Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Logo este ano que decidi entrar mais nos fundos e certificados, é que isto começou a descambar...

Tudo parece lindo e fantástico no princípio e tal, ok vou subscrever, e depois?, ok, estou a perder, então K.O.! >:(

O investimento é para longo prazo sim, mas não para longo prejuízo. Se chegar ao zero, depois já não pode valorizar nada! Só hoje foram com as "andorinhas" cerca de mil euros embora, sem dor e sem anestesia. :laugh:

Temo que o futuro dos investimentos seja cada vez mais volátil, que os comportamentos históricos não significarão nada, e que as probabilidades das coisas correrem mal serão superiores às coisa boas. Isto dos mercados já parece mais aleatório do que com algum sentido. Uma grande conspiração a nível mundial, é o que é! Enfim! 8)

supondo que falas de certificados do aforro ou tesouro, os mesmos nada têm a ver com o tipo de investimentos em FI e devem ser utilizados para diversificar o capital/património.

Tenho a noção que não te informaste convenientemente do investimento em FI, pois os mercados têm ciclos e o capital investido não está sempre a valorizar. :)

Não me lembro de alguma vez ter lido ou ter sido mencionado que o investimento em determinado fundo desvalorizou 100% e por essa razão veja muito dificil/impossivel perderes todo o capital investido em FI.

Se o investimento é para longo prazo e imaginando que falas de pelo menos 5 anos e a carteira está devidamente diversificada, não te deves preocupar, pois certamente os mercados regressarão à estabilidade.

Se eventualmente não te sentes seguro e não dormes descansado deves investir em outro tipo de investimentos mais calmos (DP, CA, CTPM, ...) ;)

Os mercados europeus hoje abriram no verde, vamos ver se será bom inidcador ;D

Bons investimentos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Ou então não..

BGF Euro Bond E2

Schroder ISF Euro Bond B Acc

Invesco European Bond E

Tudo obrigações europa e bem verde.

também os tenho.

Mas enquanto as obrigações sobem umas centésimas/décimas, as acções chegam diariamente a cair 2% ou mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Wall Street Wall Street Wall Street Wall Street ––––

Os mercados americanos fecharam novamente em baixa mas a sessão foi particularmente interessante e poderá ter dado indícios sobre o que poderá ocorrer nos próximos dias.

A sessão de ontem teve várias características em comum com o que se denomina de dia de capitulação. Um dia de capitulação, que geralmente ocorre após uma queda prolongada dos mercados, é caracterizado por um início negativo e que posteriormente é agravado por uma espiral de vendas, com volume elevado.

Esta espiral de vendas deve-se ao facto da tolerância às perdas da maioria dos investidores se ter esgotado. Estes investidores, após terem sofrido perdas acentuadas nos dias anteriores, decidem, emocionalmente, vender as suas carteiras a qualquer preço. Este movimento assemelha-se a um dominó, em que as vendas de uns investidores provocam as vendas dos demais.

Quando este movimento conduz as cotações das acções a níveis extremos, muitos hedge funds, que detinham posições vendedoras no mercado, iniciam a recomprá-las. Adicionalmente, o denominado smart money, constituído por investidores mais experimentados e que tinham antecipado a correcção, começam a reconstruir a sua exposição ao mercado, aproveitando dos níveis extremos que as acções atingiram. É este movimento comprador aliado à exaustão das vendas que conduz à recuperação do mercado.

Ontem, o S&P abriu nos 1852 (-1.33%). Depois de uma breve tentativa de recuperação, gerou-se uma espiral de vendas que conduziu o índice para os 1820 (-3%) mas posteriormente realizou uma forte recuperação que terminou com o S&P a perder apenas 0.81%.  Em conclusão, a sessão de ontem enquadra-se na definição de dia de capitulação.

Geralmente, estes dias coincidem com o final da correcção. Assim, a probabilidade de se assistir a uma recuperação nos próximos dias aumentou mas convém frisar que os factores que conduziram à correcção ainda persistem.

Nas próximas semanas, os investidores continuarão a deparar-se com os receios em relação à economia mundial, com o espectro da deflação (reforçado pela recente queda do petróleo), com a incerteza sobre o futuro da política monetária nos EUA e com riscos não económicos como o ébola e o avanço do ISIS no Médio Oriente.

BPI

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo artigo, David, muito interessante. Sempre ficarei curioso perante a capacidade de investidores,  praticamente ou efectivamente profissionais, se deixarem levar pela emoção na hora de gerirem as suas carteiras. É algo que me ultrapassa.

Não percebi bem a parte de "permanecem os factores que levaram à correcção". Como desconheço esses factores, é pena que o artigo não os mencione de forma explícita.

Estou a pensar seriamente reforçar já alguns dos fundos que perderam mais nos últimos tempos, como o MFS Meridian Europ Sm Cos A1 EUR ou ainda o FT European Growth, antecipando o reforço que iria fazer de qualquer forma no início de Novembro mas cujo destino ainda não estava definido. Não é bem market timing, porque o reforço estava programado, mas é um pouco, só um pouco, por aí. Aproveitar o momento. Embora haja o risco de haver mais perdas até início de Novembro e de fazer mais sentido esperar, então, até fazer o reforço programado, ficando quietinho, no quentinho da estratégia normal e independente dos acontecimentos. Epá, "num sei".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

investidorPT não devia de ser de certificados de aforro que macase falava penso eu...

Ao longo destes 2 anos de forum chego a várias conclusões, as carteiras só são para longo prazo quando o mercado sobe, quando desce passa a ser de curto prazo :)

O mercado nestes 2 anos tem andado particularmente volátil, mas mesmo assim, apenas um fundo da primeira página se encontrava negativo até dia 9 deste mês, provando, uma vez mais, que o tempo cura tudo, mesmo nos mercados.

Há um estudo que diz que sentimos a perda ( seja ela qual for ) cerca do triplo do que o sentimento de felicidade ( no mercado diriamos as subidas e ganhos ) .

Actualmente existe uma alta correlação dos activos, existe volatilidade como há muito não existia e não existem muitas alternativas aos fundos de investimento para ganhar algum dinheiro, produtos conservadores apenas existem actualmente para guardar as poupanças, temos euribors negativas, uma taxa de 2% num DP é algo de extraordinário nos dias de hoje, os seguros cada vez mais são unit linkeds associados a fundos, os DPs que dão mais têm de estar associados a acções etc ( DP duais ), obrigações de risco baixo com boa taxa deixaram de existir....

Eu gostava de ter algo sem risco, taxa de 8%, volatilidade 0, liquidez imediata... mais próximo disto só o CLN da EDP 8%  :) :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ao longo destes 2 anos de forum chego a várias conclusões (...)

Por acaso tinha curiosidade em conhecer a totalidade das conclusões que retiras nestes dois anos. Gostaria de conhecer os aspetos que, na tua perspetiva, constituem os erros comuns dos foristas que aqui vêm e os aspetos positivos que te surpreenderam.

Sem indicar foristas em concreto para que ninguém se sinta melindrado (exceto eu, a mim podes-me indicar à vontade se me quiseres apontar erros, que eu até confio e aprendo mais com as críticas do que com os elogios), e sendo tu uma pessoa experiente, creio que seria útil partilhares essas tuas conclusões.

Um abraço,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As quedas são sempre mais fortes que as subidas, basta ver que o Psi20, perdeu em pouco mais de 3m o que tinha vindo a ganhar desde o início de 2013.

Nós queixamo-nos e temos fundos de ações diversificados, quem só investe no PSI e está longo deve ter andado com umas semanas terríveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu optei por fazer resgates de 1/2 dos fundos qd começaram a descer bastante.

corri o risco de limitar ganhos, tentando limitar quedas, mas como acho que mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda...

de resto, os fundos que ficaram, estão uma miséria...parece 2008...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

-2.79%  :o

Se ontem foi -2.79% nem quero imaginar quanto vai descer hoje. As yelds hoje estão muito bonitas  :o

Coincidencia ou não ou pura sorte a 29 de Setembro dei ordem de resgate de todos os fundos. Se estou arrependido? Não. Preferi +7% na carteira do que -10 ou 15%. Neste momento estou fora. Apenas Es Liquidez.

Cumprimentos e bons negocios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já alguém utilizou o X ray do best?

É que aquilo está muito interessante mas o retorno da carteira aparece mal calculado (isto se não me falham os cálculos a mim), aliás os próprios retornos dos fundos que aparecem no top 10 holdings breakdown são diferentes do que aparece na ficha do fundo. Visto que os dados são da morningstar não percebo o porquê disso acontecer.

post-17573-1441239674355_thumb.jpg

post-17573-14412396743767_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Novo post por limitação de anexos por post.

Ora bem neste excel que fiz aqui meio à pressa nota-se a diferença em retorno (YTD) da carteira conforme apresentada pelo x ray do best e os retornos ytd na morningstar, mais curioso é o facto de entrando nas fichas do fundo os dados são iguais aos do site morningstar (o que é de esperar visto a base de dados ser a mesma).

Nota: Eu sei que o total não dá 100% pois tenho mais de 10 fundos na carteira mas a questão mantém-se, alguém tem alguma explicação para isto?

post-17573-1441239674367_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu optei por fazer resgates de 1/2 dos fundos qd começaram a descer bastante.

corri o risco de limitar ganhos, tentando limitar quedas, mas como acho que mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda...

de resto, os fundos que ficaram, estão uma miséria...parece 2008...

e todos os fundos resgatados estavam com mais valias?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e todos os fundos resgatados estavam com mais valias?

nem todos.

como tinha tb mais do que 1 dossier de fundos, se o mesmo fundo tivesse negativo num e positivo noutro, transferia-os de dossier, para limpar as menos valias.

foi uma maneira de tentar não perder tanto, espero melhor altura para voltar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

investidorPT não devia de ser de certificados de aforro que macase falava penso eu...

Ao longo destes 2 anos de forum chego a várias conclusões, as carteiras só são para longo prazo quando o mercado sobe, quando desce passa a ser de curto prazo :)

O mercado nestes 2 anos tem andado particularmente volátil, mas mesmo assim, apenas um fundo da primeira página se encontrava negativo até dia 9 deste mês, provando, uma vez mais, que o tempo cura tudo, mesmo nos mercados.

Há um estudo que diz que sentimos a perda ( seja ela qual for ) cerca do triplo do que o sentimento de felicidade ( no mercado diriamos as subidas e ganhos ) .

Actualmente existe uma alta correlação dos activos, existe volatilidade como há muito não existia e não existem muitas alternativas aos fundos de investimento para ganhar algum dinheiro, produtos conservadores apenas existem actualmente para guardar as poupanças, temos euribors negativas, uma taxa de 2% num DP é algo de extraordinário nos dias de hoje, os seguros cada vez mais são unit linkeds associados a fundos, os DPs que dão mais têm de estar associados a acções etc ( DP duais ), obrigações de risco baixo com boa taxa deixaram de existir....

Eu gostava de ter algo sem risco, taxa de 8%, volatilidade 0, liquidez imediata... mais próximo disto só o CLN da EDP 8%  :) :) :)

Não fui totalmente claro quanto aos certificados, pois referia-me aos que replicam os principais índices bolsistas. Cada vez mais interesso-me por investimentos/poupanças que tenham benefícios fiscais de médio/longo prazo, porque isto de andar a pagar 28% ao ano para o estado, não dá com nada! E por outro lado ajuda a minimizar eventuais perdas.

Parece-me é que, os ciclos a que um fundo está sujeito podem-se tornar mais constantes ou de maiores amplitudes tipo montanha russa, em que, para subir leva tempo e vai devagar, e quando é para descer, cai abruptamente e depressa. E o que fica na nossa memória, é a sensação da queda.

Continua-se a falar muito na diversidade dos fundos quanto à composição dos activos, área geográfica, sectores, etc. É um pouco como apostar em todos os cavalos-de-corrida, pois assim, algum vencerá. :angel: Ora se eu tiver 5 a 10 potenciais fundos vencedores, de que me servirá investir de 1 a 2000 fundos só porque sim? Diversificar, diversificar, faço-o no tipo de investimentos/poupança.

Isto é apenas uma reflexão, porque da maneira como a economia global anda, apostar na incerteza e na especulação é que dá frutos. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Não fui totalmente claro quanto aos certificados, pois referia-me aos que replicam os principais índices bolsistas. Cada vez mais interesso-me por investimentos/poupanças que tenham benefícios fiscais de médio/longo prazo, porque isto de andar a pagar 28% ao ano para o estado, não dá com nada! E por outro lado ajuda a minimizar eventuais perdas.

Parece-me é que, os ciclos a que um fundo está sujeito podem-se tornar mais constantes ou de maiores amplitudes tipo montanha russa, em que, para subir leva tempo e vai devagar, e quando é para descer, cai abruptamente e depressa. E o que fica na nossa memória, é a sensação da queda.

Continua-se a falar muito na diversidade dos fundos quanto à composição dos activos, área geográfica, sectores, etc. É um pouco como apostar em todos os cavalos-de-corrida, pois assim, algum vencerá. :angel: Ora se eu tiver 5 a 10 potenciais fundos vencedores, de que me servirá investir de 1 a 2000 fundos só porque sim? Diversificar, diversificar, faço-o no tipo de investimentos/poupança.

Isto é apenas uma reflexão, porque da maneira como a economia global anda, apostar na incerteza e na especulação é que dá frutos. :P

Que certificados são esses? É tipo United Linked?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São tipo CFDs Atlas, vai ao site do Best que tens lá vários certificados.

Quanto á pergunta que me fizeste, eu até há 2 anos atrás a minha única experiencia que tinha era quase toda pessoal, não tinha grande feedback de outras pessoas sobre fundos, tirando alguns amigos, e até há 2 anos quase nada se falava aqui de fundos ( ando aqui desde 2008...).

Por isso aquilo que quis dizer é que também eu tenho aprendido aqui e tirado conclusões e disse algumas, as estratégias cada um é que as faz, e costumo dizer que se deve dormir sempre descansado, problemas com dinheiro só admito quando ele falta, os investimentos esses não têm nem podem nos causar transtorno ou mal estar, e é isso que por vezes aqui vejo quando os mercados caem.

Os mercados infelizmente seguem a lei da fisica, a descer todos os santos ajudam, agora subir... e não esquecer que se um fundo cai 50% terá de subir 100% para voltarmos ao ponto de partida, mas eu prefiro esperar pela subida do que resgatar com a perda de 50%, porque quando subir eu já o vou apanhar em curva ascendente e a recuperação dos 50% que perdi será mais longa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )