Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Bushy estás a falar deste fundo? http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04DVG&tab=1

Até 2008 andava "morto" não devemos considerar nessa análise o boom que as obrigações tem tido?

- Como está a correr o fundo turco? Muita volatilidade, mas tudo como esperado?

O fundo da euro bond ainda tem uma tendencia positiva muito estável e por isso é que tem uns numeros muito bons para mim e para o montante que é, qt ao turco anda-me a dar luta, apanhei  os dias do BES e a coisa desceu agora anda no vai nao vai, é um velho amigo que tenho onde teimo que vou um dia ganhar dinheiro com ele, vamos ver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Olá!

Alguém tem as cotações do M&G Optimal Income (GB00B1VMCY93) em 09/05, 09/06 e 09/07 ou em datas próximas?

Como este fundo não existe online no BEST não encontro estes dados disponíveis.

Obrigada!

Podes ver as cotações recentes deste fundo em:

http://markets.ft.com/research//Tearsheets/PriceHistoryPopup?symbol=GB00B1VMCY93:EUR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nada que já não tenhamos falado por aqui, infelizmente. No entanto a melhor decisão que se pode tomar é aquela em que não tenhamos stress e dificuldades em dormir :)

Em breve também devo retirar do ES Liquidez porque está a ficar demasiado parecido aos fundos da sua categoria, o que é mau para mim. Se render 1,8-1,9% ao ano, estamos a falar de 2,63% brutos e até um DP no invest consegue render mais um pouco (perdendo na flexibilidade).

O fundo da euro bond ainda tem uma tendencia positiva muito estável e por isso é que tem uns numeros muito bons para mim e para o montante que é, qt ao turco anda-me a dar luta, apanhei  os dias do BES e a coisa desceu agora anda no vai nao vai, é um velho amigo que tenho onde teimo que vou um dia ganhar dinheiro com ele, vamos ver.

Eu nem tenho visto os fundos turcos mas a julgar pela evolução do índice devem ter ficado feios...

Mas vais ganhar dinheiro com ele, disso não duvido  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e já agora onde meteu o cash da ESAF?

Transferi o valor para o BIG e reparti-o pelas 3 aplicações do Eurovida BigLink que eles comercializam.Dividi o montante em partes iguais pelo Acções Activo, Acções Equilibrado e Eurovida Defensivo.

Como esta minha aplicação é a médio/longo prazo, creio que poderei esperar uma rendibilidade aceitável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Transferi o valor para o BIG e reparti-o pelas 3 aplicações do Eurovida BigLink que eles comercializam.Dividi o montante em partes iguais pelo Acções Activo, Acções Equilibrado e Eurovida Defensivo.

Como esta minha aplicação é a médio/longo prazo, creio que poderei esperar uma rendibilidade aceitável.

Obrigado Ramiro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por acaso acho que ha uma junçao de dois factores.

-Desconhecimento de facto.

-A equipa de gestao de activos, tal como a de todos os restantes funcionários, podem nao estar com a cabeça limpa para fazer o seu trabalho. Sei de pessoas que ja sairam da gestao private para a concorrencia, nomeadamente responsáveis, e outras que temem ser substituidas por outsourcing em determinadas áreas de actuaçao, e que estao activamente a procura de emprego.

Pelo menos foi o que me foi dito por fontes internas ao banco, vale o que vale. Mas certamente que a incerteza nao e benéfica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas esses produtos tb podem correr mal, não têm capital garantido.

Agradeço o seu comentário.

Antes de subscrever este Unit Linked inteirei-me da especificidade de cada um dos 3 produtos comercializados pelo Big.

Esta minha aplicação foi realizada numa perspetiva de médio/longo prazo (se as valorizações forem satisfatórias, o capital poderá lá estar os 8 anos, já que posso livremente migrar entre fundos, procurando as melhores oportunidades).

Estou a monitorizar regularmente a aplicação e espero vir a obter resultados satisfatórios. Se isso não acontecer, daqui a um ano mudo! É a vida...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas se como disse o investimento é para médio/longo prazo, não será um ano um pouco curto para tirar ilações?

Num investimento com o risco do que fez e com objectivo de médio/longo prazo, em um ano pode até estar com a carteira negativa que não significa que não vá obter bons resultados a 5, 8 ou 10 anos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existe algum fundo na 1ª página com YTD negativa?

Pelo que estive a ver não existe nenhum até à data negativo, o que por si só nos diz que aquele TOP é de grande qualidade.

PS- Acho que antes de escolher tenho de vir aqui dar uma vista de olhos ;D :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que estive a ver não existe nenhum até à data negativo, o que por si só nos diz que aquele TOP é de grande qualidade.

PS- Acho que antes de escolher tenho de vir aqui dar uma vista de olhos ;D :P

E muitos outros que já se falou aqui poderiam lá estar, muitas vezes é por prequiça que não os coloquei, mas depois fica uma página também muito grande :)

Quem entrou em fundos há 1 mês tem rentabilidade negativa? quase de certeza que sim, e há dois meses? e há 3 meses?

Quanto mais o tempo passa a probabilidade de se ter uma carteira negativa diminui, passado 7 meses e 14 dias, e apesar de tudo o que tem acontecido este ano, não há até agora nenhum fundo da 1ª página em negativo.

Prova-se que isto é um "tópico bom " e não um "bad tópico" :) :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E muitos outros que já se falou aqui poderiam lá estar, muitas vezes é por prequiça que não os coloquei, mas depois fica uma página também muito grande :)

Quem entrou em fundos há 1 mês tem rentabilidade negativa? quase de certeza que sim, e há dois meses? e há 3 meses?

Quanto mais o tempo passa a probabilidade de se ter uma carteira negativa diminui, passado 7 meses e 14 dias, e apesar de tudo o que tem acontecido este ano, não há até agora nenhum fundo da 1ª página em negativo.

Prova-se que isto é um "tópico bom " e não um "bad tópico" :) :) :)

Existem "mil e um" fundos que podiam fazer parte daquela lista, portanto percebo o facto de não quereres actualizar. Aliás se o fizesses aquela lista ficava demasiado extensa e perderia o seu intuito.

É bem provável que quem entrou em Maio esteja com rentabilidade negativa, mas também depende da escolha e tipo de investidor. Alguém que tivesse uma carteira com 60% de obrigações, 30% acções, 10% tesouraria, pode estar positivo.

Muito bom tópico! Foi graças a ele que tenho equilibrado mais a minha carteira. ;) ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dentro de 2 meses faz 2 anos este tópico, vai ser interessante colocar as rentabilidades dos fundos a 2 anos  ;D secalhar acaba por surpreender pela positiva.

Mas é melhor não falar antes do tempo, ainda o mercado cai 200% nestes 2 meses  ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E também diminuias a probabilidade de YTD estarem todos positivos.  ;D  Just kidding!

Muito bom tópico, onde me inspirei para criar a minha primeira carteira que após 5 meses esteve a ganhar 5% depois em cerca de um mês caiu para proximo de 0% e agora nestes ultimos 2/3 dias já está outra vez com quase 1%, vamos ver se esta tendência é para continuar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:) bem me parecia que algum de acções Europa poderia estar...

O Franklin caiu mais de 4% em apenas 1 mês, o Alken ( que faz short/selling ) perdeu 2,90% num mês.

Estas quedas no último mês veio de facto a fazer com que os fundos de acções mais agressivos levassem pancada valente, até 31 de Julho ainda estavam acima da linha de água, mas os últimos 10/11 dias forma determinantes para ficarem abaixo.

Vamos ver o que nos traz o resto do ano.

Um aparte, o Franklin apresenta rentabilidades de 16,52% a 3 anos, de 13,29% a 5 anos e de 9,19% a 10 anos...

O Alken não tem histórico ainda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço o seu comentário.

Antes de subscrever este Unit Linked inteirei-me da especificidade de cada um dos 3 produtos comercializados pelo Big.

Esta minha aplicação foi realizada numa perspetiva de médio/longo prazo (se as valorizações forem satisfatórias, o capital poderá lá estar os 8 anos, já que posso livremente migrar entre fundos, procurando as melhores oportunidades).

Estou a monitorizar regularmente a aplicação e espero vir a obter resultados satisfatórios. Se isso não acontecer, daqui a um ano mudo! É a vida...

Tenho o acções equilibrado. Foi a melhor opção de investimento para o meu perfil e objectivos, pois não preciso de ser um expert em fundos, a carteira em si tem gestão autónoma do BIG. Limito-me a acompanhar, e até agora estou bastante satisfeito com a evolução. Não preciso de estar em cima do acontecimentos tipo, resgata aqui, subscreve ali, permuta acolá, etc.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dentro de 2 meses faz 2 anos este tópico, vai ser interessante colocar as rentabilidades dos fundos a 2 anos  ;D secalhar acaba por surpreender pela positiva.

Mas é melhor não falar antes do tempo, ainda o mercado cai 200% nestes 2 meses  ;D ;D

Olha que já esteve mais longe :-P. Pelo site da morningstar, a n ser qe não esteja actualizado aqeles 2 fundos ainda estão positivos.

Como ja se começa a falar do QE europeu, ainda para mais o pib da alemanha contraiu, acho qe vai ser inevitavel para o bce avançar com isso. Portanto é estar atento aos próximos tempos. :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Macase,

Foi essa a principal razão que me levou a entrar neste Unit Linked do Big. Os meus conhecimentos financeiros em Fundos são fracos e não tenho tempo para acompanhar a evolução dos mercados. Assim, consoante o ambiente que se for vivendo, vou balanceando a minha posição entre os 3 fundos.

Dada a característica desta aplicação, só no final do 1º ano poderei fazer um juízo concreto, mas estou em crer que, não acontecendo nada de imprevisto, a valorização poderá ser aceitável. A ver vamos.

Espero ter (re)aplicado bem esta parcela das minhas poupanças, que anteriormente estava no ES Liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal,

Já há muito tempo que aqui não escrevo. Desde que subscrevi os meus primeiros fundos em maio de 2013 (precisamente, e só por infeliz acaso, no momento em que tudo começou a descer... eu nunca tenho sorte  8) ), não tenho seguido quase nada da evolução dos meus fundos. Na altura estava tudo a descer, entretanto aconteceram-me muitas coisas boas e menos boas na vida, que me afastaram das preocupações financeiras, e eis que ao regressar à minha conta do Best descubro que todos os meus fundos estão agora no verde.

Faço parte dos "histéricos" (assim chamados por alguns) que optaram, mal (?), por desfazer-se do ES Liquidez... isto porque um familiar meu, que trabalha num banco da concorrência, me disse "ai primo, tira lá isso do ES Liquidez, ou vais perder tudo", eu não tinha tempo para investigar a veracidade, confiei nele, tirei, e só depois com mais tempo percebi que podia ter deixado. Enfim... ele bai oubir-me, aliás já me ouviu. E eu já fiz a minha auto-crítica, portanto não precisam de me bater  :P

Bom, mas agora, queria aproveitar a situação para repensar a minha carteira, sendo que queria equilibrá-la um pouco. Quero uma carteira relativamente defensiva, com a qual possa dormir relativamente bem, mas não aquele defensivo extremo que obriga a rendibilidades fraquinhas. Estou a hesitar entre reconciliar-me com o ES Liquidez, dividir o montante que ficou disponível entre 2 ou 3 fundos mais ou menos da mesma categoria (incluindo ou não o tal ES Liquidez), ou ainda redistribuir pelos fundos já em carteira. Actualmente, e depois de tirar o ES Liquidez que representava 1/3 do total da carteira, tenho os fundos seguintes:

Vontobel Equity C, 7% da carteira (valorização desde a subscrição maio 2013: +6.98%)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GP3

Nordea-1 European Cross Credit E EUR Acc, 15% da carteira (valorização desde a subscrição maio 2013: +4.53%)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NRZS

Invesco Balanced-Risk Allocation E EUR, 14% da carteira (valorização desde a subscrição maio 2013: +2.20%)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000043PS

EEF Equity Consumer Staples R, 7% da carteira (valorização desde a subscrição maio 2013: +0.62%)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04EZQ

PIMCO Global Bond Fund E EUR (Hedged) Acc, 28% da carteira (valorização desde a subscrição maio 2013: +1.17%)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T61

PIMCO Diversified Income Fund E EUR (Hedg), 28% da carteira (valorização desde a subscrição maio 2013: +0.87%)

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000G8V

O ES Liquidez, que tirei, deu-me +2.98% desde maio de 2013 e representava cerca de 1/3. Obviamente que a estrutura actual da carteira ficou desequilibrada, tendo sofrido uma profunda alteração com esta minha retirada. O total da carteira valorizou, no seu conjunto, 2.15% entre maio de 2013 e agosto de 2014 - e não incluo no cálculo o IRS que seria descontado dos fundos não-ES, parece-me um pouco fraco embora com forte influência da conjuntura inicial.

O que acham?

Pensei nestes dois por exemplo, mas deve haver mais:

AXA WF Euro 3-5 EC EUR

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V0

Henderson Horizon Fund Euro Corp Bond A2

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000005I0E

Obrigado desde já e desculpem esta maçada

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos em que estás a pensar são optimos, podes avançar  ;D

Não sei se essa carteira é no Best, se for podes pedir via PFA a subscrição deste M&G Optimal Income Fund Euro GB00B1VMCY93 http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD, é um misto defensivo que tem tido um histórico muito bom, poderias também acrescentar um de acções Europa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Faço parte dos "histéricos" (assim chamados por alguns) que optaram, mal (?), por desfazer-se do ES Liquidez... isto porque um familiar meu, que trabalha num banco da concorrência, me disse "ai primo, tira lá isso do ES Liquidez, ou vais perder tudo", eu não tinha tempo para investigar a veracidade, confiei nele, tirei, e só depois com mais tempo percebi que podia ter deixado. Enfim... ele bai oubir-me, aliás já me ouviu. E eu já fiz a minha auto-crítica, portanto não precisam de me bater  :P

Em primeiro lugar, concordo com a opinião do David em relação a esses dois fundos, são muito bons, podes avançar. Eu tenho o primeiro à pouco menos de 1 semana para equilibrar a carteira.

Agora fiquei preocupado relativamente à parte do seu familiar que trabalhar num banco da concorrência (BCP?! :P ). Eu ficava preocupado por alguém de outro banco não revelar o mínimo de conhecimento quanto a um fundo + papel comercial que foi o que aconteceu na altura. Mas serviu para aprenderes uma lição ;)

O ES Liquidez está fraquinho agora, pelo menos para aquilo que o pessoal estava habituado. Provavelmente não deve ultrapassar os 1,8% no fim do ano, logo esses fundos que pretendes subscrever são melhores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros David e Cardoso24,

Obrigado pelas vossas respostas  :)

David: sim, é no Best

Ainda vou investigar um pouco, mas gostei da tua sugestão, David (M&G Optimal Income), pelo que a ideia seria eventualmente dividir o valor (relativamente limitado, à volta de 1,5k euros) que estava no ES Liquidez entre os 3 fundos (o que sugeriste e os dois que indiquei). David, quando falas num fundo de Acções Europa, tem algum em mente?

Já agora, outra questão: os fundos PIMCO passarão a representar 40% da carteira. Não será muito? Têm tido o pior desempenho da minha carteira e devem estar bastante correlacionados, não?

Cardoso24: o meu familiar trabalha no Banco BIC  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )