Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Agradeço comentários à minha carteira de fundos (Fui-a constituindo pelo que ia lendo aqui e ali):

• AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%)
    • Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR 
    • Threadneedle Amer Ext Alp R USD 
    • Vontobel Fund – European Equity C EUR
    • Vontobel Fund - US Equity C USD 
    • Nordea-1 Swedish Bond Fund E SEK
    • Invesco Greater China Equity E

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando se fazem reforços à carteira, como é que calculamos o retorno da carteira? Deixa de se poder assumir a valorização actual como um indicador da performance, por ter tido injecção de capital em diferentes períodos.

No unience o gráfico geral mostra a evolução dos fundos que compõem a carteira, e conseguimos também ver a valorização actual. Mas para perceber e calcular taxas anualizadas antes de completar um ano, não é fácil de calcular bem direto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca se procurares haverá por aí um tópico onde meti uma folha de excel para ajudar nisso. Lembro-me que essa questão específica não ficou por mim resolvida e posteriormente outros utilizadores melhoraram a folha, para a qual nunca mais olhei, é possível que por esta altura esteja tudo a funcionar. Se pedires ao teu PFA ele também te envia essa análise que pretendes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado, eu também consigo calcular isso em Excel, mas isso serve pouco, numa análise de fundos. Serve mais para comparar com outros investimentos mais conservadores de taxa fixa, como os depósitos.

Acerca do PFA, actualmente tenho a carteira na CGD, portanto estou por minha conta e risco. Um dia destes aventuro-me no Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado, eu também consigo calcular isso em Excel, mas isso serve pouco, numa análise de fundos. Serve mais para comparar com outros investimentos mais conservadores de taxa fixa, como os depósitos.

Acerca do PFA, actualmente tenho a carteira na CGD, portanto estou por minha conta e risco. Um dia destes aventuro-me no Best.

Estas por tua conta e risco não, se tens um gestor de conta ele devia de apoiar nas decisões de investimento... :P :p

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se bem percebi queres calcular o ROI, se sabes fazer isso que eu estou a falar também sabes fazer o resto, é o mais simples depois de tudo o resto feito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para complementar melhor a diversidade da minha carteira falta-me um fundo de obrigações emergentes globais.

Estou a pensar neste: ISIN: LU0119438611 - Pioneer Fds Emerg Mkts Bd C EUR ND

Será boa escolha?

Obrigado

Eu optei por esse em complemento com outro.

Existem várias opções para Emergentes Globais, é uma questão de escolheres o melhor que se adapta à tua estratégia de investimento.

http://www.morningstar.pt/pt/fundquickrank/default.aspx?category=EUCA000586

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para complementar melhor a diversidade da minha carteira falta-me um fundo de obrigações emergentes globais.

Estou a pensar neste: ISIN: LU0119438611 - Pioneer Fds Emerg Mkts Bd C EUR ND

Será boa escolha?

Obrigado

Boas,

Vendo o fundo, até nem parece mau, mas nao acho que os EUA sejam mercado emergente, visto que o fundo têm quase 8%, em US Treasury ;D , mas também não sou expert.

Em obrigações de mercados emergente, entrei noutro, que não contenha estes p países com economias mais fortes (EUA,etc..), tendo na carteira, a Rússia,Mexico, Indonesia,etc.

Não sei qual o banco que usas para subscrição de fundos, mas no best, este fundo o minimo é de 500€. Por norma, costumo entrar em fundos que o minimo nao seja muito alto.

Mas é como diz o InvestidorPT, tens que escolher o que se adapta a tua estratégia, ou que te sintas confortável.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estas por tua conta e risco não, se tens um gestor de conta ele devia de apoiar nas decisões de investimento... :P :p

Lá está! Estou por minha conta e risco. Para me tentar vender fundos ruinosos, não obrigado. Prefiro ser eu a fazer o trabalho de casa. :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daqui a uns dias, vou ter capital disponível para (provavelmente) aplicá-lo em fundos.

Objectivo: diversificar em fundos internacionais pouco voláteis, a médio/longo prazo, e claro boa rentabilidade :angel: .

Banco: Millennium BCP.

Carteira actual: Mistos moderados global, Acções Portugal :P , Acções serviços financeiros, Obrigações diversificado, Acções Europa mistos, Obrigações High Yied, Acções principais mercados bolsistas.

Alguma área/sector por onde possa a começar a procurar? Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lá está! Estou por minha conta e risco. Para me tentar vender fundos ruinosos, não obrigado. Prefiro ser eu a fazer o trabalho de casa. :-)

É o mal desses bancos que têm que vender fundos próprios, no BEST não tenho esse problema, aliás o meu PFA de 11 fundos apenas me aconselhou 1 do grupo. Se fosse ao BES subscrever fundos naturalmente que também me empurravam só para os fundos da ESAF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É o mal desses bancos que têm que vender fundos próprios, no BEST não tenho esse problema, aliás o meu PFA de 11 fundos apenas me aconselhou 1 do grupo. Se fosse ao BES subscrever fundos naturalmente que também me empurravam só para os fundos da ESAF.

Sim sem dúvida, se fores ao NB só te vão recomendar fundos da ESAF.

Eu tenho a ideia que o Best não faz uma recomendação massiva de fundos da ESAF, nunca senti isso desde que sou cliente há já alguns anos, aliás, olhando para o Unit Linked Escolha Livre deles, em 100 fundos só têm em carteira 1 fundo ES, a carteira modelo deles não tem qualquer fundo ES, acabo eu aqui no tópico por recomendar mais fundos da ESAF que o próprio banco Best que faz parte do grupo :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se continuar a portar-se bem sim!  ;D Ainda tenho 10% do capital á ordem para juntar mais dois talvez! Alguma opinião!?

Thanks

Tens uma carteira que te pode proporcionar uma boa mais valia, mas quando falo em boa mais valia estou a falar para um horizonte de 3 a 5 anos, não esquecer que o tempo minimiza o risco, não é por essa carteira vir a "portar-se mal" que deixa de ser interessante, nem é nas subidas que se vê os bons fundos, é mesmo nas descidas ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Meus caros estou de regresso após meses a recompor da sova que levei nos últimos 4 meses ( Julho – Agosto – Setembro – Outubro)

Ligar quando nós ligamos, responder quando nós perguntamos, para isso o meu vizinho também me sabe responder!!!

1º Abres conta dão-te toda a atenção do mundo, porque não sabem que tipo de cliente és…

2º constituis carteira,

3º se reforças a atenção vai-se mantendo,

4º se não, és esquecido e passas para o fim da fila

Olha o meu já não me liga desde Julho, e bem tinha precisado dele quando estive de férias em Agosto!!! Quando regressei até me assustei com a paulada que levei. E até hoje nem uma palavra… Também confesso que o desanimo foi grande e tenho andado afastado…

Tenho carteira há aproximadamente 2 anos, e os fundos são os mesmos, será que estou bem acompanhado pelo meu PFA? EHEHEH

Aposto que daqui a uns dias vou ser contactado pelo meu… Aguardo serenamente por esse momento… até lá estudar alternativas ao Best para ter mais 1 anito de atenção!!! J

Bons investimentos.... com ou sem PFA....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )