Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Uma análise realizada pela Bloomberg mostra que os investidores estão a afastar-se dos mercados accionistas, em especial da Europa. Em apenas três semanas forma retirados mil milhões de dólares (cerca de 791 milhões de euros) de ETF, os fundos que replicam índices europeus.

Será para alarmismos!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

então num fundo que tenha uma carteira de acções com 50% BES e como aconteceu as acções do BES ficaram a valer zero.

Neste caso o fundo de garantia paga essa perda do investidor nesse fundo?

Não existe nenhum fundo que tivesse 50% de acções BES, os fundos estão limitados a 20% de exposição máxima ao mesmo grupo, para mais dúvidas o melhor é contactares a CMVM, porque não conheco ninguém que tenha recorrido ao SII.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma análise realizada pela Bloomberg mostra que os investidores estão a afastar-se dos mercados accionistas, em especial da Europa. Em apenas três semanas forma retirados mil milhões de dólares (cerca de 791 milhões de euros) de ETF, os fundos que replicam índices europeus.

Será para alarmismos!?

Já se sente na carteira actual. As descidas bolsistas dos últimos dias já me anularam os ganhos de 6% que tinha nos últimos 12m. A continuar assim, vão começar as perdas...

Há que aguentar e esperar por melhores dias.

Mas é perceptível uma enorme falta de apetite por activos de risco. Fundos de acções reflectem bem isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante cruzcosta

Realmente as quedas brutais das ultimas semanas reduziram os 5% positivos acumulados nos últimos 12 meses na minha carteira de fundos a quase nada.

Alguém está a fazer correcções neste momento?

Quais os fundos menos voláteis para estes tempos de incertezas bolsistas para se investir?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então já somos muitos. Infelizmente, quase todas as minhas carteiras, em 3 bancos diferentes, todas no vermelho. Em alguns casos, fundos com mais de ano e meio, no vermelho... Luta ingrata...

Resta esperar pelas recuperações, espero eu que elas aconteçam, senão estamos muito mal...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Igual aqui... fiquei no vermelho no início de agosto, fez uma recuperação espectacular até meados de setembro, e agora já está tudo no vermelho outra vez...  :-\

Mas como estou nisto numa perspectiva de longo prazo, é deixar andar. Mas custa ver tanto vermelho!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Brasil no seu melhor...

Segundo o jornal "Valor Económico"

"SÃO PAULO  -  A bolsa brasileira teve mais um pregão de volatilidade intensa, em meio ao noticiário externo e aos boatos sobre a corrida presidencial. Depois de cair mais de 1% pela manhã, o Ibovespa chegou a subir 1,5% na hora do almoço, mas perdeu força durante a tarde, fechando próximo da estabilidade".

É mais ou menos como o tempo nos Açores... as 4 estações num só dia... ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quase td no vermelho :( :(

Obrigações 52%

E.S. Rendimento Plus FIA    15%    (7,56)

E.S. Obrigações Europa  10%      (-1,94)

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc    10%    (-0,37)

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR    10%    (-1,93)

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  (IE00B1Z6D669)    7%    (-1,63)

Mistos 15%

Nordea-1 STABLE RETURN E EUR      7,5%      (2,03)

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc      7,5%    (-0,60)

Acções 33%

Europa

Invesco Pan Eurp Structured Eq E    3%    (-5,26)

Franklin European Growth N Acc    3%        (-9,17)

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc    3%  (-4,22)

EUA

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND      5%    (10,46)

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc      4%  (-2,18)

Globais

M&G Global Dividend EUR A    5%    (-3,75)

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc    4%      (-7,46)

Sectoriais

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R  (LU0155230690)    3%    (3,59)

Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R    (LU0114064081)    3%    (7,51)

Santander Ações Portugal    (-10,01)

Ubs Eq Infrastruc      (-5,89)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tinha reforçado há um mês atrás, com os sinais de recuperação do rombo do BES no PSI20. Apostei. Mas já estou a perder, uma que em vez da recuperação ainda vieram mais sinais negativos tanto da Europa como dos EUA.

Vamos ver até quando vamos continuar a assistir às nossas notinhas a voar, a voar, para em breve regressar! Espero!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Temos que aguardar, a economia mundial abrandou mas não creio que venha aí uma igual a 2008 ou 2011-2012... Eu também estou como vocês, ainda tenho uma média de 3,5% de ganho desde que entrei mas já tive mais do triplo. :-\

Alegrias só mesmo o Brasil, já à uns tempos deu para sacar algum e entrei na mesma altura que tu atlas, e neste momento já temos motivos para estarmos satisfeitos. Até quando devemos esticar a corda? A volatilidade é imensa, na tua opinião achas que devemos esperar até ás eleições? Eu estava a pensar resgatar amanhã ou até sexta... Na última vez podia ter feito 22% e acabei por fazer pouco mais de metade com a ganância...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Pissoal dos Fundos. Td em Up? :)

Vinha aqui pedir uma ajudinha.

Estou quase a ter a conta aberta no Best (finally), falta vir o pin, porque o username ja o tenho.

Vou colocar uma parte das poupanças a 3 meses no best. E depois mais tarde investir em fundos e usar uma carteira com uns core  e satélite, para ir mexendo.

Falei com o PFA e ele disse me que pra já preferia que não fizéssemos nada de acções... Quando muito, se quisesse arriscar um pouco, fazemos um de volatilidade.

Falou me tb que a bolha está proxima e que o ideal seria esperar por uma hipovalorização e que já havia sinais de mudança.

Depois enviou me 3 fundos com estas propostas:

-BGF Fixed Income Global Opps E2 Eur Hdg

-JPM US Aggregate Bond Eur Hdg

-schroder us dollar bd eur hdg

Já li as cerca de 260 paginas (esta quasiiii) do topico e analisando os fundos apesar de nao ter ficado convencido vou arriscar apenas no BGF , pq tem melhor shrape, parece calminho e a rentabilidade o dobro do DP.

Sei tambem que deveria diversificar.. queria fazer posteriormente uma carteira para longo prazo.

Qual a vossa opiniao?

Abreijos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Temos que aguardar, a economia mundial abrandou mas não creio que venha aí uma igual a 2008 ou 2011-2012... Eu também estou como vocês, ainda tenho uma média de 3,5% de ganho desde que entrei mas já tive mais do triplo. :-\

Alegrias só mesmo o Brasil, já à uns tempos deu para sacar algum e entrei na mesma altura que tu atlas, e neste momento já temos motivos para estarmos satisfeitos. Até quando devemos esticar a corda? A volatilidade é imensa, na tua opinião achas que devemos esperar até ás eleições? Eu estava a pensar resgatar amanhã ou até sexta... Na última vez podia ter feito 22% e acabei por fazer pouco mais de metade com a ganância...

Titanium, não te guies por mim, porque a tua estratégia é diferente da minha. E não sei responder à tua questão.

Eu há uns tempos estava bem metido no Brasil e saí atempadamente, porque fui disciplinado. Deixei cair um bom bocado. E depois voltei a entrar com uma quantia mixuruca, só para me entreter com isto.

Mas foi só pelo lado lúdico que voltei a entrar. Porque, na verdade, eu se investir a sério, sou disciplinado. Eu não confio nas minhas capacidades para adivinhar os momentos em que vai subir ou que vai descer. Eu sei é que, ao longo do tempo, sempre que o fundo esteve abaixo da cotação €50,00, depois gerou lucros fenomenais. E sei também que desde 2011 o fundo pictet index já atingiu a cotação €63 pelo menos 6 vezes (e muito mais que €63... até atingiu a cotação €75). Mas a cotação €63 é aquele momento em que verifiquei que... o risco não compensa continuar. Pelo menos para mim. E assim voltou a suceder agora (em setembro foi até aos €65,35 e depois voltou a cair brutalmente).

Perguntas-me se deves ficar até às eleições? Se a Dilma ganhar é o afundanço total; mas se o Aécio ganhar, acho que vai subir mais. Sei lá eu quem vai ganhar...

Pela minha parte, não quero saber disso para nada. Eu vou sair na cotação €63, seja amanhã, seja daqui a 20 anos (com Dilma ou sem Dilma, com Aécio ou sem Aécio). E vou investir à séria se a cotação baixar dos €50.

Mas é como eu costumo dizer: cada um sabe de si.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não olhem para as vossas carteiras, pá!  8) Eu já percebi que os fundos são mesmo aquela coisa em que por uma vez podemos adoptar a política da avestruz. A minha deve estar vermelha, who cares, é para daqui a 10 anos, ou 20, ou mais... Só há dois motivos para realmente olhar para as carteiras neste momento:

- quem tem uma estratégia como o Atlas e tem de ficar atento;

- quem pretende aproveitar o momento para fazer reforços.

@ zeef: relativamente ao seu pedido, dois dos fundos que mencionou (JPM e Schroder) estão super correlacionados (0.94). Escolha um ou outro, os dois não, seria como ter tudo no mesmo. Se não quiser muita volatilidade para começar e diversificar, pode ir para um fundo de tesouraria tipo ES Liquidez, ou então de obrigações Europa (gosto muito deste: Vontobel Euro Bond), porque as obrigações que mencionou são principalmente US. Mas eu não descartava um fundo de acções, uns 5 a 10 % da sua carteira, acções US ou global, por exemplo este Vontobel Equity C, ou Pioneer. Mas são apenas sugestões, há outros fundos muito competitivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Conheça os fundos em que o dinheiro lhe pinga na conta

Se alguem tiver acesso, que nos revele quais são os fundos sugeridos

:)

Não tenho acesso...mas ficam aqui os 10 fundos de distribuição com a maior yield...

Schroder ISF Global Dividend Maximiser B EUR Hdg Inc  8,56%

Schroder ISF Global Dividend Maximiser USD 8,55%

Schroder ISF European Dividend Maximiser B EUR Inc 8,31%

Allianz US High Yield AM USD Inc 8,23%

JPM Emerging Markets Local Currency Debt D EUR Inc 7,94%

Allianz US High Yield AM EUR Hedged Inc 7,58%

Neuberger Berman High Yield Bond A (M) RMB Inc 7,34%

Schroder ISF Asian Dividend Maximiser 7,21%

JPM Global High Yield Bond D EUR Hedged Inc 7,00%

Deutsche Invest I Top Dividend Premium ND Inc 7,00%

Uns são trimestral outros mensais...

Já agora, repararam num simulador no Best que calcula o rendimento e a rentabilidade total nos fundos de distribuição? pena que seja só 2 exemplos, mas dá para dar uma ideia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )