Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Acho que deve ser este http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NDFS

Esse fundo paga dividendos trimestralmente. Portanto como recebeste a 20-05-2014, referente ao 1º trimestre, em relação ao 2º trimestre deverás receber em Agosto.

1- Esses 1,34€ por UP já é o valor líquido? Ou ainda temos de descontar os 28%

2- É possível saber à partida qual é o valor distribuído, ou isso está dependente de algo?

3- As rentabilidades alcançadas no final de cada ano são descontadas dos dividendos?

Se alguém souber a resposta a estas perguntas, agradeço desde já! ;)

É esse o fundo e como disse devo estar para receber novamente, provavelmente esta semana.

1) Não, é bruto.

2) Não te consigo responder com certezas mas nas últimas 3x pagou isso, com variação de 1-2cent por UP.

3) Se percebei o que pretendes saber, sim, uma coisa são os dividendos que pagam, outra coisa é o que a UP do fundo valoriza, chegando aos tais 9% brutos com os dividendos + valorização. Este ano a UP já vai com 4,7%, em 2013 valorizou 7,2% e em 2012 13%.

A não ser que alguém tenha um valor considerável e queira ter rendimentos para gastar, os fundos que pagam dividendos não são vantajosos pois acabamos por pagar mais impostos se a intenção for reinvestir o valor dos dividendos. E por isso quando me pagarem os dividendos irei subscrever o mesmo fundo mas na sua versão de acumulação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Uma pergunta parva: porque é que este fundo Invesco Balanced-Risk Alloc E não tem nenhum estilo explícito na Style Box (Style Box totalmente em branco)? É que depois, na análise X-Ray da minha carteira, não consigo ter 100% da carteira analisada pela Style Box e fico sem saber onde deveria aumentar e diminuir os activos. O mesmo acontece com o fundo Vontobel Euro Bond B.

Outra pergunta: na análise X-Ray do Best à minha carteira, tenho à volta de 17% dos activos como "não classificado": 16% na análise às regiões, 18% no peso sectorial das obrigações e 18% no peso sectorial das acções. Acho 16-18% uma grande perda de informação, porque será?

Cumps

jmnp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá boa noite a todos.

Gostaria de saber a vossa opinião, relativamente a constituir a seguinte carteira, com base numa carteira modelo do site do Activobank. A razão que me leva a optar como ponto de partida por esta carteira modelo, deve-se ao facto de pressupor que será uma carteira profissionalmente mais bem constituída em termos de escolha e distribuição dos fundos, visto ser elaborada por este banco de investimento e não por mim. Como não consegui achar carteiras sugeridas anteriormente por este banco para poder avaliar a sua evolução, solicito a vossa opinião por esta minha opção.

Obrigado.

Carteira Tipo: EQUILIBRADO

Schroder International Selection Fund - EURO Equity             10% 500

BNY Mellon Global Funds PLC - Long-Term Global Equity Fund 10% 500

Morgan Stanley Investment Funds - Euro Corporate Bond Fund 5% 250

Parvest Bond Euro Government                                             5% 250

UBS Lux Strategy Fund - Balanced EUR                               50% 2500

Fidelity Funds - European High Yield Fund                             5% 250

BNY Mellon Global Funds PLC - Global Real Return Fund EUR   15% 750

100% 5000 eur

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É esse o fundo e como disse devo estar para receber novamente, provavelmente esta semana.

1) Não, é bruto.

2) Não te consigo responder com certezas mas nas últimas 3x pagou isso, com variação de 1-2cent por UP.

3) Se percebei o que pretendes saber, sim, uma coisa são os dividendos que pagam, outra coisa é o que a UP do fundo valoriza, chegando aos tais 9% brutos com os dividendos + valorização. Este ano a UP já vai com 4,7%, em 2013 valorizou 7,2% e em 2012 13%.

A não ser que alguém tenha um valor considerável e queira ter rendimentos para gastar, os fundos que pagam dividendos não são vantajosos pois acabamos por pagar mais impostos se a intenção for reinvestir o valor dos dividendos. E por isso quando me pagarem os dividendos irei subscrever o mesmo fundo mas na sua versão de acumulação.

3) Respondeste ao que eu perguntei. O objectivo era saber se as rentabilidades alcançadas no final de cada ano excluíam os dividendos. Se assim é, então esse fundo está muito interessante.

Faz todo o sentido a tua estratégia, usar os dividendos para investir no fundo Acc.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, mas pelo que percebi ele está arrependido de não ter subscrito logo apenas o acc, porque agora perde os 28% sobre os dividendos que irá posteriormente aplicar, caso contrário como a aplicação era directa "poupava" estes 28%.

Ou seja, sendo os fundos idênticos (para não dizer iguais) o inc poderá ser mais interessante para quem pretenda receber dividendos para gastar em compras, viagem (o que entender)... se pretende re-investir os dividendos o acc será uma opção muito mais eficaz.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, mas pelo que percebi ele está arrependido de não ter subscrito logo apenas o acc, porque agora perde os 28% sobre os dividendos que irá posteriormente aplicar, caso contrário como a aplicação era directa "poupava" estes 28%.

Ou seja, sendo os fundos idênticos (para não dizer iguais) o inc poderá ser mais interessante para quem pretenda receber dividendos para gastar em compras, viagem (o que entender)... se pretende re-investir os dividendos o acc será uma opção muito mais eficaz.

Exato, no meu caso, como pretendo manter o investimento e não ter mais uma fonte de rendimento, o Inc foi má opção, que tomei quando comecei com os fundos, um pouco influenciado pelo meu PFA. Este tipo de fundos é mais interessante para quem pretenda viver de rendimentos.

Deixo também a informação que pagaram hoje 1,30€ por UP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

O que acham do equilíbrio desta carteira para médio-prazo (5-10 anos)? (Tenho outra carteira em construção para prazos maiores.)

Coloquei informação sobre os pesos sectoriais e box-style. Assim à primeira vista parece que estou demasiado exposto às obrigações governo, não? E em acções, não defensivo o suficiente, só que não consigo aumentar o peso do "defensive", por mais que eu altere os fundos - devo ter feito 50 tentativas...

hces8cz9g2vmq7rkqw85.png

Obrigado, cumps

jmnp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este fundo, por exemplo, Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg, não é INC nem ACC.

Ou seja, o que acontece às valorizaçoes?

Não confundas valorização com dividendos. Uma UP valia X e agora vale X + Y, isto foi uma valorização, ficas com maior valor em carteira mas o mesmo numero de UPs.

Quando são pagos dividendos, para além desta valorização pode ocorrer um aumento de UPs, se o fundo for de acumulação, i.e., pagam dividendo e esse valor é usado para comprar mais UPs automaticamente, Por exemplo tinhas N e passas a ter N + M. Em que M é o número de UPs que foi possivel comprar com os dividendos pagos!

Outra questão é que nem todos os fundos pagam dividendos (inc ou acc), e nesses apenas ocorre valorização (ou desvalorização) do valor da UP, o número de UPs mantém-se inalterado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boas! Com capital disponível para aplicar, o que aconselham, reforçar alguns, subscrever novos!?

Obrigações 52%

E.S. Rendimento Plus FIA    15%   

E.S. Obrigações Europa  10%     

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc    10%   

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR    10%   

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  (IE00B1Z6D669)    7%   

Mistos 15%

Nordea-1 STABLE RETURN E EUR      7,5%   

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc      7,5%   

Acções 33%

Europa

Invesco Pan Eurp Structured Eq E    3%   

Franklin European Growth N Acc    3%       

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc    3% 

EUA

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND      5%   

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc      4% 

Globais

M&G Global Dividend EUR A    5%   

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc    4%     

Sectoriais

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R  (LU0155230690)    3%   

Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R    (LU0114064081)    3%   

100%

Depois tenho o Santander Ações Portugal    (1000€)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu hoje metia em ações growth EUA, obrigações europa ou arriscava Brasil\Turquia, mas de um modo geral estamos a passar por uns dias positivos. Santander ações PT é capaz de ser boa escolha se houverem sinais de recuperação, ainda está bastante desvalorizada a UP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nao analisei a carteira toda, mas por exemplo:

Invesco Pan Eurp Structured Eq E 3%

Franklin European Growth N Acc 3%

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 3%

Estes tres fundos tem 30% de activos sobrepostos, e a correlação deles é enorme.

Logo são tres fundos que não diversificam a carteira, ao contrario do que julgo quereres.

O mesmo para estes dois,

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR 10%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) 7%

Correlaçoes enormes novamente.

Dito de outra forma, estes cinco fundos sao facilmente substituiveis por dois.  Isto foi so por alto, agora tens de analisar melhor a carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nao analisei a carteira toda, mas por exemplo:

Invesco Pan Eurp Structured Eq E 3%

Franklin European Growth N Acc 3%

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 3%

Estes tres fundos tem 30% de activos sobrepostos, e a correlação deles é enorme.

Logo são tres fundos que não diversificam a carteira, ao contrario do que julgo quereres.

Onde é que vês isso? No X-Ray do Best, "só" me dá 14.79% dos activos sobrepostos (coluna "Peso no portfólio" do menu Sobreposição de activos.

Já agora, sem querer ser chato nem ofensa, porque ajudam uns e não ajudam outros? Eu tenho 2 pedidos que ficaram sem resposta  :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado David pela atenção  :)

O primeiro pedido foi este:

Boas,

Uma pergunta parva: porque é que este fundo Invesco Balanced-Risk Alloc E não tem nenhum estilo explícito na Style Box (Style Box totalmente em branco)? É que depois, na análise X-Ray da minha carteira, não consigo ter 100% da carteira analisada pela Style Box e fico sem saber onde deveria aumentar e diminuir os activos. O mesmo acontece com o fundo Vontobel Euro Bond B.

Outra pergunta: na análise X-Ray do Best à minha carteira, tenho à volta de 17% dos activos como "não classificado": 16% na análise às regiões, 18% no peso sectorial das obrigações e 18% no peso sectorial das acções. Acho 16-18% uma grande perda de informação, porque será?

Cumps

jmnp

E o segundo é este. Até fiz trabalho de casa e tudo para facilitar a análise.

Boas,

O que acham do equilíbrio desta carteira para médio-prazo (5-10 anos)? (Tenho outra carteira em construção para prazos maiores.)

Coloquei informação sobre os pesos sectoriais e box-style. Assim à primeira vista parece que estou demasiado exposto às obrigações governo, não? E em acções, não defensivo o suficiente, só que não consigo aumentar o peso do "defensive", por mais que eu altere os fundos - devo ter feito 50 tentativas...

hces8cz9g2vmq7rkqw85.png

Obrigado, cumps

jmnp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, os fundos têm subido ou descido?  ;D ;D estou de férias a vários niveis, profissionalmente e da carteira de fundos  ;) ;)

Como não consigo resistir, continuo a acompanhar a carteira diariamente (maldita sejas, app da Bloomberg!  ;D ).

A minha carteira, que no início de Agosto ficou quase a 0%, está neste momento a valorizar 2.02%, ou seja, não só recuperou todas as perdas como já ultrapassou os máximos já atingidos.

Até o Dunas Tesouraria já quase saiu do vermelho, estou neste momento com apenas -0.2%.

Só o AR PPR é que ainda não recuperou, embora esteja bem encaminhado a subir. Mas esse não me preocupa!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boas! Com capital disponível para aplicar, o que aconselham, reforçar alguns, subscrever novos!?

Obrigações 52%

E.S. Rendimento Plus FIA    15%   

E.S. Obrigações Europa  10%     

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc    10%   

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR    10%   

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  (IE00B1Z6D669)    7%   

Mistos 15%

Nordea-1 STABLE RETURN E EUR      7,5%   

M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc      7,5%   

Acções 33%

Europa

Invesco Pan Eurp Structured Eq E    3%   

Franklin European Growth N Acc    3%       

MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc    3% 

EUA

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND      5%   

Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc      4% 

Globais

M&G Global Dividend EUR A    5%   

Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc    4%     

Sectoriais

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R  (LU0155230690)    3%   

Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R    (LU0114064081)    3%   

100%

Depois tenho o Santander Ações Portugal    (1000€)

Que acham de adicionar estes;

UBS Infrastructure P-ACC

AXA WF Euro 5-7 EC

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

com risco 2 e 3, boas prestações, e algo conservador, escolhi estes fundos obrig. para mim,  que lhe posso sugerir:

BNY Mellon Euroland Bond

AGI US Hig Yld

Jup Dync Bond L E

Schroder International Selection Fund EURO Bond B Acc (este mais conservador foi onde apostei mais)

houve alguns que nem ostilaram no gráfico com a ultima crise

encontram-se no best.invest e big

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )