Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Faz sentido ter na mesma carteira os dois que vocês referiram? (Invesco Balanced-Risk Alloc E + M&G).

Em termos de correlação, não tenho bem a certeza, até porque o M&G não se encontra no site Trustnetoffshore.com

jmnp eu não comparei os 3, só abri no Morningstar e verifiquei alguns dados do fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Faz sentido ter na mesma carteira os dois que vocês referiram? (Invesco Balanced-Risk Alloc E + M&G).

Em termos de correlação, não tenho bem a certeza, até porque o M&G não se encontra no site Trustnetoffshore.com

Tens de ver. Por exemplo se ja estas muito exposto ao mercado do UK, pode não fazer sentido teres o M&G, ja que quase metade do fundo esta exposto a esse mercado.

Entre ambos, dá para ter uma ideia, diria que a correlação entre ambos é relativamente aceitável. Mas assim a olho não é grande a precisão  :)

http://i.imgur.com/AugJwJA.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho algum dinheiro do meu filho, de 4 anos, para aplicar a longo prazo.

O montante ronda os 2500€ e queria aplicá-lo a pelo menos 15 anos, com eventuais reforços pelo meio.

Para esta carteira queria seguir uma abordagem "lazy" e um perfil moderado.

O que me dizem à seguinte distribuição:

1000€ Acções global

1000€ Obrigações global

500€ Misto

Para essa duração e valor não seria descabido fazer "all in" de ações.

E sugeres dividir, por exemplo:

1000€ Acções EUA

1000€ Acções Europa

500€ Acções Global

Ou dado o valor, meter os 2500€ num Acções Global?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, eu faria algo do género, mas aguarda por outras opiniões.

Em alternativa fazia algo assim:

25% Acções EUA - Pioneer US fundamental growth

25% Acções Europa - Allianz Europe Equity Growth CT

25% Obrigações Europa - Es obrigações europa

25% Obrigações globais - AXA WF Global high yield

Ou então apenas um fundo misto que englobe tudo isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Só agora é que vou ter condições para poder começar a criar uma poupança dentro deste segmento dos fundos (a última que criei foi há 3 anos e em DP's e rendeu-me muito pouco... mais ou menos 0,5% em 3 meses.)

E aproveitava para pedir a vossa opinião relativamente a esta pequena carteira, se me dão o "aval" para ela

Tempo de Duração: Por agora seria só mesmo até ao final do ano (4 meses). Depois no próximo ano vai depender de algumas coisas na minha vida pessoal e profissional se é para acabar com isto no final desse tempo ou se é para continuar.

Motivo: Em vez de deixar estar o dinheiro quieto na conta á ordem, sempre se pode ganhar uns pózinhos nestes meses com os fundos.

Risco: Baixo

Valores: Vou começar com 800€ e depois ir reforçando com 300€ nos restantes meses.

Banco: Banco Best

Para o tempo de duração desta carteira e o nível de risco, e também para não meter tudo num só fundo (isso agora já depende da vossa opinião se devo fazer isso ou não  cheguei a estes 2 fundos e seguintes divisões:

62,5% ES Liquidez

37,5% ES Tesouraria Ativa

A divisão aqui de início não poderá ser de 50-50 até por causa dos valores de início (min constituição no Liquidez é de 500€).

Já agora uma questão: Verifiquei na página da ESAF sobre os fundos e constam lá comissões de gestão. Por ser cliente do Best pago essas comissões ou não tenho que pagar comissões?

Obrigado a todos e bons investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Só agora é que vou ter condições para poder começar a criar uma poupança dentro deste segmento dos fundos (a última que criei foi há 3 anos e em DP's e rendeu-me muito pouco... mais ou menos 0,5% em 3 meses.)

E aproveitava para pedir a vossa opinião relativamente a esta pequena carteira, se me dão o "aval" para ela

Tempo de Duração: Por agora seria só mesmo até ao final do ano (4 meses). Depois no próximo ano vai depender de algumas coisas na minha vida pessoal e profissional se é para acabar com isto no final desse tempo ou se é para continuar.

Motivo: Em vez de deixar estar o dinheiro quieto na conta á ordem, sempre se pode ganhar uns pózinhos nestes meses com os fundos.

Risco: Baixo

Valores: Vou começar com 800€ e depois ir reforçando com 300€ nos restantes meses.

Banco: Banco Best

Para o tempo de duração desta carteira e o nível de risco, e também para não meter tudo num só fundo (isso agora já depende da vossa opinião se devo fazer isso ou não  cheguei a estes 2 fundos e seguintes divisões:

62,5% ES Liquidez

37,5% ES Tesouraria Ativa

A divisão aqui de início não poderá ser de 50-50 até por causa dos valores de início (min constituição no Liquidez é de 500€).

Já agora uma questão: Verifiquei na página da ESAF sobre os fundos e constam lá comissões de gestão. Por ser cliente do Best pago essas comissões ou não tenho que pagar comissões?

Obrigado a todos e bons investimentos

No best não pagas  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Uma questão certamente a muitos interessante e que não consigo entender:

Tendo hoje quase a totalidade dos mercados bolsistas da Europa e EUA fechado positivamente, porque é que no entanto esta carteira em baixo no anexo, se apresenta quase toda negativa nos 7 fundos que a constitui? Tinha a ideia que os fundos deveriam acompanhar a tendência.

Obrigado e bom fim de semana.

Rui

post-20841-14412396741046_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E sugeres dividir, por exemplo:

1000€ Acções EUA

1000€ Acções Europa

500€ Acções Global

Ou dado o valor, meter os 2500€ num Acções Global?

Vou dar a minha sugestão:

Fundo de Acções - Sector Ouro (num prazo de 15 anos). - 15%

Fundo de Acções Asiático (Que englobe grande parte em Índia, China, Indonésia, Vietname) - 25%

América Latina (México, Peru, Colômbia, Brasil) - 25%

África e Médio Oriente - 15%

Global - 20%

PS- Se calhar um emergente poderia incluir alguns destes mercados (Asiático e América Latina), mas os chamados BRICs, alguns já não são emergentes, Índia e China, portanto eu apostaria nos próximos países com enorme potencial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

15 anos é muito tempo e ninguem lhe pode jurar o que vai acontecer nesses espaço temporal, penso que na minha opinião terá que acompanhar a coisa nem que seja anualmente, e pense assim se tem 2500€ e vamos por uma rend. média de 8% ao ano, em 15 anos terá um pouco mais do dobro do pilim inicial, logo sem grandes esquemas e com risco reduzido meta o dinheiro num fundo estilo euro bonds até que a tendencia seja  de subida, onde tem fundos deste tipo a dar 8 ou 9% ao ano, eu tenho um onde a relação risco de perdas e ganhos é excelente,

BGF Euro Bond E2 - LU0090830810

este é só um exemplo e tem vários deste tipo, abra um gráfico a 1 ano e veja a tendencia da coisa, e pergunte a si mm este gráfico é bom ou mau, escolha um que só sobe pelo menos à 1 ano sem grandes curvas, mas seja qual for a decisão que tome não se meta em grandes confusões que não entende, porque se se mete a comprar fundos de alto risco disto e daquilo depois sai-lhe o tiro pela culatra pq ou não tem tempo para ver a coisa ou não entende da coisa, logo meta-se em algo calmo e que não tenha riscos elevados. Não necessita de comprar muitos fundos, porque um fundo já é uma carteira de redução de risco de perda e se apostar em algo onde o grafico só sobe, em principio a coisa está protegida. Claro que aqui vai ter 1000 opiniões diferentes, mas como disse se não tem tempo ou não entende compre algo simples e não espere ganhar 20% ou mais ao ano, seja realista e seguro. E qualquer duvida chateie o forum que tem sempre alguma alma caridosa a ajudar e ainda bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Boa noite,

Uma questão certamente a muitos interessante e que não consigo entender:

Tendo hoje quase a totalidade dos mercados bolsistas da Europa e EUA fechado positivamente, porque é que no entanto esta carteira em baixo no anexo, se apresenta quase toda negativa nos 7 fundos que a constitui? Tinha a ideia que os fundos deveriam acompanhar a tendência.

Obrigado e bom fim de semana.

Rui

Podes ter aqui 2 cenários:

1. O valor de cada UP do fundo ainda não está actualizado (tens ali alguns fundos com cotação do dia 28);

2. Os fundos nem sempre acompanham as rendabilidades dos mercados, uma vez que podem estar expostos a activos que não acompanharam a média do mercado (para isso existem os index-funds e os ETFs de gestão passiva).

Nota pessoal: Se têm carteiras de investimento a longo-prazo, não deverão perder o vosso tempo a acompanhar diariamente a carteira, caso contrário vão estar constantemente a questionar a mesma, o que vai acabar por resultar (na maior parte dos casos) em resgates fora do tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Após algumas trocas acabei por redifinir a carteira. Foi mais na parte das obrigações. Agradeço desde já o tempo perdido comigo ;D

Retirei o Es Obrigaçoes e ES Rendimento Plus pois são fundos que neste momento tenho no Bes e que para já não pretendo resgatar. Acabei por substituir o fundo da Fidelity pois era um fundo com distribuição de divendos e como não sou adepto desse tipo de fundo acabei por ir para o Nordea. Mantive o Henderson mas o montante a investir aumentou pois o minimo de subscrição é 2.5k. Entretanto fiquei com um espaço para investir de 1k nas obrigações. Estou em duvida nestes dois

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000Q8QC

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000G8V

Mas estou mais inclinado para o  da Jupiter. Gostaria de ouvir uma opinião aqui dos mais experientes aqui do forum.

Mas se houver por aí outro que achem que talvez encaixe melhor nesta carteira sou todo ouvidos.

O horizonte temporal acabará por ser o mesmo 5 a 10 anos. A carteira deverá ficar com os seguintes fundos

Obrigaçoes

AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR----------1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR061VJ

Nordea-1 US High Yield Bond E EUR----------------1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000PTYZ

BGF Euro Bond E2---------------------------------1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04DVG

Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc ---------2.5

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000005I0E

Misto

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged)----1

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD

Acçoes

MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR----------------1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UGX

UBS Infrastructure P-ACC-------------------------1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000247P

Invesco Pan Eurp Structured Eq E-----------------1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K6T

Threadneedle Amer Ext Alp I EUR------------------1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000K9K

MFS® Meridian Funds Global Equity A1 EUR Acc-----1

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04E6R

Cumprimentos e obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigo Mouro,

Obrigado pelas duas notas que referiste. Foram bastante esclarecedoras em relação à divergência entre o comportamento dos fundos face ao resultado diário dos mercados. Tal me estava a intrigar sem ter explicação. Nem no mais básico tinha reparado, que era de facto como referiste a data ser do dia anterior nalguns fundos. Agora passei a entender.

obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nao analisei a carteira toda, mas por exemplo:

Invesco Pan Eurp Structured Eq E 3%

Franklin European Growth N Acc 3%

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 3%

Estes tres fundos tem 30% de activos sobrepostos, e a correlação deles é enorme.

Logo são tres fundos que não diversificam a carteira, ao contrario do que julgo quereres.

O mesmo para estes dois,

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR 10%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) 7%

Correlaçoes enormes novamente.

Dito de outra forma, estes cinco fundos sao facilmente substituiveis por dois.  Isto foi so por alto, agora tens de analisar melhor a carteira.

Qual a melhor forma de eu ver as corrrelacões que falas?

X-Ray?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )