Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Caros membros do fórum, que fundos de distribuição me podem aconselhar?

Sou cliente do Banco Best e a minha preferência vai para fundos de obrigações com um nível de risco inferior a quatro.

Obrigado e Bom Ano.

Pede ao teu PFA que te diga o top fundos em termos de yields, depois vê só os de obrigações e os que poderão apresentar um melhor retorno vs risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado. Mas fiquei momentaneamente sem PFA, pois o meu deixou de trabalhar no banco. E nem sequer me avisaram, tendo sabido desse facto por mero acaso.

Pois, isso já foi há muito tempo? geralemente pelo que sei o cliente depois passa para outro PFA...

Eu coloquei essa lista ainda não há muito tempo penso que noutro tópico, teria de ir rever ou apanhar o mail do meu PFA...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro D@vid, percebi que algo não batia certo há duas semanas e hoje confirmei que o meu PFA já não trabalha no banco.

Tinha um DP de 5K que venceu agora e não quero voltar a aplicá-los noutro DP com uma pobre taxa de 1 por cento. E nos leilões também não se consegue muito melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estamos quase no fim do ano, logo falta responder à questão dos Fundos Nacionais, alguma novidade?

Os colegas vão resgatar os fundos a positivo?

O David colocou, numas páginas atrás, uma proposta de lei. Confesso que li apenas na diagonal. Mas nessa proposta, constava o seguinte.

O Código do IRS passaria a ter, entre outras, as seguintes disposições:

"Artigo 55.º

1 - Relativamente a cada titular de rendimentos, o resultado líquido negativo apurado em

qualquer categoria só é dedutível aos seus resultados líquidos positivos da mesma categoria,

nos seguintes termos:

(...)

d) O saldo negativo apurado num determinado ano, relativo às operações previstas nas

alíneas B), c), e), f), g) e h) do n.º 1 do artigo 10.º, pode ser reportado para os cinco

anos seguintes quando o sujeito passivo opte pelo englobamento".

Por sua vez, o art.º 10º, nº 1, alínea B), ponto 5) refere-se a "resgate de unidades de participação em fundos de investimento e a liquidação destes fundos".

O art.º 17.º, nº, 6, do projeto lei referia que: "O artigo 55.º do Código do IRS, com a redação dada pela presente lei, apenas é aplicável a perdas verificadas depois de 1 de janeiro de 2015".

Então, conclui o seguinte, da leitura rápida que fiz:

- as mais valias são contabilizadas desde o momento da aquisição, mesmo que a aquisição tenha ocorrido anteriormente a 2015;

- relativamente às menos valias, apenas se contabilizam a parte que ocorrer após 2015.

Ou seja:

- o zé subscreveu 1000 euros de um FI em 2014 e resgatou em 2015 com um valor de 1500 euros. Tributado a 28% sobre os 500 euros;

- o zé subscreveu um fundo em 1000 euros de um FI em 2014 e resgatou em 2015 com um valor de 400 euros, sendo que em 2014 o dinheiro investido tinha decrescido em 300 euros (ele em 31/12/2014 dos 1000 investidos, já só tinha 700) e decresceu mais 300 em 2015 até ao momento do resgate (ficou só com 400, tendo decrescido 300 até ao fim de 2014 e 300 em 2015 até ao resgate) - apenas pode indicar, como menos valias, os 300 de 2015.

Com base nisto, não me apercebi de vantagem nenhuma em resgatar, no meu caso. Mas se eu fosse para resgatar fundos nacionais em Janeiro, talvez fosse melhor resgatar já. Alguém tem uma opinião diversa ou fez uma interpretação do projeto lei diferente da que eu fiz?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa alteração na reforma do irs visa tornar os ganhos em resgates de fundos de investimentos como rendimentos de mais-valias, quando até agora têm sido considerados como rendimentos de capitais. Uma das vantagens desta nova categorizarão é de que passa a permitir reporte de prejuízos.

Ainda assim, a questão da fiscalidade dos fundos de investimento não fica resolvida nesta lei, uma vez que o regime actual está incluído no EBF e os respectivos artigos não foram modificados. Na minha opinião.

Enfim, a verdade é que não sei quando vai o governo efectivar a alteração legislativa (ou então foi alguma norma que me passou ao lado).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas! Venho aqui partilhar a minha carteira, agora que estamos no fim do ano e a minha carteira na sua maioria não tem os 6 meses, tirando o Franklin, Pioneer e ES Rendimento Plus....

E.S. Rendimento Plus FIA 31/10/2013 + 07/01/2014 = +8,02

E.S. Obrigações Europa 25/06/2014 = -2,67

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 26/06/2014 = +0,74

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR 26/06/2014 = -3,62

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc 25/06/2014 = -3,69

Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 25/06/2014 =+5,22

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc 10/07/2014 = +0,93

Invesco Pan Eurp Structured Eq E 26/06/2014 = +3,56

Franklin European Growth N Acc 15/01/2014 = -4,02

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 27/06/2014 = +7,92

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 07/01/2014 = +27,86

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 09/07/2014 = +12,88

M&G Global Dividend EUR A 10/07/2014 = +2,12

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 02/07/2014 = +2,58

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R 27/06/2014 = +12,55

Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R 27/06/2014 = +19,37

Santander Ações Portugal 10/07/2014 = -16,32

Ubs Infrasctuture 04/09/2014 = +2,60

Boas Entradas e Feliz 2015!

Querendo no inicio do ano subscrever novos fundos, peço a opinão, dos mais entendidos, sobre qual escolher;

Obrigações Globais e Europeias

Nordea Euro Covered Bond

VS

DWS Euro Corporate

Pimco GB

VS

Legg Mason BW

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Querendo no inicio do ano subscrever novos fundos, peço a opinão, dos mais entendidos, sobre qual escolher;

Obrigações Globais e Europeias

Nordea Euro Covered Bond

VS

DWS Euro Corporat

Pimco GB

VS

Legg mason BW

Ninguem te vai conseguir ajudar sem saber, estratégia, alocações, motivo de novos fundos, correlações, horizonte temporal, perfil de risco, etc.

E mesmo sabendo isso tudo, para dar uma analise como deve ser a uma carteira tão grande, vai dar muito trabalho  ;)

O acções portugal, é market timing, ou é o que, no meio desses fundos todos? É para aguentar até onde?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ninguem te vai conseguir ajudar sem saber, estratégia, alocações, motivo de novos fundos, correlações, horizonte temporal, perfil de risco, etc.

E mesmo sabendo isso tudo, para dar uma analise como deve ser a uma carteira tão grande, vai dar muito trabalho  ;)

O acções portugal, é market timing, ou é o que, no meio desses fundos todos? É para aguentar até onde?

É o peso morto, como tem comissão de resgate, vou manter até que fique positivo...

Tenho novo capital para investir e é para longo prazo  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O David colocou, numas páginas atrás, uma proposta de lei. Confesso que li apenas na diagonal. Mas nessa proposta, constava o seguinte.

O Código do IRS passaria a ter, entre outras, as seguintes disposições:

"Artigo 55.º

1 - Relativamente a cada titular de rendimentos, o resultado líquido negativo apurado em

qualquer categoria só é dedutível aos seus resultados líquidos positivos da mesma categoria,

nos seguintes termos:

(...)

d) O saldo negativo apurado num determinado ano, relativo às operações previstas nas

alíneas B), c), e), f), g) e h) do n.º 1 do artigo 10.º, pode ser reportado para os cinco

anos seguintes quando o sujeito passivo opte pelo englobamento".

Por sua vez, o art.º 10º, nº 1, alínea B), ponto 5) refere-se a "resgate de unidades de participação em fundos de investimento e a liquidação destes fundos".

O art.º 17.º, nº, 6, do projeto lei referia que: "O artigo 55.º do Código do IRS, com a redação dada pela presente lei, apenas é aplicável a perdas verificadas depois de 1 de janeiro de 2015".

Então, conclui o seguinte, da leitura rápida que fiz:

- as mais valias são contabilizadas desde o momento da aquisição, mesmo que a aquisição tenha ocorrido anteriormente a 2015;

- relativamente às menos valias, apenas se contabilizam a parte que ocorrer após 2015.

Ou seja:

- o zé subscreveu 1000 euros de um FI em 2014 e resgatou em 2015 com um valor de 1500 euros. Tributado a 28% sobre os 500 euros;

- o zé subscreveu um fundo em 1000 euros de um FI em 2014 e resgatou em 2015 com um valor de 400 euros, sendo que em 2014 o dinheiro investido tinha decrescido em 300 euros (ele em 31/12/2014 dos 1000 investidos, já só tinha 700) e decresceu mais 300 em 2015 até ao momento do resgate (ficou só com 400, tendo decrescido 300 até ao fim de 2014 e 300 em 2015 até ao resgate) - apenas pode indicar, como menos valias, os 300 de 2015.

Com base nisto, não me apercebi de vantagem nenhuma em resgatar, no meu caso. Mas se eu fosse para resgatar fundos nacionais em Janeiro, talvez fosse melhor resgatar já. Alguém tem uma opinião diversa ou fez uma interpretação do projeto lei diferente da que eu fiz?

Eu fiz o que tinha dito que ia fazer ha uns dias.

Resgatei e subscrevi os fundos nacionais positivos no mesmo dia (tinha liquidez para isso).

Fiquei com as UPs com data do dia 30/12 com o mesmo número que tinha antes.

Resultado, não serei tributado depois pelas mais-valias que tive até agora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resgatei e subscrevi os fundos nacionais positivos no mesmo dia (tinha liquidez para isso).

Fiquei com as UPs com data do dia 30/12 com o mesmo número que tinha antes.

Resultado, não serei tributado depois pelas mais-valias que tive até agora.

Pois... eu, fundos nacionais, só tenho o BPI Portugal e tenho-o, de momento, negativo. Portanto, para mim, não havia nenhuma vantagem.

No teu caso, perante o que se anuncia, foste inteligente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma dúvida, que gostaria aqui de colocar.

Em caso de incumprimento da Grécia, não acham que terá um efeito devastador nos fundos Eurobond's?

Não seria melhor, em alternativa, apostar em fundos (de obrigações) globais?

Pretendo aplicar alguma liquidez num outro fundo de obrigações que seja calminho. Têm alguma sugestão?

Até agora subscrevi estes dois:

- PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (isin: IE00B11XZ103)

- Deutsche Invest I Euro-Gov Bonds NC (isin: LU0145652649)

O que vos parecem?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Uma dúvida, que gostaria aqui de colocar.

Em caso de incumprimento da Grécia, não acham que terá um efeito devastador nos fundos Eurobond's?

Se o fundo estiver apenas exposto a obrigações soberanas de países do centro-norte da EU (Alemanha, Holanda, etc), algo me diz que esse fundo rapidamente recuperará das perdas...

Isto claro se os mercados já não descontaram as eventuais perdas que tal fenómeno poderá vir a ter.  :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho o ES Global Bond (LU0058464123) desde dezembro de 2013. Quando entrei tinha como objetivo manter este fundo entre 6 a 8 anos. Em 2014 o fundo teve uma rentabilidade a rondar os 15.8%.

No entanto, estive a ver como é composta atualmente a carteira do fundo e reparei que quase 60% dos ativos são obrigações com vencimentos entre 20 a 30 anos. Uma vez que tem bastante dívida da Grécia, Itália e USA, estou um pouco preocupado com o risco desta exposição a tão longo prazo.

Qual é a vossa opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não posso dizer que correu mal. Iniciei me nos fundos à um ano, inicio 2014 e posso dizer que não correu mal. Entre janeiro e setembro 2014 obtive uma rentabilidade de 7.71% liquidos, pois os fundos que tive eram apenas nacionais. Posso dizer que o timing de entrada e saída foram precisos. Fins de Abril tinha reforçado o Es Portugal Acçoes, mas a coisa estava a descambar e passado 2 semanas dei ordem de resgate, reforçando o Es Obrigaçoes. A 29/30 de setembro dei ordem de resgate dos fundos e mantive-me fora durante 2 semanas. Aqui foi sorte. A 16 de outubro já com conta aberta no BEST subscrevi a carteira que tenho actualmente. Não está mau. No inicio de Dezembro dei ordem de resgate dos fundos de acçoes europeias, onde obtive uma rentabilidade na ordem dos 5% e tornei a subscrever. Esperava que corresse melhor? Para ser sincero, não. Que todos os anos fossem assim, maravilha. Com  estes resgates agora no inicio de dezembro o retorno total andará na casa dos 11.20% e 11.50%.

Carteira Actual

jj8k8x.png

Cumprimentos e bons investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não tenho nenhuma carteira. Para mim, cada investimento num FI é um investimento, vale por si mesmo e todos os investimentos terão de dar lucro.

Mas se fosse a fazer a contabilização entre os recursos que investi e os recursos que tenho neste momento, só nos FI, eu diria que o saldo seria de uns +2% (considerando os lucros que tive no Brasil e no médio oriente ao longo do ano).

A penalizar-me fortemente neste momento está o saldo negativo na Rússia e em Portugal.

Claro que nesta contabilização não entram seg. capitalização, CTPM e CT (que representam cerca de 90% dos meus recursos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )