Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Quais são as duvidas? porque os fez? foram numa estratégia de curto ou longo prazo? o que o incomoda neste momento?

As minhas dúvidas prendem-se com a oportunidade. Já que vou agora mexer na minha carteira (para reduzir a exposição no Hi Yield), então aproveito e faço um ajustamento mais completo e adequado ao momento atual dos mercados.

A minha estratégia é de médio/longo prazo. Felizmente, e de momento, não preciso do dinheiro que tenho aplicado nesta carteira, portanto, o meu objectivo é a maximização do rendimento da aplicação, dentro de um perfil de risco moderado.

O que me "incomoda" com este 2 fundos é o facto de estarem centrados em mercados/países específicos (Alemanha e Japão). Quando os adquiri, há cerca de uns 2 anos, talvez o "ambiente económico" fosse outro e se justificasse ter estes fundos em carteira (p. ex. o do Japão valorizou-se bastante desde há coisa de ano e meio, contudo, agora, está a "perder folego", claramente).

Portanto, a minha ideia é especificamente essa: já que vou mexer na carteira, dava-lhe um "make over" mais profundo, ajustando-a à realidade presente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O que acham deste fundo;

Invesco Funds - Invesco Balanced-Risk Allocation Fund EIsin LU0432616901

Tem vindo a perder rentabilidade há mais de 1 ano e agora até perdeu uma estrela no rating da Morningstar.

Estou a ponderar resgatá-lo e aplicar num outro fundo misto global. Têm algum que me aconselhem ou acham que o melhor é deixar estar o dinheiro aplicado neste porque melhores dias viram?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estas semanas tem sido sempre a cair e bem as obrigações... :-X

Agora compreendo porque me recomendaram a venda de todos os fundos HIGH YIELD que eu tenho em carteira...

A questão agora está em saber-se em que área/tipo de fundos devemos aplicar o capital que sai dos fundos de obrigações HY.

Alguma sugestão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acham deste fundo;

Tem vindo a perder rentabilidade há mais de 1 ano e agora até perdeu uma estrela no rating da Morningstar.

Estou a ponderar resgatá-lo e aplicar num outro fundo misto global. Têm algum que me aconselhem ou acham que o melhor é deixar estar o dinheiro aplicado neste porque melhores dias viram?

So faz sentido analisar o fundo no contexto da carteira, e de acordo com a estratégia definida. Não é por perder ou ganhar uma estrela que o fundo deixa ou passa a ter mais interesse.

O interesse nesse fundo, o qual alerta que só faz sentido para prazos superiores a 5 anos, passa pela diversificação e não tanto pelo desempenho pontual. Aliás, a cinco anos continua a ser o melhor fundo da categoria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acham deste fundo;

Olá Dino!

Conheço bem esse fundo misto que referes. Já o tive durante bastante tempo e já o despachei... ??? 

Quanto à questão que colocas, sem querer influenciar-te, eu iria indicar-te outros 2 fundos mistos para que possas comparar em termos de comportamento. são de segmentos similares e deixo para que possas analisar:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T9O

Este fundo é da mesma sociedade gestora e é muito, muito interessante... :)  faz parte da minha carteira  ;)

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD

Este também é espectacular... 8)  também tenho uma posição e com bons resultados...

Para mim são do melhor que se pode encontrar no mercado...mas, cada um tem a sua opinião, e se alguém arranjar melhores, tal como os Reis Magos quiseram conhecer o Menino Jesus  ;D  também eu vou querer conhecê-los, lol

Estamos à beira do fim de semana, ficam aqui 2 dicas para te deixar a pensar... ;)

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Dino!

Conheço bem esse fundo misto que referes. Já o tive durante bastante tempo e já o despachei... ??? 

Quanto à questão que colocas, sem querer influenciar-te, eu iria indicar-te outros 2 fundos mistos para que possas comparar em termos de comportamento. são de segmentos similares e deixo para que possas analisar:

Este fundo é da mesma sociedade gestora e é muito, muito interessante... :)  faz parte da minha carteira  ;)

Basta verificar as correlações entre este e o Invesco Balanced-Risk, para perceber que os fundos não são substituiveis nem sequer equivalentes.

Não ha praticamente mais nenhum fundo, que eu tenha conhecimento, com comportamento similar ao Invesco Balanced-Risk.

Constituir a carteira vai muito além de juntar tudo o que tenha mais rentabilidade, devido ao desvio padrao global da carteira e drawdowns da mesma.

Resumindo, numa estratégia de buy&hold, na minha optica faz claramente sentido ter uma parte da carteira em Commodities e indices (ETFs basicamente).  Coisa que nenhum dois dois sugeridos tem, podendo claramente funcionar de modo complementar e não de exclusão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Basta verificar as correlações entre este e o Invesco Balanced-Risk, para perceber que os fundos não são substituiveis nem sequer equivalentes.

Não ha praticamente mais nenhum fundo, que eu tenha conhecimento, com comportamento similar ao Invesco Balanced-Risk.

Constituir a carteira vai muito além de juntar tudo o que tenha mais rentabilidade, devido ao desvio padrao global da carteira e drawdowns da mesma.

Resumindo, numa estratégia de buy&hold, na minha optica faz claramente sentido ter uma parte da carteira em Commodities e indices (ETFs basicamente).  Coisa que nenhum dois dois sugeridos tem, podendo claramente funcionar de modo complementar e não de exclusão.

Boas Daniel!

Nalguma coisa tens razão: é um fundo bastante "sui generis"...consegue uma mescla entre commodities, ações e obrigações. Em tempos seduziu-me. Nos tempos que correm deixou de me encantar, seja pela imprevisibilidade dos mercados, seja pela "falha" no  comportamento expectável do ponto de vista do investidor em relação ao fundo/gestor do fundo, e olha que já fui um defensor deste fundo aqui no fórum. hoje, qualquer um dos outros dois fundos mistos que referi, sem dúvida, seduzem-me muito mais. São gostos... 8)  e opiniões. também podes investir em fundos ligados, exclusivamente, a commodities, que também os há. Não tenho presente, mas, a questão da alavancagem no IBRA, também creio que tem proporções elevadas... ???  mas, enquanto à dois à escolha. então se houver 4 ou 5, tanto melhor  ;D

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos tempos que correm deixou de me encantar, seja pela imprevisibilidade dos mercados, seja pela "falha" no  comportamento expectável do ponto de vista do investidor em relação ao fundo/gestor do fundo, e olha que já fui um defensor deste fundo aqui no fórum.

Um abraço!

Eu basicamente sou defensor de tudo o que diversifique a carteira, e este é um dos que encaixa nesse criterio.

Desde a sua existencia este fundo comportou-se sempre diferente dos fundos normais. So por isso já é motivo de interesse do ponto de vista da diversificação de uma carteira a base de acçoes/obrigaçoes. Tirando fundos de volatilidade, imobiliario, ou até de forex, é dos poucos que sobra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelas opiniões do daniel_ e do Zezito.

O que me deixou desapontado com este fundo, não foi tanto a perda da estrela mas a quebra de rendimento face aos outros fundos "equivalentes" Mistos flexíveis.

Quanto aos fundos propostos Zezito o da MG já tenho em carteira e estou contente com o mesmo o outro desconhecia mas agradou-me bastante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelas opiniões do daniel_ e do Zezito.

O que me deixou desapontado com este fundo, não foi tanto a perda da estrela mas a quebra de rendimento face aos outros fundos "equivalentes" Mistos flexíveis.

Pois mas a questão é que esse fundo não tem equivalente nem na propria categoria. Mais nenhum investe em commodities nem indices.

Portanto não faz sentido uma comparação directa, nem muito menos uma comparação pontual num fundo que se destina a prazos >5 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este também é espectacular... 8)  também tenho uma posição e com bons resultados...

Para mim são do melhor que se pode encontrar no mercado...mas, cada um tem a sua opinião, e se alguém arranjar melhores, tal como os Reis Magos quiseram conhecer o Menino Jesus  ;D  também eu vou querer conhecê-los, lol

Um abraço!

Olá Zezito! Obrigado pelas sugestões.

Na area dos fundos mistos, tenho há bastante tempo este da BlackRock: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05ZOT

Mas tenho estado a analisar este outro da Fidelity, com performance e perfil de risco bastante atrativos: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06W8V

Bom fim de semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Zezito! Obrigado pelas sugestões.

Na area dos fundos mistos, tenho há bastante tempo este da BlackRock: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05ZOT

Mas tenho estado a analisar este outro da Fidelity, com performance e perfil de risco bastante atrativos: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06W8V

Bom fim de semana.

Olá Luis_P!

O fundo Blackrock que referes é bastante conhecido, tenho uma pequena exposição ao mesmo, mas na versão em $$$, numa segunda carteira que detenho à cerca de 3 anos. Tem tido um comportamento bastante razoável e para gáudio de quem entrou nessa altura, o $ tem vindo a valorizar face ao euro... 8)  por isso estamos bem  ;D .

Quanto ao outro fundo que indicas, não conhecia, vi de relance na morningstar, no fim de semana, tal como tu  ;D , vou tentar dar-lhe mais atenção, mas, a priori, apresenta bons rácios  :laugh: . Tem um desvio padrão baixinho, RM pelo dobro  ::)  e rácio sharpe acima de 2...à partida é excelente. Agora será interessante fazer um exercício e saber igualmente como se comportou em alturas críticas como nos anos de 2011, ou de 2008... ???  e os seus congéneres? Vou ver... ;)

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...eu iria indicar-te outros 2 fundos mistos...  :

Para mim são do melhor que se pode encontrar no mercado...

Olá Zezito! Ainda àcerca destes 2 Fundos:

- O Fundo da Invesco é restrito geograficamente à Europa... se assumirmos que se pretende com um Fundo misto uma diversificação que reduza o risco, isso não será um handicap potencial?

- Quanto ao Fundo da M&G onde negoceias (o Best não tem)?

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostei das explicações do daniel__  ;)

Aqui, como em tudo, acaba por ser sempre a escolha consciente do investidor, e foi aqui que gostei das explicações porque resume muito bem o que é este fundo IBRA, é que não dá mesmo para comparar, não é melhor nem pior, é diferente, e depende da estratégia que cada um tem para a sua carteira, o Zezito achou que já não se enquadrava na sua estratégia e despachou-o  ;D e mais nada é assim mesmo.

Axiom já tinha dito atrás que era giro quando este topico fizesse os 2 anos colocar as rentabilidades efectivas  ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dizem que a bolsa cai para os 45000pts se tal suceder. Já vendi o meu fundo de lá em antecipação a essa desgraça.

Ou seja, uma queda de 25%. E a seguir virá a subida das taxas de juro nos EUA lá para Março ou Abril de 2015. Tantas nuvens no horizonte. Mas se vendermos guarda chuvas, até poderá ser uma oportunidade de ouro...

Veremos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma carteira de Fundos de Investimento (AQUI), com a ponderação relativa do peso de cada fundo na carteira, constituída já há uns bons 2 ou 3 anos, que - creio eu - necessita ser retocada, tendo em conta as características dos mercados do tempo presente.

Nesta perspectiva, e como os amigos têm muitos mais conhecimentos do que eu nesta área, venho pedir a vossa ajuda nos "retoques" que acham que sejam necessários fazer. Que Fundos mantinham? Que Fundos retiravam/vendiam? Quais os Fundos que seriam de comprar? Em que Fundos alteravam a proporção/peso na carteira? Etc.

Os meus objectivos são de médio/longo prazo, risco moderado, e pretendia ficar com uma "boa carteira" por mais uns 2 ou 3 anos, diversificada - quer por sectores de actividade, quer por países/regiões - e ajustada às tendências financeiras do tempo presente.

Desde já deixo o meu muito obrigado a todos aqueles que quiserem deixar aqui uma opinião/ajuda.

Antecipadamente agradeço, reconhecido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Ramiro,

Umas perguntas sobre alguns dos fundos, para poder responder:

SISF é versão Acc ou Inc?

JPM, não encontro, qual é o ISIN?

O Templeton tb não encontro.

No fundo, o melhor seria o Ramiro colocar esses fundos, com as %, no X-Ray do Best (https://www.bancobest.pt/ptg/Funds+InvRef+X-Ray+EditHolding), e copiar aqui o essencial da informação: estilo de acções, estilo de obrigações, alocação de activos, sectores e países. Com base nessa análise x-ray, fica mais fácil analisar e emitir opiniões.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Ramiro,

Umas perguntas sobre alguns dos fundos, para poder responder:

SISF é versão Acc ou Inc?

JPM, não encontro, qual é o ISIN?

O Templeton tb não encontro.

No fundo, o melhor seria o Ramiro colocar esses fundos, com as %, no X-Ray do Best (https://www.bancobest.pt/ptg/Funds+InvRef+X-Ray+EditHolding), e copiar aqui o essencial da informação: estilo de acções, estilo de obrigações, alocação de activos, sectores e países. Com base nessa análise x-ray, fica mais fácil analisar e emitir opiniões.

Cumps

Posso tentar fazer aquilo que o amigo sugere, mas como eu não sou grande espingarda nestas coisas da informática - vi-me aflito para colocar aquele pdf no Scribd para poder vos mostrar - não sei se conseguirei pegar na informação que irei (?) reconher no Best e depois colocá-la aqui. Sai algum pdf dessa simulação que efetuarei no X-ray?

Bem vou tentar, mas não garanto que consiga...  :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )