Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Eu não tenho nenhuma carteira. Para mim, cada investimento num FI é um investimento, vale por si mesmo e todos os investimentos terão de dar lucro.

Mas se fosse a fazer a contabilização entre os recursos que investi e os recursos que tenho neste momento, só nos FI, eu diria que o saldo seria de uns +2% (considerando os lucros que tive no Brasil e no médio oriente ao longo do ano).

A penalizar-me fortemente neste momento está o saldo negativo na Rússia e em Portugal.

Claro que nesta contabilização não entram seg. capitalização, CTPM e CT (que representam cerca de 90% dos meus recursos).

Boas atlas, eu tb tenho seguros capitalização, Depósitos prazo e Obrigações, agora estou a ponderar entrar nos CPTM e CT, vou questionar no local certo sobre estes mesmos... Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Tenho subscrito apenas um Fundo de Investimento, andei a ver a ferramenta Watchlist da Bloomberg para monitorizar a performance do FI.

Quando estou a colocar a informação no site a Bloomberg aparece este quadro

01.jpg

A data é a data da subscrição.

O Price é o valor de cada unidade de participação à data da subscrição.

O campo Position é o valor? Por exemplo, fiz uma compra de 2000€ (posições)?

É que depois dos dados introduzidos aparece-me o seguinte quadro.

02.jpg

Está correcto?

É que observando o campo Net Gain (EUR) a info que lá está não me parece fazer muito sentido.

Alguém pode ajudar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eu não me expliquei bem...  :o

No "Positions" tens a quantidade (e não o valor) das unidades de participação.

Por exemplo, adquiriste 105 UPs de um fundo ou ETF com um valor unitário de € 55 (total de € 5,775) . No campo dos "Positions" introduzes o 105, que o bloomberg depois calcula o valor total com base no preço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rentabilidades efectivas a 1 ano.

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

E.S. Obrigações Europa FI Acc +12,40%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc +8,01%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  +2,87%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  +7,94%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg +3,05%

E.S. Rendimento Plus FIA  +10,19%

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd +1,95%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR  +0,86%

Nordea-1 European Cross Credit E    +4,27%

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg  +0,48%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  +9,51%

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc +6,10%

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc  +7,72%

Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR +5,25%

Versão Acc: Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc +6,20%

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

E.S. LIQUIDEZ FIA +2,26%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  +1,82%

E.S. Tesouraria Ativa  +0,96%

E.S. Rendimento FEIA  +1,86%

FUNDOS MISTOS:

E.S. Plano Prudente FIF A  +3,60%

Invesco Balanced-Risk Alloc E  +5,33%

Schroder ISF Glbl Multi-Asset Inc B Hg €  +1,99% 

MS INVF Global Balanced Risk Control B +7,12%

FUNDOS DE ACÇÕES:

EEF Equity Consumer Staples R Acc  +19,91%

Vontobel Fund Global Value Equity C +19,48%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C  +18,44%

Pictet Water-R EUR  +14,82%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR +9,49%

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret EUR Acc +6,86%

F&C European Small Cap A +11,45%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND +26,69% 

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR +19,50%

Alken Absolute Return Europe A +3,50%

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P +18,39%

Conclusão, mais 1 ano que passou com tudo no verde  ;D ;D 8) 8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Em resposta à questão sobre o retorno da carteira de fundos em 2014 posso dizer que as coisas me correram razoavelmente bem, tendo em consideração que só me iniciei neste tipo de aplicações em finais de Dezembro de 2013.

Entre todas as aplicações e resgates que fiz ao longo do ano consegui um retorno na ordem dos 9,84% líquidos o que tendo em conta o que conseguiria se tivesse aplicado o capital em DP ou CTPM e afins me parece muito bom.

Claro que foi um ano bom em termos gerais para os mercados pelo que se calhar para o ano de 2015 não será tão fácil para uma novata como eu nestas andanças conseguir o mesmo rendimento.

Mas vou continuar a ler os "mestres" aqui no fórum a ver se me mantenho a par das tendências e procurar pelo menos manter o mesmo nível de rendimento.

Cheguei ao final do ano com aplicações em apenas um fundo (o único que está no vermelho e por isso não foi resgatado) e estou a ponderar o que fazer com o capital disponível agora durante o mês de Janeiro para o resto do ano de 2015.

Aproveito para agradecer a todos os que aqui escrevem e me têm ajudado a aprender umas coisas sobre este tema, fazendo votos de um 2015 pleno de bons investimentos e, porque ainda continua a ser o mais importante, cheio de saúde e boas vibrações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

david são as rentabilidades de todos os fundos da 1ª pagina? cada vez fico mais maravilhado com o es rendimento plus ( tem constantemente rentabilidades mt altas com um desvio padrao mt baixo)

Sim a 1 ano, nos fundos Portugueses coloquei as rentabilidades brutas, para mais fácilmente podermos fazer as comparações com os fundos estrangeiros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gabo-vos a paciência e o sangue frio de andarem a subscrever e a resgatar fundos constantemente  ;D ;D

Depois de ver a rentabilidade dos fundos que apresentou, é  ou não natural alienar fundos cujas rentabilidade foram inferiores, para a mesma classe de activos  e com o mesmo risco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de ver a rentabilidade dos fundos que apresentou, é  ou não natural alienar fundos cujas rentabilidade foram inferiores, para a mesma classe de activos  e com o mesmo risco?

É e não é :) não existem 2 fundos iguais, existe exposição semelhantes dentro das mesmas classes, claro que como não existem 2 fundos iguais haverá sempre 1 a apresentar rentabilidades melhores, que podem ser num curto espaço de tempo ou num horizonte mais alargado.

A nivel fiscal temos logo o IRS em cima nos resgates, logo temos aqui uma perda efectiva de 28%, uma vez que para subscrever um outro fundo alternativo com o mesmo capital só é possivel se formos buscar o capital ao bolso :) isto poderá vir a ser minimizado este ano se de facto podermos declarar as menos-valias ( aqui ao menos podemos resgatar os que estão a negativo ).

Mas eu não critico quem o faça, eu é não sou o capaz de fazer :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como me informou falei com PFA do BEST e indicou-me uma percentagem  ES Rendimento Plus, outra Nordea 1 Stable Return E Eur e para Axa WF Euro 5-7 E-C Eur. Apliquei nos dois primeiros e porque já tinha Schroder int Euro Bond-B Ac, reforcei o restante por me parecerem semelhantes. Será correcto? Obrigado e Bom Ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com as taxas baixas que temos atualmente nos DP. Estava a pensar considerar este fundo para um horizonte temporal superior a 5 cinco anos. Não gosto muito de correr grandes riscos nem tenho grandes conhecimentos sobre fundos. O fundo que me refiro é do Santander (fundo defensivo) e é constituido desta forma :

Fundo %

Fidelity Euro High Yield 6,9%

Pioneer Euro Government Bond 6,7%

Blackrock GF European Fund 6,6%

Henderson Euro Corporate 6,1%

Bluebay Investment Grade Bond 6,0%

Pioneer Euro Corporate Bond 5,8%

Jupiter Dynamic Bond 5,6%

Jupiter Opportunities Fund 4,7%

BNY Mellon A. Equity 3,6%

Threadneedle Pan-European 3,2%

Que vos parece?

Será que o David poderá dar uma ajuda?

Desde já muito obrigado.

E bom ano para todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ISIN do fundo é : PTYSASHE0015

Não dá para tirar conclusões, é muito recente, apenas vejo que não compra activos em mercado mas sim fundos, é portanto um fundo de fundos, e por isso á partida isso minimiza um pouco a volatilidade do fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Por motivos profissionais tenho andado ausente do fórum e também não me tem sido possível acompanhar ao pormenor a minha carteira e a evolução da mesma. Sei que estou a levar porrada do ES Obrigações Europa e do Axa HY... mas enfim, é longo prazo, deixa andar!

Agora tenho a seguinte situação sobre a qual queria a vossa opinião:

Tenho +- 6000€ para investir e quero aplicá-los em fundos.

Objectivo: longo prazo (>5 anos)

Perfil: moderado

Como não tenho tempo para investigar uma carteira e não quero ter o dinheiro parado, estava a pensar aplicar tudo aqui:

Fidelity Euro Balanced E-Acc-EUR

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000CVK

ISIN: LU0283900842

O que me dizem? Ou mais vale reforçar a minha carteira atual?

Ou alguém tem sugestões de alguma carteira "lazy"?

Desde já obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

Boa noite,

Gostaria de pedir a vossa opiniao para o seguinte assunto - disponho actualmente de uma carteira de fundos assim como de um fundo PPR (ES PPR FIA). Como de momento tenho possibilidade de colocar mais algum dinheiro de parte todos os meses, e nao querendo colocar todo o montante no mesmo fundo PPR, pensei em aderir ao Optimize Capital Reforma PPR Ponderado - ficando assim com dois fundos PPR de entidades diferentes.

Trata-se de um investimento a longo prazo, pelo que nao conto mexer neste dinheiro por longos anos.

Acham que este fundo PPR e uma boa opcao?

Desde ja o meu agradecimento,

Claudia

P.S. - desculpem a falta de pontuacao mas este teclado nao tem acentos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ponderado ou Moderado?

Pelo que vi é um fundo que aposta em outros fundos, tendo só como activos directos obrigações de dívida Portuguesa.

Está longe das performances do ES PPR ou do AR PPR uma vez que estes apostam mais em activos directos, no entanto se o objectivo é diversificar pode ser uma boa escolha.

Uma curiosidade foi ver que a Optimize tem as contas á ordem dos fundos no Banco Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não me expliquei bem...  :o

No "Positions" tens a quantidade (e não o valor) das unidades de participação.

Por exemplo, adquiriste 105 UPs de um fundo ou ETF com um valor unitário de € 55 (total de € 5,775) . No campo dos "Positions" introduzes o 105, que o bloomberg depois calcula o valor total com base no preço.

Agora sim já dá tudo ok, realmente dá bastante jeito esta ferramenta da Bloomberg... especialmente porque como fiz vários reforços ele dá me a rendibilidade de cada um e depois dá a ridibilidade geral.

03.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )