Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

E alguém me sabe dizer como se calcula esses 1.5% até ao primeiro ano com reforços pelo meio ?

Tipo começar com 2000€ e ao fim de dois ou três meses reforçar como mais 1000€...

Normalmente as políticas de reforços/mobilizações são FIFO (first-in-first-out), mas no prospecto (completo) do fundo deve estar lá essa info. Ou então pedes ao teu gestor de conta ;-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

E alguém me sabe dizer como se calcula esses 1.5% até ao primeiro ano com reforços pelo meio ?

Tipo começar com 2000€ e ao fim de dois ou três meses reforçar como mais 1000€...

O que interesa é o valor da UP na altura do resgate, o valor do resgate é igual ao valor da UP *1, neste caso será UP *1 - Comissão...

será algo como isto, compraste 1 UP a 5€, vale hoje 6€, vendes por 6€, se tens comissão de 1,5% vendes por 5,91€...

Se tiveres reforços pelo meio terás o FIFO a "trabalhar" como disse o BL, as primeiras que entraram serão as primeiras a sair, e ai o apuramento já é mais complexo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que interesa é o valor da UP na altura do resgate, o valor do resgate é igual ao valor da UP *1, neste caso será UP *1 - Comissão...

será algo como isto, compraste 1 UP a 5€, vale hoje 6€, vendes por 6€, se tens comissão de 1,5% vendes por 5,91€...

Se tiveres reforços pelo meio terás o FIFO a "trabalhar" como disse o BL, as primeiras que entraram serão as primeiras a sair, e ai o apuramento já é mais complexo...

Só p/clarificar, estás a dizer que a comissão de resgate só se paga sobre os lucros e não sobre o valor investido (recuperado)? Ou seja em caso de perdas não se paga comissão de resgate?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Gostava de perceber melhor sobre Fundos de Investimento para rentabilizar melhor as minhas poupanças (não consigo mais de 3% nos DPs nos bancos com que trabalho: CGD e BES).

Tenho assim algumas questões às quais procurei resposta neste fórum (em particular neste tópico) mas sem grande sucesso:

1. O que é a Rendabilidade efectiva vs anualizada de um fundo?

2. Como calculo o valor a receber de um resgate? É UP_diaResgate*Quantidade? Sei que o dia de resgate depende do aviso prévio do fundo.

3. Sobre esse valor (ponto 2) depois aplico a comissão de gestão (caso resgate antes de 360 dias) e comissão de depositário?

4. Os fundos são tributados e isso é reflectido no valor das UPs, certo?

5. Logo quando resgato só tenho de me preocupar com a tributação a nível de participante. Como é feita essa tributação?

6. É possivel pedir englobamento dos rendimentos de capitais das mais-valias obtidas em fundos por forma a obter de volta os impostos cobrados em retenção na fonte (os meus rendimentos estão isentos de impostos portanto consigo sempre obter o que fica retido com a taxa liberatória nos DPs)?

Acho que para já é isso. Pretendo fazer uma folha de cálculo para me ajudar nas simulações.

Em relação aos fundos, o que acham do:

A. ES Renda Mensal

B. Caixa Liquidez

C. Caixa Activos Curto Prazo

O A e C parecem-me interessantes para curtos prazos (6 meses) e pequenas quantias (€500-€1000). Para já a minha ideia é iniciar-me com valores baixos e prazos de 6 a 12 meses para ver como me dou com isto (irei estar de olho nos valores das UPs) e obter um rendimento superior aos DPs (não necessariamente muito superior).

Mas para isso tenho de perceber muito bem a fiscalidade destes investimentos pois os DPs a mim acabam por ter taxas de juros mais atractivas (pois consigo a retenção de impostos de volta).

Outra limitação que tenho são os próprios bancos, o BES parece ter mais fundos por onde investir e a CGD parece ter muito poucos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só p/clarificar, estás a dizer que a comissão de resgate só se paga sobre os lucros e não sobre o valor investido (recuperado)? Ou seja em caso de perdas não se paga comissão de resgate?

Não, apenas dei um exemplo que no caso foi de ganho, o que conta é sempre o valor da UP na altura do resgate, seja ela qual for, seja ela superior, igual ou abaixo, a fórmula é a mesma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, apenas dei um exemplo que no caso foi de ganho, o que conta é sempre o valor da UP na altura do resgate, seja ela qual for, seja ela superior, igual ou abaixo, a fórmula é a mesma.

Ok, bem me parecia. No caso de perda, a comissão de resgate acentua ainda mais a perda ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já repararam no volume do Liquidez:

Volume sob Gestão1.138.752.769,43 € [retirado de esaf.pt]

Em Setembro este valor andava pelos 700 milhões.

http://www.fundspeople.pt/noticias/e-s-liquidez-e-o-fundo-mobiliario-portugues-com-maior-volume-sob-gestao-58135

Parece que as pessoas estão definitivamente a converter-se aos fundos, começando pelos mais estaveis mas principalmente os fundos esaf têm vindo a aumentar o seu volume sob gestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Gostava de perceber melhor sobre Fundos de Investimento para rentabilizar melhor as minhas poupanças (não consigo mais de 3% nos DPs nos bancos com que trabalho: CGD e BES).

Tenho assim algumas questões às quais procurei resposta neste fórum (em particular neste tópico) mas sem grande sucesso:

1. O que é a Rendabilidade efectiva vs anualizada de um fundo?

2. Como calculo o valor a receber de um resgate? É UP_diaResgate*Quantidade? Sei que o dia de resgate depende do aviso prévio do fundo.

3. Sobre esse valor (ponto 2) depois aplico a comissão de gestão (caso resgate antes de 360 dias) e comissão de depositário?

4. Os fundos são tributados e isso é reflectido no valor das UPs, certo?

5. Logo quando resgato só tenho de me preocupar com a tributação a nível de participante. Como é feita essa tributação?

6. É possivel pedir englobamento dos rendimentos de capitais das mais-valias obtidas em fundos por forma a obter de volta os impostos cobrados em retenção na fonte (os meus rendimentos estão isentos de impostos portanto consigo sempre obter o que fica retido com a taxa liberatória nos DPs)?

Acho que para já é isso. Pretendo fazer uma folha de cálculo para me ajudar nas simulações.

Em relação aos fundos, o que acham do:

A. ES Renda Mensal

B. Caixa Liquidez

C. Caixa Activos Curto Prazo

O A e C parecem-me interessantes para curtos prazos (6 meses) e pequenas quantias (€500-€1000). Para já a minha ideia é iniciar-me com valores baixos e prazos de 6 a 12 meses para ver como me dou com isto (irei estar de olho nos valores das UPs) e obter um rendimento superior aos DPs (não necessariamente muito superior).

Mas para isso tenho de perceber muito bem a fiscalidade destes investimentos pois os DPs a mim acabam por ter taxas de juros mais atractivas (pois consigo a retenção de impostos de volta).

Outra limitação que tenho são os próprios bancos, o BES parece ter mais fundos por onde investir e a CGD parece ter muito poucos.

1. A rentabilidade efectiva é a rentabilidade que vai desde a data de subscrição à data de hoje a anual efectiva ( TAE ) calcula a rentabilidade que o fundo está a ter desde o dia que foi subscrito até ao dia actual e estrapola para 1 ano, ou seja, se aquele fundo continuar com a mesma performace o fundo terá %% de rentabilidade, por exemplo, o Obrigações Europa que temos falado agora, está com uma rentabilidade efectiva desde o dia 2 até dia 23 de 4,16% se este fundo mantiver a mesma performace estamos a falar numa TAE de 71,36%.

2. O valor do resgate será o valor da UP do dia de liquidação  * a quantidade de UP subscritas.

3. Essas comissões que falas já estão reflectidas na cotação da UP, não tens de fazer nada.

4. Certo e errado :) nos fundos Portugueses sim, no valor da UP já está também reflectido a taxa de IRS, nos fundos estrangeiros não, só há lugar a tributação no resgate.

5. Penso já ter respondido mais ao menos no ponto anterior.

6. Podes sempre pedir as declarações para o englobamento de categoria E se isso te for favorável, a pedires terá de ser até ao fim do mês de Janeiro, mas só se tiveste rendimento claro, se tens um fundo que não resgataste e não obtiveste rendimento não vale a pena, digo isto porque há pessoas que pensam que só pelo facto de terem DPs ou fundos vale a pena pedir, só se pede se obtiveram rendimento, ou seja, o dinheiro foi colocado efectivamente á disposição.

Quanto aos fundos dou uma vista de olhos depois :) o entre BES e CGD não sei quais terão mais fundos, qualquer um dos chamados "online" têm de certeza, o Best por exemplo é o que tem mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já repararam no volume do Liquidez:

Volume sob Gestão1.138.752.769,43 € [retirado de esaf.pt]

Em Setembro este valor andava pelos 700 milhões.

http://www.fundspeople.pt/noticias/e-s-liquidez-e-o-fundo-mobiliario-portugues-com-maior-volume-sob-gestao-58135

Parece que as pessoas estão definitivamente a converter-se aos fundos, começando pelos mais estaveis mas principalmente os fundos esaf têm vindo a aumentar o seu volume sob gestão.

Vi ontem essa noticia, penso que a contribuir está a consciencialização de como efectivamente funciona um fundo de investimento, era interessante saber as faixas etárias que mais têm subscrito fundos, aposto que serão faixas mais baixas e em bancos como o Best,  ainda ontem noutro tópico vi alguêm dizer que tinha visto pessoas a depositar no Privat Bank quantias acima dos 400k, eram pessoas acima dos 50 anos... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. A rentabilidade efectiva é a rentabilidade que vai desde a data de subscrição à data de hoje a anual efectiva ( TAE ) calcula a rentabilidade que o fundo está a ter desde o dia que foi subscrito até ao dia actual e estrapola para 1 ano, ou seja, se aquele fundo continuar com a mesma performace o fundo terá %% de rentabilidade, por exemplo, o Obrigações Europa que temos falado agora, está com uma rentabilidade efectiva desde o dia 2 até dia 23 de 4,16% se este fundo mantiver a mesma performace estamos a falar numa TAE de 71,36%.

2. O valor do resgate será o valor da UP do dia de liquidação  * a quantidade de UP subscritas.

3. Essas comissões que falas já estão reflectidas na cotação da UP, não tens de fazer nada.

4. Certo e errado :) nos fundos Portugueses sim, no valor da UP já está também reflectido a taxa de IRS, nos fundos estrangeiros não, só há lugar a tributação no resgate.

5. Penso já ter respondido mais ao menos no ponto anterior.

6. Podes sempre pedir as declarações para o englobamento de categoria E se isso te for favorável, a pedires terá de ser até ao fim do mês de Janeiro, mas só se tiveste rendimento claro, se tens um fundo que não resgataste e não obtiveste rendimento não vale a pena, digo isto porque há pessoas que pensam que só pelo facto de terem DPs ou fundos vale a pena pedir, só se pede se obtiveram rendimento, ou seja, o dinheiro foi colocado efectivamente á disposição.

Quanto aos fundos dou uma vista de olhos depois :) o entre BES e CGD não sei quais terão mais fundos, qualquer um dos chamados "online" têm de certeza, o Best por exemplo é o que tem mais.

Obrigada pela resposta :)

Portanto quando os FI falam de rentabilidade, esta é liquida (já com impostos e comissões incluídas - excepto a de resgate, a existir).

Já agora o desvio padrão é dado pelo nível de risco do FI, certo?

A interpretação que se deve dar é que um FI de risco 3 (5% a 10%) e com rentabilidade efectiva no momento da subscrição de 20% pode cair, na pior das hipóteses, para 10% ou, na melhor das hipóteses, subir para 30%? Isto aproximadamente, assumo que possa descer ou subir um bocadinho fora do desvio padrão, mas não muito. É isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta :)

Portanto quando os FI falam de rentabilidade, esta é liquida (já com impostos e comissões incluídas - excepto a de resgate, a existir).

Já agora o desvio padrão é dado pelo nível de risco do FI, certo?

A interpretação que se deve dar é que um FI de risco 3 (5% a 10%) e com rentabilidade efectiva no momento da subscrição de 20% pode cair, na pior das hipóteses, para 10% ou, na melhor das hipóteses, subir para 30%? Isto aproximadamente, assumo que possa descer ou subir um bocadinho fora do desvio padrão, mas não muito. É isto?

A rentabilidade apresentada é liquida de IRS nos fundos portugueses, bruta nos estrangeiros...

O devio padrão merde a volatilidade do fundo em comparação com a média da mesma categoria, depois  CMVM atribui essas classes para nos dar uma ideia que esse fundo ou tem uma volatilidade alta ou baixa, não quer dizer que não saia desse intervalo, mas dá-nos uma ideia da volatilidade do mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David@, posso saber a sua opinião sobre estes fundos?

BNY Mellon Emerging Market Debt Fund

BNY Mellon Global Real Return Fund Invesco Funds - Euro Corporate Bond Fund

Invesco Balanced Risk Allocation

Threadneedle SIF Glb Equity Income

BlackRock Global Corporate Bond (Hg)

Pioneer Funds Top European Players

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É sempre melhor colocarem os ISIN...se o 1º é este IE00B06YC548  gostei muito do fundo, bons rácios.

O segundo tem pouco histórico e o que tem não me parece nada interessante.

O Invesco está no TOP, logo, a opinião é positiva :)

O quarto não encontrei, coloca o ISIN.

O  quinto também não achei no Best.

O 6º também não ehehh.

Arranja os ISIN é sempre melhor, eu vejo os fundos no Best e o podem nem ter, e assim vejo na Morningstar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, decidi investir €750 no ES Obrigações Europa. Embora seja algo volátil (nível 3), estou disposta a arriscar perder algum dinheiro para potenciar os ganhos.

Gostava de investir outros €750 num FI menos volátil mas com algum rendimento, pensei no ES Renda Mensal mas vi que é um FI de distribuição. Não sei se será muito interessante nem percebo muito bem como funcionam os rendimentos (todos os meses dão X mas e depois no resgate qual é o ganho?).

Que acham? Sei que os valores são baixos mas tenho o resto do dinheiro investido em DPs e não os quero mobilizar (taxas superiores a 4%), além de que pretendo para já experimentar FI e ver como são os ganhos no final do ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, decidi investir €750 no ES Obrigações Europa. Embora seja algo volátil (nível 3), estou disposta a arriscar perder algum dinheiro para potenciar os ganhos.

Gostava de investir outros €750 num FI menos volátil mas com algum rendimento, pensei no ES Renda Mensal mas vi que é um FI de distribuição. Não sei se será muito interessante nem percebo muito bem como funcionam os rendimentos (todos os meses dão X mas e depois no resgate qual é o ganho?).

Que acham? Sei que os valores são baixos mas tenho o resto do dinheiro investido em DPs e não os quero mobilizar (taxas superiores a 4%), além de que pretendo para já experimentar FI e ver como são os ganhos no final do ano.

Estive a ver alguns fundos no Morningstar e cheguei à conclusão que o E.S. Renda Mensal (PTYETBLM0005) não é um bom FI pois é muito volátil (igual ao Obrigações Europa) e tem um indice Sharpe muito pequeno.

Vi então o ES Plano Prudente FIFA (PTYEVELM0008) que é menos volátil (2.65%) mas tem bom indice de sharpe (1.56) com rentabilidade média de 5.03% (acima dos 4%, como quero).

Não sei se não estarei a ser demasiado simplista nestas análises. Pretendo assim investir €750 no Obrigações Europa e os restantes €750 no Plano Prudente. Que acham?

Já agora, existe algum programa, ferramenta ou folha de cálculo que ajude a calcular a rentabilidade de uma carteira de fundos?

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a ver alguns fundos no Morningstar e cheguei à conclusão que o E.S. Renda Mensal (PTYETBLM0005) não é um bom FI pois é muito volátil (igual ao Obrigações Europa) e tem um indice Sharpe muito pequeno.

Vi então o ES Plano Prudente FIFA (PTYEVELM0008) que é menos volátil (2.65%) mas tem bom indice de sharpe (1.56) com rentabilidade média de 5.03% (acima dos 4%, como quero).

Não sei se não estarei a ser demasiado simplista nestas análises. Pretendo assim investir €750 no Obrigações Europa e os restantes €750 no Plano Prudente. Que acham?

Já agora, existe algum programa, ferramenta ou folha de cálculo que ajude a calcular a rentabilidade de uma carteira de fundos?

Obrigada.

Não existe qualquer garantia nos fundos por isso não dá p/fazer uma calculadora.

Vejo q estás de volta de fundos do BES, e o E.S. Liquidez? É bem calminho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os outros fundos estão (pelo menos) no Banco Big D@vid ;-)

Threadneedle SIF Glb Equity Income - ISIN: GB00B1Z2NR59 - muito volátil p/meu gosto

Pioneer Funds Top European Players - ISIN: Tb mt mexido p/mim

BlackRock Global Corporate Bond (Hg) - ISIN: LU0307653898 - Este gosto

Mas pronto, os 2 primeiros são de acções, o último é de obrigações ... nota-se bem a diferença nos percursos.... p/alternativas é esperar que o mestre D@vid te diga mais qq coisa ;-) mas também depende dos teus objectivos (temporais) com os fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não existe qualquer garantia nos fundos por isso não dá p/fazer uma calculadora.

Vejo q estás de volta de fundos do BES, e o E.S. Liquidez? É bem calminho.

Pois percebo isso mas era mais do género: definir carteira, fornecer dados da evolução das UPs/rentabilidade/etcs e depois calculava o ganho/perde desde da subscrição.

Quanto ao ES Liquidez de facto é muito calminho (risco mesmo muito baixo) mas não sei se será rentável (acima dos 4%), os dados indicam uma rendibilidade de 4,3% anualizada em 2012 mas o FI foi criado em meados de 2011 portanto não se tem muito historial do seu comportamento.

Confesso que estou indecisa entre esse e o Plano Prudente, o segundo não me parece muito mais volátil mas é o suficiente para a rentabilidade descer abaixo dos 4% enquanto que com o Liquidez, por ser nível 1, é capaz de se conseguir manter nos 4%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após escolher um FI, como sei onde posso investir nele? Estava a pensar iniciar-me neste mundo e com ideia de começar pelo ActivoBank. O que acham? Agora falta escolher o melhor investimento. Visto serem cerca de 7/8k € estava a pensar abrir um FI e uma ordem de obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David o TOP fundos que fizeste no inicio do topico mantem-se para este ano?

Com o sair da crise provavelmente nao fara mais sentido fundos de acções em detrimento de fundos de obrigações?

david

Para mim mantêm-se, é apenas um top genérico, haverá muitos outros fundos também interessantes, mas não vale a pena carregar muito o TOP.

Também tens no TOP fundos de acções, se o teu sentimento é que vai-se entrar em bullish e fará mais sentido investir em fundos de acções então podes reduzir a posição em fundos obrigacionistas e aumentar nos fundos de acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )