Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

No longo medio/longo prazo o objectivo da carteira é estar no verde. No entanto se nos mesmos periodo pontuais todos os fundos da carteira estao a valorizar da mesma forma, ou seguindo o mesmo rumo, significa que a carteira está toda muito correlacionada, e não corta nas perdas. Ou seja tem um desvio padrão mais elevado do que o necessário. Logo menos retornos compostos.

Nisto concordo contigo. O facto de criares uma carteira para o M/LP o que é que pretendes? Valorização ou segurança? Quando se fala de ter uma carteira para o M/LP o que se deve fazer quando chega a altura de resgatar? É muito fácil falar que se pretende ter uma carteira para o M/LP, mas na altura de resgatar alguém tem ideia de como o fazê-lo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

No meu caso, que será de ETFs, a ideia é ter a carteira por 30 anos.

A estratégia que tenho definida é a partir dos 25-27 anos ir reduzindo gradualmente o peso das ações convertendo a carteira para mais conservadora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A estratégia que tenho definida é a partir dos 25-27 anos ir reduzindo gradualmente o peso das ações convertendo a carteira para mais conservadora.

Isso dos 25-27 anos é com base na tua opinião ou existe algo genérico nesse sentido?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa frase muito pertinente deveria ser recordada no Hall of Fame do fórum: ainda ontem comentei o mesmo, tenho todos os fundos no verde e na verdade isto preocupa-me, ainda bem que ainda não terminei a minha carteira que, por consequência, ainda não se encontra devidamente diversificada.

Mas preocupa porque? ehehe, a medio/longo prazo as carteiras têm de estar a verde, se não estiverem aí sim algo não está bom, agora se me disseres que a carteira tem meses aí sim diria que tiveste sorte :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso dos 25-27 anos é com base na tua opinião ou existe algo genérico nesse sentido?

É a minha opinião.

Considero que M/LP são mais de 5 anos, logo se falta menos de 5 anos para a previsão de resgate da carteira não deverá fazer sentido manter uma carteira de M/LP.

Por isso acho que devo alterar a carteira progressivamente na reta final para algo mais conservador e curto prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nisto concordo contigo. O facto de criares uma carteira para o M/LP o que é que pretendes? Valorização ou segurança? Quando se fala de ter uma carteira para o M/LP o que se deve fazer quando chega a altura de resgatar? É muito fácil falar que se pretende ter uma carteira para o M/LP, mas na altura de resgatar alguém tem ideia de como o fazê-lo?

Isso ja depende muito da abordagem/perfil de risco.

Pessoalmente, e dos poucos testes que fiz, mas ainda assim foram alguns, no muito longo prazo, cortar nas perdas representa uma boa fatia no desempenho da carteira. É por isso que muitas vezes carteiras aparentemente mais soft/moderadas batem as agressivas que andam aos saltos de +20%, -60%, +40%, -20%, etc. no retornos. E.g a 5 anos .

Exemplo, as do INVEST na gestão de patrimonio, em que tem acontecido algo similar ao que estou a dizer.

Se a ideia é carteiras para periodos ainda mais longos, entao começa a fazer sentido pensar em ETf's.

Faz sentido quanto maior a idade, menor deve ser a tolerancia ao risco, pois o tempo para recuperar do insucesso diminui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não me parece. Estamos a falar de dois fundos de tipo diferente (obirgações alto rendimento vs acções grande cap.) O facto de um banco alterar a composição da carteira nunca deve, a meu ver, ser motivo para nós alterarmos a nossa carteira. Qualquer alteração e qualquer fundo só se pode entender no contexto da carteira a que pertence, no papel que cada fundo desempenha, tendo em conta o nosso perfil de risco e o objectivo de diversificação. Imagine por exemplo alguém que já tenha uma elevada proporção de acções grande cap. e que essa pessoa altere da mesma forma que o Activo Bank fez, "só porque o Activo Bank o fez". Resultaria num desequilíbrio da carteira em relação à estratégia inicial. Eu nunca iria mudar nada que não fosse de acordo com a minha estratégia.

@durex: qual a proporção de cada fundo na sua carteira, e qual o seu perfil de risco?

Ainda não defini a proporção de cada fundo, estava a pensar em fazer 50% de ações e 50% de obrigações. O meu perfil é moderado mas para este valor estou disponível para assumir um risco mais elevando daí estar a considerar também emergentes, porquê? Acha uma carteira demasiado arriscada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voltei à carga para compor a minha carteira.  ;D

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008

Invesco European Bond E - LU0115144304

Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Acc - LU0853555380

MFS® Mer Fds Eur Sml Cmp A1 EUR Acc - LU0125944966

BlackRock GF - European Value E2 - LU0147394679

(Vale a pena os 2? Têm uma correlação de 0,7)

Invesco Global Structured Eq E - LU0267985314

Templeton Asian Smaller Co N Acc € - LU0592650245

(Para juntar a estes 2 que têm uma correlação de 0.08, será melhor:

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318 ou Fidelity - America Fund E-Acc-EUR - LU0115759606? Ou nenhum?)

ING (L) Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642

Invesco Global Leisure E - LU0115139569

Sugestões? Críticas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso ja depende muito da abordagem/perfil de risco.

Pessoalmente, e dos poucos testes que fiz, mas ainda assim foram alguns, no muito longo prazo, cortar nas perdas representa uma boa fatia no desempenho da carteira. É por isso que muitas vezes carteiras aparentemente mais soft/moderadas batem as agressivas que andam aos saltos de +20%, -60%, +40%, -20%, etc. no retornos. E.g a 5 anos .

Exemplo, as do INVEST na gestão de patrimonio, em que tem acontecido algo similar ao que estou a dizer.

Se a ideia é carteiras para periodos ainda mais longos, entao começa a fazer sentido pensar em ETf's.

Faz sentido quanto maior a idade, menor deve ser a tolerancia ao risco, pois o tempo para recuperar do insucesso diminui.

Podes dar o link da parte a bold? Também tenho conta no INVEST e assim podia investigar essa situação. ;)

É claro que faz sentido quanto maior a idade, menor tempo para recuperar o investimento, mas 25-27 anos? Eu só pensaria em diminuir a partir dos 30 anos.

"Se a ideia é carteiras para periodos ainda mais longos, entao começa a fazer sentido pensar em ETf's."

Exacto! Faz sentido criar uma carteira de FI´s para 15 anos? Na minha opinião não. Para 5 anos a história já é outra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E como analiso no gráfico a correlação entre os fundos?

Desces a pagina ate ao fim, onde diz correlação e analisas os parâmetros numéricos comparados entre os fundos. A correlação varia de -1 até +1. Tens la notas a indicar como funciona.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voltei à carga para compor a minha carteira.  ;D

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008

Invesco European Bond E - LU0115144304

Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Acc - LU0853555380

MFS® Mer Fds Eur Sml Cmp A1 EUR Acc - LU0125944966

BlackRock GF - European Value E2 - LU0147394679

(Vale a pena os 2? Têm uma correlação de 0,7)

Invesco Global Structured Eq E - LU0267985314

Templeton Asian Smaller Co N Acc € - LU0592650245

(Para juntar a estes 2 que têm uma correlação de 0.08, será melhor:

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318 ou Fidelity - America Fund E-Acc-EUR - LU0115759606? Ou nenhum?)

ING (L) Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642

Invesco Global Leisure E - LU0115139569

Sugestões? Críticas?

Criticas e sugestões...

1) Mantém apenas o ES Obrigações Europa, é o melhor fundo de obrigações Europeias.

2) Coloca também obrigações globais, eu subscrevi este à pouco tempo: EEF High Yield R (LU0114074718) É previsível que não dê muito dinheiro este ano mas ajuda à diversificação.

3) O MFS European Small cap parece-me bem, mas em vez do Blackrock colocava um com uma politica de crescimento, o JPMorgan Funds – Europe Strategic Growth D (LU0117858679), por exemplo.

4) Eu colocaria um fundo de ações USA no lugar desse Invesco Global Structured Eq E - LU0267985314, como aliás sugeres. O Fidelity tem melhor performance nos últimos tempos, mas nada garante que será melhor que o Pioneer daqui para a frente.Os fundos são praticamente o mesmo, apenas ganha o o Pioneer por ter o cuttof às 15h enquanto o Fidelity é às 9:00, numa calamidade tens mais tempo para agir no Pioneer. Eu tenho o Pioneer e estou satisfeito, mas já ponderei mudar para o Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth (IE00B19ZB094) pelas performances superiores, também o deves considerar.

5) Em relação ao setor da saúde esse fundo parece-me bem, olha também para o meu querido Pictet-Generics-R EUR (LU0255978859) que tantas alegrias já me deu, hehe.

6) "Não conhecia o Invesco Global Leisure E - LU0115139569" mas parece-me interessante.

Tem cuidado com as percentagens para não teres uma carteira extremamente agressiva. Eu metia uns bons 20% ou até mesmo 30% em obrigações Europa e 10% obrigações globais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ES Obrigações, tal como outros não aparece... Não se pode ter tudo.

Não sei como mas no Morningstar.es, agora já me aparece. Tem boa fama este fundo para complementar a carteira na vertente de obrigaçoes. Sobe nas horas do demonio. Uma questão, com o "terramoto" ocorrido no antigo BES, podemos optar com a mesma confiança neste fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )