Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Meus caros estou de regresso após meses a recompor da sova que levei nos últimos 4 meses ( Julho – Agosto – Setembro – Outubro)

Ligar quando nós ligamos, responder quando nós perguntamos, para isso o meu vizinho também me sabe responder!!!

1º Abres conta dão-te toda a atenção do mundo, porque não sabem que tipo de cliente és…

2º constituis carteira,

3º se reforças a atenção vai-se mantendo,

4º se não, és esquecido e passas para o fim da fila

Olha o meu já não me liga desde Julho, e bem tinha precisado dele quando estive de férias em Agosto!!! Quando regressei até me assustei com a paulada que levei. E até hoje nem uma palavra… Também confesso que o desanimo foi grande e tenho andado afastado…

Tenho carteira há aproximadamente 2 anos, e os fundos são os mesmos, será que estou bem acompanhado pelo meu PFA? EHEHEH

Aposto que daqui a uns dias vou ser contactado pelo meu… Aguardo serenamente por esse momento… até lá estudar alternativas ao Best para ter mais 1 anito de atenção!!! J

Bons investimentos.... com ou sem PFA....

Muitas vezes acontece-me falar com o PFA apenas para saber onde não colocar dinheiro. Porque regra geral ele ou vai sugerir produtos do banco, ou com interesses do banco ou das gestoras ou forçados pela parte comercial.

Era como eu a querer o DP promocional e a impingirem-me o ipad à força toda para ir logo para uma carteira de fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Meus caros estou de regresso após meses a recompor da sova que levei nos últimos 4 meses ( Julho – Agosto – Setembro – Outubro)

Ligar quando nós ligamos, responder quando nós perguntamos, para isso o meu vizinho também me sabe responder!!!

1º Abres conta dão-te toda a atenção do mundo, porque não sabem que tipo de cliente és…

2º constituis carteira,

Olha o meu já não me liga desde Julho, e bem tinha precisado dele quando estive de férias em Agosto!!! Quando regressei até me assustei com a paulada que levei. E até hoje nem uma palavra… Também confesso que o desanimo foi grande e tenho andado afastado…

Tenho carteira há aproximadamente 2 anos, e os fundos são os mesmos, será que estou bem acompanhado pelo meu PFA? EHEHEH

Aposto que daqui a uns dias vou ser contactado pelo meu… Aguardo serenamente por esse momento… até lá estudar alternativas ao Best para ter mais 1 anito de atenção!!! J

Antes de mais, bom regresso e sê bem-vindo.

Tu irás levar porrada ou ter uma grande alegria no momento do resgate. Até lá, é natural que o valor das Up's vá oscilando.

Eu dispensei o PFA (recusei mesmo que me fosse atribuído). Se eu tenho ideias fixas e sei para onde vou, para quê perder o meu tempo a ouvir conselhos que não irei seguir? Está-se mesmo a ver... a primeira coisa que ele me iria aconselhar seria a resgatar os meus lindos seguros de capitalização e investir numa porcaria qualquer indexada do banco (que é como quem diz, tirar-me 10 anos de vida, pois eu a partir desse momento andaria sempre preocupado e ansioso...). Como eu não gosto de gajos que me tirem anos de vida, mais vale não ter PFA nenhum.

Até mesmo o meu gestor de conta no BCP já perdeu as ilusões de me vender o que quer que seja e passa agora meses sem me ligar (o que eu agradeço!).

Acho que há muitas pessoas que querem um PFA para poderem culpar alguém se as coisas correrem mal em vez de assumirem as escolhas erradas que fizeram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2º constituis carteira,

Bem se estivesses neste momento com uma valorização de 50% na carteira o teu PFA já seria o melhor do mundo lol.

Há os que se queixam que o PFA não liga, outros queixam-se porque ligam de mais, há que haver um meio termo, há 2 anos quando abriste a conta e fizeste a carteira qual era o objectivo? constituir a carteira para médio longo prazo? se assim era para que queres tu que ele te ligue? hihi

A atitude do Atlas também pode ser compreensivel, se já sabe o que quer, se quase toda a panóplia de produtos se encontram online para quê ter um PFA, mas também se pode dizer ao dito cujo que não queremos que nos ligue, eu por exemplo com o meu temos um acordo, ele não liga, envia-me apenas mails com novidades e reports de mercado, que gosto sempre de estar em cima da jogada, se houver alguma coisa que ache interessante pergunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pictet Water EUR

BGF World Healthscience E2

BGF Euro Bond E2

GS India Equity E

Pictet Global Megatrend Sel-R EUR.

Selecionei estes fundos para subscrição. Qual a vossa opinião? E quais as alterações que faziam?

jss,

Mete nem que seja o ISIN, paras as pessoas que virem a tua carteira, ser mais facil para chegar ao fundo.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

jss,

Mete nem que seja o ISIN, paras as pessoas que virem a tua carteira, ser mais facil para chegar ao fundo.

Cumps

Pictet Water EUR      LU0104885248

BGF World Healthscience E2  LU0171309270

BGF Euro Bond E2  LU0090830810

GS India Equity E  LU0333810850

Pictet Global Megatrend Sel-R EUR  LU0391944815

Cá está  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

jss,

Não sendo nenhum expert, de fundos, vendo por alto a tua carteira.

A maior parte da tua alocação geográfica está em US/EU. Agora não sabendo das alocações que irás fazer a cada um dos fundos, nem se é uma carteira para MLP ou de Timing.

O Pictet Water, penso que é um fundo muito ligado a dois sectores (Agua/Ar), penso que não seja muito diversificado. Embora tenha tido bons resultados. Como disse antes, não sabendo a tua alocação a cada fundo, neste e no Pictet Global tens que ter atenção, devido ao preço da UP do fundo. Logo aí, devido ao preço, podes ficar com uma grande percentagem.

O GS India, é volatil, tens que estar preparado, para ganhares muitos num dia, e perderes muito no outro ;D (eu que o diga na Turquia), embora com este novo Presidente, o pessoal diga que ainda tem muito para crescer.

Os BGF, tem sido certinhos, pelo menos os de Bond, que o Healthscience, tem tido muitos bons resultados este ano.

Mas o David e mais ppl que analisa melhor, penso que te ajudem, e que podem corrigir caso tenho dito alguma coisa de errado.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de mais, bom regresso e sê bem-vindo.

Tu irás levar porrada ou ter uma grande alegria no momento do resgate. Até lá, é natural que o valor das Up's vá oscilando.

Eu dispensei o PFA (recusei mesmo que me fosse atribuído). Se eu tenho ideias fixas e sei para onde vou, para quê perder o meu tempo a ouvir conselhos que não irei seguir? Está-se mesmo a ver... a primeira coisa que ele me iria aconselhar seria a resgatar os meus lindos seguros de capitalização e investir numa porcaria qualquer indexada do banco (que é como quem diz, tirar-me 10 anos de vida, pois eu a partir desse momento andaria sempre preocupado e ansioso...). Como eu não gosto de gajos que me tirem anos de vida, mais vale não ter PFA nenhum.

Até mesmo o meu gestor de conta no BCP já perdeu as ilusões de me vender o que quer que seja e passa agora meses sem me ligar (o que eu agradeço!).

Acho que há muitas pessoas que querem um PFA para poderem culpar alguém se as coisas correrem mal em vez de assumirem as escolhas erradas que fizeram.

Obrigado atlas.

Sim de facto já me aconselhou resgatar uns e subscrever outros e eu não segui a indicação..

Provavelmente ficou chateado EHEHEHEH

Espero que não porque no fundo o homem é simpático e competente..

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá D@vid,

percebo quando dizes que se estivesse com uma valorização de 50% seria o melhor do mundo..

o que eu queria mesmo era adivinhar topos e fundos para resgatar e subscrever/reforçar novamente... ;) ;)

Estou neste momento com uma boa valorização na carteira ( não me estou a queixar), mas já podia ter uma rentabilidade bem melhor e com a percentagem de valorização voltaria a reinvestir..

Eu sei que tu sabes que eu sei que aquilo que tu sabes é aquilo que eu também sei... daí o meu titulo do post!

PFA? esqueçam lá isso...

:) :) :) :)

Confuso?

Abraços e bons investimentos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pictet Water EUR

BGF World Healthscience E2

BGF Euro Bond E2

GS India Equity E

Pictet Global Megatrend Sel-R EUR.

Selecionei estes fundos para subscrição. Qual a vossa opinião? E quais as alterações que faziam?

Boas jss!

Não indicas qual o horizonte temporal, nem os riscos que estás disposto a correr. Mas, ainda assim vou tentar dar-te a minha visão pessoal.

Vejo que é uma seleção "atrevida". Conheço a maior parte deles. Haja coração para aguentar os resaltos em alguns deles...tens aí fundos "engraçados"  ;D .

Acho que podias alargar mais o leque das tuas escolhas e colocar igualmente um fundo misto. Eu gosto especialmente destes dois:

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T9O

Têm estilos diferentes, mas, são ambos fundos mistos defensivos que apresentam resultados muito satisfatórios.

O Pictet Water; é um fundo muito centrado num sector, e, bastante específico, mas não deixa de ser um bom fundo e faz parte da minha carteira embora com valores residuais.

O Blackrock euro bond; não considero que seja mau, mas não gosto de alavancagens tão elevadas como a que ele apresenta. Agrada-me mais este da pioneer por exemplo, apesar de em termos de rácio não diferir muito:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001U9X

No caso do Blackrock World Healthscience; é um sector que tem dado e tem muito para dar... ;D  existem sempre novas pesquisas, novos produtos ligados ao sector que fazem com que vá crescendo. Considero-o um fundo vistoso, mas, para mim, sem dúvida o da JPMorgan é superior:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000454Y

GS India; creio que será porventura, na categoria em questão, o que tem dado mais retornos...pelo menos era aqui à uns meses quando comecei a interessar-me pela India. As eleições vieram mudar muita coisa para melhor por aquelas bandas e proporcionar belas valorizações  :) . Na altura optei por subscrever o da Nordea, já que, os valores iniciais eram bem menores. Depois disso já reforcei 2 vezes...

Quanto ao Pictet Gl Megatrend; é um fundo global que tem batido repetidamente a média na categoria. O ano de 2011 é que nos pode pôr a franzir o sobrolho... ???  nesse ano outros houve que resistiram bem melhor...

Seja como for, se te sentes confortável, faz-te à estrada. A palavra final é sempre tua, para o bem e para o mal... ;)

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas jss!

Não indicas qual o horizonte temporal, nem os riscos que estás disposto a correr. Mas, ainda assim vou tentar dar-te a minha visão pessoal.

Vejo que é uma seleção "atrevida". Conheço a maior parte deles. Haja coração para aguentar os resaltos em alguns deles...tens aí fundos "engraçados"  ;D .

Acho que podias alargar mais o leque das tuas escolhas e colocar igualmente um fundo misto. Eu gosto especialmente destes dois:

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T9O

Têm estilos diferentes, mas, são ambos fundos mistos defensivos que apresentam resultados muito satisfatórios.

O Pictet Water; é um fundo muito centrado num sector, e, bastante específico, mas não deixa de ser um bom fundo e faz parte da minha carteira embora com valores residuais.

O Blackrock euro bond; não considero que seja mau, mas não gosto de alavancagens tão elevadas como a que ele apresenta. Agrada-me mais este da pioneer por exemplo, apesar de em termos de rácio não diferir muito:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001U9X

No caso do Blackrock World Healthscience; é um sector que tem dado e tem muito para dar... ;D  existem sempre novas pesquisas, novos produtos ligados ao sector que fazem com que vá crescendo. Considero-o um fundo vistoso, mas, para mim, sem dúvida o da JPMorgan é superior:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000454Y

GS India; creio que será porventura, na categoria em questão, o que tem dado mais retornos...pelo menos era aqui à uns meses quando comecei a interessar-me pela India. As eleições vieram mudar muita coisa para melhor por aquelas bandas e proporcionar belas valorizações  :) . Na altura optei por subscrever o da Nordea, já que, os valores iniciais eram bem menores. Depois disso já reforcei 2 vezes...

Quanto ao Pictet Gl Megatrend; é um fundo global que tem batido repetidamente a média na categoria. O ano de 2011 é que nos pode pôr a franzir o sobrolho... ???  nesse ano outros houve que resistiram bem melhor...

Seja como for, se te sentes confortável, faz-te à estrada. A palavra final é sempre tua, para o bem e para o mal... ;)

Abraço!

Zezito agradeço a tua resposta!

O horizonte é o tempo necessário para que dê algum rendimento que seja satisfatório :D .

A minha ideia, sem dúvida, é atrever-me um pouco nisto nos fundos e obter resultados satisfatórios. Como é óbvio se acontecer perdas, e tiver sido um erro a escolha de determinado fundo, ou resgato ou espero até recuperar o fundo. Depende da situação.

Esses fundos que sugeres até parecem ser agradáveis, mas este Banco Invest não os têm. Terei que ponderar abrir uma conta no best  :) .

De fato, agora vários fundos na India têm dados rendimentos  bastantes altos, optei por selecionar este para apimentar um pouco mais a minha seleção!

Pois no Pictet GI Megatrend também reparei nisso! 2011 foi um ano em queda, no entando os restantes foram bastantes positivas.

Acabei por subscrever a seleção que enumerei. Espero ter resultados positivos! Para bem ser devia-os ter subscrevidos dia 16 Outubro  ;D .

No final deste mês terei mais capital para investir que gostaria de investir em fundos, pelo que algumas sugestões que deste até me agradam mas como não existem disponíveis no invest talvez abra mesmo uma conta no best. Para fundos parece-me mais fléxivel que o invest. Até porque o invest em todos, excepto um ou dois, impõe limite de subscrição de 1k.

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A quando da última vez que vi o meu estava com -10%, devo deixar ou resgatar?

Qual era o objectivo inicial? qual o horizonte temporal? estes fundos têm um problema na minha perspectiva, são fundos alocados a um mercado pequeno, que é o nosso, e como se sabe é algo volátil por isso mesmo, leva sempre com as ondas de choque exteriores.

É preferivel exposição a Europa mas de uma forma mais global ou ao RU, mas estar a resgatar agora com 10% negativos não é de todo aconselhavel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://economico.sapo.pt/noticias/esaf-sofre-resgates-de-mil-milhoes-de-euros-em-2014_205961.html

Não se entende muito bem mas fazer o quê?  ;D 

Es Liquidez com 270M sob gestão... "vamos" acabar com este fundo único no mercado  ::)

Sabem dizer-me, por favor, qual tem sido a rendibilidade do ES Liquidez? Ou haverá actualmente um produto semelhante mais competitivo? Tenho uma disponibilidade de algum dinheiro e queria alocá-lo no curto prazo até me decidir o que fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sabem dizer-me, por favor, qual tem sido a rendibilidade do ES Liquidez? Ou haverá actualmente um produto semelhante mais competitivo? Tenho uma disponibilidade de algum dinheiro e queria alocá-lo no curto prazo até me decidir o que fazer.

Para a rendibilidade podes consultar aqui:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MRIA&tab=1

A parte da sugestão não é comigo. ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para a rendibilidade podes consultar aqui:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MRIA&tab=1

A parte da sugestão não é comigo. ;D

Muito obrigado. Eu sou um "velho conhecido" deste fundo onde, em tempos idos, já consegui boas rendibilidades. Agora, pontualmente, tenho um dinheirito disponível e voltei a lembrar-me deste ES Liquidez / julgava ate- que tinha mudado de nome /. Mas anda muito baixinho, alias, o normal para um fundo de curto prazo... eu e- que estava mal habituado.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )