Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Isso não é verdade. É só fazer as contas para ver que não. Um Drawdown de 35% ja implica 54% apenas para breakeven.

Esta situação é complicada de gerir.

-Ha sempre quem diga que quanto mais cai mais se deve reforçar, pois mais atractivo esta o investimento.

-E os que dizem que insistir num erro, e não admiti-lo, cortando nas perdas, recorrendo a mecanismos de protecçao como stops (mentais, ou não), é pior que fazer o erro inicial.

As duas ideias estão correctas..

O certo ou o errado, vê-se no fim.

Estou a pensar deixar a Russia a marinar durante uns 6 meses. Ainda só lá meti cerca de 25% do investimento total que pretendo. Por isso... é só manter a calma. Daqui a 6 meses volto a pensar no assunto.

O problema é que está tudo a levar porrada... até o Pimco, de obrigações (isin: IE00B11XZ103) levou porrada...!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Prefiro a segunda opção como ainda hoje fiz com o pioneer obrigações emergentes...Dorme-se mais descansado...

E eu prefiro a primeira.

Mas também, nisto dos investimentos, só me tirariam o sono se fechassem a Companhia de Seguros Fidelidade e me dissessem que eu tinha perdido o dinheiro do meu seguro de capitalização nessa companhia.

Se fechassem a Eurovida também ficaria um pouco abalado, mas não tanto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas mesmo segundo a primeira opção, a de reforçar quando o valor está em queda, quando é que sabemos que já desceu tudo o que tinha para descer? Por exemplo o SP500 quando na semana passada iniciou a sua correcção, toda a gente dizia que ia encontrar resistência nos 1900pts mas já veio abaixo disso ontem.

Hoje já houve sinal de recuperação, mas será para manter? Eu já fiz dois reforços na carteira que me correram mal, porque o fiz em momentos de picos de crescimento, nas semanas seguintes seguiram-se as descidas, e as perdas...

Ainda estou a aprender a manha da coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas mesmo segundo a primeira opção, a de reforçar quando o valor está em queda, quando é que sabemos que já desceu tudo o que tinha para descer? Por exemplo o SP500 quando na semana passada iniciou a sua correcção, toda a gente dizia que ia encontrar resistência nos 1900pts mas já veio abaixo disso ontem.

Hoje já houve sinal de recuperação, mas será para manter? Eu já fiz dois reforços na carteira que me correram mal, porque o fiz em momentos de picos de crescimento, nas semanas seguintes seguiram-se as descidas, e as perdas...

Ainda estou a aprender a manha da coisa.

Não sabes.

É comum quando as pessoas estão em modo simulação, em cursos ou aulas, reforçarem ad aeternum, e depois ficarem muito contentes quando o mercado volta a seu favor.

O problema é que quando o dinheiro é real, e ele tem um fim que pode acabar antes de o mercado lhe dar razão. Isto faz lembrar a estratégia de martingale.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou um investidor de perfil moderado/conservador. Até há pouco tempo investia apenas em DP, mas desde que as taxas baixaram e os meus DP foram acabando, comecei a investir em CTPM e CA. Já investi também em acções, mas olhando retrospetivamente para esses investimentos acho que tive mais sorte que sabedoria em ter saído com saldo positivo ou lucro.

Sei que a melhor forma de investir é diversificar os investimentos e para isso gostaria da vossa opinião sobre este fundo com prémio Morning Star do BBVA? Será ainda 'muita areia para o meu camião' para me iniciar em investimentos em fundos? Junto anexo o IFI.

1278_aba98a05d7202295111df86c4b9dd738e904ed73.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou um investidor de perfil moderado/conservador. Até há pouco tempo investia apenas em DP, mas desde que as taxas baixaram e os meus DP foram acabando, comecei a investir em CTPM e CA. Já investi também em acções, mas olhando retrospetivamente para esses investimentos acho que tive mais sorte que sabedoria em ter saído com saldo positivo ou lucro.

Sei que a melhor forma de investir é diversificar os investimentos e para isso gostaria da vossa opinião sobre este fundo com prémio Morning Star do BBVA? Será ainda 'muita areia para o meu camião' para me iniciar em investimentos em fundos? Junto anexo o IFI.

Analisando o fundo:

É um fundo misto, com cerca de 75% alocado em produtos de Acções e os restantes em Obrigações, 40/40% entre EUA e Zona Euro.

Tem bons rácios, indice de sharpe acima dos 1.50, rentabilidade quase do dobro do seu desvio padrão.

Médias de rentabilidade de 4% a 5 anos e e de cerca de 8% a 3 anos.

Uma particularidade, o fundo não tem acções directas em carteira, e mesmo obrigações directas são apenas 3, eles investem maioritariamente em futuros e noutros fundos de investimento actualmente, penso que será para minimizar riscos de volatilidade e de perda.

Para quem se está a iniciar penso que poderá ser uma boa solução, uma vez que é um fundo misto digamos calminho, haverá outros, mas no BBVA penso que só comercializam fundos deles, se é que é o BBVA onde irá aplicar o dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pronto, vou ter de fazer duas perguntas estúpidas e por isso peço desculpa. Alguém me pode explicar o que é o ratio de sharpe e o desvio padrão? Sei as definições, mas onde se aplica isso nos fundos e como vemos se o fundo vale a pena ou não, olhando somente para esses valores? Já agora que cálculos se podem fazer com esses dois dados, que sejam relevantes?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pronto, vou ter de fazer duas perguntas estúpidas e por isso peço desculpa. Alguém me pode explicar o que é o ratio de sharpe e o desvio padrão? Sei as definições, mas onde se aplica isso nos fundos e como vemos se o fundo vale a pena ou não, olhando somente para esses valores? Já agora que cálculos se podem fazer com esses dois dados, que sejam relevantes?

Obrigado

Se já sabe as definições, então o que posso dizer é que o sharpe é uma espécie de medida de quão em "linha recta" o fundo evolui. Se o gráfico do fundo parecer uma montanha russa, quer dizer que tem um sharpe baixo e que o dinheiro lá investido sofre muitos altos e baixos. A altura média desses altos e baixos está representado no desvio padrão.

Se pelo contrário o fundo parece uma linha recta ascendente, então podemos dizer que tem um rácio de sharpe elevado, ou seja, sem grandes variações bruscas e frequentes no seu valor => desvio padrão baixo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda em relação a russia, quem apanhou em 2008 -85%, neste, praticamente rebentou com a banca inicial. Precisava depois de quase 600% de valorização para recuperar o capital inicial  :o , ou seja mesmo ganhando no ano seguinte 126.54%, pouco melhorou.

Alguem conhece algum com maior queda?

-85%, quer dizer, mais um bocado e não sobrava nada..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Prefiro a segunda opção como ainda hoje fiz com o pioneer obrigações emergentes...Dorme-se mais descansado...

Acho que 4% não era nada de significativo. Eu por acaso tambem tenho esse em carteira. Até ao dia de ontem estava com -3% hoje está -1.9%. Espero que com o dia de hoje fique melhor. E já esteve positivo. O pior da minha carteira o Schroder ISF Middle East B que neste momento com está com -14%. No entanto não resgatei. Espero que com a subida de hoje de 9% da bolsa da Arabia Saudita o fundo upa upa. Já tive este fundo bem positivo com +10%. No espaço de 2 semanas foi sempre a levar no pêlo. Na minha opinião acho que fizeste mal resgatar.

Cumprimentos e bons investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que 4% não era nada de significativo. Eu por acaso tambem tenho esse em carteira. Até ao dia de ontem estava com -3% hoje está -1.9%. Espero que com o dia de hoje fique melhor. E já esteve positivo. O pior da minha carteira o Schroder ISF Middle East B que neste momento com está com -14%. No entanto não resgatei. Espero que com a subida de hoje de 9% da bolsa da Arabia Saudita o fundo upa upa. Já tive este fundo bem positivo com +10%. No espaço de 2 semanas foi sempre a levar no pêlo. Na minha opinião acho que fizeste mal resgatar.

Cumprimentos e bons investimentos

Mas agora dorme mais descansado...

Na minha opinião o € só nos deve preocupar e dar dores de cabeça quando ele não há, quando temos contas para pagar e não temos € para pagar, isso sim deve ser uma preocupação, os nvestimentos não deve ser uma preocupação, devemos de deitar a cabeça na almofada descansados desse tema, é por isso que defendo que andar a subscrever e a resgatar fundos constantemente, de 5 em 5 minutos irmos ver os mercados e a carteira, só tráz stress desnecessário, é que acreditem, é mesmo desnecessário, a não ser que sejam pessoas com mais de 70 anos, aí sim devem ter o dinheirinho aforrado em aplicações calmas como depósitos a prazo, agora pessoal jovem, com um largo horizonte temporal até essas idades porque havemos de estar com tanta preocupação? 

Temos fundos que já recuperaram o que perderam a 1 semana...relaxem :) :) estamos no Natal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda em relação a russia, quem apanhou em 2008 -85%, neste, praticamente rebentou com a banca inicial. Precisava depois de quase 600% de valorização para recuperar o capital inicial  :o , ou seja mesmo ganhando no ano seguinte 126.54%, pouco melhorou.

Alguem conhece algum com maior queda?

-85%, quer dizer, mais um bocado e não sobrava nada..

Daniel,

Tu tens um problema. Grave. Só te ouves a ti mesmo.

Não vale a pena sequer estar a contra-alegar. Já o fiz, já te demonstrei qual é o teu erro. Mas tu insistes...

Aos restantes: vá... façam o que ele diz, entrem em pânico e corram a resgatar tudo... que é para dormirem descansadinhos.

Mais pobres, mas descansadinhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daniel,

Tu tens um problema. Grave. Só te ouves a ti mesmo.

Não vale a pena sequer estar a contra-alegar. Já o fiz, já te demonstrei qual é o teu erro. Mas tu insistes...

Aos restantes: vá... façam o que ele diz, entrem em pânico e corram a resgatar tudo... que é para dormirem descansadinhos.

Mais pobres, mas descansadinhos.

? Oi ? Já estás a perder o teu controlo emocional? É que parece..

Se estás com um problema, não o lances para cima dos outros. Em lado nenhum disse a alguem para resgatar ou deixar de resgatar.

Aliás, nao fiz outra coisa que não fosse apresentar contas ou materia factualpara justificar as duas possiveis opçoes. So falta citar a bibliografia. Se disseres o contrario é falso, e à vista de todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

? Oi ? Já estás a perder o teu controlo emocional? É que parece..

Se estás com um problema, não o lances para cima dos outros. Em lado nenhum disse a alguem para resgatar ou deixar de resgatar.

Aliás, nao fiz outra coisa que não fosse apresentar contas ou materia factualpara justificar as duas possiveis opçoes. So falta citar a bibliografia. Se disseres o contrario é falso, e à vista de todos.

Daniel... não é com isto que eu irei perder o controlo emocional. Não tenho problema algum neste campo.

As tuas contas estão certas. Nenhum reparo.

Mas a minha situação corresponde aos exemplos que indicaste? Pois não. Não correspondem. E tu sabes disso.

Mas pronto. Fiquemos por aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dormir mais descansado é uma maneira de falar, não era com 6% da carteira que representava o pioneer que me ia tirar o sono. São estratégias que tem que se seguir e cada um com a sua! Neste momento com Russias e petróleos não me sinto confortável nos emergentes. Com esse dinheiro reforcei neste LU0219418919 e neste LU0227385266 á espera de um rallyzito de fim de ano com menos gelo no percurso.

Se fiz bem, provávelmente não, não há-de ser o ultimo erro.

O que eu sei é que nunca mais vou cair no erro de deixar cair, cair, pensar que ali já é o fundo, reforçar e depois estar ano e meio como já me aconteceu para voltar ao ponto de partida...

O objetivo de todos é obter o maior lucro possivél, por isso é entrar e sair as vezes que forem necessárias, seguir o mercado e o nosso feeling, até porque não se paga nada por isso, pelo menos em comissões, já alguns erros pagam-se bastante caros!  :-X ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao sei Elite...

compreendo o teu ponto de vista

Eu nem com estas noticias da Russia me preocupei muito em ver melhor os fundos que tenho... a minha estrategia é a longo prazo real. Reparei no entando, aqui entre rascunhos que entre 8 Dez e 17 Dez perdi 500€ dos fundos ehheeh, provavelmente algum fundo mais afecto à Russia já me está a malhar fortemente :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )