Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Com o QE poderemos estar perante uma subida generalizada não só de obrigações como acções.

Qualquer das formas é cedo para dizer como vai ser porque o Draghi fala fala mas não faz nada, talvez lá para Março faça alguma coisa.

Esse fundo em específico diria que continuará a ter a sua valorização dentro da normalidade, uma vez que o que se fala é a compra de obrigações soberanas de Estados, e não de empresas, esse fundo é coorporativo, embora apareça ai duas obrigações governamentais, não tive a ver bem a politica do fundo, mas parece-me que apenas deveria apostar em obrigações de empresas...

Obrigado D@vid pelos teus comentários!

Sim este é um fundo que investe maioritariamente em dívida corporativa europeia. Atualmente cerca de 85% da carteira deste fundo corresponde a dívia na categoria investment grade.

Neste momento tenho demasiada exposição a dívida high-yield, tanto soberana como corporativa. No sentido de reduzir o risco global da carteira estava a pensar substituir parte desse investimento por este fundo. O que achas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Muito falam eles no ES Liquidez na Comissão de Inquérito ao BES, e ainda não foram lá o pessoal da ESAF e a gestora do Fundo, essas audiências gostava de ouvir.

Ya, nem de propósito estava agora a ouvir isso mesmo. Eu não tenho esse fundo porque sou cliente do Montepio, CGD e BIC, pelo que restringi-me aos fundos por eles comercializados. Mas uma coisa é certa, estão a tentar arrumar com o fundo ou quê? É que parece mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ya, nem de propósito estava agora a ouvir isso mesmo. Eu não tenho esse fundo porque sou cliente do Montepio, CGD e BIC, pelo que restringi-me aos fundos por eles comercializados. Mas uma coisa é certa, estão a tentar arrumar com o fundo ou quê? É que parece mesmo.

Agora já não vale a pena, uma vez que tanto esse fundo como os fundos todos da ESAF têm esposição de 0€ ao grupo, mas é normal que falem, e até a gestora do fundo e a ESAF vão ser chamados á comissão para explicarem como este fundo chegou a ter 85% de exposição ao grupo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora têm 0€, mas antes do BdB tinham +70%, alguns até podem dizer que precipitou o descalabro

Era uma forma de financiar o grupo, chegou a ter mais de 2 mil milhões sob gestão, com a imposição de baixar para menos de 20% de exposição ao grupo tiveram de comecar a vender os activos em carteira aos balcões, mas não chegou para darem a volta, e pelo que se ouve ainda há pessoal que está a arder com o papel comercial do grupo....

Investissem em fundos :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fitch baixa rating da França...Mais uma sangria para a semana!

Também tinham baixado da Itália e o mercado nem reagiu, a sangria a haver nem será por essa baixa de rating parece-me, as atenções estão concentradas na Grécia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já à mais de 6 meses que aguardo que haja uma correção nas Biotech, algo que indique que não se está a criar uma enorme bolha, mas o que se tem visto é que cada vez valorizam mais, com ganhos de +50% só este ano. Alguém aqui tem andado em cima deste tipo de ativos que tenha uma opinião que queira partilhar?

Previsões para 2015?

Já ando a 'namorar' este desde o meio do ano:

Franklin Biotechnology Discovery N Acc $ - LU0122613499

Rentabilidades:

1 ano              -  50,08% 

3 anos anualiz. -  43,25%

5 anos anualiz. -  32,98%

10 anos anualiz.  14,56%

Também ando à espera de uma correcção mas não há tanto tempo. Mas estou mais inclinado para o Candriam Equities L Biotechnology N USD mantendo um olho também no UBS (Lux) Equity - Biotech (USD) P acc.

2015, vamos ver. Na minha ignorância, não estou a ver o sector da saúde a não crescer. E mais concretamente o de biotecnologia, se não houver um acontecimento que abale o mundo, acho que cada vez há-de haver mais oportunidades para este sector crescer. Talvez não cresça 50% num ano. Mas...

Vou esperar mais um tempo a ver o que acontece.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de ler a vossa discussão sobre a lei de tributação e se vale a pena ou não resgatar fundos em Dezembro, fiquei com uma dúvida estúpida:

Os fundos são tributados em IRS anualmente mesmo que não sejam resgatados?

Não, os fundos domiciliados em Portugal são tributados mas em sede de IRC e é por isso que quando se resgata não existe lugar a tributação, os fundos estrangeiros são tributados ( mais-valia claro ) quando se resgata.

O que se discute é a 1ª parte, uma vez que está contemplado na reforma de IRS que os fundos portugueses deixam de ser tributados á cabeça em IRC e passam a ser tributados em IRS á saída como acontece nos fundos estrangeiros.

Mas ainda nem isso está muito claro, porque supostamente também existirá ( ou não já nem percebo ) em ser obrigatório declarar no IRS as mais-valias e menos-valias.

Na teoria quem resgatar um fundo Português agora tem a mais valia liquida, se for em Janeiro tem a retenção de IRS de 28%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, os fundos domiciliados em Portugal são tributados mas em sede de IRC e é por isso que quando se resgata não existe lugar a tributação, os fundos estrangeiros são tributados ( mais-valia claro ) quando se resgata.

O que se discute é a 1ª parte, uma vez que está contemplado na reforma de IRS que os fundos portugueses deixam de ser tributados á cabeça em IRC e passam a ser tributados em IRS á saída como acontece nos fundos estrangeiros.

Mas ainda nem isso está muito claro, porque supostamente também existirá ( ou não já nem percebo ) em ser obrigatório declarar no IRS as mais-valias e menos-valias.

Na teoria quem resgatar um fundo Português agora tem a mais valia liquida, se for em Janeiro tem a retenção de IRS de 28%.

Esta questão tem-me passado um pouco ao lado...mas o valor das UP's vai-se manter ou vai acertar para cima devido aos 28%? Um fundo português que só tenha activos estrangeiros como fica? ???
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    é dia 11 dezembro... nada vai sair de noticias sobre isto, janeiro vamos levar com os 28% :P

É Portugal e a chulisse

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos Portugueses são tributados em sede de IRC a 25%, isto quer dizer que os fundos se não tivessem esta tributação teriam uma rentabilidade maior, já dei o exemplo do Es Obrigações Europa e o ES Euro Bond, que são fundos rigorosamente iguais com a mesma carteira, mas um é tributado á cabeça em IRC de 25% e o outro é á saída em 28% de IRS, comparem as rentabilidades, o ES Euro Bond tem rentabilidades superiores.

ES Euro Bond YTD: 12,15%

ES Obr Europa YTD: 9,33%

No máximo a perda efectiva para o investidor seria á volta de 3% ( diferença entre os 25% de IRC e 28% de IRS ).

Fará sentido andar a resgatar os fundos para depois entrar de novo em Janeiro como se tem falado? podendo ter um custo de oportunidade entre o resgate e a entrada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas agora também reparo, um destes 2 fundos talvez acabe, ora não me parece fazer sentido que haja 2 fundos rigorosamente iguais e geridos pela mesma pessoa, com a única diferença de um estar domiciliado em Portugal e outro no Luxemburgo  ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )