Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Cláudia Alexandra

Boa noite David,

Antes de mais obrigado pela sua resposta.

Realmente o fundo e o Moderado e nao Ponderado.

A minha duvida e a seguinte - querendo eu colocar todos os meses um valor fixo para um fundo PPR, e tendo oportunidade de duplicar o valor mensal que estou disposta a colocar nesse fundo, deverei apostar num unico fundo (ES PPR) ou diversificar e apostar em dois (por uma questao de seguranca)?

E, no caso de apostar num outro fundo PPR, pelo que vi no ultimo ano o Optimize parece ser uma boa opcao. Existira outra opcao dentro da mesma classe de risco?

Cumprimentos,

Claudia

P.S. - mais uma vez as minhas desculpas mas este teclado nao dispoe de acentos...

Ponderado ou Moderado?

Pelo que vi é um fundo que aposta em outros fundos, tendo só como activos directos obrigações de dívida Portuguesa.

Está longe das performances do ES PPR ou do AR PPR uma vez que estes apostam mais em activos directos, no entanto se o objectivo é diversificar pode ser uma boa escolha.

Uma curiosidade foi ver que a Optimize tem as contas á ordem dos fundos no Banco Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Ora viva, começa-se o ano em grande LOL.

Pergunto se já existe algum fundo de Ouro? Sem ser o IBRA (misto com comodities)

Ou tem-se sempre que recorrer a ETFs, como do topico ao lado (ETFS Physical Gold - VZLD:GR).

Aproveito para perguntar se têm mais algum feedback da DeGiro? Será uma boa aposta só para investimentos em Ouro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

FUNDOS DE INVESTIMENTO    Tipo  Quantidade  Variação % 

FT Gb Tot Ret                              OB          5,14            12,71     

ES Obrig Europ                            OB          4,92            9,09

ES Rend Plus                                OB          10,25          8,71

P Global Bond                              OB          5,25            7,96

P Diversif Inc                                OB          5,43            3,02

AXA WF Gb High Y B                OB          4,53            1,44

Jup Dync Bond  L E                      OB          3,82            1,29

FT Global Total Ret Hdg              OB          3,05            -0,1

PI US Fund Grw                            AC          5,15            29,25

EEF Pharma R                                AC          4,83            28

TSIF American Extended Alpha    AC            5,55          22,92

EEF Pharma RH                            AC            2,26          20,05

UBS Eq Infrastruc                          AC            6,73          18,78

TIF Global Equity Income EUR    AC            4,97            9,83

F&C Europ SmallCap                    AC            4,1            8,85

TIF Europ SmCo EUR                  AC            3,97            5,34

FT European Growth                    AC            4,26          -3,67

MG Opt Inc Eur Acc                      MI            10,29          4,97

Inv Balan-Ris Allo                        MI              5,5            4,37

Boa noite,

Agora que começou o novo ano, resolvi fazer uma análise à minha carteira de fundos referente ao ano que passou (faz agora exactamente um ano que constitui esta carteira – com excepção do Jupiter Dync Bond LE que subscrevi recentemente). Esta carteira é constituída por 42% OB, 42% AC e 16% MI tendo, ao fim de um ano, um ganho médio de cerca de 10%.

Estou a pensar reforçar o ES Obrigações Europa e FT Gb Tot Ret (ambos de OB) assim como o PI US Fund Grw e UBS Eq Infrastruc (ambos de AC). Quanto a dispensas, pensei em livrar-me do FT Global Total Ret HGD (OB) e FT European Growth (AC) – esperaria que subissem antes de os vender. O que acham destas opcoes?

Quanto a adicionar algum novo fundo, algumas ideias?

Mais uma vez o meu obrigado,

Cláudia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...

Estou a pensar reforçar o ES Obrigações Europa e FT Gb Tot Ret (ambos de OB) assim como o PI US Fund Grw e UBS Eq Infrastruc (ambos de AC). Quanto a dispensas, pensei em livrar-me do FT Global Total Ret HGD (OB) e FT European Growth (AC) – esperaria que subissem antes de os vender. O que acham destas opcoes?

Quanto a adicionar algum novo fundo, algumas ideias?

Mais uma vez o meu obrigado,

Cláudia.

Cláudia,

Não analisei ao pormenor a sua carteira (aconselho-a a usar o X-ray do Banco Best), mas parece-me um erro desfazer-se desses dois fundos só porque tiveram os piores desempenhos da sua carteira. Tenho dois motivos para lhe dizer isto:

- a rentabilidade desses fundos não deve de maneira alguma ser comparada directamente com a rentabilidade dos outros. O FT Eur Growth (Acc) parece ter-se portado mal quando vemos a sua carteira, mas na verdade portou-se lindamente quando comparado com os fundos da mesma categoria (confira aqui). Ou seja, a categoria do fundo é que sofreu, mas o facto de ter sofrido perdas não significa que vá sofrer sempre. Se se desfizer desse fundo, corre o risco de não beneficiar dos seus ganhos (que deverão ser superiores aos fundos da mesma categoria) quando a dita categoria estiver em alta e quando outros dos seus fundos estiverem a sofrer perdas. É absolutamente normal (e desejável) ficarmos com alguns fundos no vermelho enquanto outros estão no verde. Os que estão no verde estarão um dia no vermelho, e se já não tivermos os que estão no vermelho (e que nessa altura poderão estar no verde), perdemos o equilíbrio.

(Consequência deste primeiro ponto para a sua análise: em vez de comparar rentabilidades dos fundos, compare a relação de cada fundo com a sua categoria. Aposto que há fundos com comportamentos aparentemente positivos que na verdade ficaram uns furos abaixo daquilo que seria expectável tendo em conta a categoria a que pertencem: esses sim são menos desejáveis na carteira.)

- vender quando o fundo está num ponto baixo é um erro tremendo. Nos fundos de investimento, o que importa é 1) deixar passar o tempo e 2) reforçar o que ganhou menos (ou perdeu) e diminuir a exposição àquilo que ganhou mais. Pode parecer contra-intuitivo, mas é mesmo assim uma boa estratégia de fundos.

Se me expliquei mal, não hesite em pedir esclarecimentos. Sou meio-estrangeiro e por vezes a língua portuguesa escapa-me.

Cumps

jmnp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cláudia,

Não analisei ao pormenor a sua carteira (aconselho-a a usar o X-ray do Banco Best), mas parece-me um erro desfazer-se desses dois fundos só porque tiveram os piores desempenhos da sua carteira. Tenho dois motivos para lhe dizer isto:

- a rentabilidade desses fundos não deve de maneira alguma ser comparada directamente com a rentabilidade dos outros. O FT Eur Growth (Acc) parece ter-se portado mal quando vemos a sua carteira, mas na verdade portou-se lindamente quando comparado com os fundos da mesma categoria (confira aqui). Ou seja, a categoria do fundo é que sofreu, mas o facto de ter sofrido perdas não significa que vá sofrer sempre. Se se desfizer desse fundo, corre o risco de não beneficiar dos seus ganhos (que deverão ser superiores aos fundos da mesma categoria) quando a dita categoria estiver em alta e quando outros dos seus fundos estiverem a sofrer perdas. É absolutamente normal (e desejável) ficarmos com alguns fundos no vermelho enquanto outros estão no verde. Os que estão no verde estarão um dia no vermelho, e se já não tivermos os que estão no vermelho (e que nessa altura poderão estar no verde), perdemos o equilíbrio.

(Consequência deste primeiro ponto para a sua análise: em vez de comparar rentabilidades dos fundos, compare a relação de cada fundo com a sua categoria. Aposto que há fundos com comportamentos aparentemente positivos que na verdade ficaram uns furos abaixo daquilo que seria expectável tendo em conta a categoria a que pertencem: esses sim são menos desejáveis na carteira.)

- vender quando o fundo está num ponto baixo é um erro tremendo. Nos fundos de investimento, o que importa é 1) deixar passar o tempo e 2) reforçar o que ganhou menos (ou perdeu) e diminuir a exposição àquilo que ganhou mais. Pode parecer contra-intuitivo, mas é mesmo assim uma boa estratégia de fundos.

Se me expliquei mal, não hesite em pedir esclarecimentos. Sou meio-estrangeiro e por vezes a língua portuguesa escapa-me.

Cumps

jmnp

Se isto tivesse um bonequinho a bater palmas tinha colocado pela tua explicação :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite David,

Antes de mais obrigado pela sua resposta.

Realmente o fundo e o Moderado e nao Ponderado.

A minha duvida e a seguinte - querendo eu colocar todos os meses um valor fixo para um fundo PPR, e tendo oportunidade de duplicar o valor mensal que estou disposta a colocar nesse fundo, deverei apostar num unico fundo (ES PPR) ou diversificar e apostar em dois (por uma questao de seguranca)?

E, no caso de apostar num outro fundo PPR, pelo que vi no ultimo ano o Optimize parece ser uma boa opcao. Existira outra opcao dentro da mesma classe de risco?

Cumprimentos,

Claudia

P.S. - mais uma vez as minhas desculpas mas este teclado nao dispoe de acentos...

Podes ver aqui neste link as melhores performances nos FPR http://www.fundspeople.pt/noticias/os-fundos-poupanca-reforma-que-mais-cresceram-no-ultimo-ano-94911

A estratégia passa pela que achares melhor, nunca esquecendo que um fundo é património autónomo do investidor e portanto considero um FPR mais seguro que um PPR puro, não vejo o mal de colocares o € só num FPR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém por aí que tenha resgatado algum fundo com mais-valias este ano? tenho informação que não estão a ser retidos o imposto, se de facto isso se confirma é uma excelente noticia, passamos então a ter de declarar os fundos no IRS, podemos vir a ser tributados até 16 meses após o resgate  ;D ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém por aí que tenha resgatado algum fundo com mais-valias este ano? tenho informação que não estão a ser retidos o imposto, se de facto isso se confirma é uma excelente noticia, passamos então a ter de declarar os fundos no IRS, podemos vir a ser tributados até 16 meses após o resgate  ;D ;D ;D

Boas David,

Dei ordem de resgate ontem de um dos meus fundos, só está disponível o valor na quinta. Quando cair na conta logo direi se tive retenção ou não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tb já li isso mesmo para fundos estrangeiros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bill Gross antecipa ano de 2015 negativo para os mercados

Assim, Bill Gross sugere que os investidores mantenham os activos de elevada qualidade com "cash flows" estáveis, tais como obrigações do tesouro, obrigações de empresas de alta qualidade e títulos de empresas com dívida reduzida e dividendos atractivos.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que fundo foi esse.

Eu tb sou novato.

Mas não sabia que eles podiam terminar o fundo assim. Só porque teve prejuízo.

Não é só porque teve prejuizo, aliás, esse não pode ser apenas o critério, senão um fundo que cai 50% num ano acabava sempre :) pode haver vários critérios para uma liquidação, por exemplo, um fundo que eu não me admirava que fosse liquidado seria o ES Liquidez ( espero que não aconteça ), passou de 2 mil milhões em AUM para 220 milhões num ano, é complicado para um gestor gerir um fundo assim nestas condições.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

Boa noite David,

Mais uma vez o meu agradecimento pelo esclarecimento. 

Ja tinha consultado esse link e realmente o ES PPR teve uma boa performance. A minha maior duvida era se deveria colocar tudo num unico fundo PPR, mas parece-me que isso nao devera constituir um problema. Como tal, irei optar por continuar com apenas este fundo PPR.

Cumprimentos,

Claudia

Podes ver aqui neste link as melhores performances nos FPR http://www.fundspeople.pt/noticias/os-fundos-poupanca-reforma-que-mais-cresceram-no-ultimo-ano-94911

A estratégia passa pela que achares melhor, nunca esquecendo que um fundo é património autónomo do investidor e portanto considero um FPR mais seguro que um PPR puro, não vejo o mal de colocares o € só num FPR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

Boa noite jmnp,

Antes de mais o meu obrigado pelo seu excelente esclarecimento.

Realmente estava a avaliar a situacao erradamente, pois o facto de o fundo nao ter valorizado nao quer dizer que me deva desfazer dele - neste caso, como disse, o seu comportamente esteve bem acima dos fundos da mesma categoria. E sim, faz sentido reforcar quando estamos nesta situacao!

Por outro lado, tambem e verdade o que disse sobre a valorizacao de um fundo - pode ter valorizado mas, quando comparado com os fundos da mesma categoria, pode ter tido um comportamento bastante inferior!

Vou assim reavaliar a minha carteira tendo em conta a sua preciosa ajuda e logo decidir que passo tomar a seguir.

Cumprimentos,

Claudia

Cláudia,

Cumps

jmnp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite jmnp,

Antes de mais o meu obrigado pelo seu excelente esclarecimento.

Realmente estava a avaliar a situacao erradamente, pois o facto de o fundo nao ter valorizado nao quer dizer que me deva desfazer dele - neste caso, como disse, o seu comportamente esteve bem acima dos fundos da mesma categoria. E sim, faz sentido reforcar quando estamos nesta situacao!

Por outro lado, tambem e verdade o que disse sobre a valorizacao de um fundo - pode ter valorizado mas, quando comparado com os fundos da mesma categoria, pode ter tido um comportamento bastante inferior!

Vou assim reavaliar a minha carteira tendo em conta a sua preciosa ajuda e logo decidir que passo tomar a seguir.

Cumprimentos,

Claudia

Se o fundo que falam é o Franklin European Growth N Acc € http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04N44, então eu aconselhava mesmo a resgatares.

Foi dos fundos com pior desempenho na sua categoria em 2014... está moribundo.

Dentro da mesma categoria tens este: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UGX com desempenho muito melhor mesmo a longo prazo, a curto prazo nem se fala.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Confirmo sim senhor (acho que nas mais-valias de ETFs também).

A partir de 2015, vais ter de andar a juntar essa informação na mod 3 de IRS (entregue no ano seguinte).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro David, e o que acha deste produto estruturado do Banco Best -  "SG Technology Basket" - que está em subscrição?É um bom investimento?

Era melhor colocar a questão ou no tópico do Best ou no tópico dos CLNs, conheco o produto e até falei dele por alto no tópico salvo erro do Deutsche Bank, a questão nesses produtos não é serem bons ou maus, é a espectativa que temos deles, aliás, a espectativa que se tem dos seus activos subjacentes, mas aqui fala-se em fundos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

Boa noite Filipe,

Realmente o fundo e mesmo esse - mas pelo que estive a ver, nao percebo o porque de o fundo ter tido mau desempenho na sua categoria. Pelo grafico parece-me o contrario (que esta acima da categoria). Estarei a analisar mal o grafico?

Sobre o outro fundo, parece-me realmente um boa opcao - vou estudar a situacao.

Desde ja o meu agradecimento,

Claudia

Se o fundo que falam é o Franklin European Growth N Acc € http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04N44, então eu aconselhava mesmo a resgatares.

Foi dos fundos com pior desempenho na sua categoria em 2014... está moribundo.

Dentro da mesma categoria tens este: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UGX com desempenho muito melhor mesmo a longo prazo, a curto prazo nem se fala.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

Boa noite,

Mais uma questao... Na minha carteira de fundos constam dois ligados a Biotecnologia - EEF Pharma R e EEF Pharma RH.

Estou a pensar adicionar um novo fundo a minha carteira que estivesse dentro desta catergoria - fundos com alguma volatilidade mas com possibilidade de darem bons retornos (isto se as coisas correrem bem claro...).

Como ja tenho estes fundos, estaria interessada num de uma area diferente. Pelo que li, existe a ideia de que uma aposta no mercado chines possa dar os seus frutos (posso estar errada...). Sera esta uma boa opcao? Ou deverei seguir antes por outra area? Alguem me pode dar umas dicas?

Estive tambem a ver estes dois fundos - JPM Europe Eq D (acc) - Euro (LU0117858596) e UBS (LUX) ES Group OPP (LU0723564463).

Nao estao dentro do grupo que referi acima, mas parecem-me ser duas boas opcoes.

Desde ja o meu agradecimento,

Claudia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )