixos, pagamento de juros só ao fim de 1 ano, rácio confortável ( eles emprestam até um máximo de 85% dos investimentos ) e seria um pouco por aí que entraria na chamada alavancagem, pagar uma taxa de juro que nem chega a 2% parece-me fantástico atendendo ao que se pode ganhar.

Mas, e acreditando que se não houver um terramoto ( Grécia  ;D  ) , com o plano Juncker, plano BCE etc, o ano de 2015 apesar da volatilidade que se espera, será um bom ano de uma forma geral principalmente acções,  penso até mesmo nesta coisa chamada conta margem, que básicamente ( pelo que percebi ), meto lá por exemplo 10000€ e eles dão mais 20000€ e fico com 30000€ para aplicar.

Já tentei me informar e os spreads são razoalvemente mais altos que a taxa do crédito corrente, mas desde que não ultrapassem a barreira psicológica dos 4%, e atendendo que tenho a possibilidade de ganhar 3x mais do que se fosse apenas com o capital normal, acabará por compensar.

O pessoal por aqui tem alguma coisas destas? no Best ou outro banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu recebi um email com esse assunto, a taxa a dois meses é zero, da para tirar um bom lucro usando o dinheiro do banco, mas da maneira que andam os mercados com Mt volatilidade é mais complicado e não dá para mim....

Já agr hoje os fundos de obrigaçoes com exposição a periféricos vão subir e Mt, o que é a primeira vez depois das eleições gregas... http://economico.sapo.pt/noticias/mercados-em-zoom-mota-engil-dispara-10_211268.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu recebi um email com esse assunto, a taxa a dois meses é zero, da para tirar um bom lucro usando o dinheiro do banco, mas da maneira que andam os mercados com Mt volatilidade é mais complicado e não dá para mim....

Já agr hoje os fundos de obrigaçoes com exposição a periféricos vão subir e Mt, o que é a primeira vez depois das eleições gregas... http://economico.sapo.pt/noticias/mercados-em-zoom-mota-engil-dispara-10_211268.html

É apenas a volatilidade que acarreta um "risco", porque de uma forma geral este ano tem tudo para correr bem :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Recebi há bocadinho um e-mail do Banco Best sobre a disponibilização de novos fundos da T. Rowe Price - quer dizer, os fundos não são novos, a sua disponibilização no Best é que é uma novidade. Confesso que nunca tinha prestado atenção a esses fundos, porque simplesmente não me apareciam na pesquisa. Mas ao dar uma vista de olhos, achei alguns interessantes:

http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002TDA

http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UKD

http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR052FI

E há mais, para todos os gostos.

Não os analisei em pormenor, até porque já estou satisfeito com a minha carteira e só daqui a uns meses é que irei fazer um rebalanceamento, mas pode ser que alguém queira ver estes fundos mais de perto.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reparei entretanto no site do Best que eles estão a fazer uma campanha na conta margem sem juros durante uns meses.

Confesso que numa me debrucei sobre o assunto de alavancar os investimentos, mas ando há uns tempos para cá a pensar seriamente nisso.

...

O pessoal por aqui tem alguma coisas destas? no Best ou outro banco?

Tive na 2ª feira uma reunião, "convocada" pelo meu PFA do Best, precisamente para (ele) falar disso.

O funcionário veio bem preparado, trouxe gráficos, simulações, e só após uns bons 20' de exposição é que eu me apercebi ao que ele vinha... Era basicamente o que o David descreve. Só que, no meu caso, o "produto" tinha a fasquia nos 500K. Uma parcela ficaria ancorada nas minhas aplicações e outra era "emprestada" pelo banco. O PFA nunca usou a palavra "alavancagem" mas... era exactamente isso que estava por detrás.

Eu até posso admitir que - em teoria - isso venha a ser um bom negócio. Contudo, o que eu acho inacreditável é o funcionário saber que eu já sai "queimado" de aplicações semelhante, vendidas pelo banco,  e vir propor-me isto! Claro, eu no final da prosápia dei-lhe "uma roda" (depois, até me arrependi... afinal, o funcionário fez o que lhe mandam e, no limite e dada a conjuntura actual, até pode ser uma aplicação que venha a dar certo). No entanto, estando eu já "dorido" de tanto perder dinheiro com sugestões destas, só podia recusar! Eu sou velho para "aprender línguas", mas não sou burro! Estou vacinado! Vou deixar a "ganância" de arriscar ao jovens e limitar-me a aplicações mais para séniores, que me deixem dormir descansado.

Mas deixo aqui o meu testemunho. Sim, também fui contactado pelo Best no sentido de me venderem um determinado tipo de "alavancado". Deve tratar-se de uma estratégia comercial do banco que está a ser aplicada pelos seus "vendedores", ditos PFA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

O que acham para iniciar com 5k? Propõem-me algumas alterações?

Obrigado e bons negócios.

M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) 25%

Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) 25%

MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) 10%

Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901) 40%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas deixo aqui o meu testemunho. Sim, também fui contactado pelo Best no sentido de me venderem um determinado tipo de "alavancado". Deve tratar-se de uma estratégia comercial do banco que está a ser aplicada pelos seus "vendedores", ditos PFA.

Obrigado pelos teus testemunhos, porque são importantes, sobretudo para quem é mais jovem e possivelmente impetuoso. É preciso saber dizer que não, e julgo que fez muito bem. Chega a um ponto que já não vale a pena arriscar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

Boa noite a todos:)

Vou criar uma nova carteira mais agressiva, à parte da que já tenho.

Será uma carteira para investir cerca de 10K e que à partida ficará assim:

Robeco Capital Growth Funds - Robeco BP Global Premium Equities D EUR (LU0203975437)

Robeco Capital Growth Funds - Robeco US Select Opportunities Equities D EUR (LU0975848937)

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (LU0347184318)

MFS® Meridian Europ Value A1 EUR (LU0125951151)

Amundi Fds Bd Euro Aggregate SE-C (LU0616241807)

BNY Mellon Euroland Bond A EUR Acc (IE0032722260)

Quanto a percentagens ainda não decidi, mas em princípio será igual para todos.

O que acham?

Desde já o meu obrigado,

Cláudia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

@ Lucia Né: dá-me a sensação que essa carteira tem fundos bastante correlacionados entre eles, mas posso estar errado. A carteira é para curto prazo ou longo prazo? Que perfil? Moderado, pelos vistos. Eu tirava pelo menos um desses fundos e substituía por um fundo de acções globais (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GP3). Não aumenta assim tanto o risco. Com 5k, até pode aumentar um pouco o número de fundos em carteira, para diluir ainda mais o risco.

@Cláudia: escolheu fundos interessantes. A única dúvida que eu tenho é porque escolheu Amundi Fds e BNY Mellon Euroland Bond? Os dois parecem-me desempenhar o mesmo papel e estão correlacionados, portanto associar os dois na mesma carteira poderá não trazer mais diversificação do que ter só um deles. Mas posso estar errado. De resto, se é para ser mais agressivo, parta com uma proporção acções/obrigações na ordem dos 80/20, ou 70-30, principalmente se for para o longo prazo.

Olhem que não sou perito, tenham sempre cuidado com os conselhos.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

Antes de mais o meu obrigado pela sua resposta Jnmp.

Sobre os dois fundos, tem razão - são ambos OB Europa, pelo que não faz muito sentido ter os dois em carteira. Irei provavelmente optar pelo Amundi.

Procuro outro fundo para acrescentar, mas para já não sei qual escolher! De momento não quero apostar na China/Japão, já tenho outra carteira com Biotec e Farmácia...

Sobre a proporção, os 70/30 parecem-me uma boa ideia. Esta carteira será para longo prazo, mas mais agressiva da que já tenho.

Boas,

@Cláudia: escolheu fundos interessantes. A única dúvida que eu tenho é porque escolheu Amundi Fds e BNY Mellon Euroland Bond? Os dois parecem-me desempenhar o mesmo papel e estão correlacionados, portanto associar os dois na mesma carteira poderá não trazer mais diversificação do que ter só um deles. Mas posso estar errado. De resto, se é para ser mais agressivo, parta com uma proporção acções/obrigações na ordem dos 80/20, ou 70-30, principalmente se for para o longo prazo.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Recebi há bocadinho um e-mail do Banco Best sobre a disponibilização de novos fundos da T. Rowe Price - quer dizer, os fundos não são novos, a sua disponibilização no Best é que é uma novidade. Confesso que nunca tinha prestado atenção a esses fundos, porque simplesmente não me apareciam na pesquisa. Mas ao dar uma vista de olhos, achei alguns interessantes:

http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002TDA

http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UKD

http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR052FI

E há mais, para todos os gostos.

Não os analisei em pormenor, até porque já estou satisfeito com a minha carteira e só daqui a uns meses é que irei fazer um rebalanceamento, mas pode ser que alguém queira ver estes fundos mais de perto.

Cumps

Obrigado jmnp, pelo que percebi essa gestora nem há em mais nenhum banco em ortugal, passou a ser exclusiva no Best, eu como só pesquiso e analiso fundos comercializados por cá confesso que nunca os analisei, embora conhecesse a gestora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tive na 2ª feira uma reunião, "convocada" pelo meu PFA do Best, precisamente para (ele) falar disso.

O funcionário veio bem preparado, trouxe gráficos, simulações, e só após uns bons 20' de exposição é que eu me apercebi ao que ele vinha... Era basicamente o que o David descreve. Só que, no meu caso, o "produto" tinha a fasquia nos 500K. Uma parcela ficaria ancorada nas minhas aplicações e outra era "emprestada" pelo banco. O PFA nunca usou a palavra "alavancagem" mas... era exactamente isso que estava por detrás.

Eu até posso admitir que - em teoria - isso venha a ser um bom negócio. Contudo, o que eu acho inacreditável é o funcionário saber que eu já sai "queimado" de aplicações semelhante, vendidas pelo banco,  e vir propor-me isto! Claro, eu no final da prosápia dei-lhe "uma roda" (depois, até me arrependi... afinal, o funcionário fez o que lhe mandam e, no limite e dada a conjuntura actual, até pode ser uma aplicação que venha a dar certo). No entanto, estando eu já "dorido" de tanto perder dinheiro com sugestões destas, só podia recusar! Eu sou velho para "aprender línguas", mas não sou burro! Estou vacinado! Vou deixar a "ganância" de arriscar ao jovens e limitar-me a aplicações mais para séniores, que me deixem dormir descansado.

Atendendo ao perfil e á idade ( suposta pelo que me tenho apercebido ), não recomendo alavancar as suas aplicações, muito menos pela conta margem, mal a mal o crédito colateral.

Está em promoção 2 meses de juros e comissão de imobilização, e portanto até me parece normal eles contactarem os clientes que possam a vir estar interessados, mas a conta margem não é para qualquer 1, uma vez que uma alavancagem em 3x do capital acarreta um risco adicional, mas o potencial de ganho também pode ser muito interessante atendedo á conjutura de mercado, plano Juncker, QE do BCE, mas para um cliente que pelo menos aqui se mostra muitas vezes nervoso sobre os mercados e pela idade que acho que o Ramiro tem não lhe recomendo, mal a mal o colateral, porque aqui o rácio é abaixo do capital que tem, na conta margem o rácio é 2 vezes mais do que tem :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

@ Lucia Né: dá-me a sensação que essa carteira tem fundos bastante correlacionados entre eles, mas posso estar errado. A carteira é para curto prazo ou longo prazo? Que perfil? Moderado, pelos vistos. Eu tirava pelo menos um desses fundos e substituía por um fundo de acções globais (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GP3). Não aumenta assim tanto o risco. Com 5k, até pode aumentar um pouco o número de fundos em carteira, para diluir ainda mais o risco.

Cumps

Obrigado desde já pela sua opinião.

Irei sexta-feira abrir conta no best e para me iniciar irei colocar 5k, será para longo prazo e a todo tempo reforçar... E qual a sua opinião se for da seguinte maneira;

1.000 - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93)

1.000 - MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836)

1.000 - Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266)

500 - Invesco Balanced Risk Allocation (LU0432616901)

500 - Eurizon Consumer Staples R Acc (LU0155230690)

500 - UBS Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900)

500 - BlackRock World Healthscience E2 (EUR) (LU0171309270)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )