Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

He he...poderá ser. E não tens dias no vermelho...tipo dia sim dia não? A tua carteira é composta por esses 3 fundos apenas?

Não vejo a carteira todos os dias, é para M/L prazo, mas  vi este ultimo fds e dos 18 fundos , 2 estavam negativos....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Xiii...eu tava a pensar que tinhas ai meia dúzia. Tens imensos. Não são demasiados para uma carteira?

Obrigações

E.S. Rendimento Plus FIA   

E.S. Obrigações Europa 

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc   

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR   

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  (IE00B1Z6D669)   

Mistos

Nordea-1 STABLE RETURN E EUR     

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc     

Acções

Europa

Invesco Pan Eurp Structured Eq E   

Franklin European Growth N Acc   

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc   

EUA

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND     

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc   

Globais

M&G Global Dividend EUR A   

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 

Sectoriais

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R 

Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R   

Depois tenho à +/- 1 mês o Santander Ações  e à poucos dias o UBS Infrastructure

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pimco GIS Div Inc

AXA WF Europn Hi Yd Bds

Jupiter Dyn Bd

Adicionei estes 3 e na correlação aparece ( 1.00 ), nos 3.....

O que aparece a 1 é a relação com eles mesmos. Óbvio. Na correlação entre eles não aparece nada.

Estava a achar estranho 3 fundos a 1.  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei como mas no Morningstar.es, agora já me aparece. Tem boa fama este fundo para complementar a carteira na vertente de obrigaçoes. Sobe nas horas do demonio. Uma questão, com o "terramoto" ocorrido no antigo BES, podemos optar com a mesma confiança neste fundo?

Esta questão vinda de alguém que investe em FI´s não faz qualquer sentido...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Criticas e sugestões...

1) Mantém apenas o ES Obrigações Europa, é o melhor fundo de obrigações Europeias.

2) Coloca também obrigações globais, eu subscrevi este à pouco tempo: EEF High Yield R (LU0114074718) É previsível que não dê muito dinheiro este ano mas ajuda à diversificação.

3) O MFS European Small cap parece-me bem, mas em vez do Blackrock colocava um com uma politica de crescimento, o JPMorgan Funds – Europe Strategic Growth D (LU0117858679), por exemplo.

4) Eu colocaria um fundo de ações USA no lugar desse Invesco Global Structured Eq E - LU0267985314, como aliás sugeres. O Fidelity tem melhor performance nos últimos tempos, mas nada garante que será melhor que o Pioneer daqui para a frente.Os fundos são praticamente o mesmo, apenas ganha o o Pioneer por ter o cuttof às 15h enquanto o Fidelity é às 9:00, numa calamidade tens mais tempo para agir no Pioneer. Eu tenho o Pioneer e estou satisfeito, mas já ponderei mudar para o Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth (IE00B19ZB094) pelas performances superiores, também o deves considerar.

5) Em relação ao setor da saúde esse fundo parece-me bem, olha também para o meu querido Pictet-Generics-R EUR (LU0255978859) que tantas alegrias já me deu, hehe.

6) "Não conhecia o Invesco Global Leisure E - LU0115139569" mas parece-me interessante.

Tem cuidado com as percentagens para não teres uma carteira extremamente agressiva. Eu metia uns bons 20% ou até mesmo 30% em obrigações Europa e 10% obrigações globais.

Estive a confrontar as tuas sugestões com o resto da carteira. Gostei dos fundos que sugeriste mas quando os correlacionei com o resto, eram um pouco piores. E High Yields, para além do que sugeriste, também gosto de um da AXA,  mas talvez só daqui a uns tempos.

Acho que vou optar também por ficar com os 2 de obrigações europeias, um mais arriscado e outro mais conservador.

Obrigações Europa

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008

Invesco European Bond E - LU0115144304

Obrigações Globais

Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Acc - LU0853555380

Acções Europa

MFS® Mer Fds Eur Sml Cmp A1 EUR Acc - LU0125944966

BlackRock GF - European Value E2 - LU0147394679

Acções Globais

Pioneer US Fundamental Growth - LU0347184318

Invesco Global Structured Eq E - LU0267985314

Templeton Asian Smaller Co N Acc € - LU0592650245

Acções Sectoriais

ING (L) Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642

Invesco Global Leisure E - LU0115139569

Já agora, isto dá-me uma correlação da carteira de 0,40. Não é mau, pois não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Tenho um perfil de investidor moderado, tenho um carteira (moderada que posso partilhar) mas quero fazer outra com mais algum risco.

Tenho 10k para investir, e preciso de ajuda nesta carteira.

Alguém me pode ajudar?

Acções :

Franklin Mutual Global Disc N Acc - LU0211333298

Legg Mason CB US Agrsv Growth - IE00B19ZB094

Templeton Frontier Markets N Acc - LU0390138195

Obrigações       

BGF Euro Bond E2 - LU0090830810

Pioneer Fds Emerg Mkts - LU0119438611

Jupiter JGF Dynamic BD L Eur Inc - LU0459992896

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...e se esta questão for vinda de alguém que não investe em FI´s poderá fazer algum sentido?

É preciso perceber que o banco não é o mesmo que a sociedade gestora. O que interessa para quem investe em FI´s é a composição da carteira  ;)

Em caso de falência de um banco onde temos uma carteira de FI´s, o que se deve fazer é solicitar a transferência para outro banco, nunca resgatar, porque nesse momento passa a ser património do banco, naturalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É preciso perceber que o banco não é o mesmo que a sociedade gestora. O que interessa para quem investe em FI´s é a composição da carteira  ;)

Em caso de falência de um banco onde temos uma carteira de FI´s, o que se deve fazer é solicitar a transferência para outro banco, nunca resgatar, porque nesse momento passa a ser património do banco, naturalmente.

Era essa a noção/informação que vagamente tinha adquirido, em duas semanas de aprendiz investidor. A tua informação veio consolidar o meu conhecimento e a minha ainda frágil confiança que tinha nessa gestora, pelo que te fico muito grato. Vou optar por incluir esse fundo na minha carteira a constituir.

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Era essa a noção/informação que vagamente tinha adquirido, em duas semanas de aprendiz investidor. A tua informação veio consolidar o meu conhecimento e a minha ainda frágil confiança que tinha nessa gestora, pelo que te fico muito grato. Vou optar por incluir esse fundo na minha carteira a constituir.

Abraço.

Estás no bom caminho, investir sempre ehehe ;D

A ESAF é uma das melhores gestoras do mundo. Podes ir ao site www.esaf.pt e ver os prémios que ganharam em algumas categorias. Contudo deves ter noção que performances passadas não são garantia de performances futuras, ou seja, o ES Obrigações Europa pode ter valorizado muito nos últimos anos muito, mas isso não significa que o continue a fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois Cardoso24, existe sempre essa questão da performance, que na verdade é uma das minhas maiores  preocupações. É que tenho a noção que estou a entrar num momento em que todos os fundos estão no topo e têm um historial ascendente e receio que haja no momento de entrada, o inverso, por alguma causa de circunstancia quer politica ou outra, que possa afundar isto tudo para bear market. Seria muito azar entrar agora e ter fundos com longos anos de ascensão, que caíssem a pique.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois Cardoso24, existe sempre essa questão da performance, que na verdade é uma das minhas maiores  preocupações. É que tenho a noção que estou a entrar num momento em que todos os fundos estão no topo e têm um historial ascendente e receio que haja no momento de entrada, o inverso, por alguma causa de circunstancia quer politica ou outra, que possa afundar isto tudo para bear market. Seria muito azar entrar agora e ter fundos com longos anos de ascensão, que caíssem a pique.

Se não se sente seguro em investir em fundos, acho melhor avançar para outros tipos de investimento ou reduzir o investimento em FI.

Se a carteira é para MLP, não vejo qual o problema de fazer actualmente uma carteira diversificada.

Claro que todos gostariamos de entrar a ganhar, pois psicologicamente dá-nos outro "conforto", mas não podemos controlar os mercados.

Por exemplo, criei uma 2ª carteira de MLP em finais de Junho e neste momento está com uma valorização de +/- 1%, mas em Agosto já esteve com quase -1,5%. 

No caso de uma estratégia de Market Timming, ai já será diferente pois tentaremos encontrar o ponto de viragem do gráfico e aproveitar ao máximo a subida, retirando depois as mais valias acumuladas.

Atenção que já resgatei fundos com menos valias(principalmente de Market Timming) pois a estratégia era essa mesma, resgatar se atingisse -x%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ES Liquidity vs ES Liquidez:

ES Liquidity a 1 ano com rentabilidade de 4,15% e ES Liquidez de 2,71% ( Rentabilidades brutas )

No último mês o ES Liquidez ultrapassou o ES Liquidity, 0,19% para 0,10%.

Pelos principais activos do Liquidity este baixou também drasticamente a esposição ao GES, o que deverá ter feito a sua rentabilidade baixar.

Recordo que o ES Liquidity tem minimos de 125k e está sediado no Luxemburgo.

post-28-14412396742136_thumb.png

post-28-14412396742334_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim amigo InvestidorPT, realmente a ideia é constituir para MLP. Algo como 5 ou mais anos, pelo que de facto, se bem diversificada e com fundos mais "brandos" em volatilidade mas com referencia e bem conceituados no mercado e ir deste modo deixando o tempo fazer o resto, com um ou outro ajuste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também é um bom sinal ter fundos com historial ascendente. Tens de ver como reagiram à crise de 2008, por exemplo.

Se a tua carteira é para M/LP não te deves preocupar com variações de curto prazo. Mas também tens de estar preparado para o facto de caírem bastante. Se não tiveres mentalizado para isso, o melhor é escolheres fundos muito conservadores, cuidado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ES Liquidity vs ES Liquidez:

ES Liquidity a 1 ano com rentabilidade de 4,15% e ES Liquidez de 2,71% ( Rentabilidades brutas )

No último mês o ES Liquidez ultrapassou o ES Liquidity, 0,19% para 0,10%.

Pelos principais activos do Liquidity este baixou também drasticamente a esposição ao GES, o que deverá ter feito a sua rentabilidade baixar.

Recordo que o ES Liquidity tem minimos de 125k e está sediado no Luxemburgo.

Mais a diferença do imposto de 28% sobre o Liquidity.

Edit: vi agora no gráfico que já tem em conta isso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui alguém investe nos fundos do banco invest? Como tem estado essas rentabilidades?

Estou a pensar iniciar-me nos fundos de investimento. Alguém me pode dar uma opinião sobre algum fundo  do

banco invest?

Eu tenho o AR PPR, levou uma coça descomunal em inícios de Agosto, mas tem estado a recuperar bem.

De qualquer forma tenho-o numa perspectiva de muito longo prazo, por isso não me incomodou muito.

O outro fundo acho que investe em empresas portuguesas e não o tenho como sendo nada de especial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )