Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

ter fundos de acçoes de areas que menos perdem, como bens de consumo primários/saude.

Por falar nisso... quando no conjunto dos fundos de acções de uma carteira se tem cerca de 10% dos activos no sector da saúde (por via de fundos diversificados), faz sentido subscrever um fundo sectorial da saúde e aumentar para os 20%? Ou já é demasiado para um único sector?

É que estou de olhos neste fundo:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000QY1

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas!

Fui agora ver a minha carteira e após -10% do santander ações portugal, está com +0,49%...

Continuo com 2 negativos dos 16 que constituem a carteira, Axa WF GB High Y B (LU0189847253) e Pimco Diversif Inc (IE00B1Z6D669)...

:) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Fui agora ver a minha carteira e após -10% do santander ações portugal, está com +0,49%...

Continuo com 2 negativos dos 16 que constituem a carteira, Axa WF GB High Y B (LU0189847253) e Pimco Diversif Inc (IE00B1Z6D669)...

Esse HY poderá demorar mais um bocado, este ano não há grandes oportunidades nas HY, não se vai ganhar muito € nos fundos HY em 2014.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:( Equivale a 10% da carteira...

Então os restantes 90% estão bem alocados concerteza :)  só digo isto porque o risco global nas obrigações baixou bastante, e não existem muitas empresas actualmente com taxas altas, 2009 e 2012 foram anos muito bons para as HY, a partir daí a coisa tem vindo a baixar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros forunistas, para além da ferramenta da trustnetoffshore, existe mais algum sitio onde se possam calcular correlações? Há fundos que lá não apresentam resultados. Pode até nem ter nada a ver com o site/ferramenta mas se pudesse experimentar outro, tirava as dúvidas.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Deves ter subscrito numa altura em que a UP estava bastante alta, porque esse fundo a mim estão com 1,6% desde março o unico que tenho a negativo de uma carteira de 11 é o FT E SM Cap Growth...

O USB Eq Infra está uma locura, com 13% desde Março e representa quase 17% da carteira :D

Outro que continua a dar cartas é o ES Obrigações Europa com 8,35% desde Março, acho que é actualmente um dos melhores fundos de obrigações do mercado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros forunistas, para além da ferramenta da trustnetoffshore, existe mais algum sitio onde se possam calcular correlações? Há fundos que lá não apresentam resultados. Pode até nem ter nada a ver com o site/ferramenta mas se pudesse experimentar outro, tirava as dúvidas.

Obrigado.

Boa noite,

Também estou curioso sobre essa questão, pois no site que referencias e que é o único que conheço, apenas permite analisar a correlação até 4 fundos. Se alguém souber de outro, também agradeço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então os restantes 90% estão bem alocados concerteza :)  só digo isto porque o risco global nas obrigações baixou bastante, e não existem muitas empresas actualmente com taxas altas, 2009 e 2012 foram anos muito bons para as HY, a partir daí a coisa tem vindo a baixar.

O que falas tem sentido e ajudou-me a perceber porque é que o Activobank alterou à dias a sua carteira modelo tipo equilibrado, composta por 7 fundos, substituindo o Fidelity Funds - European High Yield Fund pelo actual JPMorgan Investment Funds – US Select Equity D (acc) - USD.

post-20841-14412396741934_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que falas tem sentido e ajudou-me a perceber porque é que o Activobank alterou à dias a sua carteira modelo tipo equilibrado, composta por 7 fundos, substituindo o Fidelity Funds - European High Yield Fund pelo actual JPMorgan Investment Funds – US Select Equity D (acc) - USD.

Será que devo alterar esse fundo?!  :o :o :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Tenho 10k para investir, qual a vossa opinião desta carteira? Acções Franklin Mutual Global Disc N Acc - LU0211333298 Legg Mason CB US Agrsv Growth - IE00B19ZB094 Templeton Frontier Markets N Acc - LU0390138195 Obrigações        BGF Euro Bond E2 - LU0090830810 Pioneer Fds Emerg Mkts - LU0119438611 Jupiter JGF Dynamic BD L Eur Inc - LU0459992896

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que devo alterar esse fundo?!  :o :o :o

Não me parece. Estamos a falar de dois fundos de tipo diferente (obirgações alto rendimento vs acções grande cap.) O facto de um banco alterar a composição da carteira nunca deve, a meu ver, ser motivo para nós alterarmos a nossa carteira. Qualquer alteração e qualquer fundo só se pode entender no contexto da carteira a que pertence, no papel que cada fundo desempenha, tendo em conta o nosso perfil de risco e o objectivo de diversificação. Imagine por exemplo alguém que já tenha uma elevada proporção de acções grande cap. e que essa pessoa altere da mesma forma que o Activo Bank fez, "só porque o Activo Bank o fez". Resultaria num desequilíbrio da carteira em relação à estratégia inicial. Eu nunca iria mudar nada que não fosse de acordo com a minha estratégia.

@durex: qual a proporção de cada fundo na sua carteira, e qual o seu perfil de risco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e que essa pessoa altere da mesma forma que o Activo Bank fez, "só porque o Activo Bank o fez".

Isso so denota que não se está preparado para este tipo de investimentos, pois a estratégia é inexistente.

O que vale é que em bull market nao é preciso estratégia nenhuma.  ;)

É como ter os fundos todos a verde momentaneamente, quando isso devia ser motivo de alarme, é frequentemente de festa ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É como ter os fundos todos a verde momentaneamente, quando isso devia ser motivo de alarme, é frequentemente de festa ::)

é o que tenho dito. ;)

Quando maior a subida, maior (pode ser) a queda  >:(

Hoje desfiz parte da posição no AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR (LU0189847253) para obter as mais valias acumuladas e estudar alternativas dentro da mesma categoria ou até optar por outra, desde que mantenha a diversificação da carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa frase muito pertinente deveria ser recordada no Hall of Fame do fórum: ainda ontem comentei o mesmo, tenho todos os fundos no verde e na verdade isto preocupa-me, ainda bem que ainda não terminei a minha carteira que, por consequência, ainda não se encontra devidamente diversificada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

InvetidorPT há quanto tempo tinha comprado este fundo? Houve algum sinal para vender, porque as rentabilidade  14.8 2.7 15.0 7.5 4.0 , em 2014 caíram?

Já o tenho à mais de 1 ano.

Não tenho gostado particularmente deste fundo e quando tal acontece substituo normalmente por outro da mesma categoria.

Neste caso especifico, também aproveitei para obter as mais valias de parte do capital investido neste fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Imaginando a seguinte situação hipotética:

Hoje, dia 9-9-2014 ás 17:00.

Ultima cotação do fundo, dia 8-9-2014 (250€ por Up)

O cuttoff era até ás 12:00 e o fundo tem 0 dias para a data de cotação para o resgate.

Sei que neste dia a bolsa está a cair e pretendo evitar essas percas.

Se eu pedir agora o resgate a venda será efetuada com o último valor da UP ou com o valor do dia 9?

Tenho a ideia que passando da hora do cuttof, o valor que irá ser aplicado será o do dia seguinte, ou seja dia 10, por já ter passado das 12:00, estou correto nesta minha análise?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O cuttoff era até ás 12:00 e o fundo tem 0 dias para a data de cotação para o resgate.

Se eu pedir agora o resgate a venda será efetuada com o último valor da UP ou com o valor do dia 9?

Tenho a ideia que passando da hora do cuttof, o valor que irá ser aplicado será o do dia seguinte, ou seja dia 10, por já ter passado das 12:00, estou correto nesta minha análise?

Se passou a hora do cutoff passa para o dia seguinte. ;)

EDIT: Mas podes sempre confirmar essa operação no BEST para saberes qual é o dia de resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certissimo. Se tivesses resgatado antes das 12h seria a cotação de dia 9-9a-2014.

Por exemplo, hoje resgatei parcialmente um fundo às 11:59h com Cutoff+1 às 12:00h,ou seja, a cotação de resgate será a de dia 10-09-2014 por 1 minuto, senão será só a 11-09-2014.

Espero não ter errado na explicação...estar a fazer várias coisas aos mesmo tempo pode dar nisso ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa frase muito pertinente deveria ser recordada no Hall of Fame do fórum: ainda ontem comentei o mesmo, tenho todos os fundos no verde e na verdade isto preocupa-me, ainda bem que ainda não terminei a minha carteira que, por consequência, ainda não se encontra devidamente diversificada.

Porquê? Se tiveres uma estratégia definida não é por teres todos os fundos no verde que te deves preocupar, devias-te sim preocupar se tivesses a carteira toda no vermelho.

Por essa ordem de ideias quem abriu uma posição no S&P500 passados 5 anos deve estar sem dormir desde então...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não respondendo a questão, mas como é que sabe a cotação ao longo do dia? Ou é apenas com base numa previsão?

Porquê? Se tiveres uma estratégia definida não é por teres todos os fundos no verde que te deves preocupar, devias-te sim preocupar se tivesses a carteira toda no vermelho.Por essa ordem de ideias quem abriu uma posição no S&P500 passados 5 anos deve estar sem dormir desde então...

Se for recorrente estarem todos a verde nos mesmo momentos, é sim motivo de preocupação. Significa que a carteira é de sentido unico.

Se é para ser de sentido unico, que se faça all in num unico fundo/etf, vai parar ao mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então podemos que afirmar que, para efeito de fundos de investimento, nomeadamente o que aqui está em análise, o valor de 250€ de dia 8-9-2014 valeria até às 12:00 do dia 9-9-2014.

Isto pode ser importante para quem acredita que determinado fundo já deu o que tinha a dar e por meia dúzia de dias ainda pode ir acompanhando a bolsa, se começar a descer temos até à hora do cuttof para agir sem nos prejudicarmos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se for recorrente estarem todos a verde nos mesmo momentos, é sim motivo de preocupação. Significa que a carteira é de sentido unico.

Se é para ser de sentido unico, que se faça all in num unico fundo/etf, vai parar ao mesmo.

Agora fiquei baralhado...

Qual é o propósito de uma carteira? Então se eu tiver fundos de obrigações no verde, fundos de acções globais ou de certos sectores que já sobem à anos consecutivos (saúde, indústria, por exemplo) que mal é que tem a carteira estar toda no verde?

É claro que não vai parar ao mesmo, mas se alguém está preocupado por ter uma carteira toda no verde?! Alguém ainda me vai ter de explicar porque é que fundos de obrigações + fundos de acções tem de estar negativos na mesma altura..., se alguém estiver preocupado mais vale investir num etf do s&p que vai obter uma performance bem melhor!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora fiquei baralhado...

Qual é o propósito de uma carteira? Então se eu tiver fundos de obrigações no verde, fundos de acções globais ou de certos sectores que já sobem à anos consecutivos (saúde, indústria, por exemplo) que mal é que tem a carteira estar toda no verde?

É claro que não vai parar ao mesmo, mas se alguém está preocupado por ter uma carteira toda no verde?! Alguém ainda me vai ter de explicar porque é que fundos de obrigações + fundos de acções tem de estar negativos na mesma altura..., se alguém estiver preocupado mais vale investir num etf do s&p que vai obter uma performance bem melhor!

No longo medio/longo prazo o objectivo da carteira é estar no verde. No entanto se nos mesmos periodo pontuais todos os fundos da carteira estao a valorizar da mesma forma, ou seguindo o mesmo rumo, significa que a carteira está toda muito correlacionada, e não corta nas perdas. Ou seja tem um desvio padrão mais elevado do que o necessário. Logo menos retornos compostos.

E se é para estar muito correlacionada, um fundo global ou etf, faz o mesmo. Não faz sentido nenhum ter por exemplo 4 fundos, que tem correlacçoes de 0.9x entre eles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )