Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

É preciso comecar por dizer que são dois fundos diferentes,  têm politicas diferentes, têm benchmarks diferentes, número de activos diferentes ( o MFS tem 4 vezes mais activos que o Franklin ).

As categorias na Morningstar deveriam de ser um pouco mais rigorosas, mas é o que temos, isto para concluir que tanto o MFS como o Franklin são fundos que podem muito bem coabitar numa carteira, e não necessariamente apostar num em detrimento do outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa noite Filipe,

Realmente o fundo e mesmo esse - mas pelo que estive a ver, nao percebo o porque de o fundo ter tido mau desempenho na sua categoria. Pelo grafico parece-me o contrario (que esta acima da categoria). Estarei a analisar mal o grafico?

Sobre o outro fundo, parece-me realmente um boa opcao - vou estudar a situacao.

Desde ja o meu agradecimento,

Claudia

Claudia,

O Franklin European Growth tem um bom historico, sempre foi um bom fundo mas este ano esteve miserável. Há cerca de 4/5 meses o gestor deste fundo foi substituido, não sei se foi por essa razão mas tem vindo a desvalorizar consideravelmente neste ultimo ano especialmente nos ultimos meses. Perdeu inclusivamente as 5 estrelas Morningstar que tinha.

Eu tive este fundo mas em bom tempo (há cerca de 4 meses) me vi livre dele.

Se comparares com o outro fundo da mesma categoria que sugeri verificas:

1 ano    /    3 anos    /    5 anos    /    10 anos

Franklin European Growth      -5,19          13,11              9,63              7,63

MFS European Small Cap      12,07          21,22            17,91            11,95

Como podes verificar nos ultimos tempos tem estado fraquinho.

Mas analisando a tua carteira nem seria este MFS que te recomendaria porque já tens 2 fundos "small cap" na tua carteira (F&C Europ SmallCap e o TIF Europ SmCo EUR) o que me parece um exagero já agora.

Faz-te mais falta (na perspectiva do equilibrio da carteira) um fundo de acções "large cap" (algo que ainda não tens) como estes 2, por exemplo:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K6T

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04GNL

A decisão é a tua. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é só porque teve prejuizo, aliás, esse não pode ser apenas o critério, senão um fundo que cai 50% num ano acabava sempre :) pode haver vários critérios para uma liquidação, por exemplo, um fundo que eu não me admirava que fosse liquidado seria o ES Liquidez ( espero que não aconteça ), passou de 2 mil milhões em AUM para 220 milhões num ano, é complicado para um gestor gerir um fundo assim nestas condições.

Foi o Millennium PPA, acho que foi devido às acções das empresas portuguesas estarem em constante descida abrupta + decisões governamentais acerca das reformas, etc.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É preciso comecar por dizer que são dois fundos diferentes,  têm politicas diferentes, têm benchmarks diferentes, número de activos diferentes ( o MFS tem 4 vezes mais activos que o Franklin ).

As categorias na Morningstar deveriam de ser um pouco mais rigorosas, mas é o que temos, isto para concluir que tanto o MFS como o Franklin são fundos que podem muito bem coabitar numa carteira, e não necessariamente apostar num em detrimento do outro.

Sim, tens razão... podem coabitar numa carteira não fosse o comportamento do Franklin nos ultimos tempos.

O MFS foi só um exemplo que dei de um fundo da mesma categoria.

Há outros fundos que tambem podem coabitar com o MFS e com rentabilidade bem superiores. No post acima dei 2 exemplos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

Penso entao que uma opcao seria vender o TIF Europ SmCo EUR (por ter 2 fundos "small cap" na carteira) e o Franklin European Growth. Ao mesmo tempo inserir um fundo "large cap" - entre um dos dois que referiste.

Tambem no forum do Caldeirao da Bolsa me aconselharam a vender, e com razao, o EEF Pharma RH, visto o Dolar estar agora a subir em relacao ao Euro.

Talvez va optar por vender estes tres fundos e inserir um dos que referiste. Por outro lado irei ainda procurar uma outra opcao para substituir o EEF Pharma RH (ou seja, um fundo com alguma volatilidade).

Mais uma vez o meu obrigado,

Claudia

Claudia,

O Franklin European Growth tem um bom historico, sempre foi um bom fundo mas este ano esteve miserável. Há cerca de 4/5 meses o gestor deste fundo foi substituido, não sei se foi por essa razão mas tem vindo a desvalorizar consideravelmente neste ultimo ano especialmente nos ultimos meses. Perdeu inclusivamente as 5 estrelas Morningstar que tinha.

Eu tive este fundo mas em bom tempo (há cerca de 4 meses) me vi livre dele.

Se comparares com o outro fundo da mesma categoria que sugeri verificas:

1 ano    /    3 anos    /    5 anos    /    10 anos

Franklin European Growth      -5,19          13,11              9,63              7,63

MFS European Small Cap      12,07          21,22            17,91            11,95

Como podes verificar nos ultimos tempos tem estado fraquinho.

Mas analisando a tua carteira nem seria este MFS que te recomendaria porque já tens 2 fundos "small cap" na tua carteira (F&C Europ SmallCap e o TIF Europ SmCo EUR) o que me parece um exagero já agora.

Faz-te mais falta (na perspectiva do equilibrio da carteira) um fundo de acções "large cap" (algo que ainda não tens) como estes 2, por exemplo:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K6T

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04GNL

A decisão é a tua. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso entao que uma opcao seria vender o TIF Europ SmCo EUR (por ter 2 fundos "small cap" na carteira) e o Franklin European Growth. Ao mesmo tempo inserir um fundo "large cap" - entre um dos dois que referiste.

Tambem no forum do Caldeirao da Bolsa me aconselharam a vender, e com razao, o EEF Pharma RH, visto o Dolar estar agora a subir em relacao ao Euro.

Talvez va optar por vender estes tres fundos e inserir um dos que referiste. Por outro lado irei ainda procurar uma outra opcao para substituir o EEF Pharma RH (ou seja, um fundo com alguma volatilidade).

Mais uma vez o meu obrigado,

Claudia

Ou um destes 2 que falaste num outro post:

JPM Europe Eq D (acc) - Euro (LU0117858596) e UBS (LUX) ES Group OPP (LU0723564463).

Tambem são boas apostas, com mais risco talvez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comparação entre 3 fundos de bens de consumo:

Robeco Capital Growth Funds - Robeco Global Consumer Trends Equities Class M EUR Acc

ING (L) Invest Consumer Goods P Acc EUR

Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR

Tirando o fidelity, o ING parece estar disponivel cá, mas não sei onde. O Robeco não faço ideia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Mais uma questao... Na minha carteira de fundos constam dois ligados a Biotecnologia - EEF Pharma R e EEF Pharma RH.

Estou a pensar adicionar um novo fundo a minha carteira que estivesse dentro desta catergoria - fundos com alguma volatilidade mas com possibilidade de darem bons retornos (isto se as coisas correrem bem claro...).

Como ja tenho estes fundos, estaria interessada num de uma area diferente. Pelo que li, existe a ideia de que uma aposta no mercado chines possa dar os seus frutos (posso estar errada...). Sera esta uma boa opcao? Ou deverei seguir antes por outra area? Alguem me pode dar umas dicas?

Estive tambem a ver estes dois fundos - JPM Europe Eq D (acc) - Euro (LU0117858596) e UBS (LUX) ES Group OPP (LU0723564463).

Nao estao dentro do grupo que referi acima, mas parecem-me ser duas boas opcoes.

Desde ja o meu agradecimento,

Claudia

Há quem diga que a China vai ser das poucas coisas que se vai safar este ano, para além dos EUA, tal como também há quem diga que vai abrandar imenso.

A minha aposta este ano vai para o sector da saúde, incluíndo biotecnologia, EUA e emergentes como Índia e Indonésia. Sempre debaixo de olho, porque nada é certo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sou novato nestas andanças e quero iniciar-me com uma carteira para ir aprendendo e sentido as dores da evolução dos índices.

Desta forma criei uma carteira para me iniciar, considerando um perfil moderado para um horizonte de 5 anos ou mais.

Como referi, este é uma carteira de "teste" p/ me ir habituando, daí ter seleccionado de entre os recomendados, aqueles que não têm valores de entrada muito grandes ... esses fica para outra altura.

Face ao exposto, gostava de ter a vossa opinião sobre esta composição e distribuição:

e96beg.jpg

Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a tentar subscrever um fundo de biotecnologia.

Mas o único que encontrei em euros nem o invest nem o best o tem disponível.

Logo só tenho acesso aos fundos em dollars.

Nunca adquiri fundos em dollars quais são as principais vantagens e desvantagens.

Tenho de pagar as conversões quando compro e depois quando vendo da moeda?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Também estou a pensar investir algum num fundo de biotecnologia, tenho vindo a acompanhar este que encontrei no Millenium BCP:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=FOGBR05KLW

Tem tido bons resultados ano após ano, até em 2011 que foi um ano mauzito se safou, já para não falar de 2014 que conseguiu 37,8% já vou é tarde se calhar mas imaginem se lá tivessem 10.000€ em 2010 hoje teriam cerca de 22.000 para 4 anos não é nada mau, claro que depois temos de contar com os cortes fiscais...

Espero ter ajudado o megaInvestidor.

Bons investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a tentar subscrever um fundo de biotecnologia.

Mas o único que encontrei em euros nem o invest nem o best o tem disponível.

Logo só tenho acesso aos fundos em dollars.

Nunca adquiri fundos em dollars quais são as principais vantagens e desvantagens.

Tenho de pagar as conversões quando compro e depois quando vendo da moeda?

Sim existe dessa forma o câmbio.

Pede ao teu PFA do Best este em papel: DWS Biotech DE0009769976

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os amigos, por favor, podem elucidar-me no seguinte.

Tenho 2 carteiras de fundos de investimento em outros tantos bancos. Constitui essas 2 carteiras, há já algum tempo (anos), com a ajuda dos amigos aqui do fórum e dos PFA desses bancos. De vez em quando (talvez, de 6 em 6 meses) reúno-me com esses funcionários para fazermos o "follow-up" das carteiras, mas, regra geral - tenho reparado - eles não me aconselham a fazer nenhum retoque nos fundos. Dizem que está tudo bem, tudo bem aplicado, e para "deixar andar" (aquilo mais parecem DP...).

É certo que as carteiras têm valorizado - claro, uns fundos mais e outros menos - e, no computo geral, estou satisfeito com as aplicações (ambas as carteiras têm tido rendibilidades interessantes). Contudo, acho estranha esta inércia por parte dos funcionários dos bancos. Por vezes, vejo fundos que permanecem negativos ao longo de todo um semestre e eles (os PFA) nada fazem. Dizem-me sempre que, no semestre seguinte vão recuperar, que funcionam como "contra-pesos" de outros fundos, etc.

Eu gostava, sinceramente, que esta gestão de fundos por parte dos PFA fosse mais activa, mas... se calhar sou eu que estou enganado.

Os amigos, que são experts nestas matérias, o que me aconselham? Haverá alguns livros, com linguagem acessível, que expliquem como gerir correctamente uma carteira de fundos? Recomendam-me algum?

Confesso, eu não percebo NADA de fundos de investimento - para além daquelas noções triviais, e gostava de "estudar" essa área, para poder ter uma opinião/argumentar junto dos funcionários que gerem as minhas carteiras. Faço-me explicar?

Como me aconselham a proceder?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho a seguinte carteira algum tempo (1ano+/-), onde tenho praticamente todas as minhas poupanças.

Queria que me dessem a v/ opinião, o que Alteravam? Tenho a situação do Ações Portugal que me está a custar resgatar e não sei se o deva fazer:

post-21216-14412396747838_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim existe dessa forma o câmbio.

Pede ao teu PFA do Best este em papel: DWS Biotech DE0009769976

Pois eu quero exactamente esse fundo. Mandei mensagem ao meu PFA no best ele disse que não tinham e indicou fundos em dollars.  Como funciona isso do papel?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois eu quero exactamente esse fundo. Mandei mensagem ao meu PFA no best ele disse que não tinham e indicou fundos em dollars.  Como funciona isso do papel?

Também não tenho a certeza se têm, se ele diz que não...mas tinha até ideia de ouvir alguém que o Best tinh esse fundo, mas só com subscrição em papel, vê lá se ele não sabe disso, diz-lhe para ele perguntar se de facto existe ou não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

David daria para me dar a sua opinião e aos outros membros também agradecia a vossa opinião, dado terem mais experiência neste tipo de investimento do que eu.

Obrigado

Boa tarde,

Tenho a seguinte carteira algum tempo (1ano+/-), onde tenho praticamente todas as minhas poupanças.

Queria que me dessem a v/ opinião, o que Alteravam? Tenho a situação do Ações Portugal que me está a custar resgatar e não sei se o deva fazer:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

David daria para me dar a sua opinião e aos outros membros também agradecia a vossa opinião, dado terem mais experiência neste tipo de investimento do que eu.

Obrigado

Estás numa situação um pouco delicada.

Parece-me que a escolha da carteira não foi a mais conseguida. Posso perguntar o porquê de tanta concentração em fundos E.S.?

Quanto aos fundos Acções Portugal foi uma escolha bem arriscada. E logo 2x.

Não te consigo dizer se vai recuperar em breve ou não, senão também lá metia uns euros.

Só tu podes fazer esse balanço. Eu não gosto muito de resgatar em negativo mas isso sou eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que carteira? Apenas Ações Portugal?

Já consegui visualisar. Estava na página atrás. Por acaso tenho um valor apenas residual no BPI Portugal e neste momento também está negativo, mas tenho confiança que vá recuperar, mas seguramente haverá e há melhores apostas do que apenas te singires a Portugal. Neste campo não podemor ser muito compatriotas  :)

Também sou da opinião do Axiom, não resgatar em negativo, irá recuperar, poderá é levar o seu tempo. Tempo esse que resgatando e aplicando em outros mercados poderias recuperar essa perda, mas talvez não será a melhor política aplicar.

Mas dos poucos conhecimentos que tenho em fundos parece-me uma carteira pouco diversificada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Obrigado

E qual era o plano? O uso de stops evita este tipo de situações, porque agora não ha muito a fazer. Ou aguenta o tempo que for preciso, e pode ser muito,  ou assume as perdas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sou novato nestas andanças e quero iniciar-me com uma carteira para ir aprendendo e sentido as dores da evolução dos índices.

Desta forma criei uma carteira para me iniciar, considerando um perfil moderado para um horizonte de 5 anos ou mais.

Como referi, este é uma carteira de "teste" p/ me ir habituando, daí ter seleccionado de entre os recomendados, aqueles que não têm valores de entrada muito grandes ... esses fica para outra altura.

Face ao exposto, gostava de ter a vossa opinião sobre esta composição e distribuição:

e96beg.jpg

Obg

Bom dia,

Não sei se repararam neste pedido, mas se fosse possível dar algum input agradecia.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )