Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Daniel, tu não podes argumentar que a minha estratégia é errada aludindo a erros que eu não cometi! Eu estou à espera que o Psi 20 caia à bruta. Na minha estratégia ninguém estaria no Psi 20 em 2014. Já uma vez te demonstrei porquê (vai lá à pagina 304 ou 305 que hás-de encontrar).

Quer dizer: eu não perdi nada com as quedas do psi 20; sempre disse que o psi 20 agora estava demasiado caro; e tu vens-me dizer que eu estou errado porque tu perdeste dinheiro em 2014 no psi 20??? E que agora eu digo para as pessoas lá ficarem eternamente? Eu??? O que eu digo é que ninguém lá deveria estar desde janeiro deste ano!!!

Em todo o caso... eu acompanho o fundo BPI Portugal como sabes. Então vamos ver uma cotação em que ele tenha batido no fundo, em 2008. Por exemplo, cotação em 15/10/2008 - €11,70; cotação de 29/09/2014 - €13,54. Até mesmo nesta visão (que não é a minha) de buy and hold eterno, o prejuízo já estaria dissipado.

Olha que certezas, só ha uma e não é o ibovespa, nem economias emergentes, muitas instáveis, e onde os indices são tudo menos eficientes e onde factores como guerra/catastrofes surgem como cogumelos. Coisas imprevisiveis tipo ucrania vs russia.

Tens toda a razão. Certezas não tenho. Tenho convicções. Mais nada. Posso estar totalmente errado. Mas tenho esta convicção. E tenho uma estratégia e força mental suficiente para acreditar nela e levá-la até ao fim. Claro que há riscos. Óbvio.

As guerras e as catástrofes podem ser formidáveis oportunidades. Mas isso sou eu que o digo. Acho que cada um sabe de si.

Já agora, qual é a tua estratégia? Eu fui transparente e coloquei aqui a minha. Diz-nos lá qual é a tua. Para podermos comparar.

Eu não disse em lado nenhum que a estratégia está errada ou certa. O que interessa é ela ter resultados, e que sejam consistentes e não pontuais. O que disse é que esperar por uma cotação pode significar estar anos e anos para a atingir, e quando la se chega à cotação alvo, nem assim se fica a verde, e não se pode ignorar o custo potencial elevadissimo de oportunidade. Foi isso que disse, pois um bear à séria pode rebentar com muita estrategia de market timing. Basta por vezes engatar uma vez, para dar cabo de uma serie de trades positivos. Falo por experiencia propria nos tempos que brinquei ao market timing, e já estamos naquela fase de que achamos o que sabemos o que estamos a fazer, influenciados por resultados passados. lol.

Quando as perdas no/incluenciado pelo Psi 20, estou tranquilo, pois preocupo-me quando elas deixarem de ser potenciais, o que não é o caso. O plano B é manter o fundo até estar verde, pois não preciso do dinheiro.

Em relação a minha estrategia eu ja a partilhei noutras páginas. É idêntica à do D@vid. Alocação de activos, tendencialmente fundos que batam o benchmark, minimizar perdas em qualquer situação de mercado, e espero sentado em buy&hold.

A mim dá-me mais gosto não perder em bear do que ganhar muito em bull.  ;)

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David, cada um sabe de si. Para mim, esse fundo teve + 18% em 6 meses.

Porque

- entrei numa altura em que ninguém acreditava nos emergentes (lembro-me do katolo escrever aqui "emergentes? Só lá para 2015, antes disso só servem para derreter carteiras")

- e saí quando as opiniões eram de que o céu era o limite.

E sabes porque é que eu sou corajoso? Porque a minha retaguarda está em seguros de capitalização. Ainda agora, todos os meses, uma parte do meu ordenado é retirada para seguros de capitalização.

É por isso que me posso dar ao luxo de investir no que quiser.

Ora nem mais :) quando eu disse que eram corajosos era elogio :) e eu sei, acho que hoje em dia já ninguém cai nesse erro, que terás uma almofada considerável em outros tipos de aplicações que te permita "brincar" em outras vertentes :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas se me puder ajudar, para que eu possa ajudar o meu filho, que em finanças é (zero), gostaria de saber que seguros de capitalização, (produtos e companhias), lhe poderia fazer que não tivessem risco.

Sr. António, este não é o tópico apropriado para o tema dos seguros de capitalização, mas eu respondo na mesma.

Risco, no sentido de poder perder o dinheiro investido, acho que não há em nenhum seguro de capitalização. Pelo menos eu não conheço.

O que há é seguros de capitalização com diferentes níveis de rendibilidade garantida. Neste âmbito, do que me apercebi, há três tipos de seguros de capitalização (SC):

a) os SC que, no momento da subscrição, definem logo o tempo de duração do seguro de capitalização e as taxas anuais para todo o tempo do contrato (era o caso, por exemplo, do "poupança postal valor crescente" e pode ver as taxas que eram fixadas aqui: https://www.deco.proteste.pt/investe/seguro-postal-valor-crescente-2-disponivel-nos-ctt-s5016604.htm);

B) os que definem, anualmente, a taxa anual de remuneração para cada ano (é o caso, por exemplo, do seguro de capitalização que é comercializado pelo Novobanco e também há um assim na Fidelidade - o Fidelidade poupança activa, que pode ver aqui https://www.poupanca.fidelidade.pt/produtos/poupanca-ativa/Pages/apresentacao.aspx);

c) e os que têm uma remuneração mínima garantida para todo o sempre, mas que, anualmente, pode ser ainda maior a remuneração;

No primeiro caso, é logo definida a duração do contrato (normalmente 8 anos e 1 dia), e, no momento em que se assina o contrato, é logo definido quanto é que a pessoa irá ganhar no final dos 8 anos e 1 dia. Neste tipo de SC não são admitidos reforços.

No segundo caso, todos os anos a companhia de seguros fixa qual a taxa que irá remunerar naquele ano. Normalmente permitem reforços nestes SC.

No terceiro caso, no momento do contrato é fixado que a seguradora, anualmente, fixa a taxa de remuneração, mas que essa taxa nunca pode ser inferior a x. Normalmente permitem reforços neste tipo de SC.

Eu chamo a atenção para este (que é do tipo indicado em c): Eurovida Poupança Futuro, que pode ver aqui: http://www.eurovida.pt. Foi aquele que me pareceu melhor e que subscrevi. Também vou subscrever uma nova apólice para o meu filho.

Mas há muitos SC. Eu também tenho um outro da Companhia de Seguros Fidelidade. E acho que já aqui no fórum alguém falou num da companhia de seguros Generalli, mas não conheço.

Espero ter ajudado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://economico.sapo.pt/noticias/investidores-resgatam-18-mil-milhoes-do-total-return-fund-da-pimco_202800.html

Este fundo ontem teve uma valorização de +0,47%...

Isto vem provar um pouco que não é só em Portugal que o pânico se instala ( recordando o caso ESAF ), no entanto existe sempre alternativas, em Portugal existe um total de 2000 e tal fundos  ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas People,

O meu PFA do Best para me inicar nos fundos deu me estas sugestoes, algumas estao no topico inicial:

JPM US Aggregate Bond - EUR HDG  ISIN :  LU0549623434;

Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg  ISIN: LU0291343753.

Muzinich Enhancedyield Short-Term Bond Fund EUR Acc R  ISIN: IE00B65YMK29

Old Mutual Total Return USD Bd C  ISIN: IE0031386638

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg  ISIN: IE00B11XZB05

Olhando para o indice de sharpe o unico que me interessou foi o Muzinich e talvez o PIMCO GIS Total Ret.

Gostava tambem de subscrever o E.S Obrigações Europa e\ou  Rendimento Plus  e depois diversificar por outros talvez o fundo de tesouraria ES Liquidez.

Qual a vossa opiniao sobre os fundos sugeridos?

Obrigado :=)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas People,

O meu PFA do Best para me inicar nos fundos deu me estas sugestoes, algumas estao no topico inicial:

JPM US Aggregate Bond - EUR HDG  ISIN :  LU0549623434;

Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg  ISIN: LU0291343753.

Muzinich Enhancedyield Short-Term Bond Fund EUR Acc R  ISIN: IE00B65YMK29

Old Mutual Total Return USD Bd C  ISIN: IE0031386638

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg  ISIN: IE00B11XZB05

Olhando para o indice de sharpe o unico que me interessou foi o Muzinich e talvez o PIMCO GIS Total Ret.

Gostava tambem de subscrever o E.S Obrigações Europa e\ou  Rendimento Plus  e depois diversificar por outros talvez o fundo de tesouraria ES Liquidez.

Qual a vossa opiniao sobre os fundos sugeridos?

Obrigado :=)

Boas,

Relativamente ao que referes do índice Sharp, penso que em alguns fundos realmente  estão algo baixos. Eu pelo menos na carteira que estou a constituir, é um dos critérios que tenho em conta, tal como na diversificação. Quanto a este ultimo aspeto, concordo contigo, que tens margem para diversificar sobretudo tendo em conta que o PFA escolheu apenas fundos de obrigações, facto que me deixou algo intrigado. Penso que deverás incluir uma diversificação por exemplo, com ações, por sectores, países, moeda, o que neste ultimo diversificou e bem entre o EUR/USD. Muitas outras opções terás para diversificar.  Aliás, mesmo o modelo que o Best sugere no Jornal de negócios é bem diversificado. Deixo-te aqui o excerto com a respetiva carteira. Também estou inclinado a optar pelo ESAF Obrigações europa, embora tenha estado a cair nestas ultimas semanas, mas isso muitos fundos de obrigações se manifestaram nesse sentido.

Espero ter ajudado.

post-20841-14412396743175_thumb.gif

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que o ouro começa agora a sua ascensão...após tantos anos de queda? Já tem dado sinais e se o dólar, estando tao forte começar a fragilizar, decerto que irá subir. Um fundo interessante, mas com o risco mais elevado, ainda assim, penso que irei incluir uma percentagem pequenina na minha carteira:

LU0568611064 Amundi Funds Equity Global Gold Mines FU-C Class

2011 -22%

2012 -15.4%

2013 -53.8%

2014 +8.3%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ouro após tantos anos de queda? O ouro só está em queda a sério desde 2013, de resto foi sempre a subir.

Fundos desses tão específicos para mim não fazem grande sentido, mas claro, dependem sempre da estratégia de cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ouro após tantos anos de queda? O ouro só está em queda a sério desde 2013, de resto foi sempre a subir.

Fundos desses tão específicos para mim não fazem grande sentido, mas claro, dependem sempre da estratégia de cada um.

É correcta a observação, pelo que agradeço a chamada de atenção. A cotação realmente apesar de começar a dar sinais de queda em finais de 2011, ainda fechou 2012 a positivo. Em 2013 a queda já acentuou até a actualidade. Já o fundo que mencionei e o qual estava a querer fazer referencia e não à cotação do metal em si, esse já desde a mais tempo que começou a entrar em queda (2011).

Realmente é um fundo muito especifico, de risco elevado. Não é para todos...nem para mim talvez, sendo moderado. Só se aplicar uma percentagem muito reduzida. :)

Bom fim de semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante SergioG

Bom dia,

venho aqui pedir a vossa opinião em relação à seleção de fundos de obrigações que representam 30% da carteira que pretendo subscrever.

é a seguinte:

5% - LU0106235707 - Schroder ISF Euro Bond B Acc

7% - LU0232526433 - ACMBernstein American Income Portfolio C2 (EUR)

9% - LU0133266147 - Goldman Sachs Growth & Emerging Markets

9% - LU0260870745 - Templeton Glbl Total Return N Acc €

Sou um leigo no assunto, ainda me estou a iniciar e daí pedir a vossa opinião.

Pensei em substituir o Shroder ISF Euro Bond B Acc pelo PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc mas o comportamento dele em 2008 não me convenceu e menos agora que o Bill Gross saiu da gestão.

Desde já muito obrigado.

Bom fim de semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

(...)Bom dia,

venho aqui pedir a vossa opinião em relação à seleção de fundos de obrigações que representam 30% da carteira que pretendo subscrever....

(...)

Sergio,

Do que eu interpreto é que tiveste bons critérios de escolha, tendo em conta que são bons fundos em termos de classificação Morningstar e de rácio Sharp, bem como as gestoras em si. Também procuraste diversificar entre a tipologia de cada um e na moeda (USD). Quanto à escolha do Schroder pelo pinco poderá ser sensata, pois é um bom fundo e não sei o que pode vir ainda da Pinco. Pelo menos não tenho ainda muita informação dos pós-saída do gestor. Também fico satisfeito de atualmente não ter nenhum na carteira. A ter em conta que, sendo uma posição de 30% de fundos de obrigações, os quais com um risco algo baixo/medio e com mercados emergentes, eu diria que procuras constituir uma carteira tipo mais para o agressivo.

Cumprimentos

Rui

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante SergioG

Sergio,

Do que eu interpreto é que tiveste bons critérios de escolha, tendo em conta que são bons fundos em termos de classificação Morningstar e de rácio Sharp, bem como a gestoras em si. Também procuraste diversificar entre a tipologia de cada um e na moeda (USD). Quanto à escolha do Schroder pelo pinco poderá ser sensata, pois é um bom fundo e não sei o que pode vir ainda da Pinco. Pelo menos não tenho ainda muita informação dos pós-saída do gestor. Também fico satisfeito de atualmente não ter nenhum na carteira. A ter em conta que, sendo uma posição de 30% de fundos de obrigações, os quais com um risco algo baixo/medio e com mercados emergentes, eu diria que procuras constituir uma carteira tipo mais para o agressivo.

Cumprimentos

Rui

Olá Rui,

obrigado pela resposta.

Sim, a carteira está algo para o moderada/agressiva e por isso estou a tentar diversificar o melhor que sei mas também quero evitar muitas sobreposições e excesso de fundos (ao todo já são 16...).

Aquilo que me está a dar trabalho são as obrigações pois sinto-me menos à vontade, basicamente não sei como diversificar, não sei a que setores dar mais ou menos ponderação assim como zonas geográficas.

Por exemplo, o fundo ACMBernstein American Income Portfolio C2 (EUR) e o Goldman Sachs Growth & Emerging Markets, segundo o site Trustnet Offshore tem uma sobreposição de 0.84, devo substituir algum deles?

Cumprimentos ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

(...)quero evitar muitas sobreposições e excesso de fundos (ao todo já são 16...).

Aquilo que me está a dar trabalho são as obrigações pois sinto-me menos à vontade, basicamente não sei como diversificar, não sei a que setores dar mais ou menos ponderação assim como zonas geográficas.

Por exemplo, o fundo ACMBernstein American Income Portfolio C2 (EUR) e o Goldman Sachs Growth & Emerging Markets, segundo o site Trustnet Offshore tem uma sobreposição de 0.84, devo substituir algum deles?(...)

Pois, também comecei por um alvo de 6 a 12 fundos e já estou como tu entre 16 a 19. É que de facto há muita diversificação possível. Qual a melhor já depende de uma boa interpretação da conjuntura ou da informação que se consiga obter. Os fundos de obrigações que diversifiquei foram pelo seguinte critério:

[table]

[tr][td]LU0167295749       UBSSBBG:LX UBS Lux Strategy Fund - Balanced EUR Mistos Moderados EUR - Global

LU0119438611 Pioneer Funds - Emerging Markets Bond C EUR ND       Obrigações Emergentes Globais EUR

LU0172069584 UBS (Lux) Bond SICAV - USD Corporates (USD) P-acc           Obrigações Corp. USD

PTAFICHE0000 Millennium Euro Tx. Variável–Fundo Inv. Aberto de Obrigações  Obrigaçoes Curto prazo Diversificado

LU0132602227   Morgan Stanley Investment Funds-Euro Corporate Bond Fund Empresas Não Governamentais EUR

LU0145652649 Deutsche Invest I Euro-Gov Bonds NC                                 Obrigaçoes Governamentais Euro

PTYESRLM0008   PTYESRLM0008 ES Obrigações Europa -  Aberto Obrigações Obrigaçoes Institucionais Euro

LU0071006638     UBS (Lux) Bond Fund - Global (CHF) P-acc                         Obrigaçoes 1º Classe em CHF

Se bem que as do Millennium Tx variável vou retirar. Segundo li na Proteste, não aconselham Fundos tesouraria nem indexados/taxa variável. Os juros são baixos face as comissões ficando o retorno ao nível de um deposito a prazo. Relativamente ás correlações que falas, não entrei muito ainda nesses cálculos, tenho ido mais "a olho", tentando variar continentes, mercados, câmbios, sectores etc.

Cumprimentos.[/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, também comecei por um alvo de 6 a 12 fundos e já estou como tu entre 16 a 19. É que de facto há muita diversificação possível. Qual a melhor já depende de uma boa interpretação da conjuntura ou da informação que se consiga obter. Os fundos de obrigações que diversifiquei foram pelo seguinte critério:

Não é por ter 20 fundos que a carteira esta mais diversificada.

Aliás, há ai um post de um membro que meteu um estudo da propria mornigstar em que a conclusao era a partir de 7 fundos a redução do desvio padrão é insignificante e a partir de 10 fundos o desvio padrão permanece quase o mesmo.

E se bem me lembro era um estudo algo exaustivo. Alias boa parte das vezes um fundo global acçoes e outro fundo global obrigaçoes e vai parar quase ao mesmo se a ideia for so buy&hold.

Dando um exemplo, se num pomar se tem 20 arvores de maças de diferentes qualidades, e se ha uma praga que apanha as maças, de nada adianta essa diversificação aparente. São todas apanhadas, umas mais outras menos..mas todas apanham.

Diversificar passa por ter la outras arvores de fruto que fiquem imunes a praga, e de preferencia ate salvem o produtor nessa época de crise.  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que se passa com as obrigações Europa? Não me orgulho, mas é um dos fundos que, por desconhecimento, não sei o que o afeta, que noticias ler e para que indicadores olhar.

Os bancos estão a ver-se forçados a comprar divida publica, pois é a forma mais segura de emprestar dinheiro sem serem tão penalizados pelo BCE. Basicamente é ver onde perdem menos..e a do BCE penalizar a liquidez a mais da banca com vista a injectá-la nos mercados.

Este post resumo bem o que se passa:

So what are banks doing with their cash? The easiest option is to buy sovereign debt, particularly short term notes. Government paper has minimal to no impact on regulatory capital needs and does not cost banks the 20bp charged by the ECB. That's why banks (and others) are willing to (in effect) pay the German government to hold some of their excess liquidity.

http://soberlook.com/2014/09/markets-expect-negative-overnight-rates.html

Conclusão, os riscos da divida caem, e as yields respectivamente reflectem isso.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem no banco popular, falaram-me no Popular global 50 e 75, o que acham destes fundos?

Tens aqui um deles: https://www.deco.proteste.pt/investe/popular-global-50-fundo-de-fundos-s583880.htm

São fundos de fundos, ou seja, a sua carteira não tem activos próprios, apenas têm fundos em carteira.

Isto não é nada de outro mundo, até porque a maioria dos fundos também aplicam muitas vezes noutros fundos, digamos que desta forma em vez de comprares vários fundos tens os fundos todos em apenas um :) isto depois depende da estratégia que queiras seguir, se vale a pena ou não, e sobretudo ver quais são os fundos que estão em carteira e analisá-los um a um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )