Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boa noite,

Retirei exte excerto da Bloomberg que pode interessar, no que diz respeito ás posições Obrigacionistas das vossas carteiras.

"Morgan Stanley: Preparem-se para sete anos de perdas de Bond

Aqui está uma previsão sombria para considerar: Pode chegar a 2021, sem conseguir realizar qualquer dinheiro em títulos com grau de investimento novamente.

Jonathan Mackay, da Administração Morgan Stanley (MS),  prevê que os títulos terão  retornos anuais entre 1 por cento e 2 por cento para os próximos sete anos - o que significa que você vai perder dinheiro depois de contabilizar a inflação. Isso é uma grande mudança, considerando que a dívida ganhou 8,7 por cento ao ano, em média, nos 30 anos até 2012.

Os investidores devem "ter uma dotação média inferior a obrigações do que você teria no ciclo anterior, porque eles simplesmente não oferecem o rendimento de retorno", disse Mackay, estrategista sênior de mercado da Morgan Stanley..."

Continua em: http://www.bloomberg.com/news/2014-09-03/morgan-stanley-brace-for-seven-years-of-bond-losses.html

Seria interessante que os mais experientes argumentassem algumas opiniões sobre esta noticia, principalmente para quem está em vias de constituir uma carteira de fundos, como é o meu caso e de muitos aqui, onde a maior preocupação é a diversificação e equilíbrio entre ações e obrigações.

Obrigado

Repara que o que o artigo fala é acerca de obrigações investment grade, triplo A provavelmente. Estas como sabemos têm sido emitidas com taxas de juro mínimas a longo prazo (por ex. Alemanha). Neste caso a rendibilidade de obrigações não vai ser de facto tão atrativa como antes. A questão agora é se a migração para obrigações de rating inferior (high yield) se irá manter por parte dos investidores e se a longo prazo não haverá dissabores para estes (reestruturação de dívidas dos periféricos, empresas, etc...).

Continuo a pensar que uma parte de uma carteira diversificada deve estar alocada a obrigações investment-grade. Agora se estas de facto tiverem retornos extremamente baixos a migração para outros activos de baixo risco nomeadamente depósitos a prazo ou fundos de liquidez não é de todo de desconsiderar.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Repara que o que o artigo fala é acerca de obrigações investment grade, triplo A provavelmente. Estas como sabemos têm sido emitidas com taxas de juro mínimas a longo prazo (por ex. Alemanha). Neste caso a rendibilidade de obrigações não vai ser de facto tão atrativa como antes. A questão agora é se a migração para obrigações de rating inferior (high yield) se irá manter por parte dos investidores e se a longo prazo não haverá dissabores para estes (reestruturação de dívidas dos periféricos, empresas, etc...).

Continuo a pensar que uma parte de uma carteira diversificada deve estar alocada a obrigações investment-grade. Agora se estas de facto tiverem retornos extremamente baixos a migração para outros activos de baixo risco nomeadamente depósitos a prazo ou fundos de liquidez não é de todo de desconsiderar.

Cumprimentos.

Gosto tanto quando aparecem com estas previsões pessimistas. Não é que não exista uma certa lógica, mas fazer uma previsão para tão longo prazo, faz-me lembrar a queda do euro, entre outras previsões...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou eu estou a dormir (provavelmente sim...)

Então mas se um índice valoriza 5% no dia 02/09. A cotação da UP de 02/09 é referente ao que se passou no dia 01/09?

Numa qualquer carteira de acções não é isso que acontece, nem faz sentido.

Vou recuperar esta pergunta e colocar o link deste fundo russo que tenho

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000PXFF

Cotação de 03/09 - Subir + 4%, alguém continua a dizer que isto é referente a dia 02/09 em que a subida do índice foi mínima?

Gostava de perceber...

Da próxima vez que o micex corrigir fortemente vou reforçar, perdi aqui umas oportunidades e tenho o valor da UP alto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cotação de 03/09 - Subir + 4%, alguém continua a dizer que isto é referente a dia 02/09 em que a subida do índice foi mínima?

Gostava de perceber...

Da próxima vez que o micex corrigir fortemente vou reforçar, perdi aqui umas oportunidades e tenho o valor da UP alto.

sim.

Já agora, hoje entrei no Brasil no fundo, JPMorgan Funds – Brazil Equity D (acc) - EUR - LU0522352789 e mantenho a mesma estratégia de stoploss, utilizada na carteira onde o mesmo está inserido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostava de perceber...

Cardoso,

Os fundos pictet (index fund's) têm seguido o índice. Em determinado dia, quando sobe o índice, eles sobem. Quando desce, eles descem. Os outros fundos não sei. Tenho feito essa verificação (fi-la no pictet brasil) e nunca me deparei com uma desconformidade desse teor (num determinado dia, crescimento do índice e o decréscimo simultâneo do valor das Up´s).

De qualquer forma, eu só sei da cotação de determinado dia no dia seguinte (o que faz sentido). No fundo "Pictet Russia Index" só hoje soube da cotação do dia de ontem.

Um abraço,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hj despachei a carteira de fundos de euro bonds toda, a do Brasil já dá para levar a familia ao MCDonald o mês inteiro logo não me posso queixar, quanto ao biotech em USD está bom no cambio,  na cotação é de esperar para ver o que vai dar a tendencia. E porque gosto de loucuras comprei uma acção hungara a ANY que tb já valoriza. Tenho que aproveitar os bons ventos agora porque qd mudarem é que é pior. Mas para isso existe o forum para dar ideias  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sim.

Já agora, hoje entrei no Brasil no fundo, JPMorgan Funds – Brazil Equity D (acc) - EUR - LU0522352789 e mantenho a mesma estratégia de stoploss, utilizada na carteira onde o mesmo está inserido.

InvestidorPT,

Qual é o teu stop loss? E já agora o teu taking profit? Só para perceber a tua estratégia (se quiseres dizer  :P ). Cuidado que nestes fundos desvalorizações de 5% são comuns.

Cardoso,

Os fundos pictet (index fund's) têm seguido o índice. Em determinado dia, quando sobe o índice, eles sobem. Quando desce, eles descem. Os outros fundos não sei. Tenho feito essa verificação (fi-la no pictet brasil) e nunca me deparei com uma desconformidade desse teor (num determinado dia, crescimento do índice e o decréscimo simultâneo do valor das Up´s).

De qualquer forma, eu só sei da cotação de determinado dia no dia seguinte (o que faz sentido). No fundo "Pictet Russia Index" só hoje soube da cotação do dia de ontem.

Um abraço,

Eu também só sei a cotação de determinado dia no dia seguinte. Só sei que o fundo subiu dia 03/09, no dia 04/09. Mas já fiquei esclarecido quanto a essa questão  ;)

hj despachei a carteira de fundos de euro bonds toda, a do Brasil já dá para levar a familia ao MCDonald o mês inteiro logo não me posso queixar, quanto ao biotech em USD está bom no cambio,  na cotação é de esperar para ver o que vai dar a tendencia. E porque gosto de loucuras comprei uma acção hungara a ANY que tb já valoriza. Tenho que aproveitar os bons ventos agora porque qd mudarem é que é pior. Mas para isso existe o forum para dar ideias  ;D

Também acho que me está a faltar um fundo de biotech, também vou apostar em USD. Acção Húngara, através de ADR ou mesmo mercado húngaro?  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

InvestidorPT,

Qual é o teu stop loss? E já agora o teu taking profit? Só para perceber a tua estratégia (se quiseres dizer  :P ). Cuidado que nestes fundos desvalorizações de 5% são comuns.

Neste fundo estou disposto em assumir um STOP de 7%(+/- 1/3 do DP), claro que devido a volatilidade do mesmo, este valor pode ser superior(ou inferior), apesar de a cotação de resgate(= 0) ser a do próprio dia até às 11h.

Quanto ao taking profit não tenho exactamente uma meta de aos % resgatar o fundo.

Vou seguindo diariamente a carteira de Market Timming e quando o fundo der sinais de descidas consecutivas ou existirem noticias que possam influenciar negativamente o fundo resgato o mesmo.

Já tive fundos(por ex. Turquia) que entre o resgate e a liquidação passei de 7% a 2% de mais valias(+/- foi isto).

Neste momento esta carteira está a apostar em 4 frentes...verdes. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste fundo estou disposto em assumir um STOP de 7%(+/- 1/3 do DP), claro que devido a volatilidade do mesmo, este valor pode ser superior(ou inferior), apesar de a cotação de resgate(= 0) ser a do próprio dia até às 11h.

Quanto ao taking profit não tenho exactamente uma meta de aos % resgatar o fundo.

Vou seguindo diariamente a carteira de Market Timming e quando o fundo der sinais de descidas consecutivas ou existirem noticias que possam influenciar negativamente o fundo resgato o mesmo.

Já tive fundos(por ex. Turquia) que entre o resgate e a liquidação passei de 7% a 2% de mais valias(+/- foi isto).

Que valente queda em tão pouco tempo. Se a data de resgate é de 0 dias, como é que isso foi possível? Ou esse tinha alguma regra que esteja a escapar-me?

Esclareçam-me uma questão:

Supondo que a data de cut off num fundo é às 15 horas. Dia 26 dou ordem de resgate às 14:00, qual é a data de cotação de resgate? A de dia 26, correto? Então não faz qualquer diferença a liquidação ocorrer passado 4 dias.

Essa desvalorização foi muito esquisita, ou então esse fundo desceu +4% num dia, o que é normal neste tipo de fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se calhar o que vou escrever é estúpido, mas aqui vai....

O valor da UP de um fundo é cotado em tempo real?

Se sim, podem parar de ler....

Sempre tive a ideia que o valor da UP era calculado no fecho do mercado depois de se avaliar o valor dos activos do fundo.

Por isso é que ao resgatar no dia 26 às 14h não se saberia o valor da UP, porque ainda não foi calculado. O valor que se sabe é o valor do fecho do dia 25.

Assim, parece-nos que o resgate é feito com a cotação do dia seguinte, mas na verdade é a cotação do próprio dia, mas que só se sabe o valor depois do fecho do mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que valente queda em tão pouco tempo. Se a data de resgate é de 0 dias, como é que isso foi possível? Ou esse tinha alguma regra que esteja a escapar-me?

Esclareçam-me uma questão:

Supondo que a data de cut off num fundo é às 15 horas. Dia 26 dou ordem de resgate às 14:00, qual é a data de cotação de resgate? A de dia 26, correto? Então não faz qualquer diferença a liquidação ocorrer passado 4 dias.

Essa desvalorização foi muito esquisita, ou então esse fundo desceu +4% num dia, o que é normal neste tipo de fundos.

Tentando responder às 2 questões de uma vez.

Acho que o fundo era cotação resgate +1 e dei ordem depois do cutoff, ou seja, na cotação do resgate foi assumido 2 dias da data actual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gosto tanto quando aparecem com estas previsões pessimistas. Não é que não exista uma certa lógica, mas fazer uma previsão para tão longo prazo, faz-me lembrar a queda do euro, entre outras previsões...

Boa noite,

Sim, concordo convosco. E realmente, após investigar sobre este tema, o cenário mesmo que real, é desvalorizado, como podemos ver:

"...o objetivo principal de sua alocação de bond é para diminuir a volatilidade de uma carteira.Como parte de um portfólio equilibrado, títulos fornecem benefícios de preservação de diversificação e de capital, enquanto os estoques são a principal fonte de risco e retornam a longo prazo.

Mesmo que títulos experimentam perdas temporárias, piores mercados obrigacionistas não são tão graves como os mercados de ações a piores. O gráfico abaixo da PIMCO ilustra este ponto usando retorna desde 1990.

bad stocks are worse than bad bonds

Independentemente do período de tempo histórico que você escolher, as perdas anuais de amarras foram mínimas porque a renda maior ganhada como resultado de taxas de juro crescentes desloca o impacto negativo no preço. Por essa razão, taxas de juros são uma coisa boa para os investidores de longo prazo. Considere o cenário abaixo da PIMCO que retrata o impacto de um aumento de ponto percentual no rendimento sobre o retorno total de uma ligação...."

Continua em: http://acrinv.com/2014/08/rising-interest-rates/

post-20841-14412396741248_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se calhar o que vou escrever é estúpido, mas aqui vai....

O valor da UP de um fundo é cotado em tempo real?

Se sim, podem parar de ler....

Sempre tive a ideia que o valor da UP era calculado no fecho do mercado depois de se avaliar o valor dos activos do fundo.

Por isso é que ao resgatar no dia 26 às 14h não se saberia o valor da UP, porque ainda não foi calculado. O valor que se sabe é o valor do fecho do dia 25.

Assim, parece-nos que o resgate é feito com a cotação do dia seguinte, mas na verdade é a cotação do próprio dia, mas que só se sabe o valor depois do fecho do mercado.

Exacto. Agora existem fundos que podem baralhar isto, por exemplo, aqueles que tem acções, obrigações e matérias-primas.

Agora num fundo de acções, penso que seja como disseste. Por isso é que só sabemos o valor da UP no dia seguinte, senão seria fácil resgatar.

InvestidorPT- Obrigado pela resposta. Em fundos emergentes 2 dias pode fazer uma grande mossa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Abrir uma conta num broker na hungria e investi por lá, mais uma loucura que tem corrido bem demais para o meu espanto, entao comprei acções da ANY que tem vindo a valorizar bem e o melhor disto tudo é que passado 5 anos é taxado a 0%,  ;D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

porque despachaste esses fundos, prevê-se que comecem a desvalorizar?

que tipos de fundos?

Schroder ISF Euro Bond B Acc

ES Euro Bd

ES obrigações europa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que no banco Best a:

Data-Valor do Resgate 3 Dias

Cutoff Time 11:00:00

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+MyBank+FundDetail+NS+View&MSCode=F00000J5HW

Agora uma dúvida, com o QE europeu, presume-se que vai haver uma forte subida de acções europeias? Como acontece nos USA?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que no banco Best a:

Data-Valor do Resgate  3 Dias

Cutoff Time  11:00:00

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+MyBank+FundDetail+NS+View&MSCode=F00000J5HW

Agora uma dúvida, com o QE europeu, presume-se que vai haver uma forte subida de acções europeias? Como acontece nos USA?

Pois mas isso da data-valor do resgate corresponde ao número de dias que leva até ao dinheiro ficar na tua conta (disponível).

O que interessa é esta linha,  data de cotação para resgates 0. Eu tenho pena que o meu fundo do Brasil esteja com 1 dia...também não se pode ter tudo  ;D

Atenção que não houve ainda sinal de um QE europeu, ainda que seja isso que os mercados queiram. Mas sim nessa caso é para haver uma forte subida das acções europeias, se será sempre em linha recta? Não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Abrir uma conta num broker na hungria e investi por lá, mais uma loucura que tem corrido bem demais para o meu espanto, entao comprei acções da ANY que tem vindo a valorizar bem e o melhor disto tudo é que passado 5 anos é taxado a 0%,  ;D

Bem tu tens cada informação eehehe ;D

Ainda por cima a moeda da Hungria é o euro, muito bom! Então e isso de ser taxado a 0% é para todas as acções húngaras, ou se comprares de outro país também?

É :P que se for assim, compensa sempre abrir conta num broker de um país em que não sejamos taxados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu fui alertado pelo gestor de conta para o facto de nas ultimas vezes de término do programa "quantitative easing" as acçoes terem caido forte nos EUA.

Aproxima-se outubro.

Setembro e Outubro não costumam ser meses famosos. Mas se não estou em erro, este Agosto foi um dos melhores dos últimos anos...

Mas o QE tem data prevista para o seu término? Só li falarem de diminuição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois mas isso da data-valor do resgate corresponde ao número de dias que leva até ao dinheiro ficar na tua conta (disponível).

Nem +

O que interessa é esta linha,  data de cotação para resgates 0. Eu tenho pena que o meu fundo do Brasil esteja com 1 dia...também não se pode ter tudo  ;D 

Quando selecciono um fundo deste tipo o primeiro critério são as variáveis (RM/DP/...) e depois vou consultar a data cotação de resgate.

Se existirem várias opções 5*, a data cotação resgate poderá ter influencia na escolha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )