Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Aqui alguém investe nos fundos do banco invest? Como tem estado essas rentabilidades?

Estou a pensar iniciar-me nos fundos de investimento. Alguém me pode dar uma opinião sobre algum fundo  do

banco invest?

Mas falas de fundos no geral ou fundos da gestora Banco Invest(que só existem 2)??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Dá-me a sensação que o nosso amigo jss, que pretende iniciar-se nos fundos, ainda não sabe que se deve dissociar os fundos dos bancos: ou seja, que considera os fundos como os outros produtos bancários vendidos pelos bancos. É normal e não é uma crítica da minha parte, pois muitos de nós já passámos pelo mesmo.

Primeira coisa que tem de fazer, se se confirmar a minha hipótese, é pensar os fundos como algo diferente, ler sites/artigos/livros sobre fundos de investimento para lhes perceber a lógica (diversificação, sectores, países, obrigações/acções/mistos...) e a forma de avaliação (análise dos indicadores). Em segundo lugar, ler este tópico a partir da primeira página que tem um conjunto de fundos interessantes (top fundos), ir lendo as restantes páginas, porque ao longo destas 330 páginas houve muitos pedidos de análise de carteiras, muitas vezes respondidos com argumentos que permitiram a cada um reflectir sobre o papel de cada fundo numa carteira (requer algumas horas, é certo, mas não é tempo perdido a meu ver.) Em terceiro lugar, escolher o banco, considerando-o apenas como intermediário e não como proprietário/criador do produto em que pretende investir: aí, a escolha praticamente consensual aqui é o Banco Best que praticamente não tem custos de gestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dá-me a sensação que o nosso amigo jss, que pretende iniciar-se nos fundos, ainda não sabe que se deve dissociar os fundos dos bancos: ou seja, que considera os fundos como os outros produtos bancários vendidos pelos bancos. É normal e não é uma crítica da minha parte, pois muitos de nós já passámos pelo mesmo.

Primeira coisa que tem de fazer, se se confirmar a minha hipótese, é pensar os fundos como algo diferente, ler sites/artigos/livros sobre fundos de investimento para lhes perceber a lógica (diversificação, sectores, países, obrigações/acções/mistos...) e a forma de avaliação (análise dos indicadores). Em segundo lugar, ler este tópico a partir da primeira página que tem um conjunto de fundos interessantes (top fundos), ir lendo as restantes páginas, porque ao longo destas 330 páginas houve muitos pedidos de análise de carteiras, muitas vezes respondidos com argumentos que permitiram a cada um reflectir sobre o papel de cada fundo numa carteira (requer algumas horas, é certo, mas não é tempo perdido a meu ver.) Em terceiro lugar, escolher o banco, considerando-o apenas como intermediário e não como proprietário/criador do produto em que pretende investir: aí, a escolha praticamente consensual aqui é o Banco Best que praticamente não tem custos de gestão.

Excelente  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas falas de fundos no geral ou fundos da gestora Banco Invest(que só existem 2)??

Falo no geral. O fundo da gestora banco Invest, referes-te ao Goldman  Sachs Next 11, certo? Esse fundo, pela análise que vejo no site tem facilmente uma rendibilidade superior a 5%, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Excelente  ;)

Desde já agradeço a resposta  ;)

A nível de fundo de investimento já tenho lido algum material, inclusivé já era para me ter iniciado neles algum tempo, mas como não é um produto de capital garantido queria me iniciar com alguma referência.

Sim eu percebo isso, que para os fundos de investimento o banco apenas é um intermediário de depósito.

Posto isto, como já referia, queria apenas uma ideia de um por onde começar, porque depois de meter as mãos na massa o resto vem por acréscimo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por agora não prefiro nenhuma, ao ritmos que andam as 10-Year Bonds europeias.

Estou à espera que desçam ainda mais para entrar de novo nos fundos relacionados com as mesmas.

Por exemplo o ES Obrigações Europa aumentou o montante da divida publica Italiana e Grega na sua carteira, em relação ao mês anterior:

http://investing.money.msn.com/investments/mutual-funds-holdings/?symbol=PTYESRLM0008

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por agora não prefiro nenhuma, ao ritmos que andam as 10-Year Bonds europeias.

Estou à espera que desçam ainda mais para entrar de novo nos fundos relacionados com as mesmas.

Por exemplo o ES Obrigações Europa aumentou o montante da divida publica Italiana e Grega na sua carteira, em relação ao mês anterior:

http://investing.money.msn.com/investments/mutual-funds-holdings/?symbol=PTYESRLM0008

Muito bom esse site, dá para ver as alterações na carteira dos fundos!

Era expectável. Agora é a italiana, grega e francesa.

D@vid ainda não chegou a tanto, calma que se for aos 90% eu entro na recta final do ano  ;D

Excelente x2  ;D  posso fechar o tópico que voces já sabem mais que eu  ;) ;)

Também não é preciso muito  :P  Ainda me lembro do início, só falavas no Liquidez. Eu aposto que esta foi a palavra mais escrita no fórum  :P

PS- Estou a brincar. Só temos de te agradecer por teres aberto este tópico, e teres feito com que 2000 investidores (número ao ar) apostassem mais em FI´s em detrimento de DP´s. Ou seja, 0,0002 da população portuguesa  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção a quem tem fundos da Turquia. Não quero alarmar, mas vigiem de perto esses fundos. É claro que se houverem boas notícias globais, tudo muda, mas mais vale estar atento. Atenção que não sei de nenhuma notícia (bombástica), estou apenas a referir-me ao aspecto "gráfico" do índice turco.

No entanto se for para LP não deve haver preocupações (para já :) ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção a quem tem fundos da Turquia. Não quero alarmar, mas vigiem de perto esses fundos. É claro que se houverem boas notícias globais, tudo muda, mas mais vale estar atento. Atenção que não sei de nenhuma notícia (bombástica), estou apenas a referir-me ao aspecto "gráfico" do índice turco.

No entanto se for para LP não deve haver preocupações (para já :) ).

Era tão bom que houvesse uma notícia bombástica que fizesse os emergentes afundarem... Aí 50% de perdas num mês... era tão bom, mas tão bom...!!!

O Brasil já está a levar pancada diária... A este ritmo vou reentrar mais rápido do que estava à espera...  ;D  Só espero que a Dilma ganhe...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito bom esse site, dá para ver as alterações na carteira dos fundos!

Era expectável. Agora é a italiana, grega e francesa.

D@vid ainda não chegou a tanto, calma que se for aos 90% eu entro na recta final do ano  ;D

Também não é preciso muito  :P  Ainda me lembro do início, só falavas no Liquidez. Eu aposto que esta foi a palavra mais escrita no fórum  :P

PS- Estou a brincar. Só temos de te agradecer por teres aberto este tópico, e teres feito com que 2000 investidores (número ao ar) apostassem mais em FI´s em detrimento de DP´s. Ou seja, 0,0002 da população portuguesa  :P

Então não está já a 90% a 1 ano?

Obrigado pelo elogio :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Era tão bom que houvesse uma notícia bombástica que fizesse os emergentes afundarem... Aí 50% de perdas num mês... era tão bom, mas tão bom...!!!

O Brasil já está a levar pancada diária... A este ritmo vou reentrar mais rápido do que estava à espera...  ;D Só espero que a Dilma ganhe...

Cuidado com o que se deseja  ;D  o mercado gosta de surpreender. Eu continuo sereno no Brasil, ainda existem suportes e desde que não quebre os 55.5XX, estou tranquilo. Com a queda de hoje de -2% a cotação da UP deve ir parar aos 58,55 +-.

50% pedes pouco :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde já agradeço a resposta  ;)

A nível de fundo de investimento já tenho lido algum material, inclusivé já era para me ter iniciado neles algum tempo, mas como não é um produto de capital garantido queria me iniciar com alguma referência.

Sim eu percebo isso, que para os fundos de investimento o banco apenas é um intermediário de depósito.

Posto isto, como já referia, queria apenas uma ideia de um por onde começar, porque depois de meter as mãos na massa o resto vem por acréscimo.

Amigo jss, qual é o seu perfil de risco? Pretende boas rentabilidades e algum risco, ou não quer arriscar muito e aceitar rentabilidades potencialmente menores? E qual seria o prazo da sua carteira? 5 anos, 10 anos, 20 anos, mais? A partir daí será mais fácil orientá-lo, pois o peso das obrigações e das acções muda consoante o perfil, e dentro de cada categoria há vários tipos cujos pesos se alteram significativamente.

;D

Realmente, se não fosse o David, eu ainda estaria com todo o meu dinheiro num DP a rondar o 1%/ano... E tenho aprendido imenso com os "colegas" aqui do sítio. E ainda falta aprender tanto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

;D

Realmente, se não fosse o David, eu ainda estaria com todo o meu dinheiro num DP a rondar o 1%/ano... E tenho aprendido imenso com os "colegas" aqui do sítio. E ainda falta aprender tanto...

Estamos sempre a aprender.

Sem dúvida que o David merecesse uma honrosa menção pelo esforço e dedicação que colocou neste tópico.

PS- David com toda esta propaganda, e como já sabes qual é o meu NIB :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas com esse site consigo por toda  aminha carteira e analisar graficos???
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cuidado com o que se deseja  ;D  o mercado gosta de surpreender. Eu continuo sereno no Brasil, ainda existem suportes e desde que não quebre os 55.5XX, estou tranquilo. Com a queda de hoje de -2% a cotação da UP deve ir parar aos 58,55 +-.

50% pedes pouco :P

A queda de hoje(ontem) foi de -3,67%. :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estará esta carteira bem diversificada?

Obrigações Europa

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008  - 13.33%

Invesco European Bond E - LU0115144304 - 13.33%

Obrigações Globais

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - LU0853555380 - 20%

Acções Europa

MFS® Mer Fds Eur Sml Cmp A1 EUR Acc - LU0125944966 - 14.66%

Acções EUA

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318 - 13.33%

Threadneedle Investment Funds - American Smaller Companies Fund (US) Retail Net Acc (EUR) - GB00B0WGY707 - 6.66%

Acções Ásia

Templeton Asian Smaller Co N Acc € - LU0592650245 - 5.33%

Acções Globais

DB Platinum CROCI World R1C-E - LU0332018422 - 5.33%

Acções Sectoriais (Saúde)

ING (L) Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642 - 8%

Analisei, tanto quanto possivel, já que nem todos os fundos aparecem nos sites onde podemos analisar os portfolios, a carteira e no conjunto, parece-me um bom compromisso segurança/risco. Confrontei-a inclusive, tirando alguns fundos por não ser possivel, com cenários como o de 2008 e 2011 e não se comportaria mal.

Obrigado.

[table][tr][td][table][tr][td]

[/td][/tr][/table][/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )