Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O ES Europa estava-se a portar tao bem em meia duzia de dias caiu alguns 8%

Se querem rentabilidades "certas" no final do prazo vão para DP, CA, CTPM, ... pois os FI são para médio-longo prazo.

Vejamos então o caso do ES Obrigações Europa mencionado acima(penso que o Pedro se está a referir ao ES OE e não ao ES Acções Europa que esse sim é bastante volátil).

Sendo um fundo aposta principalmente em obrigações de vários países da Europa(até à pouco tempo também incluía Portugal), depende das variações da cotação destes activos.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP&tab=3

Rentabilidades a 28.10.2014:

1 dia                    0.44%

1 semana            0.64%

1 mês                  -5.54%

3 meses              -5.34%

6 meses              -1.91%

YTD                    8.53%%

1 ano                  8.91%

3 anos anualiz.  15.19% 

Desvio padrão: 8,58%

ou seja está com uma rentabilidade LIQUIDA a 1 ano de 8,91% e 15,19%.

Se a estratégia for de MLP, não estou a ver qual será o problema de ter parte da carteira alocada a este fundo.

Bons investimentos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nao estava a por em causa o fundo, tenho-o na minha carteira e por la ira ficar por muito e bom tempo (espero eu). Tenho dito a muita gente que acho que este fundo sera um dos (senao o) melhores fundos de obrigacoes europeias...

Apenas me estava a lamentar do rombo dos ultimos dias/semanas ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se querem rentabilidades "certas" no final do prazo vão para DP, CA, CTPM, ... pois os FI são para médio-longo prazo.

Vejamos então o caso do ES Obrigações Europa mencionado acima(penso que o Pedro se está a referir ao ES OE e não ao ES Acções Europa que esse sim é bastante volátil).

Sendo um fundo aposta principalmente em obrigações de vários países da Europa(até à pouco tempo também incluía Portugal), depende das variações da cotação destes activos.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP&tab=3

Rentabilidades a 28.10.2014:

1 dia                    0.44%

1 semana            0.64%

1 mês                  -5.54%

3 meses              -5.34%

6 meses              -1.91%

YTD                    8.53%%

1 ano                  8.91%

3 anos anualiz.  15.19% 

Desvio padrão: 8,58%

ou seja está com uma rentabilidade LIQUIDA a 1 ano de 8,91% e 15,19%.

Se a estratégia for de MLP, não estou a ver qual será o problema de ter parte da carteira alocada a este fundo.

Bons investimentos...

A questão é que quando se perde -5% não se perde só isso, perde-se isso mais o que não se ganha em produtos tradicionalmente vistos como "sem risco", como os CA ou CTPM.

E quando se ganha 5% apenas se ganha a diferença entre esse mesmo valor e o respectivo para o sem risco (3% liquidos nos CTPM).

A juntar os drawdowns a estes numeros ainda mais se agravam quanto maior for o prazo e o numero destes . Uma queda de 10% obriga a 11.1% para o breakeven, e de 5% a 5.3%.

No longo prazo perdas potenciais fazem uma diferença enorme na rendibilidade final.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão é que quando se perde -5% não se perde só isso, perde-se isso mais o que não se ganha em produtos tradicionalmente vistos como "sem risco", como os CA ou CTPM.

E quando se ganha 5% apenas se ganha a diferença entre esse mesmo valor e o respectivo para o sem risco (3% liquidos nos CTPM).

A juntar os drawdowns a estes numeros ainda mais se agravam quanto maior for o prazo e o numero destes . Uma queda de 10% obriga a 11.1% para o breakeven, e de 5% a 5.3%.

No longo prazo perdas potenciais fazem uma diferença enorme na rendibilidade final.

Por isso a importância da diversificação em termos de produtos e tempo.

Tenho actualmente FI, CLN, DP e CTPM.

Na realidade, se tivesse aplicado nos últimos 2 anos o capital investido nos FI em CA ou CTPM poderia ter uma mais valia ligeiramente superior na carteira mais antiga, mas como a estratégia é de MLP....

Estatisticamente no inicio Out 2014, nas minhas 2 carteiras de FI de MLP, obtenho de média:

- Rentablilidade Média: 13,7%  - Desvio Padrão: 7,30%

- Rentablilidade Média: 12,7%  - Desvio Padrão: 6,30%

vale o que vale, mas deixa-me confortável e descansado.

Lembra-te que os últimos meses têm sido bastante conturbados e por isso a rentabilidade poderá está além do esperado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por isso a importância da diversificação em termos de produtos e tempo.

Tenho actualmente FI, CLN, DP e CTPM.

Na realidade, se tivesse aplicado nos últimos 2 anos o capital investido nos FI em CA ou CTPM poderia ter uma mais valia ligeiramente superior na carteira mais antiga, mas como a estratégia é de MLP....

Estatisticamente no inicio Out 2014, nas minhas 2 carteiras de FI de MLP, obtenho de média:

- Rentablilidade Média: 13,7%  - Desvio Padrão: 7,30%

- Rentablilidade Média: 12,7%  - Desvio Padrão: 6,30%

vale o que vale, mas deixa-me confortável e descansado.

Lembra-te que os últimos meses têm sido bastante conturbados e por isso a rentabilidade poderá está além do esperado.

Os ultimos anos tambem tem sido "anormais". Nomeadamente para os fundos obrigacionistas.

Aliás, qualquer carteira esta positiva, esteja ela bem ou mal construida / diversificada devido ao bull market dos ultimos anos. Este periodo conturbado foi só um cheirinho do que pode estar para vir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E quando se ganha? 45,57% Liquidos em 3 anos no ES Obrigações Europa, quem ganhou aqui 45,57% liquidos em 3 anos nos CA, CTPM, DP? se queremos um pouco mais retorno temos de arriscar mais, não serão nos CA ou DP que vamos ter retorno, vejo-os como diversificação de património e de complementos de poupança e reforma, mas ganhar dinheiro ganha-se nos fundos, não é num 1 ano, nem em 2 e nos tempos que correm nem em 3, mas há que saber esperar...está aí um forista a ganhar 78% num fundo num ano e meio :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

para os mais perguiçosos que não conseguem andar sempre a fazer as realocações entre fundos de acções e obrigações existem os fundos mistos.

Conhecem algum fundo misto que tenha um grande valor sob gestão e que tenha apresentado resultados consistentes nos últimos anos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

para os mais perguiçosos que não conseguem andar sempre a fazer as realocações entre fundos de acções e obrigações existem os fundos mistos.

Conhecem algum fundo misto que tenha um grande valor sob gestão e que tenha apresentado resultados consistentes nos últimos anos?

Fidelity FPS Moderate Growth A Acc EUR LU0251130554

MFS Meridian Glbl Total Return A1 EUR LU0219418836

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) GB00B1VMCY93

-------------------

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Fidelity FPS Moderate Growth A Acc EUR LU0251130554

MFS Meridian Glbl Total Return A1 EUR LU0219418836

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) GB00B1VMCY93

-------------------

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E quando se ganha? 45,57% Liquidos em 3 anos no ES Obrigações Europa, quem ganhou aqui 45,57% liquidos em 3 anos nos CA, CTPM, DP? se queremos um pouco mais retorno temos de arriscar mais, não serão nos CA ou DP que vamos ter retorno, vejo-os como diversificação de património e de complementos de poupança e reforma, mas ganhar dinheiro ganha-se nos fundos, não é num 1 ano, nem em 2 e nos tempos que correm nem em 3, mas há que saber esperar...está aí um forista a ganhar 78% num fundo num ano e meio :) :)

Também ha quem ganhou +250%numa semana em empresas da área de investigação no ébola/fatos de protecao. E depois?

No longo prazo estes ganhos exponenciais tendem para uma média, e quanto mais se procura a galinha dos ovos de ouro mais se falha nas entradas/saidas. Mas se estamos a falar de longo prazo o caminho é etfs por raões obvias.

Isso das % é bonito, mas eu gosto é de saber quais os retornos compostos. Afinal é isso que cai na conta na altura do resgate.

Gosto sempre de relembrar isto:

Retorno-Medio-Composto.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falei nesse fundo dos 78% para dar um exemplo de ganhos, porque parece que ultimamente só se fala em perdas, que os fundos estão a cair, que vai acabar o mundo, provei com fundos que até nem são especulativos, nem de sectores voláteis, que em 2 anos se ganha dinheiro, dos fundos da 1ª página só um se encontrava em negativo, quem não aguenta 1 semana ou 2 de perdas então definitavemente os fundos e qualquer tipo de activo financeiro não será portanto o melhor tipo de investimento, recomenda-se então os CA,CTPM etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falei nesse fundo dos 78% para dar um exemplo de ganhos, porque parece que ultimamente só se fala em perdas, que os fundos estão a cair, que vai acabar o mundo, provei com fundos que até nem são especulativos, nem de sectores voláteis, que em 2 anos se ganha dinheiro, dos fundos da 1ª página só um se encontrava em negativo, quem não aguenta 1 semana ou 2 de perdas então definitavemente os fundos e qualquer tipo de activo financeiro não será portanto o melhor tipo de investimento, recomenda-se então os CA,CTPM etc.

;D ;D ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )