Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas, tenho cerca de 5k para investir, e sei que estamos numa altura difícil.

Já tenho uma carteira de fundos, a maioria de baixo risco.

O que recomendam? reforçar o ES Liquidez

obrigado

Fiquei sem perceber o que pretendias...

Se já tens uma carteira de fundos, a maioria de baixo risco. Consideras o ES Liquidez em que patamar de risco?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ES Liquidez é igualmente de baixo risco claro.Segundo o meu PFA, recomendou-me reforçar o ES liquidez até os mercados estabilizarem e dp logo se via. eu gostava de saber se são da mesma opinião ou nao

É preferível colocar no ES Liquidez e esperar que os mercados "estabilizem".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daniel,

Eu apenas tenho duas convicções:

- de que as valorizações e as desvalorizações são cíclicas;

- nunca se devem comprar ativos valorizados.

Com todo o respeito, a tua argumentação alicerça-se numa falácia: a de que as pessoas entraram em 2007. Em 2007 estavam os ativos fortemente valorizados. Tal como em 2014! Ninguém deveria ter entrado nestas datas. Nunca foi isso que defendi.

Eu vou dar um exemplo: o fundo BPI Portugal.

O BPI Portugal, em 10/09/2007, estava com uma cotação de €20,24. Em 21/10/2007 chegou a €21,50. Entretanto, nos anos seguintes foi aquela miséria que se conheceu. Nos anos seguintes, e após o descalabro de 2008, a cotação chegou, no máximo, a €15,81. Portanto, sim, tens razão. Quem entrou no BPI Portugal em Setembro/Outubro de 2007 ainda hoje não recuperou. É verdade.

Mas vamos prosseguir na análise. Vamos imaginar que o investidor apenas queria pechinchas à entrada. E que disse "eu a mais do que 11 ou 12 não compro; vou esperar que desça". Já não entrou em 2007. Entrou muito antes. Em 2007 já há muito que ele tinha saído, porque não esperou por lucros históricos. Entrou, ganhou o que tinha a ganhar. E saíu. Meteu os ganhos em coisas seguras e esperou.

Esperou então pacientemente que a cotação baixasse para voltar a entrar. "Entro abaixo de 12 e saio com 20% de lucro", disse! Um homem que não era muito ganancioso (vamos ser conservadores na análise).

Um ano depois, em 10/09/2008, a cotação já estava em €13,84. O nosso homem manteve-se impassível. Em 06/10/2008 a cotação, pela primeira vez, baixou dos 12 - €11,76. O nosso investidor entrou.

Naquele momento, todos diziam que ele era maluco. Mas o tipo era teimoso! No inicio ainda continuou a perder (03/03/2009 - cotação €9,93). Até parecia que o nosso investidor estava a levar uma banhada (estava a perder 16% neste momento). Mas ele era resiliente. E manteve-se. "Só saio com os meus 20% de lucro!" - disse ele.

Não esperou muito. Em 24/08/2009, o nosso homem meteu os 20% de lucro ao bolso (cotação €14,13). E saíu.

Todos diziam que era maluco em sair naquele momento! Se calhar era - a cotação, um mês depois estava em €15,46. Mas ele não se importou! Em menos de um ano tinha ganho 20%.

E pôs-se à espera. Não muito tempo. Em 20/05/2010 a cotação tinha novamente caído abaixo dos 12 - €11,90. O nosso investidor maluco voltou a entrar - "para ganhar os 20%!" - disse ele.

E ganhou mesmo. Ainda teve uns sobressaltos, quando viu a cotação em 26/06/2012 em €8,27. À volta dele acontecia como está acontecer agora - tudo a fugir e a resgatar. Mas o tipo era resiliente - "Só saio com os meus 20%"!

E saíu! Em 15/01/2014 (cotação €14,41), mais 20%. E lá voltou ele a sair.

Ele continua à espera. Vai entrar novamente abaixo de 12. Vai perder algum inicialmente. Vai esperar 1 ou 2 anos. E vai voltar a ganhar 20%.

O nosso investidor tem a firme convicção de que uma cotação que já esteve tantas vezes abaixo de 12, vai voltar a ficar. Tem a convicção que uma cotação que já esteve tantas vezes nos 15 (e até nos 20), vai voltar. Não é ganancioso.

Acham que ele não tem razão? Resgatem tudo rapidamente. Se acham que ele tem razão, mantenham a calma.

O que eu sei é que quanto mais se mexe, maior  a probabilidade de fazermos porcaria. É por isso que ser day trader deve ser das profissões mais dificeis que existem, e que se contam pelos dedos das mãos os que se aguentam a longo prazo. A outra questao é que poucos são os que ganham nessas brincadeiras de entra sai. A maior parte perde a longo prazo, e mesmo muitos dos investidores com decadas de bolsa admitem prejuizo no balanço.

Ainda para mais em mercados tao ineficientes como o portugues.

Basta falhar uma das entradas que em menos de nada se rebenta com o lucro de muitas das outras. Nem é preciso falar no BES pois não? ou até da PT?  Os que não o rebentam, no longo prazo, são os tais que se contam pelos dedos da mao.

Cimpor, Brisa, ESFG e BES. O que têm em comum estas empresas? O facto de terem saído da Bolsa de Lisboa provocando fortes perdas para os acionistas, sobretudo os pequenos. Impossibilitados, na maioria dos casos, de reaver o investimento que fizeram nas ações destas empresas, os pequenos acionistas tiveram de assumir prejuízos e ficar com títulos que valem zero.

Depois da Cimpor e Brisa, os investidores assistiram à suspensão da negociação das ações da ESFG e consequente exclusão do PSI 20. Agora foi a vez do BES seguir o mesmo caminho. Igualmente suspenso, o banco deixou, desde ontem, de fazer parte do índice, que passará a contar apenas com 18 cotadas. Neste caso, os pequenos investidores não tiveram oportunidade de se desfazer dos títulos, transitando para o BES-mau, e correm agora o risco de não recuperar o dinheiro que investiram.

DE

So aqui tens quatro cotadas que deram molho, e que muito provavelmente rebentaram com muitos trades acumulados de sucesso, sem falar em muitas bancas rebentadas por falta de rigor na sua gestão. O argumento de aguento até recuperar, bem conheço pessoas com acções da PT que as aguentam ha dez anos..e julgo que vao aguentar para sempre..sem falar no custo de oportunidade.

Se as coisas fossem assim tão previsiveis era fazer bots para dispararem uma acção quando se visse um padrao repetido, e deixa-los trabalhar  ;) .

----------

E já agora, o PSI 20 em 2014 tinha tudo para continuar o seu bull market descansado da vida, nao fosse o escandalo do GES. E ainda tem condições para voltar. Por isso o estar sobrevalorizado, pode acontecer estar-se anos e anos convicto de que ja se bateu no topo e tal não se verifica. Se ha activos potencialmente desvalorizados a parva é pelo PSI 20 ainda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que eu sei é que quanto mais se mexe, maior  a probabilidade de fazermos porcaria. É por isso que ser day trader deve ser das profissões mais dificeis que existem, e que se contam pelos dedos das mãos os que se aguentam a longo prazo. A outra questao é que poucos são os que ganham nessas brincadeiras de entra sai. A maior parte perde a longo prazo, e mesmo muitos dos investidores com decadas de bolsa admitem prejuizo no balanço.

Basta falhar uma das entradas que em menos de nada se rebenta com o lucro de muitas das outras. Nem é preciso falar no BES pois não? ou até da PT?  Os que não o rebentam, no longo prazo, são os tais que se contam pelos dedos da mao.

Cimpor, Brisa, ESFG e BES. O que têm em comum estas empresas? O facto de terem saído da Bolsa de Lisboa provocando fortes perdas para os acionistas, sobretudo os pequenos. Impossibilitados, na maioria dos casos, de reaver o investimento que fizeram nas ações destas empresas, os pequenos acionistas tiveram de assumir prejuízos e ficar com títulos que valem zero.

Depois da Cimpor e Brisa, os investidores assistiram à suspensão da negociação das ações da ESFG e consequente exclusão do PSI 20. Agora foi a vez do BES seguir o mesmo caminho. Igualmente suspenso, o banco deixou, desde ontem, de fazer parte do índice, que passará a contar apenas com 18 cotadas. Neste caso, os pequenos investidores não tiveram oportunidade de se desfazer dos títulos, transitando para o BES-mau, e correm agora o risco de não recuperar o dinheiro que investiram.

DE

So aqui tens quatro cotadas que deram molho, e que muito provavelmente rebentaram com muitos trades acumulados de sucesso, sem falar em muitas bancas rebentadas por falta de rigor na sua gestão. O argumento de aguento até recuperar, bem conheço pessoas com acções da PT que as aguentam ha dez anos..e julgo que vao aguentar para sempre..sem falar no custo de oportunidade.

Se as coisas fossem assim tão previsiveis era fazer bots para dispararem uma acção quando se visse um padrao repetido, e deixa-los trabalhar  ;) .

----------

E já agora, o PSI 20 em 2014 tinha tudo para continuar o seu bull market descansado da vida, nao fosse o escandalo do GES. E ainda tem condições para voltar. Por isso o estar sobrevalorizado, pode acontecer estar-se anos e anos convicto de que ja se bateu no topo e tal não se verifica. Se ha activos potencialmente desvalorizados a parva é pelo PSI 20 ainda.

Em alguns pontos concordo contigo. É verdade que quanto mais se mexe maior a probabilidade de se fazer porcaria. Mas desde que tenhas um método e o tenhas testado, a probabilidade de fazeres as coisas bem também é muita. De qualquer forma estamos a falar de FI´s, e mesmo eu tendo colocado alguns "ses" a estratégia tem pontos interessantes que podem ser adoptados não apenas com FI´s portugueses.

Sem dúvida que DT é das profissões mais exigentes do mundo e contam-se pelos dedos os que fazem disso profissão. Mas a questão é que a estratégia do Atlas tem muito pouco de DT, parece-me mais uma estratégia de aproveitar "falhas" de mercado em alguns momentos.

"Basta falhar uma das entradas que em menos de nada se rebenta com o lucro de muitas das outras. Nem é preciso falar no BES pois não? ou até da PT?  Os que não o rebentam, no longo prazo, são os tais que se contam pelos dedos da mao."

Isto é óbvio e é mesmo uma verdade, quem negoceia acções ou outros produtos com risco elevado sabe disso. Mas por isso é que existem stop losses mesmo para quem investe a LP, certo? A ideia de que uma acção volta aos valores que já esteve não faz nenhum sentido, muito menos na bolsa portuguesa. Agora o que pode haver para quem pretenda ter posições a LP é ter um stop alargado, o que em caso de algo correr mal, não perde todo o capital ou mais de 80% como são muitos dos casos na bolsa portuguesa.

No caso do BES vamos a ver se os pequenos accionistas não vão receber o seu dinheiro, porque tratou-se de uma autêntica fraude. Quanto à PT o facto de distribuir dividendos ainda ajuda a atenuar os prejuízos. Para alguém que tenha uma posição na PT desde a venda da VIVO, certamente que com aquilo que recebeu em dividendos o prejuízo é muito menor. Os 0,10€ do ano passado se forem mantidos dá um dividend yield de 7% +- brutos o que não é desprezível de todo.

Para quem gosta de estar longo em certas posições só tem de fazer cobertura de risco com outros instrumentos, neste caso shortando o índice por exemplo.

Quanto a rebentar com muitas contas, infelizmente é verdade. Mas se houvesse uma cobertura do risco, shortando a PT desde que deu sinais, teriam recuperado uma grande parte do prejuízo.

"E já agora, o PSI 20 em 2014 tinha tudo para continuar o seu bull market descansado da vida, nao fosse o escandalo do GES. E ainda tem condições para voltar. Por isso o estar sobrevalorizado, pode acontecer estar-se anos e anos convicto de que ja se bateu no topo e tal não se verifica. Se ha activos potencialmente desvalorizados a parva é pelo PSI 20 ainda."O PSI20 ainda podia estar mais desvalorizado, ainda existem muitas acções acima do seu "fair value" ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

(...)

----------

Daniel,

Agradeço-te, antes de mais, por vires aqui dar a tua opinião experiente.

Posto isto, creio que estamos a falar de coisas diferentes. Tu falaste em ações de determinadas empresas. Eu falei em fundos de investimento.

Um fundo de investimento em ações, ou é uma nódoa completa (e também os há, pronto...) ou então, mais ou menos, segue a evolução do índice. Umas vezes ultrapassam-no. Outras vezes ficam aquém. Mas, normalmente, quando o índice sobre, eles sobem; quando o índice desce, eles descem. O que faz sentido, já que um fundo aposta num conjunto alargado de ações e isto, é como sabes... até um chimpanzé conseguiria ser um investidor de sucesso na escolha das ações, se estivermos num pujante Bull Market; e nem um prémio nobel conseguiria ter sucesso, num Bear Market prolongado.

Portanto, das duas, uma: ou o índice nunca mais voltará a ser o que já foi (e aí, tudo bem, estarei errado); ou então o ciclo irá repetir-se no futuro (e estarei certo).

Não vale a pena estar aqui a dar mais tretas. Chega de conversa. Agora é altura de mostrar. O BPI Portugal está quase a atingir a cotação abaixo de 12. Nesse momento começo a entrar. Se nunca atingir essa cotação, pronto, nunca mais entrarei.

Veremos como corre então.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei bem como funciona estes fundos, parecem um pouco como aqueles seguros Eurovida, que têm variações mas que no fim mas que existe sempre a almofada por parte da seguradora, aqui a gestora recompra as UPs necessárias para que se garanta o capital.

E qual é então a tua opinião do fundo? Com a rentabilidade que tem tido e ainda para mais com essas condições parece ser bastante interessante... E ainda para mais com as melhores condições fiscais por ser PPR

p.s.- já agora um aparte que ainda não percebi... porque é que então todos os fundos não começam a ser PPR's? Sempre descontavam apenas 22% (no maximo) me vez dos 28%! Qual é a limitação? I.e., imaginem agora um fundo em tudo idêntico ao ES Obrigações Europa mas que era um PPR...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vale a pena estar aqui a dar mais tretas. Chega de conversa. Agora é altura de mostrar. O BPI Portugal está quase a atingir a cotação abaixo de 12. Nesse momento começo a entrar. Se nunca atingir essa cotação, pronto, nunca mais entrarei.

Veremos como corre então.

A troca de opinioes e sempre positiva. Boa sorte! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos de tesouraria passam para negativo com tensão na dívida

Exposição à dívida do BES, mas também às obrigações do Tesouro, está a pesar no comportamento dos fundos em que os portugueses mais investem. O Santander Multitesouraria perde 1,5% em três meses.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/fundos_de_tesouraria_passam_para_negativo_com_tensao_na_divida.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os Fundos de Tesouraria correspondem aos fundos constituídos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 276/94 de 2 de Novembro, cuja política de investimentos se orienta para aplicações nos mercados monetários numa óptica de muito curto-prazo, isto é, em activos que se caracterizam por uma elevada liquidez, nomeadamente papel comercial, depósitos bancários e valores mobiliários com maturidade inferior a um ano.

CMVM

::) ::)

post-28-14412396715447_thumb.png

post-28-14412396715665_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ele no funds people e na deco é considerado de tesouraria na categoria

http://www.fundspeople.pt/noticias/fundos-de-tesouraria-em-2014-81600

E no proprio prospecto na cmvm esta como fundo aberto de Tesouraria da Zona Euro

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/docs/A226666-FPC0003630011020140228.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos de tesouraria passam para negativo com tensão na dívida

Exposição à dívida do BES, mas também às obrigações do Tesouro, está a pesar no comportamento dos fundos em que os portugueses mais investem. O Santander Multitesouraria perde 1,5% em três meses.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/fundos_de_tesouraria_passam_para_negativo_com_tensao_na_divida.html

Não consigo ler o artigo todo. Será que ao ES Liquidez está a acontecer o mesmo?

Ufa! Consegui sair a tempo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Menos uma dor de cabeça caro Ramiro :)

Tem razão! Foi um alívio ter-me desenvencilhado a tempo de tudo o que estava associado ao GES/Rioforte. E sem informação privilegiada... :)  Foi o divino (e verdadeiro) Espírito Santo que protegeu cá o velhote!...

Como os amigos aqui afirmaram, talvez o ES Liquidez não tenha/tivesse o mesmo grau de exposição, mas à cautela... despachei tudo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem razão! Foi um alívio ter-me desenvencilhado a tempo de tudo o que estava associado ao GES/Rioforte. E sem informação privilegiada... :)  Foi o divino (e verdadeiro) Espírito Santo que protegeu cá o velhote!...

Como os amigos aqui afirmaram, talvez o ES Liquidez não tenha/tivesse o mesmo grau de exposição, mas à cautela... despachei tudo!

e já agora onde meteu o cash da ESAF?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem subscrevi um fundo da blackrock eurobond, a relação de risco, rendibilidade é óptima e tem potencial de 7 a 9 % ao ano, vamos ver a coisa

Bushy estás a falar deste fundo? http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04DVG&tab=1

Até 2008 andava "morto" não devemos considerar nessa análise o boom que as obrigações tem tido?

- Como está a correr o fundo turco? Muita volatilidade, mas tudo como esperado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investidores retiraram 748 milhões de euros dos fundos da ESAF em Julho

A APFIPP salienta que esta retirada de dinheiro dos fundos da sociedade gestora do BES mostra que "muitos investidores ainda desconhecem as características fundamentais dos fundos de investimento" e que há um "longo caminho ainda a percorrer no âmbito da literacia financeira no nosso país.

Fonte:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/fundos/detalhe/investidores_retiraram_748_milhoes_de_euros_dos_fundos_da_esaf_em_julho.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )